Fernando Maia Postado Maio 9, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2011 Este relato é do meu amigo e xará Fernando Braga! Um Grande Amigo, mandou-me um ovo de páscoa com um recheio especial: A foto diz quase tudo, só é preciso especificar as 2 iscas: Tibele TT40 marrom escuro, de superfície, hélice e ratling, barbela, flutuante rápida de 5g e 4cm Tilapia Turbo Popper TTP branca cabeça vermelha, no mais tudo igual a TT40. Detalhe importante: uma com cor ideal para águas claras e a outra para mais escuras. O chaveiro com a isca rosa, eu já adivinhei que era para a minha esposa (e não errei). O outro foi para o puxador de um ziper da bolsa de pesca. Os patches coloquei no colete de pesca, “véinho”, agora com decoração nova. O boné ficou confortável na minha cabeça, então ... Sexta feira, 29.Abr (pô, a Páscoa já passou; é mais os Correios entregaram com o atraso pontual dos dias atuais). Preparação das “traias” para o dia seguinte. TTP na vara Custom by Pozzobon IS561L IM6, 5´6”, 2 a 4lb, casting 1/16 a 1/4oz, micro molinete Shimano Symetre 500FJ, linha Rapala Finesse 0,16mm e 5,3lb TT40 na vara Custom by Jansen, 6´6”, 2 a 6lb, casting 1/32 a 3/16oz, micro molinete Abu Garcia C100UL, e a mesma linha. Eu precisava de um parâmetro para comparar a eficácia das iscas, no caso, o esquema de ração de peixe como isca. Para isso usei a vara Quantum Micro MS-54SULG, 5´4”, 1 a 4lb, casting 1/80 a 1/16oz, micro molinete American Outdoor AB-20C, linha Sumax FS 5x 10lb. Sábado, 30.Abr, 08:30 am A bolsa de pesca (com o chaveiro) e os conjuntos (no protetor Tabajaras Products by eu), com o prendedor de varas (Tabajaras Products by eu também), já no pesqueiro. Sorry, fotos de celular ... Eu (product by meus pais) e os dois conjunto principais. E “bóra” pescar no lago das tilápias. Na primeira hora e meia usei o conjunto para isca de ração, com a qual estou mais acostumado, para medir a atividade das tilápias. Ruim no fundo, boa na superfície. Na média 2 a cada ½ hora, aproximadamente (cheguei a acompanhar mais ou menos no relógio), com parada para uma visita ao bar (água mineral, antes que os maldosos façam ilações erradas, com reserva sendo levada para a beira do lago) e ao “toilette dos mininos”. O tamanho variou entre 30cm e 40cm, e foi assim o dia inteiro. Um espécime que depois foi para a “caixa” do pesqueiro (o que é isto conto outro dia). Daí, até mais ou menos 11hs, usei a Tibele. Eis um dos que ela me trouxe (este de 40cm, comprimento maior que saiu ao longo do dia) Também foi para a “caixa”, aliás, todas foram. A qualidade horrível da foto torna difícil vê-la na boca do peixe. Mas está lá. A produtividade caiu para a metade. Foram só 2 durante uma hora. Mas, é um pesqueiro, tilápias acostumadas com ração, e eu ainda estou começando com artificiais. Depois foi a vez da TTP. Mesmo desempenho (mesmo local, mesmo “porqueira” de pescador com artificial, ...) Mas ai já dá para ver (“male, má”) a isca. Almoço. Sonequinha. Volta ao lago. Voltei a usar ração como isca (queria mais ação) e também spinners (desta vez não tentei jigs). No spinner a produtividade melhorou, mas eles são realmente mortais para tilápias, porque podem ser trabalhados em diferentes profundidades, e ai dá para acompanhar o humor das “crianças”. Quando estava para escurecer fui embora para casa, deixei toda a tralha no pesqueiro (pode-se dizer que já sou da casa, e já tenho um “lugarzinho” para isto), pois voltaria domingo. Voltei no domingo, mas nada de especial a relatar, pois foi um “replay” de sábado. Apenas começou a chover no meio da tarde, e ai fui embora mais cedo. Agora, queria ajuda de quem já usou estas iscas, para eventualmente melhorar o resultado. Trabalhei arremessando em vários pontos, recolhendo hora continuamente, variando a velocidade de muito lento, para um pouco mais que lento (são tilápias, “né”?), as vezes com toques de ponta de vara, as vezes “popando”, com e sem paradinhas, ... e mistura de tudo isso. Alguma dica? Este relato tem a minha satisfação de elaborá-lo e patrocínio do meu Grande Amigo (Coelho da Páscoa). Poucas fotos, pois não gosto de perder tempo quando estou pescando, meu celular é uma droga em foto, e meus 10 dedos da mão não conversam entre si em algumas situações. Espero que apesar dos pesares, gostem. Inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sone Postado Maio 9, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2011 Atrasado, mas chegou por aqui rs! Parabéns pela pescaria com metodologia científica, Fernando Braga! Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.