Alexandre A Grandi Postado Agosto 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2015 Oi Pessoal, tudo bem? Lí os tópicos anteriores e percebi que todos estão considerando condições ideais. Lembro que motores de popa dão muuuitos problemas, as vezes bem discretos e que não percebemos logo. Um que já aconteceu comigo em um 15 HP Evinrude foi uma quebra de anel de compressão. As vezes quebra só uma pontinha do anel e maior parte dele continua no lugar. O pedaço sai pela descarga e você nem nota. Isto faz com que a compressão diminua um pouco. O motor pega até mais fácil, gira bem em baixas e médias rotações e só não consegue subir todo o giro que poderia, mesmo com helice e altura corretos. Sugiro sempre antes de investir tempo em outros testes medir a compressão do motor. Isto pode acontecer até com motores zero KM, e é comum acontecer com os mais usados. Se acontecer, verifique o estado da(s) camisas dos cilindros, pois na maior parte das vezes o mecânico quer reformar o motor e uma simples troca de anéis resolve o problema. Se o problema de pouca compressão for desgaste por uso, sem nada quebrado, o certo é reformar, mas se você estiver com pouca grana pode, provisoriamente, colocar anéis uma medida maiores, que seu motor ainda vai funcionar um bom numero de horas. Se tiver as ferramentas para desmontar faz isto em casa folgado em uma tarde. É muito parecido com motor de moto antiga, tipo as Yamaha RX. Os motores de dois tempos e um ou dois cilindros são muito simples e tem poucas peças dentro. Abraço a todos! Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Cenerino Postado Setembro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 8, 2015 E ai pessoal Tenho um motor mariner 40hp japonês que eu comprei a pouco tempo, instalado em um barco marujo antigo chapa de 2mm da leveforte (pesadão) Fiz a instalação do tacômetro e o giro ta chegando a 4600 e a velocidade final 52kmh com 3 pessoas mais tralha e uma plataforma de proa de maderite que pesa uns 20 kg, comprei ele já veio com essa hélice 11 1/8 x 13 Se eu trocar a hélice vou ganhar alguma velocidade mais? lembrando que já subi o motor um pouco Queria a ajuda de vc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Setembro 15, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2015 E ai pessoal Tenho um motor mariner 40hp japonês que eu comprei a pouco tempo, instalado em um barco marujo antigo chapa de 2mm da leveforte (pesadão) Fiz a instalação do tacômetro e o giro ta chegando a 4600 e a velocidade final 52kmh com 3 pessoas mais tralha e uma plataforma de proa de maderite que pesa uns 20 kg, comprei ele já veio com essa hélice 11 1/8 x 13 Se eu trocar a hélice vou ganhar alguma velocidade mais? lembrando que já subi o motor um pouco Queria a ajuda de vc Paulo...teoricamente pra cada passo q vc diminuir o giro irá aumentar + ou - 250 RPM. Isso não quer dizer q vc ganhará em velocidade. E seguinte...como vc conseguiu esse desempenho com o barco carregado, vc está andando com a hélice correta. Isso pq vc, ao andar com barco leve, o giro irá bater nos 5.000 RPM máximo. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sued Junior Postado Novembro 2, 2020 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2020 Colegas, tudo bem? preciso de uma ajuda referente ao desempenho do meu barco tem 6 metros de comprimento , 2 de largura e 0,60 altura calado máximo 0,70 , de alumínio 4mm e 3 mm, fiz como se fosse um bassboat modelo americano (os que sao de alumínio) , o barco ficou um pouco pesado, o motor é um MERCURY 100 CT , com uma HELICE enertia 14x19. bom, entendo um pouco sobre a questão da posição do motor e passo etc. mas nao estou conseguindo chegar a uma conclusão final neste. ele chega a 38mph, a 5300 rpm.... imaginava ele fosse chegar a 45-50 milhas, pensei em a hélice esta pesada demais para ele, então coloquei uma com passo menor 15x17 black max para testar. O resultado o barco ficou mais lento decolou mais rápido porem o RPM final foi o mesmo ou seja nao houve ganho com a hélice menor. o que mostra que o problema nao esta no peso do barco ? esta conclusão seria correta ? assim para ganhar mais velocidade eu deveria subir o passo talvez 22./23 ? outra coisa é ele nao ganha nada de velocidade e RPM quando eu subo o TRIM, e esta tendo muita ventilação nas arrancadas e curvas, mesmo estando perfeitamente dentro dos 25mm de tolerância do fundo do casco pois uso JACK PLATE resumindo devo aumentar o passo da hélice nao estou satisfeito com a velocidade? e ou esta velocidade esta dentro dos limites do motor que possuo? a ventilação pode ser causada erro no casco e ou devo baixar mais o motor? (Jack plate já esta no limite) teria mudar a furação o fato de ter colocado uma hélice bem menor e nao ter tido resultados, e alterações no RPM indica que posso subir o passo? desde já agradeço a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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