FelipeCoser Postado Agosto 5, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2010 eu pessoalmente acho uma ignorancia, n tem pq usar uma linha tão grossa 65 da conta pra usar sem lider, se vc colocar um fluor de qualidade vc pesca com uma linha de 40 lbs, e se vc quizer adrenalina muita adrenalina usa multi 30 lbs, mas 80 lbs é uma ignorancia. compartilhem que linha vcs usam e oq vcs acham de usar linha de 80 lbs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 eu , uso uma linha diferente para cada tipo de pescaria. para trairas eu uso linha sumax- scorpion -30 lbs . para tucunars ( médio-porte ) eu uso linha champion - intergreen 40 lbs . para dourados ( médio / grande porte ) eu uso linha scorpion - sumax - 40 lbs . para cachorras , pacus , piraputangas , matrinchas e outros eu uso champion - intergreens - 30 a 40 lbs . obs : todas as linhas de multi e para a pesca de iscas artificiais . Eu , pessoalmente , nunca usaria uma linha dessas ( 80 lbs )para a pesca com iscas artificiais , ainda mais quando o alvo é o tucunare ou trairao , por varios motivos como : * toda vara de pesca , vem escrito o tanto de lbs que aguenta , o peso de isca artificial que aguenta , o tamanho , a marca , e tambem vem escrito a linha ideal para se usar , portanto , os passadores da vara , quando se usa uma linha grossa ( 80 lbs ) ainda mais de multi , a primeira coisa que irá acontecer é o dano nos passadores , eles ficaram com " buracos " , se o passador não for feito de material que aguente multi , adeus aos passadores . * as varas de pesca , cada vez mais , conforme a tecnologia aumenta , elas ficam mais resistentes , e são fabricadas com materiais mais fortes , porém , ainda não são varas indestrutiveis , usando uma linha dessas , o pensamento da maioria dos pescadores será assim : " bom , já que eu estou usando uma linha de 80 lbs , eu posso apertar um pouco mais a fricçao da minha carretilha . " mas na verdade , não é a linha que decide o quanto você vai apertar a fricção , e sim , a vara que você está usando . se apertar demais a fricçao , a vara vai quebrar . * É bom lembrar que , quanto mais resistente a linha é , mais caro será , por exemplo , uma linha de multi de 40 lbs , custa cerca de 90 reais , a mesma linha , porem de 80 lbs , vai passar dos 100 reais . será um gasto totalmente desnecessario com algo que só vai machucar o seu equipamento . * A linha de multifilamento , é mais fina e mais resistente do que linhas de mono , portanto , caberá mais linha no carretel se usar linha de multi , e caberá ainda mais linha se você usar uma linha de multi fina , de 30 lbs por exemplo . usando uma linha de 80 lbs , a quantidade de linha disponivel em seu carretel será menor . arrow:: para usuarios da linha de multifilamento de 80 lbs : amarre a linha em algum lugar , e puxe , puxe e puxe com toda a sua força , provavelmente a linha não arrebentará , se arrebentar , vai ser no nó que você fez . depois pare e pense no motivo que leva você a usar uma linha de 80 lbs . ::tudo:: grande abrs , Edu Bacha . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Explique-se melhor amigão ... Qual tipo de tucunas vc se refere ? Qual região ? Tbm acho uma linha 80lbs pra pegar amarelos e azuis um absurdo ! Agora põe tua linha 40lbs com um lider de MEGA ULTRA qualidade e vai pro Negrão. Não vai ter nem história pra contar. Na Amazônia, eu já vi linhas 65lbs estourando, snap 80lbs virar prego, e garatéias 3x e 4x abrindo. doeu:: Se tiver se referindo sobre Amazônia, tem um tópico sobre equipamentos, muito bom, vale a pena conferir. http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... php?t=1294 Eu uso linha Berkley Whiplash 80lbs na Amazônia e não acho ignorância. Será que sou só eu ? p.s: Minha opinião Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Edu, por favor, leia os posts sobre a pesca dos açus ... Se não se convencer, procure na internet a respeito ... O recorde mundial foi fisgado com power pro 80 lb ... Se quiser, veja o que o Johnny Hoffman diz ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 wellington , não estou levando em consideração a pesca dos grandes tucunas açus , para a quebra de recordes . e sim tucunas normais e trairoes . Eu sei que os tucunas açus são brutos , e é normal usar linhas de 80 lbs para a pesca dessa espécie . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Binhofish Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Se for a vontade de Deus, ano que vem vai ser 80lbs direto num snap capela ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: O alvo? Precisa responder?! rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Binhofish Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 * toda vara de pesca , vem escrito o tanto de lbs que aguenta A libragem da vara não faz referência a resistência da mesma e sim a bitola da linha (mono) do qual se terá um perfomace melhor. Pode amarrar um cabo de aço, afinal, quanto tem de drag sua carretilha? 