Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 amigos pescadores a tempos tomo uma ligeira coça :gorfei: para deixar as nossas favoritas hélices amazônicas no ponto ideal,ou seja o seu passo perfeito,as vezes parece que sim mas durante um dia de pescaria a linha torce,outras vezes no próprio arremesso a hélice gira,pergunto aos amigos acontece com voces? é normal? numa hélice original por ex Caribe ou high Holler,qual o toque ideal?eu me viro aqui na piscina regulando as danadas mas num dia inteiro na amazõnia é outra estória doeu:: meu recurso aos piloteiros tem amenizado esse transtorno,girador tenho minhas dúvidas se funciona pode melhorar? :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Ramon, excelente pergunta. Como vc sabe, o atrito da hélice na água faz com q o corpo da isca gire. Girando, a sua linha vai para o espaço e vc perde qualidade de arremesso, pois a linha torcida fica "empelotando" e travando 50% dos seus arremessos, e o pior, por mais q vc tente desenrolar a linha (trocando de lado, ou navegando), já era....vc vai perder desempenho. Nas iscas com 2 garatéias a torção é ainda maior...pois o arrasto das garatéias na água ajudam a isca a se manter estável. Iscas com 3 garatéias torcem bem menos. Outra coisa q contribui muito para a torção da isca é o tipo de superfície do corpo. Vc já reparou q iscas novinhas torcem menos!?!!? POis é...a medida q as garatéias vão estragando o verniz e o corpo da isca, o arrasto da isca na água aumenta e ela gira mais. Alinhamento dos metais. Todos os pitões influencidam no arrasto da isca na água...mas se o pitão traseiro não estiver alinhadinho com o corpo da isca, ela tende a puxar para um lado. Resumindo....para se ter uma boa isca de hélice é preciso observar uma série de fatores...Muitos julgam uma isca sem nunca ter "batido cabeça" para entender o seu funcionamento, e outros muitos sem nunca ter trabalhado uma por mais de alguns minutos. Eu, particularmente, prefiro usar iscas com 3 garatéias, novas, com metais alinhados, e, ultimamente tenho colocado um girador o nariz dela. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Celso Mendonca Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Fala Ramon. joia::: Esse tipo de problema eh geral.Andei usando girador uma epoca,mas fiquei com a impressao de que o peso dele,mesmo sendo pouco,fazia o nariz da isca dar uma afundadinha na hora da puchada.Coisa pouca mas suficiente para a helice vir meio submersa no inicio,diminuindo o barulho e o espirro de agua.Acabei abandonando essa alternativa,voltando a atar a linha direto na isca. ::tudo:: Hoje uso o metodo tradicional:desenrolar o carretel com o barco andando e depois de 2 ou 3 dias inverter a linha.As vezes,no quarto ou quinto dia,nao tem jeito,troco toda a linha mesmo. doeu:: Nunca tive uma helice que comecou e terminou uma pescaria inteira,nas primeiras porradas............foi se o passo acertado,o pitao entorta e etc.,nao tem jeito. Abraco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Fala Ramon. joia::: Esse tipo de problema eh geral.Andei usando girador uma epoca,mas fiquei com a impressao de que o peso dele,mesmo sendo pouco,fazia o nariz da isca dar uma afundadinha na hora da puchada.Coisa pouca mas suficiente para a helice vir meio submersa no inicio,diminuindo o barulho e o espirro de agua.Acabei abandonando essa alternativa,voltando a atar a linha direto na isca. ::tudo:: Hoje uso o metodo tradicional:desenrolar o carretel com o barco andando e depois de 2 ou 3 dias inverter a linha.As vezes,no quarto ou quinto dia,nao tem jeito,troco toda a linha mesmo. doeu:: Nunca tive uma helice que comecou e terminou uma pescaria inteira,nas primeiras porradas............foi se o passo acertado,o pitao entorta e etc.,nao tem jeito. Abraco. tenho feito isso Celso,desenrrolar a linha navegando e inverto tambem,vou observar os metáis como o Fabrício falou,estou dando preferencia para iscas com o dorço escuro ou faço uma linha grossa para eu observar se há torção durante o trabalho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Fala Ramon. joia::: Esse tipo de problema eh geral.Andei usando girador uma