EduBacha Postado Junho 23, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2010 Olá novamente ! Estou aqui dessa vez para falar um pouco sobre iscas artificiais de meia-água. Irei explicar o trabalho de cada tipo de isca de meia-água e para qual peixe, e dar algumas dicas para terem uma boa pescaria. Sem enrolação, vamos começar : arrow:: ** barbela curta, floating : estas iscas artificiais chegam à 1 metro / 1,5 metros de profundidade quando recolhidas, e são as mais comuns no mercado da pesca esportiva, e são sem duvida, as iscas mais fáceis de se trabalhar. Pode-se optar entre o trabalho mais rapido e sem paradas ( recomendado para dourados ). Também é possivel trabalhar com pequenos intervalos, para que a isca volte à superficie e depois com o recolhimento afunde novamente ( bom para peixes manhosos, curiosos ou na época de reprodução ). Também pode-se trabalhar como se fosse uma isca de superficie, mais ou menos um stick misturado com twich bait, é bem produtivo para tucunarés, traíras, piraputangas e predadores em geral. Tem outras formas de trabalho, e isso depende da criatividade do pescador . exemplo de isca : INNA MARINE SPORTS. arrow:: ** barbela curta, sinking : são iscas como as floating, só que, no arremesso afundam até uma certa profundidade e são ótimas quando um cardume é identificado um pouco a baixo da superficie, neste processo em que a isca afunda depois do arremesso, chama muita atenção dos peixes, se esperar um pouco e depois começar a recolher é fatal, se o peixe está ali, ele irá atacar. Exemplo de isca : X-RAP RAPALA arrow:: **barbela longa , floating : são iscas com a barbela um pouco mais comprida, flutuantes ( floating ) e afundam até 2 metros de profundidade quando recolhidas ou trabalhadas. As mais produtivas, são iscas com corpo menor e mais "gordinho" sendo que existem algumas que chegam até a ter a barbela mais comprida que o corpo da isca. Estas iscas, quando trabalhadas, a barbela sofre muita pressão da agua, devido a rapidez do recolhimento, por isso é recomendado o uso de carretilhas com menos rolamentos. Também devido a pressão exercida sobre a barbela, faz com que a isca fique inclinada quande verticalmente, ou seja, as chances da isca ficar presa em alguma galhada são reduzidas, pois a barbela bate nas estruturas e faz com que o corpo da isca desvie do "enrosco" . São iscas muito produtivas para a maioria dos peixes em dias frios, que estão mais no fundo. E não é aconselhado dar "paradinhas" ao trabalhar essa isca, pois se parar de recolher, a isca voltará a sua posição horizontal, onde poderá enroscar, e tambem a isca por ser floating, vai subir até a superficie, e precisará de pelo menos 3 metros de recolhimento para voltar a profundidade de antes. Ótima para piraputangas, pacus, dourados e principalmente traíras . Exemplo de isca : FAT RAP - RAPALA arrow:: Obs : É importante dizer que muitos pescadores pensam que no frio, os peixes não comem, mas isso está errado, pois no frio o que acontece é o seguinte : Os peixes ficam mais no fundo, junto ao solo, procuram lugares mais calmos e se movimentam pouco para armazenar gordura para isolar o frio. Eles se alimentam de presas mais fáceis, e que estejam nadando na mesma profundidade que eles, e é ai que entram as iscas de barbela longa floating . Elas são ideais para isso, e como disse, o uso de uma carretilha de pouco rolamento é necessario para deixar a isca mais "lerda" e levar o peixe ao ataque. Um dos peixes mais produtivos com estas iscas em dias de frio é o pacu, com arremessos nas margens e recolhimento continuo e lento, é possivel capturar alguns pacus . Bom , é isso então ! Lembrem-se de praticar o pesque e solte sempre, e usar óculos de proteção, mesmo pescando com iscas de meia agua. Proteçao em primeiro lugar ! grande abraço ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Junho 23, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2010 "...rapidez do recolhimento, por isso é recomendado o uso de carretilhas com menos rolamentos. ...o uso de uma carretilha de pouco rolamento é necessario para deixar a isca mais "lerda",..." Ô Edu, não entendi isso. Por obséquio, dá para explicar de outra forma? Sou muito fraco com as meias-águas. Grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Junho 23, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2010 Eloy, as iscas de meia agua afundam devido à pressao da agua sob a barbela da isca, então, é recomendado usar carretilhas de pouco rolamentos, para que a isca trabalhe lentamente. Nessas iscas de barbela longas, o minimo recolhimento da linha faz um grande movimento na isca, se usar uma carretilha de 10 rolamentos por exemplo uma única volta no carretel é o suficiente para afundar muito a isca e ela irá nadar tão rapido, que vai ficar de lado, e até sair para a fora da superficie, cobrirá uma área muito grande sem explorar galhadas importantes e tudo isso em pouco tempo, que parecerá um peixe super ativo, e dificilmente os predadores atacam presas dificeis... Se sentir um peso muito grande na ponta da vara ao recolher iscas de meia agua ou com barbelas mais longas, diminua a velocidade do recolhimento ou troque a carretilha por uma de 3 a 5 rolamentos no máximo, pois o peso na ponta da vara significa que a isca esta muito rápida. Se fizer o teste em uma psicna, verá com clareza do que estou falando... É isso aí, se tiver alguma outra dúvida é só perguntar, abrs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VINI Postado Junho 23, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2010 Edu, me desculpe, mas alguém esta confundindo algo, ou eu ou vc!!! Sei que geralmente