Ir para conteúdo

2º Torneio Mundial de Tucunaré

Posts Recomendados

Vc tem razão Kid...Eu até me sinto um pouco egoísta nesse caso. Imagino tanto q nossos amigos devem estar chateados com essa situação. Ainda não liguei para nenhum...esperarei os "ânimos" acalmarem-se para depois ligar e conversar um pouco sobre o ocorrido.

Eu, se tivesse grana, teria aceitado o convite de pronto, teria passado por tudo isso aí com a turma.

Admito q sou tendencioso nessa questão. Eu fui um dos que já tentou subir o Unini e não encontrei sequer um operador ou dono de barquinho q se atrevesse a "enfrentar" a River Plate q sempre monopolizou a cabeçeira do rio.

Hj vários afluentes tem a sua boca fechada pelas comunidades ribeirinhas em virtude das falsas promessas dos americanos q operaram por lá...mas todos os americanos.

Se eu fosse colocar aqui, tudo o q eu ouvi e vi sobre esses operadores norte americanos, o nosso banco de dados não suportaria...Daí a minha "tendência" a duvidar das intenção do Don Cutter, mesmo admitindo q ele agiu com muita diplomacia nessa questão do torneio.

E volto mais uma vez a lamentar pelos nossos amigos. Eu tb tenho certeza q eles não estão tão chateados pela questão financeira, ou de tempo...eles devem estar chateados é por não pescar, isso, depois de se preparar durantes meses para o torneio.

Eu me coloco no lugar do Zeca...q estava indo pela primeira vez para aquelas bandas...aff...foi um sonho q se tornou um pesadelo...E ainda vem essa turma toda, e eu me incluo em alguns trechos, para sair detonando quem tão bem os atendeu...hehee...

Chato, viu... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabrício,

O importante mesmo ( nesses casos ) é ter a humildade de reconhecer os excessos, e isso já se encontra mais que demonstrado ! Não devemos contudo, sob qualuqer aspecto, perder a disposição ( e energia ) de nos indignar com coisas que nos chocam, principalmente relativamente aos valores que cultuamos.

É claro que temos que buscar ( sempre ) o melhor para o nosso País, nossa Amazônia, e nossos direitos, quer como pescadores, quer como cidadãos ! Mas ( sempre tem um "mas"... ) é preciso serenidade para avaliar até onde essa "posse" é real, ou melhor, até onde nossa possessividade não poderá estar "enevoando" uma outra realidade, não menos verdadeira !

Já se foi o tempo de acreditar nos "livros de geografia demarcando o território brasileiro", de pensar que "os caras" ( independente de quem representem ) estão "tomando conta", pois a realidade globalizada é totalmente diferente disso, e abrange outros ( e "novos" ) conceitos de compartilhamento e responsabilidade coletiva !

Temos que pensar "maior", e ver que o problema não é "brasileiro" e sim "do planeta" ! Mais do que "posse', temos que ter a consciência de que é necessário lutar por algo mais do que "ter", até porque essa preciosidade remanescente dentre as que restaram ao mundo, precisa ter "foco coletivo" ! Claro que tudo isso é muito "macro", mas descendo para nossa realidade cotidiana, e é dentro dela que insiro esse comentário, é preciso que defendamos não apenas nossas águas, nossas florestas e nossos peixes, mas que saibamos respeitar ( e fazer respeitar ) as leis e convenções que estabelecem critérios de utilização, não apenas para os estrangeiros, mas para os próprios brasileiros...

Os tais "empresários americanos" que parecem "tão odiados" na região, possivelmente estão exercendo um "poder" maior que deveriam, exatamente por nossa ( em termos de participação comunitária ) complascência ! Não os conheço, sei da fama que os precede, mas não tenho dúvidas que se tratam de pessoas interessadas em fazer "seu negócio" prosperar, envolvendo algumas parcerias locais de forma contestável ! Pela reação final, descrita inclusive pelo Luizão ( que esteva lá ), acho muito difícil que "meros picaretas" possam assumir as coisas que já foram relatadas e apontadas !

Continuo defendendo ( cada vez mais ) a necessidade de uma política clara e transparente para a pesca esportiva, principalmente na Amazônia, quer para estrangeiros, quer para os próprios brasileiros !

Nossas águas não são "internacionais" ! Nosso posicionamento defensivo precisa ser aprimorado para ( a exemplo de outros países ) tirarmos melhor e mais proveitos de oportunidades com os investidores estrangeiros ! Isso tudo dentro de regras claras, previamente definidas, que beneficiem ambos os lados, não apenas um deles ( qualquer que seja... ).

Apenas os que tiveram o ENORME BENEFìCIO de conhecer a Floresta Amazônica, seus rios, fauna, flora, lagos, população ribeirinha, e tudo mais que cerca o "paraíso verde" é que entenderá a razão de tanta preocupação em preservação ambiental... Aqueles que ainda não tiveram essa oportunidade, que possam se programar, priorizando essa possibilidade, pois nada ( que conheço - que não é tão pouco assim... ) vale mais a pena... :wink:

Link para o comentário

Caros companheiros da Turma do Biguá,

Como o assunto é comum nos dois sites, perdoem eu colocar aqui o que postei no Tucunazul (mas que retrata meu posicionamento sobre o assunto).

