Bravel Postado Julho 17, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2010 Olá turma, Tenho observado que os colegas de pesca dividem suas preferências entre os sistemas de freios magnéticos e centrífugos. Particularmente, eu prefiro o freio centrífugo, embora tenha carretilhas que utilizam o sistema magnético de freio. Assim sendo, gostaria de abrir um discussão acerca dos dois sistemas de freios mencionados, a fim de que todos possam dar suas opiniões sobre o assunto. Abç a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo PRD Postado Julho 17, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2010 Cara...também prefiro o centrífugo...sabe por que? SEI LÁ! :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Bricadeiras à parte, acho que me adapto melhor...quando usei carretas com freio magnético acabei deixando no zero...totalmente aberto e usando só o dedão. Depois acho aquele botão na lateral da carretilha feio prá caramba. hehehehehe. Acho que é só adaptação de cada um mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Veiga Postado Julho 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 18, 2010 Tenho carretilhas com os dois tipos de freio............com o centrífugo a Curado201E7 coloco duas buchas ativas.......e nas carretilhas com freio magnético Zillion e Revo STX-HS coloco em torno de 3.5 na escala giratória do freio........mas tudo é questão de adaptação......para mim tanto faz....... o magnético tem a facilidade de alterar a regulagem mais fácil em qualquer instante já que a regulagem é feita por fora da carretilha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Julho 18, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 18, 2010 É interessante, pois a maioria diz que não existe freio ideal, mas a maior parte dos pescadores optam pelo freio centrífugo, independente do tipo de pescaria e das condições de pesca (vento, chuva etc). No mínimo curioso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo PRD Postado Julho 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 18, 2010 Quando preciso apertar um pouquinho, prefiro usar a sintonia fina também, como disse o Luiz Gusso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Veiga Postado Julho 18, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Julho 18, 2010 Quando preciso apertar um pouquinho, prefiro usar a sintonia fina também, como disse o Luiz GussoNo caso do freio centrífugo desta forma é bem mais fácil de que abrir a tampa e alterar as buchas para aquele momento, portanto este recuso da sintonia fina fica bem mais prático. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mauricio/miracema Postado Agosto 14, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 14, 2010 Tenho carretilhas com os dois tipos de freio, Gostava mto do centrífugo,mas qdo conheci o magforce Z,acabei me adaptando melhor... Ele é chamado AMBS(automatic magnetic brake sistem),e no fim do arremesso,ele fica quase nulo.. Essa é minha preferência!!! abraxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Agosto 15, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 15, 2010 Tenho carretilhas com os dois tipos de freio, Gostava mto do centrífugo,mas qdo conheci o magforce Z,acabei me adaptando melhor... Ele é chamado AMBS(automatic magnetic brake sistem),e no fim do arremesso,ele fica quase nulo.. Essa é minha preferência!!! abraxxxx Esse mergforce Z é diferente do magnético linear, estou correto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pinguim Postado Agosto 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 15, 2010 Tenho carretilhas com os dois tipos de freio, Gostava mto do centrífugo,mas qdo conheci o magforce Z,acabei me adaptando melhor... Ele é chamado AMBS(automatic magnetic brake sistem),e no fim do arremesso,ele fica quase nulo.. Essa é minha preferência!!! abraxxxx Esse mergforce Z é diferente do magnético linear, estou correto? O magaforce Z é um freio magnético desenvolvido pela Daiwa cujo desempenho é muito superior aos freios magnéticos padrões utilizados pelas outras marcas! Se procurar no site voce encontrará um tópico muito bem abordado desse assunto aqui com gráficos etc. Abrãço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Nilton Okada Postado Agosto 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 15, 2010 Bravel, Acredito que seja tudo uma questão de adaptação...cada freio regulagem é particular de cada pescador (pelo menos isso é o que eu penso)....por exemplo: Tenho carretilhas com freio centrífugo (Metanium MG7, Abu SKT), freio digital (Antares DC 7 LV) e magnético (steez)...consigo bons arremessos (precisão e distância) com todas...mas, já vi pescadores que não conseguem se adaptar a freios magnéticos, outros acham o freio centrífugo mais difícil de regular...alguns não pagam a fortuna dos freios digitais por não acharem vantagem alguma...são todos pontos de vista diferentes, modo de arremessar e regular diferentes...por isso falo da adaptação de cada um....