Cayo Postado Abril 10, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2011 Bom amigos pescadores acabo de adquirir uma Vara Sumax Cristalina 50 lbs, uma carreta Penn 340 GT2 e uma linha Monofila MAZZAFERRO TRILON TOURNAMENT 0,90MM 1000M. Gostaria de saber se é suficiente para a pesca de Piraibas, Pirarucus, Jaús, Pintados e Jundiás da Amazônia? Obrigado pela Ajuda Amigos PESCADORES... ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Pavan Postado Abril 10, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2011 Eu acho que uma vara de 50lbs não é suficiente para a pesca de jaús, pirarucus e piraibas. Eu usaria no mínimo 80lbs. Já para os pintados e jundias acho que dá sim.. Mas vamos ver as opniões dos colegas.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Andrade Postado Abril 10, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2011 Pesca pesada nao é minha praia, mas aqui no Araguaia o pessoal usa vara 80 lb pra cima p pescar piraíba e pirarara. Mas a carretilha é exelente. Já pros pintados, jundiás e pirarucu está sobrando, vai ficar desproporcional e vc vai rebocar eles. O pirarucu embora seja um peixe grande não é uma GRANDE briga. Eu utilizaria uma vara 30 ou 40 lb no máximo, e uma carretilha do porte de uma abu 5500 ou 6000. bração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Abril 10, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2011 Nas poucas experiências que eu tive com pesca mais pesada, só posso condordar com os amigos acima em parte, pois uso uso vara de fibra de vidro de 60 lb para esse tipo de pescaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cayo Postado Abril 11, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2011 Fico muito grato com a respostas dos colegas. Onde vamos pescar temos q fazer uma mix de tudo e os rios são novos muita pauzada e não podemos dar muita brecha para os peixes por isso a carreta. E a vara eu não quis perder muita a sensibilidade por isso uma 50 lbs... Mais foi bom ouvir a opnião dos irmãos de pesca inf. nunca é de menos Abraços... :amigo: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andreony Baumann Postado Abril 11, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2011 Pra pesca de grandes peixes de couro, vara de 50lbs é p/ bate no lombo deles... :gorfei: :gorfei: :gorfei: Tem que ser acima de 80lbs Extra Pesada. P/ peixes de couro menores carretilhas com capacidade de + de 100mts de 0,50mm, varas de 25 a 40lbs!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 11, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2011 Cayo, O importante ( na minha modesta opinião ) é que a vara seja suficientemente flexível para trabalhar o peixe nas suas arrancadas ! A questão de ser ( ou não ) mais resistente, tem a ver com o espaço onde a "briga" vai ocorrer... Deixe-me tentar dizer em outras palavras... Quando um peixe de couro grande recebe a ferroada, qualquer tentativa de pará-lo será infrutífera, ou, ainda pior, coloca em risco a quebra de uma das partes do conjunto ( o elo mais frágil ). Com isso, a primeira coisa a ser feita, é trabalhar com um conjunto que seja ( e esteja ) equilibrado... Voltando ao peixe ferrado, e sua corrida, a regulagem do freio da carretilha / molinete é que fará com que a quantidade de linha puxada permita com que ele ( o peixe ) corra mais ou menos ! Mais uma vez é preciso lembrar que não adianta o freio ficar fechado demais, pois isso colocará em risco a parte frágil ( sempre haverá uma ) do conjunto ! Isto posto, tá na hora de falar da vara e sua flexibilidade / resistência ! A missão da vara é de oferecer resistência a força do peixe ! Quanto mais dura a vara, maior a dificuldade do peixe vergá-la ( que é como ele tira linha... ). Em contrapartida, quanto mais dura ( menos flexível ), maior a possibilidade da vara se tornar o "elo fraco" do conjunto... Uma das coisas que aprendi nesses anos de pescaria ( e já faz algum tempo... ) é que devemos estar preparados para desenvolver uma "disputa equilibrada" com o que estamos querendo pescar ! Além de "ter mais esportividade", se torna algo mais prazeiroso de se fazer... Apenas para exemplificar, pense em pegar um peixe de 1 quilo com um conjunto que está apto a embarcar peixes de 50 kg... Negócio sem qualquer adrenalina... Voltando a situação anterior, repare como alguns detalhes podem fazer a diferença nas escolhas a serem usadas ! Se você estiver pescando num local onde exista espaço para a "briga" e a possibilidade de "esbarrar num enrosco" seja pequena, use um material mais leve, com maior capacidade de linha, pois o peixe irá cansar e você poderá embarcá-lo após o esforço dele de "tanto tirar linha" ! Para isso, a vara precisa ser "pesada" ? Nem preciso responder... Mas supondo que o local onde vá usar o conjunto seja repleto de "tranqueira" e que o espaço de tempo que tenha para evitar que o "bruto" vá para o enrosco, seja o fator determinante para o sucesso, a estratégia passa a ser outra, com o uso de um conjunto mais "duro", tanto de freio quanto de vara ! Lembrar sempre que o risco de quebra sempre aumenta, e torna-se necessário buscar um equilíbrio para garantir a adrenalina... Não há como frear a arrancada, mas há como dificultar a fuga / enrosco, e para isso, seu piloteiro deverá estar atento e colocar o bote o mais próximo do peixe, diminuindo o espaço da vara e o local da fisgada ! Acho que já falei demais... Use aquilo que achar conveniente, pois parte do nosso aprendizado vem dos "erros e acertos" próprios, após nossas conclusões ! Pessoalmente meu equipamento de fundo é composto por uma vara de 60 lb e linha multi de 60 / 80 lb ( com um enorme líder de mono trançado por conta da abrasão ). Já embarquei bons peixes com ele, assim como perdi outros tantos... Boa sorte para vocês ! joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adriano Banzai Postado Abril 11, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2011 Para variar, o Kid matou o assunto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cayo Postado Abril 11, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2011 Bom apos essa explicação do nosso irmão de Pesca Kid M n tenho mais duvidas... abraços a todos e muito obrigado... ::tudo:: ::tudo:: danca:: danca:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme-Banzai Postado Abril 12, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Abril 12, 2011 Faço minhas as palavras do Kid. srsrsrsrsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilson Schott Postado Fevereiro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 29, 2016 Sem contar que essa vara não dá só 50lbs nem a pau kkk..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.