Mauro Nakatani Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Como aqui é um forum onde muitos são apaixonados em iscas de helice, gostaria de saber se o girador é item obrigatório ou fica a critério do pescador. Na isca da MS, TNT, esse acessório já vem na isca, o que quer dizer que a empresa, não só aprova, mas acredita ser indispensavel, nas Iscas do Jenner, pela presença da quilha, acredita-se que essa não vai girar no proprio eixo, e dai? com ou sem o girador? O principio do girador, concebe, que a isca vai girar no proprio eixo, ou seja vai criar um campo giratótio que no final afetaria a linha, se eu colocar um girador na ponta estou admitindo que a isca vai fazer esse movimento, dai pergunta que quero entender, Eu quero que a isca gire ou não? para quem esta construindo isca como eu, esse é um detalhe muito importante, pois posso trabalhar formas para que a isca gire menos, ou mesmo não gire no proprio eixo, como posso balancear garatéias e helice para diminuir esse movimento, mas se no final de tudo voce colocar um girador, toda a estratégia de montagem da isca foi desnecessária. Desculpe a delonga, mas a idéia da pergunta não é saber se voce usa ou não um girador, é entender para que ele esta lá, voce quer ou não quer que a isca gire no proprio eixo, acho que isso é que tem de estar claro. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Oi Mauro... Eu NÃO quero que a isca gire. Torce a linha, favorecendo os enroscos, enfraquece e a torna mais áspera ao dedo. Todas as slim que utilizei até hoje, inclusas as quilhadas, requerem o girador. As turbos são melhores neste aspecto, porém, têm aquele problema de alongar o pitão traseiro... Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Sou um dos apaixonados por Helices, pelas lindas pancadas que nos proporcionam As iscas da Aicas "Tsunami" tb já vem girador na isca. As iscas da Jenner estou utilizando Girador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sone Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Realmente as hélices proporcionam ataques impressionantes. Acho que a isca não deve girar. Como disse o Eloy, torce a linha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Tb recomendo o uso de giradores. Quando se usa exclusivamente iscas de hélice, em 3 ou 4 dias a sua linha já está em frangalhos, por conta das torcidas da isca. Nas RIP de 6.25, q usam 3 garatéias, o próprio peso das garatéias fazem com q a isca torça menos....mas aos poucos ela vai girando. As TREX tem quilha. Quando estão novas tendem a torcer pouco....mas a medida em q vão arranhando, vão criando arrasto....daí, começam a girar tb. As TNT usam um excelente girador...mas pela pequena largura da hélice, e pela grande largura do corpo da isca, acredito q TALVEZ, esse girador nem fosse necessário...heheee...mas já q colocaram, é pq precisa. Em minha última pescaria eu usei muito a TREX 170 Frankentein com um giradorzinho no nariz... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 iscas grandes, conforme o Fabricio já salientou, torcem menos a linha. uso durante dois a 3 dias e depois inverto toda a linha do carretel. não costumo usar giradores!! Porem é uma carga de linha por semana de pesca!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo PRD Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Também prefiro que as iscas não girem , torcendo a linha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Nilton Okada Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Oi Mauro... Eu NÃO quero que a isca gire. Torce a linha, favorecendo os enroscos, enfraquece e a torna mais áspera ao dedo. Todas as slim que utilizei até hoje, inclusas as quilhadas, requerem o girador. As turbos são melhores neste aspecto, porém, têm aquele problema de alongar o pitão traseiro... Abraços 100% aprovado!! As turbo tendem a torcer menos devido a cada hélice girar para um lado... Abraços e bóra pescar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Celso Mendonca Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Tambem não gosto de iscas que ficam girando.Soh de olhar a linha torcida me da arrepios. Por isso uso sempre girador. joia::: Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Nakatani Postado Junho 14, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Acho que ninguém quer iscas girando, mas existem modelos que poderiam ajudar a não girar, não pelo fato de torçer a linha, mas mesmo pelo fato do giro não ajudar em nada a eficiencia da isca, tem um modelo gringo que tem aletas, tipo rapala sub-walk, e garatéias giratórias, de certo para que o peixe gire sem girar a isca, vou tentar aproveitar essas idéias nos meus prototipos, assim que conseguir alguns avanços vou colocando por aqui. http://www.tacklewarehouse.com/icast09. ... e=BASTAR09 Se alguém já viu essa isca pessoalmente poderia dar um feed-back para nós. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Nakatani Postado Junho 14, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Viajando na maionese......kkkkkkkk, o avião de helices monomotor não gira na proprio eixo porque? porque tem asas? aerodinamica? acho que entender um pouco de aerodinamica pode nos ajudar....kkkkk, o duro e pesquisar sobre o assunto. Quando se tem tempo de sobra, dá para pensar muita bobagem....... rindo3:: rindo3:: rindo3:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sone Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Cuidado hien, Maurão!! A isca já tem hélice e vc quer se inspirar nas asas do avião... Ela vai sair voando no arremesso em vez de cair na água hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Luiz Oliveira Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Naka-san esse modelo de iscas são novidades mesmo... tem um corpo muito parecido com as Buzzjet da Deps... sem a barbela... e esse sistema de girar a garatéia veio das Pencil Popper da Cotton Cordell... é um sistema antigo... é um tipo de um girador rolamentado embutido... mas só no meio da isca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Nakatani Postado Junho 14, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Naka-san esse modelo de iscas são novidades mesmo... tem um corpo muito parecido com as Buzzjet da Deps... sem a barbela... e esse sistema de girar a garatéia veio das Pencil Popper da Cotton Cordell... é um sistema antigo... é um tipo de um girador rolamentado embutido... mas só no meio da isca... No caso dessa isca a garatéia é que gira, olhe bem no modelo da garatéia, ela é montada feito um girador. Tem dela para vender em separado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 iscas grandes, conforme o Fabricio já salientou, torcem menos a linha. uso durante dois a 3 dias e depois inverto toda a linha do carretel. não costumo usar giradores!! Porem é uma carga de linha por semana de pesca!!! Idem! Só acrescentando que não uso girador também pq não uso lider com isca de helice. E para prender o girador a gente tem que usar um split ring, aí vez por outra a multi fica entrando no split ring e embolando. um porre... mesmo motivo pelo qual não uso snap com helice, a multi embola no snap e mata o trabalho da isca bem na hora que mais preciso dele... acerto a isca num ponto bem promissor e quando vou trabalhar não dá certo pq a multi embolou no snap... affff é pessimo isso... Alem do que Vini falou, eu costumo soltar a linha toda com o barco em movimento. Faço um "corrico" somente com a linha, ela destoce toda e tá pronta novamente... Sei que ela já perdeu um pouco da resistencia mais pelo menos não atrapalha os arremessos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Nas RIP de 6.25, q usam 3 garatéias, o próprio peso das garatéias fazem com q a isca torça menos....mas aos poucos ela vai girando. Lembra Mauro de nossa conversa por mp? Veja que o Fabricio pensa igual a mim e fez o mesmo comentario que te fiz... - Volume das garatéias seguram a isca - As garateias funcionam como âncoras.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Luiz Oliveira Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Naka... oq podia fazer é imbutir um girador desses a frente da isca... será q dá?!?!?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Junho 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 14, 2010 Eu tb não gosto da torção da linha. Mas n gosto de usar girador nao !! Qnd vejo q está enrolada demais, dou uma esticada ou uma soltada na linha e pronto !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Junho 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 15, 2010 Respondendo à pergunta de Mauro: preferível que a isca de hélice NÃO gire. Comentário: enquanto não consigo que as hélices não torçam a linha, prefiro usar girador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adhemar Postado Junho 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 16, 2010 Como sou representante da Jennerlure, entrei em contato com a Fábrica para saber mais sobre estes problemas que acontecem com as iscas de hélices em geral. Tive as informações, que podem tirar toda estas dúvidas. A Jennerlure levou 2 anos e meio investindo e desenvolvendo suas iscas para facilitar o máximo o trabalho do pescador em relação ao peso e o deslocamento fácil, evitando torções e uso desnecessário de outros componentes (como giradores etc.), que aumentaria o seu peso desnecessariamente. Bom, as informações que tive, para que a isca não gire (isso para todas as iscas de hélices)é que devemos observar o conjunto do sistema de hélice como: A hélice deve ter uma folga entre a anilha da isca e a anilha do olho do pitão entre 1 a 2 mm assim ela (a hélice) fica livre pra girar sem ter contato com a isca, Evitando assim o seu giro. É costume de quando pegamos alguns peixes o pitão entortar ou girar saindo do ponto, ai o pescador sem analisar estes fatos, tenta acertar e apertar o pitão demasiadamente, encostando a hélice na anilha da isca e na anilha do olho do pitão, ai quando trabalhada a força da hélice apertada vai fazer que também a isca gire. Outro ponto é o alinhamento do pitão em relação ao corpo da isca, ele deve estar 100% na horizontal e nunca um pouco pra cima ou pros lados. Se mesmo assim o problema não for resolvido, tente entortar o pitão um pouquinho pra baixo, esse processo diminui muito o giro da isca. Espero ter contribuído com solução para este problema. Abraço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Marquinis Postado Junho 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2010 Tb. (e acho que ninguem goste) de linha torcida,,, tb nao goste de girador,,, ou seja no final do dia é um tal de tirar lider,,, soltar linha na água c\ o barco em movimento,,, p\ tentar destorcer a linha (ajuda mas não zera o problema). sem contar q a isca girando e helice menos,,, ja´que uma parte da força que vc. usou fez a isca girar,,, quando se apenas a helice girasse,,, seria muito +. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.