(não sei se consegui expressar o meu ponto de vista, talvez tenha ficado confuso...rs) Na teoria existem vantagens e desvantagens para cada tipo de freio, mas na prática nem sempre é o que acontece...alguns falam que esse ou aquele freio é melhor para iscas pequenas e/ou pesadas, mas na prática temos pescadores que conseguem arremessos mais longos e precisos com um tipo de freio que na teoria não seria o mais eficiente para esse casting... Bom acho que é isso...rs Abraços a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junos Postado Agosto 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 16, 2010 Freio é usado para regular a velocidade do carretel quando do momento do arremêsso,evita cabeleiras,regula a distância do arremêsso,e a força para arremessar pode ser maior ou menor dependendo do freio. O freio magnético usa um imã que provoca um atração magnética para freiar o carretel. O freio centrífugo usa a fôrça mecânica do atrito das buchas para freiar o carretel. No freio magnético a fôrça de frenagem é a mesma no início do arremêsso(momento que a linha sai do carretel-alta rotação),no meio do arremêsso(momento que a isca esta voando-média rotação) e no fim do arremêsso(momento que a isca esta chegando no ponto desejado-baixa rotação). No freio centrífugo a fôrça de frenagem é maior no início do arremêsso ,menor no meio do arremêsso e menor ainda no fim do arremêsso. Se comparar os dois freios,no início do arremêsso o freio centrífugo segura mais que o magnético, no meio do arremêsso o centrífugo segura menos que o magnético e no fim do arremêsso o freio centrífugo segura menos que o magnético. Como na maior parte do arremesso o carretel fica em média rotação,o freio centrífugo é melhor porque o arremêsso vai mais longe com a mesma força aplicada para arremessar,principalmente para iscas mais leves. Se voce aplica um força maior no arremêsso,o ganho é maior no magnético porque o ele freia menos no início do arremêsso,pequena vantagem nas iscas pesadas. Quando eu regulo a carretilha na sintonia fina ,aperto o suficiente para o carretel não se mexer quando mobilizado para os lados com os dedos. Para regular o freio centrífugo abro a tampa lateral e armo uma ou duas buchas . Para regular o freio magnético rodo o botão de regulagem no número desejado. Se começa a ventar a carretilha com freio centrífugo necessita de ajuste antes da carretilha de freio magnético,porque esta freia mais em média rotação.Para regular a carretilha nestas condições com freio centrífugo ajusto a sintonia fina(minha preferêcia)ou pode tambem abrir mais uma ou duas buchas e na carretilha com freio magnético é só rodar o botão um ou dois números a mais . arrow:: Não existe o freio ideal. arrow:: Prefiro o freio centrífugo porque arremessa melhor,com menos força iscas leves e bem isca pesadas ,enquanto o magnético tem pequena vantagem nas pesadas e na facilidade de regulagem. Um abraço. mestre:: mestre:: doutor:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Winsley Postado Agosto 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 16, 2010 ... No freio magnético a fôrça de frenagem é a mesma no início do arremêsso(momento que a linha sai do carretel-alta rotação),no meio do arremêsso(momento que a isca esta voando-média rotação) e no fim do arremêsso(momento que a isca esta chegando no ponto desejado-baixa rotação). No freio centrífugo a fôrça de frenagem é maior no início do arremêsso ,menor no meio do arremêsso e menor ainda no fim do arremêsso. ... Prezado Luiz, Os freios atuais da Daiwa tem comportamento diferente de acordo com a força/velocidade do carretel. Os MagForce Z e V tem ação maior no início do arremeço (onde normalmente ocorrem cabeleiras mais "nervosas"), e exercem menos ação no meio e menos ação ainda no final do arremeço. Tenho 