Fabrício Biguá Postado Julho 10, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 10, 2010 Opa turma...resolvi criar mais um tópico interessante na sala. Tenho reparado muitos usuários postando suas dúvidas na internet com esse tema. - Meu motor não atinge os 5.500RPM. - Meu motor não está redendo o máximo. - Preciso trocar o hélice??? Pois bem...lendo um pouco e procurando entender o q pode estar acontecendo, resolvi postar aqui o q aprendi. arrow:: Altura correta do motor de popa na embarcação. Uma das principais causas da falta de desempenho do seu motor de popa. Muitos acreditam q quanto mais baixo o motor estiver em relação ao fundo do barco, melhor será o seu desempenho. Ledo engano. Para evitar um texto muito longo e cansativo, estarei postando abaixo uma foto q vale por mil palavras. A foto é do manual de instalação dos motores Mercury de 40 a 60HP. (pode variar de motor para motor) Reparem q a placa anti-ventilação deve ficar a no máximo 25mm ou 2,5cm abaixo do fundo do barco. - Caso vc instale-o abaixo disso (2,5cm abaixo do fundo do barco): - Ele ventilará menos nas curvas, já q mesmo inclinado o hélice não sairá da água. - Ele perderá potência/giro, pois o arrasto da rabeta do motor será maior. - A direção vai ficar mais pesada nas manobras, também por conta do arrasto maior. - Caso vc instale-o acima disso a coisa se inverterá: - Ventilará mais nas curvas. - Poderá perder potência, tb, pois o hélice vai girar atrás da turbulência do barco. - Direção leve demais. Em ambos os casos, em o motor estando na posição errada, a direção pode vibrar, e por aí vai. Então, procure saber se o seu motor está instalado na altura correta, antes de partir para a troca do hélice. legal:: Caso o seu motor esteja na altura ideal e ele não atinja o giro máximo, é bem provável q a embarcação esteja pesada pra ele empurá-la, então, parta para a troca do hélice. arrow:: Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco? Aqui está um dos maiores segredos em como tirar o máximo desempenho do seu motor/barco e garantir uma longa vida útil do seu motor. Tentarei usar uma linguagem o mais simples possível. Para fazer esse teste vc precisará de um tacômetro instalado ao motor para saber o giro alcançado. 1 - Coloque o motor na sua embarcação + tanque cheio + 2 pescadores (+ ou - 150Kg). 2 - Já de motor quente acelere ao máximo e veja qual a rotação máxima atingida. No caso de muito giro. Se a rotação máxima do motor (informada pelo fabricante) for ultrapassada com facilidade a sua hélica está PEQUENA. Então vc precisa de uma hélice maior, ou de maior passo. Veja se vc entende o funcionamento: Se a hélice está girando rápido demais vc precisar usar uma hélice com maior passo, ou q faça maior pressão na água. Aumentando essa resistência a hélice irá girar menos, fazendo o motor atingir o giro ideal, e o aproveitamento motor será maior. No caso de pouco giro. Se a rotação máxima do motor não for alcançada, ou ficar 20% abaixo da máxima, a sua hélice está GRANDE. Então vc precisa de uma hélice menor, ou de menor passo. Entenda o funcionamento: Se a hélice está girando muito lentamente é pq a hélice está empurrando mais água do q deve, então, ao se diminuir o passo, a resitência feita pela hélice na água tb diminuirá, o giro irá subir, e o aproveitamento do motor será maior. 3 - Normalmente o diâmetro e o passo da hélice vem escrito na lateral dela. O Sea Pro da Mercury, por exemplo, está vindo de fábrica com a hélice 9.9 x 13. 9.9 = diâmetro 13 = passo 4 - Faça as contas e veja qual a ideal para o seu motor. 5 - Lembrando que o explicado acima representa 1% de tudo o q envolve a dinâmica/hidrodinâmica de uma hélice. Esse assunto é super complexo e amplo. Espero q tenham gostado...abs. joia::: Fabrício Biguá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Julho 10, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 10, 2010 Bacana essas informações , valeu. Eu não sabia sobre a influencia da altura da placa de ventilação sobre toda a dinamica do barco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igneis Alves de Melo Postado Julho 10, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 10, 2010 OK. Fabricio muito boa sua explanação, meu barco ficou pronto semana passada e estou aguardando o motor chegar ( Tohatsu 50 HP com comando e pwoer trim eletrico, rabeta curta ). e estarei ligado neste topico. Parabens Igneis. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Julho 11, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 11, 2010 Bem bacana. Na semana que vem vou dar uma olhada se o meu está nessa posição. Valeu Fabrício. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Postado Julho 20, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2010 Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Julho 20, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2010 Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo. abraços 4cm acima ou abaixo do fundo do casco? Como vc fala em calçar, presumo que deva ser abaixo. Pergunto: Vc está descontente com o desempenho dele assim? Se quiser fazer um teste, pegue um pedaço de cabo de vassoura só pra ver. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Postado Julho 20, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2010 Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo. abraços 4cm acima ou abaixo do fundo do casco? Como vc fala em calçar, presumo que deva ser abaixo. Pergunto: Vc está descontente com o desempenho dele assim? Se quiser fazer um teste, pegue um pedaço de cabo de vassoura só pra ver. ola Alex tudo bom , ele esta abaixo do fundo do barco . eu uso o pino no ultimo ponto . gostaria de saber se esta certo. obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 20, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2010 Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo. abraços 4cm acima ou abaixo do fundo do casco? Como vc fala em calçar, presumo que deva ser abaixo. Pergunto: Vc está descontente com o desempenho dele assim? Se quiser fazer um teste, pegue um pedaço de cabo de vassoura só pra ver. ola Alex tudo bom , ele esta abaixo do fundo do barco . eu uso o pino no ultimo ponto . gostaria de saber se esta certo. obrigado Mauro, eu acredito q cada motor tenha uma altura ideal em relação ao fundo do barco....mas acho q 4cm pode ser um pouco demais. Como o Alex disse, tente colocar um calço embaixo do motor e meça a velocidade máxima e veja o comportamento do barco. Agora, para fazer esse teste, recomendo q vc tenha um tacômetro instalado no seu barco...pois só assim vc saberá ao certo se estará atingindo os 5.500RPM máximos do seu motor. Talvez um GPS ajude...mas se o giro ultrapassar os 5.500 vc estará compromentendo a durabilidade do seu motor. Eu testaria... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Julho 20, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2010 O motor regulado no último furo, eu acho que está muito baixo. Vc costuma a navegar sozinho? O motor está puxando para um lado? Se vc soltar ele continua reto? O squalus é um barco muito equilibrado. Os meus motores eu costumo colocar no furo do meio, navegando em tres pessoas ou em duas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 21, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2010 O motor regulado no último furo, eu acho que está muito baixo. Vc costuma a navegar sozinho? O motor está puxando para um lado? Se vc soltar ele continua reto? O squalus é um barco muito equilibrado. Os meus motores eu costumo colocar no furo do meio, navegando em tres pessoas ou em duas. Nesse caso aqui Alex...não é dessa regulagem q estamos falando (inclinação do motor). Estamos falando da altura do motor na vertical, tipo onde prendem as boboletas no espelho da popa. Alí é q ele terá q subir o motor para q a placa anti-ventilação fica quase rente ao fundo do barco. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Postado Julho 21, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2010 eu ajeitei um pedaço de madeira quee vai erguer o motor um pouco , vou fazer um teste para ver , quando navego sozinho ele anda ate bem , levanta bem a frente que vai ate batendo na agua . abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Julho 21, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2010 Nesse caso aqui Alex...não é dessa regulagem q estamos falando (inclinação do motor). Estamos falando da altura do motor na vertical, tipo onde prendem as boboletas no espelho da popa. Alí é q ele terá q subir o motor para q a placa anti-ventilação fica quase rente ao fundo do barco. joia::: Tô ligado Fabrício, mas é que a inclinação do motor (trim) também contribui para uma boa navegação. Andar com o motor totalmente abaixado, não levanta o bico adequadamente, gerando mais arrasto na água, e consequentemente menor desempenho e maior consumo. Está em qualquer manual de motor de popa, vc pode consultar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Julho 21, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2010 eu ajeitei um pedaço de madeira quee vai erguer o motor um pouco , vou fazer um teste para ver , quando navego sozinho ele anda ate bem , levanta bem a frente que vai ate batendo na agua . abraços Então, como eu disse, vc deveria colocar a inclinação do motor no furo do meio, assim, quando navegar sozinho, o barco vai levantar o bico, e conforme for pegando velocidade ele abaixa. Quando vc for andar em duas ou tres pessoas, vai levantar o bico também te proporcionar melhor velocidade e uma navegação mas confortável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Postado Julho 21, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2010 eu ajeitei um pedaço de madeira quee vai erguer o motor um pouco , vou fazer um teste para ver , quando navego sozinho ele anda ate bem , levanta bem a frente que vai ate batendo na agua . abraços Então, como eu disse, vc deveria colocar a inclinação do motor no furo do meio, assim, quando navegar sozinho, o barco vai levantar o bico, e conforme for pegando velocidade ele abaixa. Quando vc for andar em duas ou tres pessoas, vai levantar o bico também te proporcionar melhor velocidade e uma navegação mas confortável. beleza Alex , vou testar desta forma no final de semana . gde abraço obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Postado Agosto 8, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 8, 2011 Olá Biguazada, Postei uma mensagem no tópico do Sea Pro 25hp, mas acho que serve para esta questão também, talvez até mais para esta. Para não repetir segue o link: viewtopic.php?f=74&t=1528&p=201613#p201613 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JGParreiras Postado Agosto 29, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2011 Olá Fabrício, boa noite. Como sabe, recebi recentemente um bass boat classic. Segundo o Gustavo , veio já acertado, com hélice trocado por um de inox. Achei a princípio que estava demorando um pouco para baixar a proa. Neste final de semana, junto com meu afilhado Felipe Teixeira, fizemos alguns testes com resultados interessantes. Tivemos um bom resultado quando, antes de dar no manche , jogamos o trim para o mínimo e depois aceleramos rapidamente. Rapidinho ele entrava no planeio e aí fazíamos o acerto do trim. Atingimos 52 mph com 4.500 rpm, o que achei muito satisfatório. O que você acha? