Emerson Girotto Postado Setembro 9, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2010 Gostaria de dividir a experiência e expor o relato para os amigos comentarem. Sempre percebo nas pescarias de tucunaré, quando utilizo a isca Jumping Minnow (Rebel ou outras iscas similares) e uma carretilha com razão de recolhimento maior (7.0:1), que ao lançar a isca na direção que o barco está indo, o trabalho da isca fica diferente e, coincidência ou não, sempre acabo pegando mais peixes. É claro que isso tem a ver com a razão de recolhimento que, é compensada (ficando mais lenta) ao arremessar a isca na mesma direção que o barco entá indo, e isso faz com que a isca fique "dançando" por mais tempo no mesmo lugar. Para quem tem coordenação motora boa, dá pra ficar com a mão dando "toquinhos constantes", enquanto a outra mão recolhe lentamente com carretilhas 7.0:1....porém, nem todo mundo tem essa coordenação...(principalmente depois de umas cervejas, kkkk). Estou pensando em comprar um carretilha com razão de recolhimento lento, como a curado 200E5 para arremessar perpendicularmente ao barco, ou até mesmo na parte oposta, ou seja, de onde o barco está saindo. Será que vai dar certo? Queria ouvir a opinião dos amigos a respeito. Abraços. Emerson. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pinguim Postado Setembro 9, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2010 Fala Emerson, Em minha opinião é apenas questão de adaptação e treinamento! Com a 7:1 dá sim para fazer excelentes trabalhos de zaras e sticks bem lentos é ´só dar voltas na manivela mais devagar! Se perder uns 5 minutos treinando a sincronia de maniveladas mais lentas enquanto da os toques de ponta de vara verás que não tem mistério e que não vale apena investir em mais uma carretilha só por essa causa! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Binhofish Postado Setembro 9, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2010 Eu concordo com o Pinguim, o negócio é treino. Eu zaro lentinho e para ser sincero, a carretilha não tem influência alguma, pois, para isso eu só uso ela para recolher o excesso da linha bamba. Então pode ser 10:1 ou 1:1. Ela não tem influência alguma no trabalho mais lento. Quando o trabalho é frenético, rápido. Aí sim, uso a manivelada para imprimir velocidade. Desta maneira, a carretilha tem influência. Você quando arremessa em direção aonde o barco tá indo, você trabalha com a linha mais bamba, solta, por isso ela fica mais lenta, mais no mesmo lugar, pois o barco tá indo para o rumo dela. É só trabalhar com a linha bamba que terá a mesma lentidão. E para trabalhar é diminuir manivelada. Não precisa de diminuir velocidade na carretilha. Tenta dá mais toques antes de recolher. Dá mais toque que você recolhe atualmente, assim a linha vai bambear e ficará mais no mesmo lugar. Com o tempo você acerta o "time". Faça o teste para você ver. Arremesse e só vem zarando sem recolher, vai ver que depois do primeiro toque e a linha vai ficar mais solta e vai ter o mesmo efeito. Claro que sem recolher, lá pelo 5 toque vai ter tanta linha que a força não vai chegar na isca, porém uns 3 toques ela vai dá esse efeito. Tem que acertar o "time" e isso é prática. Coodernação motora é treino. Minha namorada tinha dificuldade, na medida que fomos pescando, se aperfeiçoou. Trabalha lento, rápido, estica, dá toque, afunda a isca e zara sub-superfície, enfim.... Não há segredo a não ser o treino. Se arremessar no lado oposto, onde tá saindo, mesmo sendo lento a carretilha, a velocidade do barco vai fazer o papel de recolhimento, a isca vai ser arrastada do mesmo jeito. Tanto, que depedendo da velocidade do barco, nem precisa recolher, só dá toque que ela fica zarando, mais fechado e dando mais cabeçada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Emerson Girotto Postado Agosto 24, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2011 Não desrespeito a opinião de ninguém...mas comprei uma curado com taxa de recolhimento 5.0:1 e o trabalho da jumping minnow T20 mudou totalmente...a bicha chega a quase voltar pra trás na hora de fazer as pernas do "Z". Emerson. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Odirlei Borin Postado Agosto 24, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2011 isso é bem interessante....este ano fui para barcelos e os peixes estavam super manhosos, mas mesmo assim tive mais ataques quando trabalhei a t20 super rapido....so uso carretilha com taxa de recolhimento rapido..e com a t20 até brincavamos apos uma semana inteira de uso fazia o trabalho da forma que queria..beijando o rabo, stick, subsuperficie, rapido com pulinhos...é so festa... mas como o amigo disse que comprou, segue sempre uma dica. o importante é se sentir confortavél..... abraxxx e boas pescarias..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Léo Andrade Postado Agosto 25, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2011 Tudo é adaptação, se chegar uma carretilha ....:1, a JM será a mesma, como tantas outras iscas. É questão de um pouco de treino mesmo, como disse o pessoal. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Agosto 25, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2011 dirigir uma Ferrari numa pista de 60km dá vontade de acelerar mas tem que acostumar a segurar o pé :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Agosto 25, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2011 Fala Emerson, Em minha opinião é apenas questão de adaptação e treinamento! Com a 7:1 dá sim para fazer excelentes trabalhos de zaras e sticks bem lentos é ´só dar voltas na manivela mais devagar! Se perder uns 5 minutos treinando a sincronia de maniveladas mais lentas enquanto da os toques de ponta de vara verás que não tem mistério e que não vale apena investir em mais uma carretilha só por essa causa! Abraço! Falou tudo. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Nakatani Postado Agosto 25, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2011 Zona de conforto, é que se busca, e cada pessoa tem a sua, o equipo tem a finalidade de ajudar, e ajustar, já dizia a musica "se todos fossem iguais a voce, que maravilha.....pescar....kkkk" desculpe o trocadilho....kkkkkkk, ficou bom para voce, gostou, manda bala. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Emerson Girotto Postado Agosto 29, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2011 Zona de conforto, é que se busca, e cada pessoa tem a sua, o equipo tem a finalidade de ajudar, e ajustar, já dizia a musica "se todos fossem iguais a voce, que maravilha.....pescar....kkkk" desculpe o trocadilho....kkkkkkk, ficou bom para voce, gostou, manda bala. Isso mesmo, ninguém é igual, ainda bem, kkkkkk... Não chamaria de "conforto" e sim "confiança". Também não chamaria de "investimento" e sim de "satisfação". O importante é cada um divulgar sua experiência com experiência. Eu já fiz a minha, com todas as taxas e recolhimento disponíveis no mercado (exceto com a nova abu 7.9:1) e pude verificar grande diferença, inclusive alterando varas de ação x-fast, fast, fast-mod, mod, sem mudar a velocidade das maniveladas (o que é um fator bem mais difícil de controlar, no meu caso). Abraço e boas pescarias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Agosto 29, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2011 Emerson, legal ter aberto este tópico. Zarando com trairão na AM, percebi como se torna fácil trabalhar arremessando p onde o barco está indo. Como vc disse, parece que chega a zarar p trás. Até recebi um "elogio" do piloteiro pelo trabalho, mas tb ele não viu pela perpendicular :gorfei: Este ano levarei uma carretilha 6.41 p facilitar, um conjunto leve p descançar os braços das hélices legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.