5 carretilhas (de perfil baixo), trez Daiwa (Advantage, Zillion e Steez) e 2 Shimano (Scorpion e Aldebaran), as Daiwa Advantage e Zillion tem Magforce Z que tem maior ação que a Steez que tem MagForce V, eu particularmente acho as Daiwa muuuuito melhor para utilizar em dias de vento um pouco mais forte (de modo geral), e as Shimano tem performance bem melhor (na minha mão) que as Daiwa em condições sem vento. Sempre pesco no mínimo com dois conjuntos, sempre um montado com carretilha Daiwa e outro montado com Shimano, e comigo, invariavelmente, as Daiwa arremessam mais lonje quando há vento e as Shimano arremeçam mais longe quando não há vento. Mas cada um tem sua habilidade e gosto, gosto muito das Daiwa e Shimano, seria difícil falar qual a minha preferencia entre as duas, respeito muito as Quantun, Abu e as novas MS, mas minha preferencia ainda é EMPATADO entre Daiwa e Shimano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pinguim Postado Agosto 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 16, 2010 ... No freio magnético a fôrça de frenagem é a mesma no início do arremêsso(momento que a linha sai do carretel-alta rotação),no meio do arremêsso(momento que a isca esta voando-média rotação) e no fim do arremêsso(momento que a isca esta chegando no ponto desejado-baixa rotação). No freio centrífugo a fôrça de frenagem é maior no início do arremêsso ,menor no meio do arremêsso e menor ainda no fim do arremêsso. ... Prezado Luiz, Os freios atuais da Daiwa tem comportamento diferente de acordo com a força/velocidade do carretel. Os MagForce Z e V tem ação maior no início do arremeço (onde normalmente ocorrem cabeleiras mais "nervosas"), e exercem menos ação no meio e menos ação ainda no final do arremeço. Tenho 5 carretilhas (de perfil baixo), trez Daiwa (Advantage, Zillion e Steez) e 2 Shimano (Scorpion e Aldebaran), as Daiwa Advantage e Zillion tem Magforce Z que tem maior ação que a Steez que tem MagForce V, eu particularmente acho as Daiwa muuuuito melhor para utilizar em dias de vento um pouco mais forte (de modo geral), e as Shimano tem performance bem melhor (na minha mão) que as Daiwa em condições sem vento. Sempre pesco no mínimo com dois conjuntos, sempre um montado com carretilha Daiwa e outro montado com Shimano, e comigo, invariavelmente, as Daiwa arremessam mais lonje quando há vento e as Shimano arremeçam mais longe quando não há vento. Mas cada um tem sua habilidade e gosto, gosto muito das Daiwa e Shimano, seria difícil falar qual a minha preferencia entre as duas, respeito muito as Quantun, Abu e as novas MS, mas minha preferencia ainda é EMPATADO entre Daiwa e Shimano. aplauso:: aplauso:: mestre:: mestre:: mestre:: Excelentes colocações Winsley! Também pesco de Daiwa e Shimano e Observei o mesmo! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Agosto 16, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 16, 2010 Pelo que andei estudando, os freios magnéticos atuais variam conforme a velocidade do carretel. Isso ocorre em razão de um fenômeno físico, o qual pode ser resumido da seguinte forma: o fluxo magnético do ímã do freio da carreta provoca a formação de uma força eletromoriz no carretel, que por sua vez gera um campo magnético oposto ao campo indutor (aquel produzido pelo ímã do freio), proporcional ao giro do carretel. Dessa forma o carretel tende a reduzir seu giro, em razão dos campos opostos, e com a diminuição do giro do carretel, o campo resultante neste também é reduzido, dimunindo portanto a frenagem. Aqui está uma forma bem simplificada de explicar o que ocorre no freio magnético. Caso haja algum erro nesta explicação, por favor me corrijam! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mauricio/miracema Postado Agosto 27, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 27, 2010 Tenho carretilhas com os dois tipos de freio, Gostava mto do centrífugo,mas qdo conheci o magforce Z,acabei me adaptando melhor... Ele é chamado AMBS(automatic magnetic brake sistem),e no fim do arremesso,ele fica quase nulo.. Essa é minha preferência!!! abraxxxx Esse mergforce Z é diferente do magnético linear, estou correto? É amigao,ele é um tipo de freio inteligente,q usa a força centrífuga para a atuação magnética,como nossos amigos abordaram aí acima!!!abraxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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