12lbs? Enfim, entendeu? Me desculpe a sinceridade, mas você tá cheio de "regras" e "tabus" lido em fóruns de pesca. E te falo, por experiência própria, de alguém que pesca somente há 3 anos. A maioria dessas "regras" são ditas e principalmente repetidas por quem não pesca. Aprendi mais em 1 anos de pesca (depois que comprei meu barco e tava na água quase todo final de semana) que 2 anos de fórum. Não estou desmerecendo nenhum fórum, mas acredito que muitos vão concordar comigo. "Na prática, a teoria é outra." Por isso que muitas vezes nego fala coisa no fórum e o pessoal não entende. Veja o caso do autor do tópico. Se o mesmo tiver entendido que o pessoal tá falando de 80lbs para os açus, pois talvez ele não compreendeu isso, achando que é qualquer pescaria, e mesmo assim falando que 30 lbs guenta hehehehhe, só mostra o que disse acima. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Em se falando de açus, devemos respeitar quem esteve e sempre vai pra lá, tipo KID, Fabrício e sua turma. Sobre a separação de linhas por pescaria que o EDU falou, tem um detalhe. Tem que combinar com o peixe antes . Usando seu exemplo: Se essa linha sumax pra traíra entrar um dourado? Pode perder o peixe? Pode. Fazer oque?! Não se ganha todas. Procuramos ganhar na maioria e embarcar o peixe. Concordo com o Binho sobre regras e padrões divulgados. Quanto mais regras ,menor é a liberdade. Pescaria é uma comemoração à Liberdade. Deixem as regras para os advogados e juízes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Veiga Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Amigo Felipe e demais..........vamos discutir melhor este assunto, costumo pescar sempre os tucunarés açu na amazônia, mais precisamente na região de Barcelos......Costumo pescar com linha multi de 65lb e fluor da triumph de 0,63mm e já perdi diversas iscas e consequentemente o peixe, pois depois que ele vai para pauleira na arrancada inicial.....não a carretilha que segure o bicho ele vai mesmo, se forçar quebra vara, linha, abre snap capela, glico, garatéia e pitão de isca........Temos que contar com a sorte e com a técnica de pesca de não deixar ele ir para pauleira e administrar a arrancada inicial do bichão.......quem já pegou açu acima de 20lb sabe exatamente que estou falando.......Eu particularmente não arriscaria pescar os açus com linha multi inferior a 65lb para o caso dos tucunarés açus do Rio Negro......alguns amigos do Forum utilizam linha multi de 80lb......eu não uso pois acho que fica muito grossa a bitola da linha para acomodar no carretel da carretilha, mas sei que o açu não respeita nem linha de 80lb, se o pescador não tiver técnica de pesca e calma e forçar o equipamento vai quebrar linha, vara......agora se a pescaria for de tucunaré azul de alguma represa ou do tucunaré amarelo da bacia do Tocantins/Araguaia, aí eu acho absurdo........abraços, turma....valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Costa Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 ainda nao fui pro AM, qdo for, 65lb pra cima... provavelmente sem lider tucunas de GO e TO, multi 30 a 40 lb... gosto e uso lider agora, aprendi mais uma no Xingu, mês passado: todas as carretas estavam com multi 40 lb e 1-1,5m de lider 0,55mm... mas perdi quatro iscas em trairões chorei:: ... o Xingu é rio de pedra, com muitas lajes e "acho" que 1,5m de lider é pouco... o trairão vai direto pro fundo e a multi raspa na pedra... aí já foi.... na próxima, usarei multi de bitola maior pra tentar fotografar um bruto de 10 kg.... doeu:: na minha percepção, depende do peixe e do local... já vi comentários que regioes da AM que tem pedra, lider é fundamental... outros comentarios, para outras regioes da AM, dizem que lider é desnecessário... moral da história: ao meu ver, nao há regra geral.. o melhor é a experiência própria ou de outros... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bura Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Nesses casos experiencia é tudo!!! Felipe Teixeira, Jaime e Gusso, disseram td.... Eu fui uma vez pra AM mas não acertei a mão, mas senti o estrago q o açu faz qdo fisgado, por isso eles não podem ser subestimados de jeito nenhum.. Agora aqui pro sudeste, para tucunas, eu uso linha multi 40lb, pelos msm motivos q o Gusso explicou. E para dourados no pincho eu uso a msm linha mas acrescento um lider de fluor 30 ou 40lb. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pinguim Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Eu sou do contra! rsrsrsrsr Tucunas até 5 Kg eu pesco de 20 a 25LB Amazônia vou de 55 a 65LB no máximo! Não mais que isso! E agora só uso Varivas SeaBass!rsrsrs Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mandi Postado Agosto 6, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2010 Pesco na Amazonia ha muitos anos e nunca usei linha maior do que 50 lb para pesca de Tucunaré. Normalmente utilizo 40 lb e o maior que peguei foi com uma linha de 30 lb. O importante é sempre manter o freio ajustado, podem ter certeza que é mais importante que a resistencia da linha. sds mandi Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.