epoca,mas fiquei com a impressao de que o peso dele,mesmo sendo pouco,fazia o nariz da isca dar uma afundadinha na hora da puchada.Coisa pouca mas suficiente para a helice vir meio submersa no inicio,diminuindo o barulho e o espirro de agua.Acabei abandonando essa alternativa,voltando a atar a linha direto na isca. ::tudo:: Hoje uso o metodo tradicional:desenrolar o carretel com o barco andando e depois de 2 ou 3 dias inverter a linha.As vezes,no quarto ou quinto dia,nao tem jeito,troco toda a linha mesmo. doeu:: Nunca tive uma helice que comecou e terminou uma pescaria inteira,nas primeiras porradas............foi se o passo acertado,o pitao entorta e etc.,nao tem jeito. Abraco. tenho feito isso Celso,desenrrolar a linha navegando e inverto tambem,vou observar os metáis como o Fabrício falou,estou dando preferencia para iscas com o dorço escuro ou faço uma linha grossa para eu observar se há torção durante o trabalho.e Fabrício realmente as de 2 garatéias são mais instáveis que as de 3,aumentei um número #da garatéia da frente melhorou,abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Veiga Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 amigos pescadores a tempos tomo uma ligeira coça :gorfei: para deixar as nossas favoritas hélices amazônicas no ponto ideal,ou seja o seu passo perfeito,as vezes parece que sim mas durante um dia de pescaria a linha torce,outras vezes no próprio arremesso a hélice gira,pergunto aos amigos acontece com voces? é normal? numa hélice original por ex Caribe ou high Holler,qual o toque ideal?eu me viro aqui na piscina regulando as danadas mas num dia inteiro na amazõnia é outra estória doeu:: meu recurso aos piloteiros tem amenizado esse transtorno,girador tenho minhas dúvidas se funciona pode melhorar? :amigo: Ramon.......grande amigo, nós que sempre pescamos os bocudos com as iscas de hélice vivemos esse dilema referente a regulagem do passo da hélice e o uso de giarador no snap........quanto ao passo da hélice tem que ter paciência e ir regulando e testando a isca......mas não tem geito algumas hélices ficam roncando melhor que outras e as vezes fico sem paciência e termino usando aquela que já está no ponto. doeu:: doeu:: doeu:: O Fabrício tocou num ponto muito importante que são os metais..... os pitões e a própria hélice. Quanto ao uso do girador desde que o amigo me presenteou com o snap capella com girador, passei a usá-los............melhorou a torção da linha, mas não resolveu o problema totalmente. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Já tentei usar girador, mas achei que não deu efeito... achei até que fez torcer mais em iscas tipo Caribe... O que me chamou mais ateção é em relação ao pitão trazeiro. Se este está torno a isca torce mais e se ele está desgastado tb, começa a freiar a helice e tb torce mais... Pra mim, o ideal é: -> 1 Pitão trazeiro novo por dia -> Troca da linha toda na quarta-feira da semana de pesca.(Já incluo esse gasto em minha cabeça pra não ter pena na hora) (lembrando a quem ler que estamos nos referindo a pesca dos açus) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Amigo Ramon, além dos motivos acima citados, já notei que quando uso lider a torção aumenta, mais um motivo de ter abolidos. Tenho usado snap sem girador, rips de 3 garatéias, PP 65 lbs e pedindo aos piloteiros p regular as "paletas", problema resolvido legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 amigos pescadores a tempos tomo uma ligeira coça :gorfei: para deixar as nossas favoritas hélices amazônicas no ponto ideal,ou seja o seu passo perfeito,as vezes parece que sim mas durante um dia de pescaria a linha torce,outras vezes no próprio arremesso a hélice gira,pergunto aos amigos acontece com voces? é normal? numa hélice original por ex Caribe ou high Holler,qual o toque ideal?eu me viro aqui na piscina regulando as danadas mas num dia inteiro na amazõnia é outra estória doeu:: meu recurso aos piloteiros tem amenizado esse transtorno,girador tenho minhas dúvidas se funciona pode melhorar? :amigo: Ramon.......grande amigo, nós que sempre pescamos os bocudos com as iscas de hélice vivemos esse dilema referente a