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Shimano Scorpion 1500-7 Review e Upgrade no Drag


Ventura

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Amigos

Recentemente comprei duas shimanos uma Scorpion 1500 -7 e a pequenina XT 1000 para pescar Robalos e Tucunas , no sudeste e na Amazônia.

A maciez no recolhimento e a capacidade de arremesso são marca registrada da Shimano, na minha opinião o único defeito é a fragilidade sistema de fricção de apenas dois discos de material ( Papelão prensado com carga de grafite) conhecida com o nome de Dartanium, bem diferente dos multi discos da Abu Garcia ( linha Revo e da série 4600) e Daiwa que utilizam discos de carbono.

Então resolvi fazer um up grade no drag desta carretilha , com um material desenvolvido por mim há alguns anos atrás quando não existia nada no mercado adequado para a utilização para tal função.

Algumas pessoas na época utilizavam o teflon, mas devido a seu baixo atrito, a fricção não tinha o mesmo poder de frenagem da original , outros utilizaram um material chamado Celeron , mas era caro e um pouco quebradiço.

Eu Trabalho na área de engenharia de manutenção industrial de um industria química , onde temos alguns polímeros de alta performance que utilizamos em algumas máquinas de precisão , ai surgiu a idéia de usinar alguns discos com um composto de teflon puro com uma carga de 30 % de fibra de vidro , fiz alguns testes e mesmos ficaram perfeitos, fiz um protótipo e presenteei ao nosso amigo Tuba , para colocar em uma Calcutta 201 , para pescar Anchovas na costeira ( faz um tempão hein Tuba ).

Bom , chega de falatório vamos ao desmonte da carretilha :

Materiais básicos para desmontagem :

Imagem Postada

Chama tipo canhão 10mm

Chave de Fenda

Chave de fenda cruzada ( Phillips)

Internamente A Scorpion é semelhante a Curado E200-7 ( coroa e pinhão em Bronze) com algumas diferenças , na Scorpion a Porca de fixação da manivela é de alumínio Tratado, na Curado é em Bronze todos os rolamentos da Scorpion são SARB, na Curado apenas o rolamento do Anti Reverso é SARB.

A Scorpion não possui o Assist Stopper ( Anti reverso auxiliar) a Curado possui.

O posicionamento dos rolamentos são os mesmos da Scorpion e Curado :

3 Rolamentos alojados nos mancais do carretel

1 rolamento alojado na base do eixo da manivela

1 Rolamento anti reverso

2 Rolamentos alojados no Knobs da manivela

Imagem Postada

Discos de fricção de dartanium e a Coroa

Imagem Postada

Novos discos de fricção em Teflon com Fibra de vidro

As Dimensões dos discos são :

Superior( alojado dentro da coroa: 32,6 X 24 x1mm

Inferior :24,6 X8.1 x1mm

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Montando os discos novos de fricção ( os mesmos apresentam melhor performance trabalhando a seco )

Imagem Postada

Lubrificada básica na coroa e pinhão com a graxa Krytox em teflon puro da Dupont

Imagem Postada

Pronta para trabalhar

Obs. final : os discos de teflon com fibra de vidro apresentam a mesma capacidade de frenagem do Dartanium , com a diferença de serem praticamente indestrutíveis , pois este material foi desenvolvido para tolerar temperaturas de até 350 Graus em ambiente ácido.

Desculpem a qualidade das fotos ! não estou com a minha Câmera Titular ( Nikon D90)

Aguardem o desmonte da Shimano XT 1000 doeu::

Abração a Todos

Ricardo Ventura

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Olá amigo!

muito interessante esses discos de teflon com fibra de vidro!

Voce sabe quanto fica o custo?

E em relação ao peso modifica algo ou ´´e a mesma coisa?

Abraço!

Fala Pinguin, o custo fica inviável , usei algumas sobras de material para usina -los

Quanto o peso é a mesma coisa,

Abração

Ventura

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