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Isolador de Baterias.


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Olha só q interessante.

Naquele tópico sobre estator x retificador x alternador...acabou surgindo um novo aparelho...o tal do ISOLADOR DE BATERIAS...

É um equipamento muito utilizado por quem faz trilhas de jipe e por aí vai.

Esse aparelho permite q uma, ou duas baterias apenas recebam carga vinda do alternador/gerador/estator...não permitindo q elas percam/ganhem carga entre si (ligadas em paralelo).

Imagem Postada

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Devido ao aumento de demanda de corrente (erradamente denominada “amperagem”), que os acessórios elétricos drenam da bateria, muitos veículos possuem 2 baterias, uma para a partida e sistemas vitais do veículo e outra para acionar os acessórios como guincho elétrico, faróis auxiliares, sistema de som, etc.

O Isolador de Baterias Warn resolve o problema de descarga prematura da bateria principal, deixando o trabalho pesado para a segunda bateria e possibilitando que ambas sejam carregadas pelo mesmo alternador.

Agora sim...vc pode ligar a sua bateria principal (motor de popa e acessórios do barco), na bateria secundária (motor elétrico).

Tá dada a dica... joia:::

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Pois é.

Eu ia falar isso, mas estava esperando meu Guru se manifestar.

Motores 2 tempos de 40, 50 e 60hp geram apenas 6ah (pelo menos os Yamaha). Os de 90hp geram 10ah.

O melhor mesmo, se for pescar mais de um dia, é levar um carregador de baterias para recarregar a do elétrico e deixar o motor recarregando a outra, sem esquecer que num dia inteiro de pesca (8 a 10 horas no total) a gente deve navegar em torno de 3 a 4 horas, no máximo.

Além do que, quanto mais penduricalhos colocamos maiores são as chances de defeito e maior a aporrinhação prá localizar.

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Ótimo os topicos Fabricio!!! Tenho uma dúvida, queria ligar a bateria do eletrico em paralelo com a do motor de popa, contudo, o mecanico me falou que se eu a instalar na popa do barco, quando uso o eletrico poderá criar uma resistencia muito grande, perder energia em forma de calor, esquentando muito o cabo, se instalar na proa quando for dar a partida do motor de popa, tambem pela distancia poderá superaquecer o cabo!!! Me de uma dica ai amigo, é isso mesmo??????

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Ainda acho que o melhor é ter as 2 baterias isoladas.

Eu tenho uma de 110 amp. exclusivamente para o elétrico e sempre levo um carregador para as pescarias e outra de 70 amp. para o motor de popa e acessórios. Esta tem sua carga reposta a cada vez que dou partida e navego alguns minutos.

Também levo um cabo de chupeta para qualquer emergência.

Abs.

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Olha só turma...vcs estão fazendo confusão em alguns pontos....ehee...Vamos tentar resolvê-los.

Pércio....vamos analisar os Mercury...

O motor de 40hp com estator gera 11Amp / hora.

O de 50hp gera 16 Amp / hora.

O de 60hp também gera os mesmos 16 Amp / hora.

O de 90Hp gera 18 Amp / hora.

Se analisarmos bem é uma boa quantidade de carga.

Outra coisa...o estator do barco não é para "CARREGAR" as baterias do barco, ele serve na verdade para REPOR a carga perdida.

Como muito bem dito pela turma...carregar as baterias do barco durante a noite, com um carregador elétrico, e por várias horas seguidas é muito mais interessante.

Walther....

Em + ou - 4 horas de navegação vc consegue repor a carga completa de uma bateria de 70hp. Ajuda muito. joia:::

Outra coisa...usando um isolador de baterias vc estará ISOLANDO uma bateria da outra...hehehee...ou seja, a bateria do elétrico não irá roubar carga da bateria do barco....ou seja, a com menos carga nunca irá roubar carga da com mais carga (q geralmente é a do barco)...

....maaassss, quando vc liga o motor de popa, as 2 baterias passam a receber carga do estator...ou seja....as duas sempre recebem carga do estator, mas elas só perdem carga para os seus respectivos acessórios.

É uma mão na roda.

Leonardo...é verdade o q o seu mecânico lhe informou.

Se forem duas baterias de mesmas especificações ligadas em paralelo, e preferencialmente compradas juntas...não há muito problema...visto q elas trabalharão praticamente em conjunto.

Quando vc usa baterias muito diferentes, tipo uma de 130Amp, e outra de 70Amp, uma nova e outra velha, uma ciclo profundo e outra não, e por aí vai...vc judia/sacrifica muito as baterias...A com menor capacidade de carga então, puts...fica maluca...Esquenta, perde carga, esquenta, perde carga...e isso acaba com a vida útil dela.