regulagem do passo da hélice e o uso de giarador no snap........quanto ao passo da hélice tem que ter paciência e ir regulando e testando a isca......mas não tem geito algumas hélices ficam roncando melhor que outras e as vezes fico sem paciência e termino usando aquela que já está no ponto. doeu:: doeu:: doeu:: O Fabrício tocou num ponto muito importante que são os metais..... os pitões e a própria hélice. Quanto ao uso do girador desde que o amigo me presenteou com o snap capella com girador, passei a usá-los............melhorou a torção da linha, mas não resolveu o problema totalmente. joia::: :amigo: Jaime,hoje passei o dia preparando as hélices,e realmente as mais novas usando multi direto com o snap/girador do capela ficou um espetáculo.".na piscina" agora é esperar setembro chegar hehe danca:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Amigo Ramon, além dos motivos acima citados, já notei que quando uso lider a torção aumenta, mais um motivo de ter abolidos. Tenho usado snap sem girador, rips de 3 garatéias, PP 65 lbs e pedindo aos piloteiros p regular as "paletas", problema resolvido legal::amigo Lamana acho que estamos descobrindo o caminho é por ai mesmo. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 OI Amigo Ramon,faço um exame médico na hélice: -Pitão da frente,tem que estar alinhado com a isca e não pode girar com facilidade,quando não fica firme,tiro,passo bastante veda rosca no parafuso até o pitão ficar firme. -Pitões do meio,também devem estar alinhados com a isca e não podem girar com facilidade,faço o mesmo processo. -O pitão traseiro deve estar alinhado com o pitão dianteiro.Não pode estar torto para cima, para baixo, para os lados.Não é raro iscas como a Rip novas virem com o orifício de fixação do pitão traseiro torto,você troca o pitão e ele entra torto,me vejo obrigado a entortar o pitão para ficar alinhado com a isca. -É comum a peça que separa a hélice do orifício do pitão se desgastar e o oríficio traseiro da hélice rodar em cima da parte do pitão que esta entortanto para formar o oríficio. -Os split rings devem estar soltos nas argolas da isca. -As hélices são um problema a parte,no início para regular ,aquela pequena entortada com o polegar e o indicador,a abertura das hélices devem ficar iguais,devia existir um aparelho;se você acerta o passo logo,tudo bem,as vezes fica difícil,quando necessita o alicate,mal prognóstico. - Existem iscas que só consigo acertar o passo após trocar a hélice e as vezes o pitão. -Para acertar o passo ,testo sem vento,com vento muda muito. -Dependendo da altura que você esta em relação a água pode mudar o trabalho. -Tem iscas que você acerta o passo logo e ficam muito boas. -Tem iscas que parece melhor jogar no lixo. -As garatéias,vejo a posição da isca na água,o ideal que ela ficasse a 45 graus,tem Rip,principalmente 6.25 que vem boiando,outras afundam mais que 45 graus. -Quando vou na loja comprar a hélice ,vejo o peso,principalmente as Rip 6.25,tem hélices com 45 gramas(5 (gramas de embalagem),tem hélices com 50 gramas,compro as mais leves.Observo os pitões através da embalagem. -Tenho treinado com este snap e girador,achei que melhora,não sei se vai aguentar: http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=687502 Snap capella grande reforçado(GR) e girador owner. Não consigo encontrar aquela peça que separa a hélice do orifício do pitão,se alguém souber ,agradeceria,um abraço. amigo Gusso mais uma vez o FTB "é o fórum" ::tudo:: palmas:: só tem fera hehehe amigo esclareceu demais nada como a esperiência e muita observação,sobre a peça eu acho que o Mauro Nakatami possa ajudar,abração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 TENHO A MESMA DUVIDA DO GUSSO ... COMO VCS FIXAM O GIRADOR DIRETO NO PITÃO FRONTAL DA RIP ? De forma q fica .... multi - girador - isca ! Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Já tentei usar girador, mas achei que não deu efeito... achei até que fez torcer mais em iscas tipo Caribe... O que me chamou mais ateção é em relação ao pitão trazeiro. Se este está torno a isca torce mais e se ele está desgastado tb, começa a freiar a helice e tb torce mais... Pra mim, o ideal é: -> 1 Pitão trazeiro novo por dia -> Troca da linha toda na quarta-feira da semana de pesca.