as carretilhas mais modernas , cheias de rolamentos, são as mais rápidas, mas acho que a quantidade de rolamentos não influencia diretamente na velocidade de recolhimento! Mas sim o tamanho das engrenagens internas, números de dentes, tamanho do carretel e etc!! Não seria isso?? veja a comparaçao: Carretilha Abu Garcia Revo S Carretilha de perfil baixo fabricada pela Abu Garcia. Com 9 rolamentos de aço inox. Corpo fabricado em uma peça de alumínio. Sistema de fricção Carbon Matrix. Com freio magnético. Engrenagem de cobre. Peso: 246 gramas. Capacidade de 145 metros de linha 0,30 mm. Relação de recolhimento: 6.4 : 1. Carretilha Abu Garcia Black Max Relação de Recolhimento: 6.2:1 4 Rolamentos de Esferas de Aço Inox + 1 Rolamentos de roletes uma 4 rolamentos e a outra 9 porem com velocidades bem parecidas!! Abços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Junho 24, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2010 Na verdade é isso, carretilhas com mais rolamentos, possuem mais peças internas, como você disse, numero de dentes, tamanho do carretel etc... Portanto o que altera a velocidade de recolhimento é tudo isso, carretilhas com 10 rolamentos, possuem mais peças internas que ajudam a "turbinar" a velocidade de recolhimento, já uma carretilha de 3 rolamentos, tem menos, e isso faz com que seja necessario dar mais voltas no carretel para a isca trabalhar mais rapidamente ( nade distancias maiores ), exemplo : em quanto numa carretilha de 3 rolamentos, se der uma volta no carretel, suponha-se que a isca ande 3 metros, já em uma carretilha com 10 rolamentos ( que possue mais engrenagens ), uma volta no carretel, a isca ira andar 6 metros. O que eu quis dizer é exatamente isso, quando a carretilha tem mais rolamentos ela será mais moderna, logo, terá mais engrenagens, que fará com que a isca percorra uma distancia bem maior dando poucos giros no carretel ... abrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Junho 24, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2010 ""...exemplo : em quanto numa carretilha de 3 rolamentos, se der uma volta no carretel, suponha-se que a isca ande 3 metros, já em uma carretilha com 10 rolamentos ( que possue mais engrenagens ), uma volta no carretel, a isca ira andar 6 metros."" Acho que agora eu entendi! Um carretel é maior que o outro. Daí uma volta engole mais linha. Aquela história dos rolamentos tinha me confundido. Valew! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Junho 24, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2010 É, acho que expliquei mal no tópico, mas é isso que você disse uma serie de outros fatores ditos pelo nosso amigo vini, as engrenagens das carretilha, estão ficando cada vez mais potentes e os carretéis na verdade estão diminuindo, para que caiba mais linha na carretilha, o que faz a isca percorrer uma distancia maior usando carretilhas de rolamentos mais altos ( exemplo : 10 rolamentos ) é o numero de engrenagens, que aumenta junto com a quantidade de rolamentos, toda essa serie de fatores influenciam na velocidade de recolhimento e na distancia que a isca percorre na agua, cada vez mais, as carretilhas estão ficando com mais peças dentro dela e o tamanho está diminuindo, ( tecnologia mestre:: ) isso ajuda a carretilha ter mais potencia para puxar mais a isca, em menos tempo e com menos esforço . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Junho 24, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2010 Caro Edu, Embora respeite o seu ponto de vista, me permito discordar dele ! Não sou usuário de carretilhas e sim de molinetes, mas o princípio não deve ser diferente ! A quantidade de rolamentos ( e a modernidade junto ) tem permitido um melhor desempenho do equipamento, não necessariamente uma maior velocidade de recolhimento da linha ! arrow:: Na verdade, o recolhimento é medido sem o comprometimento de suavidade no esforço feito no número de voltas com que a isca vem sendo puxada ! No caso dos molinetes ( pelo menos aos que possuo ), o número de voltas não está relacionada a quantidade de rolamentos que o equipamento apresenta ! Posso estar enganado, MAS não é essa a correlação a ser feita... Naonao:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Junho 24, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2010 Caro Edu, Embora respeite o seu ponto de vista, me permito discordar dele ! Não sou usuário de carretilhas e sim de molinetes, mas o princípio não deve ser diferente ! A quantidade de rolamentos ( e a modernidade junto ) tem permitido um melhor desempenho do equipamento, não necessariamente uma maior velocidade de recolhimento da linha ! arrow:: Na verdade, o recolhimento é medido sem o comprometimento de suavidade no esforço feito no número de voltas com que a isca vem sendo puxada ! No caso dos molinetes ( pelo menos aos que possuo ), o número de voltas não está relacionada a quantidade de rolamentos que o equipamento apresenta ! Posso estar enganado, MAS não é essa a correlação a ser feita... Naonao:: Perfeita colocação Kid...Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Naonao:: Temos carretilhas com 10 rolamentos q recolhem 5.0:1, assim como outras, também com 10 responsabilidades, q recolhem em 6.3:1 e 7.1:1. E tb temos carretilhas com 6 rolamentos q recolhem em 7.3:1. ....no mais, vlw pelo tópico, Edu. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Junho 24, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2010 é isso ai pessoal ! isso mesmo que eu quis dizer , mas no topico ficou mal esclarecido ... e obrigado fabricio , abrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.