Quanto a tamanho do cabo, ele tb tem razão...Claro q ele não precisa ser grosso como um cabo de chupeta, visto q a partida de carro chega a puxar 850 Amp de Hot Crank (para baterias de 75Amp)...ou seja...essas baterias automotivas são muito potentes para partidas....e isso, faz com q os fios esquetem. Daí os cabos de chupeta serem tão grossos.

Já para motores elétricos, onde não precisa de um alto Hot Crank, o ideal é usar baterias de gel, ou de ciclo profundo...Estas podem perder muittaaaaa carga q depois conseguem recuperar novamente.

Para essas baterias vc pode usar fios mais finos...Repare nos fios dos carregados on-board, e até mesmo nos portáteis...repare q os fios q saem deles para a bateria não são tão grossos.

http://www.minnkotamotors.com/com/xiips/Ektron/MetaData/RelatedImage.aspx?id=199&size=large

Repare abaixo no modelo de cabo q a BassPro vende como extensão para baterias de barco.

Imagem Postada

E esse cabo tem 15 pés de comprimento, ou 4,5m...o q é um bom tamanho.

Olha só esse cabo vendido na Cabelas...Ele é feito para baterias de até 150Amp...

http://images.cabelas.com/is/image/cabelas/s7_014621_imageset_04?$main-Large$

Acredito q um cabo flexível de 2.5mm, ou no máximo de 4mm, seja suficiente para levar carga da popa para a proa do barco. joia:::

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Obrigado pelas dicas Fabrício e Walter!!! Realmente no Levefort Sabre, uso para a bateria do eletrico um carregador 110/220 volts inteligente, carregando a bateria à noite, ja no Pantanaltica Araguaia com Mercury 40 Manual, coloquei um retificador e cabo 2.5mm, ajuda bem a manter a carga durante a pescaria. Abraço a todos!!!

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Fabrício,

Quando foi que vç navegou 4 horas direto???

Não levamos nem gasolina suficiente para isso no barco além de que tratavamos sobre carrgar 2 baterias simultâneamente com nossos pequenos motores.

A realidade de uma pescaria nos moldes das nossas não é essa.

Gastamos uma parte da carga da bateria para ligar o motor e enquanto nos dirigimos para um ponto de pesca, o retificador repõe essa carga utilizada. Desligamos o motor e ficamos pinchando e olhando o sonar que está ligado e vez ou outra funcionando a bomba de porão até que resolvemos mudar de ponto. Dá-se nova partida no motor e dirigimo-nos a um outro ponto de pesca e no percurso o retificador repõe toda essa energia que foi usada e isso se repete durante o dia todo. É assim que funciona numa pescaria em rios e lagos. Mar é outra coisa.

Por conta disso é que continuo acreditando que o melhor é manter as baterias separadas pois o retificador repõe a energia gasta pelos acessórios e pela partida enquanto a bateria do elétrico fica carregando durante a noite.

No dia seguinte vç tem as duas a plena carga e não tem mais um aparelho para dar defeito e uma série de conexões com possível mal contato por oxidação.

Abração

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Waltão...eu tb concordo com vc....Carregar as baterias lá na pousada é muito mais interessante...Vou continuar fazendo isso.

Quando me referi a navegar por 4 horas....não quis dizer q seriam ininterrúptas...hehee...se forem 2 horas hj e 2 amanhã...terei meia carga completa de bateria a mais por dia de uso...hehee...pode ser uma mão na roda...hehee...Se for apenas 1...tb dá um "gáiszinho" na bateria.

Ah...e o melhor...para essa turma q usa sempre baterias de automóveis....é super interessante...já q a bateria estará sempre sendo "agitada" por alguma carga.... joia:::

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  • 5 anos depois...

Montando um esquema deste coloquei 3 chaves gerais usando um sistema de ligação em paralelo para a partida, quando ligamos o motor, não podemos desligar a chave e mudar a bateria, com este esquema posso desligar e isolar as baterias. O isolador está ligado nas duas interrompendo o roubo de carga entre elas e com as 3 chaves pode-se isolar a bateria 1 e 2 com o motor ligado! Poderei ai usar outro motor, caixa fusíveis para o restante do barco, etc. Usando uma chave normal de duas baterias, não posso isolar uma da outra com o motor ligado. Assim, com o esquema das 3 chaves, quando dar a partida com as duas ligadas para o motor, a amperagem vai aumentar somando as duas baterias, e após a partida, isola se uma da outra, ainda continuará com a voltagem 12v com a amperagem menor da bateria do motor!

Em tese isso funciona, mas na pratica será?

Diagrama Eletrico.jpg

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