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 30, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2011 Olá Fabrício, boa noite. Como sabe, recebi recentemente um bass boat classic. Segundo o Gustavo , veio já acertado, com hélice trocado por um de inox. Achei a princípio que estava demorando um pouco para baixar a proa. Neste final de semana, junto com meu afilhado Felipe Teixeira, fizemos alguns testes com resultados interessantes. Tivemos um bom resultado quando, antes de dar no manche , jogamos o trim para o mínimo e depois aceleramos rapidamente. Rapidinho ele entrava no planeio e aí fazíamos o acerto do trim. Atingimos 52 mph com 4.500 rpm, o que achei muito satisfatório. O que você acha? Abraços Opa Parreiras....boa noite. Rapaz...o seu motor atinge 5.500 RPM máximo...Vc está andando no "sobgiro", o q não é bom, pois está forçando a rabeta do motor. Sugiro q vc ligue para o Gustavo e fale com ele novamente. Cada passo a mais na hélice sobre o giro + ou - em 250RPM, ou seja, vc precisaria subir 4 passos na sua hélice para chegar nos 5.500RPM. Antes, porém, sugiro q vc suba mais o seu motor...Pode ser q a rabeta esteja muito "enterrada" na água, gerando arrasco, daí o seu motor não sobe o giro. Como vc comprou o Jack, fica facinho fazer isso. Outra coisa...quando vc vai levantando o TRIM, levantando, levantando, o barco começa a cavalgar, ou a hélice começa a soprar fora dágua??? (ventilar) Bem...vamos conversando aí até encontrarmos a melhor configuração pro seu barco. Ah, outra coisa, qual a altitude do local em q vc testou o barco??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JGParreiras Postado Agosto 30, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2011 Oi Fabrício, boa tarde. O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei. Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá. A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim. Acha que tenho que subir o motor no jack? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 31, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2011 Oi Fabrício, boa tarde. O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei. Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá. A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim. Acha que tenho que subir o motor no jack? Abraços Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu:: Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JGParreiras Postado Agosto 31, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2011 Oi Fabrício, boa noite; Realmente não deixamos ele atingir os 5.000 rpm Coloquei o acelerador no taloe quando chegou ao 4.500 rpm fui aliviando. NA semana que vem volto lá e vejo se o danado chega aos 5.500 rpm. Só acho que demora um pouco pra entrar no planeio mas depois decola. É muito barco para pouca represa. Abraços Oi Fabrício, boa tarde. O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei. Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá. A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim. Acha que tenho que subir o motor no jack? Abraços Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu:: Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 31, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2011 Oi Fabrício, boa noite; Realmente não deixamos ele atingir os 5.000 rpm Coloquei o acelerador no taloe quando chegou ao 4.500 rpm fui aliviando. NA semana que vem volto lá e vejo se o danado chega aos 5.500 rpm. Só acho que demora um pouco pra entrar no planeio mas depois decola. É muito barco para pouca represa. Abraços Oi Fabrício, boa tarde. O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei. Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá. A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim. Acha que tenho que subir o motor no jack? Abraços Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu:: Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca:: Blz pura...testa lá e nos diga. E tem q pegar as manhas de fazer ele planar rapidamente....Vc abaixa o trim e mete a mão no acelerador....assim q o barco "pula" na água, vc alivia a mão e vai subindo o trim dele...Treine essa largada e veja se melhora?!?! joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JGParreiras Postado Agosto 31, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2011 Olá, boa noite. Estávamos fazendo mais ou menos isso mesmo . No fim de semana voltamos aos testes e te falo. Forte abraço Oi Fabrício, boa noite; Realmente não deixamos ele atingir os 5.000 rpm Coloquei o acelerador no taloe quando chegou ao 4.500 rpm fui aliviando. NA semana que vem volto lá e vejo se o danado chega aos 5.500 rpm. Só acho que demora um pouco pra entrar no planeio mas depois decola. É muito barco para pouca represa. Abraços Oi Fabrício, boa tarde. O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei. Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá. A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim. Acha que tenho que subir o motor no jack? Abraços Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu:: Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca:: Blz pura...testa lá e nos diga. E tem q pegar as manhas de fazer ele planar rapidamente....Vc abaixa o trim e mete a mão no acelerador....assim q o barco "pula" na água, vc alivia a mão e vai subindo o trim dele...Treine essa largada e veja se melhora?!?! joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Rudek Postado Setembro 14, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 14, 2011 5500rpm seria para alguns motores. Tem motores como o Mercury Optimax que a faixa de torque ideal vai de 5500-5750, o Verado de 5800-6400. O ideal é verificar a indicação de uso de cada motor. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JGParreiras Postado Setembro 14, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 14, 2011 Valeu Diego; VOu procurar me informar. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Italo Freitas Postado Setembro 15, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2011 Tenho um Mercury 60HP em um pantanautica que "cavalga" bastante. Acha que era normal mas lendo este tópico verifiquei que é um comportamento errado. O que preciso fazer para resolver está questão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.