Aí vai:

Em função do ocorrido com nossos amigos (a maioria de Minas Gerais), alguns companheiros de lutas em prol da pesca esportiva e meio ambiente, inclusive alguns colegas de sonhos na Federação, é conclusivo que do episódio sobraram muitos ensinamentos que podem servir de referência para comportamentos e decisões futuras.

Primeiramente, não há como deixar de elogiar a postura irretocável dos administradores do Tucunazul que numa postura ética, profissional e equilibrada buscaram de uma forma objetiva e clara, as informações capazes de desmistificar informações anteriores que eram incompreensíveis para a grande maioria dos freqüentadores do fórum!

Parabéns pela atitude que acabou por consolidar uma conduta já conhecida de todos, de seriedade e isenção que sempre caracterizaram este site, pois jamais qualquer um de nós viu qualquer dos administradores fazer juízo de valor sobre quem quer que seja. Que Deus os abençoe e que continuem para sempre, nos dando bons exemplos de conduta.

Do incidente podemos concluir:

a) Tratava-se de apenas mais uma pescaria onde um grupo de pescadores estrangeiros (14), convidados a participar de um evento onde haveria a presença de um mesmo número de pescadores brasileiros (14), numa mesma época e local e que numa estratégia de bom marketing foi denominado de 2 .º Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré.

b) Tal ?torneio? era promovido por uma operadora de turismo, ao que tudo indica americana, logo sem sede no Brasil, que tem um histórico de proporcionar viagens aos pescadores estrangeiros. Já que o assunto fiscal e tributário já está sendo apurado pela Polícia Federal, vamos deixar para a conclusão deles, mas a princípio existem tributos a serem recolhidos no Brasil, no mínimo aqueles derivados dos pagamentos realizados por brasileiros. (Talvez por isso algumas operadoras não façam questão de brasileiros) (rs).

c) Com o relato do Fabrício sobre o que vem acontecendo na Amazônia, especialmente no Rio Negro e afluentes, gerado por ações de operadoras estrangeiras que ?fecham? o acesso a todos, garantido pela Constituição, inclusive violando o direito sagrado de ir e vir de nós brasileiros, através da cooptação de comunidades ribeirinhas ?remuneradas? para impedir o acesso, afloraram informações da maior relevância! (Não estou afirmando que o Don Cutter faz isso, o tempo dirá!). Aliás, as referências sobre Don Cutter até então, eram as melhores possíveis e acredito que vão se confirmar, pois aparentemente se trata de uma pessoa responsável.

d) A ação do IBAMA, embora teoricamente não fosse sua atribuição, pois se trata de área afeta ao estado, é legítima na medida em que (agora) o local é reserva extrativista federal, e vem ocorrendo uma clara omissão do estado do Amazonas, o que determinou sua obrigatória ação supletiva para corrigir os erros. Além disso temos que considerar que o bioma amazônia é protegido pela Constiutição Federal, logo a ação do IBAMA é sempre bem vinda e justificada.

e) Tais eventos (torneios) são regulamentados por portarias tanto federais quanto estaduais e só podem se realizar através do respectivo licenciamento, mas como isso não é levado a sério (agora parece que vai ser) não surpreende o desleixo dos promotores, afinal não estamos no Brasil?

Resumo da ópera:

Tem razão o Faria que, inicialmente, (em defesa dos companheiros e amigos) se posicionou de forma clara (e com razão) em relação ao ocorrido.

Foi feliz o Luizão que se propôs a realizar (no futuro) os torneios através da coordenação da Federação (afinal ela não foi criada também para isso?).

É que o Luizão alcançou a realidade de que os americanos estão muito na frente em marketing e tecnologia, e que a troca de informações, as amizades criadas em tais eventos e as possibilidades futuras são infinitas! (Temos muito a aprender com eles). Já pensaram um circuito com a presença dos pescadores estrangeiros envolvendo etapas em Ipiaçú (tô puxando saco, e daí? - rs), Serra da Mesa, Tucuruí e Rio Negro?

Erros são mais comuns do que imaginamos e muitos foram cometidos. E é bom que seja assim, porque mesmo os profissionais, mesmo os competentes também os cometem! É da natureza humana, mas é preciso termos consciência que só evoluímos em função deles, pois é muito raro construirmos só em função de acertos.

Vejo no incidente uma oportunidade de que sejam consertadas algumas coisas erradas que vem acontecendo no ?ramo? da pesca, de forma que embora desagradável, o ocorrido vai servir de experiência para a construção de um futuro melhor (e mais organizado) para a pesca (d)/esportiva no Brasil.

Abração

Kruel

P.S. Mais uma vez há que ser elogiado o nível dos "post" aqui na turmadobigá! Muito se poderia dizer especialmente com relação aos relatos do Fabrício, que nos puseram a par sobre incidentes intoleráveis lá no Amazonas. Ao que parece, as coisas vão ser resolvidas dentro dos princípios que restabelecerão o estado de direito, coibindo as ações que vão muito além da legalidade.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...