Alejandro Postado Agosto 4, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 4, 2010 Já que o assunto dos cabos voltou à tona, resolvi transformar este num "tutorial". Nada de comparar a "técnica bagual" que usei com as dos profissionais da área. Lembrando que usei algumas das dicas postadas no Tópico de Bigão (Como desmontar uma vara). Contrariando todas as recomendações, aventurei a desmontar o cabo da vara. Os motivos são: 1) foi a primeira vara para carretilhas que comprei; 2) é uma MS Flipper, então não valia o investimento mandar a um profissional; 3) estava com o reel seat “solto”; e 4) se alguma peça estragasse durante a desmontagem iria adquirir o que precisasse para remontar. Comecei a desmontagem no sábado pela manhã, lembrando de fotografar as etapas para esclarecer a explicação. Defeito (centrado, reel seat “solto”): Tampouco segui a orientação de esquentar o conjunto para a cola abrandar, pois notei que a mesma estava bem ressecada e arrisquei no método mecânico (forçar, hehehehe). A primeira coisa foi retirar o but cap, com uma chave de fenda fina, encaixe entre o but e o EVA do rear greap,... ... como forcei muito na beirada acabei quebrando, mas depois o pino central soltou fácil. Daí comece a “cavocar” entre o EVA e o Blank soltando a cola, tomando cuidado para não estragar as peças. À medida que vai “aprofundando” a separação das partes é necessário usar uma chave de haste fina mais comprida, no meu caso usei um arame de aço rígido com uma ponta achatada. Cuidado! Às vezes pode acontecer de danificar o EVA. Vá “cavocando” entre o EVA e o blank até que a ferramenta apareça junto ao reel seat. Quando achar que está tudo separado puxe a rear grip no sentido do fim do cabo. Conselho de Marcão: não girá-lo até ter certeza que está completamente solto. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA1.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA2.jpg Dá trabalho, mas com jeitinho é possível retirar as peças inteiras. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/RearGripdesmontado.jpg Tinha bastante cola entre o blank e o reel seat, mas tinha desgrudado deste. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha.jpg Do mesmo jeito vá retirando a cola seca. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha1.jpg Importante retirar bem a cola do blank junto ao buraco do reel seat, que é o que segura para este não sair. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha2.jpg Daí é só puxar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoReelseat.jpg Como o front grip estava sem problemas, não retirei, mas se precisar use o mesmo método de “cavocar”. ? Abaixo o reel seat retirado e o blank com os restos de cola. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatretirado.jpg Agora é só “raspar”. Para não forçar o blank acabei deixando alguma cola que estava bem grudada. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Raspar.jpg Depois lixar, primeiro com grão grosso e depois com uma lixa mais fina. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Lixando.jpg Retirar restos de cola e lixar também o reel seat. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/LimparReelseat.jpg Para evitar que girasse novamente quando a cola secar, fiz um “encaixe” derretendo por dentro, no local do gatilho (que é onde há mais “material”). ANTES QUE ALGUM ENGRAÇADINHO SE MANIFESTE: as unhas pintadas são de minha fotógrafa/assistente. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Encaixe.jpg Teste de encaixe. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Testarencaixe.jpg Limpar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Limpar.jpg Agora é só colar de volta, cuidando com o alinhamento do reel seat. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colanoblankreelseat.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Fixandoreelseat.jpg Deixar secar. Preencher com bastante cola, ... http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Colanoreelseat.jpg ... deixando secar na vertical para a cola descer. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Secar.jpg Lixar eventuais asperezas no EVA, passar cola no blank e recolocar o rear grip, apertando em toda a extensão para aderir. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Apertando.jpg Coloquei mais adesivo epóxi no final do rear grip (a maior parte da cola vai para a frente, “arrastada” pelo EVA). http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colandoreargrip.jpg Amarrei para firmar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Amarrar.jpg Bem antes tive que recolar o but cap, daí passar cola no but cap ... http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Colocandobut.jpg ... e recolocar o but cap. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colandobutcap.jpg Firmar e segurar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Segurar.jpg E retirar os excessos de cola. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/SDC10599.jpg Após deixar curar bem o adesivo epóxi e fazer uns testes verifiquei que ficou bem firme. Como tenho outra com o mesmo problema, estou planejando substituir o EVA por cortiça e quem sabe rende outro "tutorial". Até a próxima. Alejandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sone Postado Agosto 4, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 4, 2010 Muito bacana, Alejandro! Simples, mas deve ter valido pela diversão, né? E se continuar assim, logo logo teremos um novo customizador profissa no centro-oeste! Abraço forte Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Agosto 4, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 4, 2010 Ficou um tópico mto bem montado Alejandro ... super explicativo e simples de acompanhar ! Meus parabéns Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Agosto 5, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2010 Eu já tive este problema, mas não tive seu cuidado, paciência e capricho. Afastei um pouco o front grip e injetei super bonder, fiz o mesmo com a parte de trás. Colou. O seu serviço ficou de profissional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Zanforlin Postado Agosto 5, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2010 joia::: Simples e objetivo ! Parabéns pelo post ! palmas:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Fernandes Postado Setembro 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2010 Estou com uma vara com o cabo bem gasto, gostaria de subtitui-lo, mas não sei onde posso comprar o eva para o novo cabo. alguem sabe onde posso encontrar aqui em São Paulo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Estabille Postado Setembro 15, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2010 Mais uma excelente dica.. valew Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Custom by Marco Postado Setembro 16, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 16, 2010 Estou com uma vara com o cabo bem gasto, gostaria de subtitui-lo, mas não sei onde posso comprar o eva para o novo cabo. alguem sabe onde posso encontrar aqui em São Paulo? http://www.custombymarco.com.br/loja/se ... Categoria= tl 41222820 Bete Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Setembro 16, 2010 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 16, 2010 Estou com uma vara com o cabo bem gasto, gostaria de subtitui-lo, mas não sei onde posso comprar o eva para o novo cabo. alguem sabe onde posso encontrar aqui em São Paulo? http://www.custombymarco.com.br/loja/se ... Categoria= tl 41222820 Bete Veja se não vale a pena/prefere já mudar para cabo de cortiça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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