(Já incluo esse gasto em minha cabeça pra não ter pena na hora) (lembrando a quem ler que estamos nos referindo a pesca dos açus) tem razão amigo :amigo: Beto ::tudo:: ,troquei alguns pitões e hélices ficaram fantásticas,quanto a troca das linhas eu concordo com voce, só to tentando aumentar esse tempo pois uso :gorfei: varivas e YGK carinha pra cacete doeu:: brigadão,abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 TENHO A MESMA DUVIDA DO GUSSO ... COMO VCS FIXAM O GIRADOR DIRETO NO PITÃO FRONTAL DA RIP ? De forma q fica .... multi - girador - isca ! Abraços amigo Felipe eu to colocando assim mesmo (o capela com girador owner) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Gusso essa dica ta certinha palmas:: -Dependendo da altura que você esta em relação a água pode mudar o trabalho. -Tem iscas que você acerta o passo logo e ficam muito boas. -Tem iscas que parece melhor jogar no lixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Gusso essa dica ta certinha palmas:: -Dependendo da altura que você esta em relação a água pode mudar o trabalho. -Tem iscas que você acerta o passo logo e ficam muito boas. -Tem iscas que parece melhor jogar no lixo. no caso das unanimes Caribes e High Roler estava na hora de aparecer umas de ABS nos mesmos padrões Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 TENHO A MESMA DUVIDA DO GUSSO ... COMO VCS FIXAM O GIRADOR DIRETO NO PITÃO FRONTAL DA RIP ? De forma q fica .... multi - girador - isca ! Abraços Felipe,você amarra a linha(nó palomar) no girador e põe o snap na isca,um abraço. Gusso to usando o palomar com líder e agora direto na multi voce depois confirma com mais umas laçadas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 TENHO A MESMA DUVIDA DO GUSSO ... COMO VCS FIXAM O GIRADOR DIRETO NO PITÃO FRONTAL DA RIP ? De forma q fica .... multi - girador - isca ! Abraços amigo Felipe eu to colocando assim mesmo(o capela com girador owner) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa. E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema. Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa. E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema. Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador. joia::: bom Fabrício se voce já testou tá beleza vou comprar um pacote e pedir ao capela pra por um snap e tambem saber a libragem desse owner que ele usa,abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa. E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema. Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador. joia::: Isso mesmo q eu queria .... abre no alicate de bico mesmo ? É tranquilo o processo ? Ou é fods...E não entorta no pitao junto ? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa. E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema. Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador. joia::: Isso mesmo q eu queria .... abre no alicate de bico mesmo ? É tranquilo o processo ? Ou é fods...E não entorta no pitao junto ? Abraços Entorta não.....pode abrir q é tranquilo. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Celso Mendonca Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 Usem aquele girador da Sasame Power tamanho 4 (76lb)....este girador é muitoooo pequeno. Dá pra usar até o tamanho 2 (133Kg)...q vai de boa. E tenho usado o girador + snap e não tenho tido problema. Agora, quando os bocudos estão atacando legal as iscas de hélice, eu abro um pouquinho o olho do pitão do nariz e coloco o girador direto no pitão.....Depois aperto o olho novamente....assim, amarro a linha direto no girador. joia::: Isso mesmo q eu queria .... abre no alicate de bico mesmo ? É tranquilo o processo ? Ou é fods...E não entorta no pitao junto ? Abraços Entorta não.....pode abrir q é tranquilo. joia::: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Essa solucao eh boa,vou testar.Simples,simples................. doeu:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Maio 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 o Capela me informou que o Owner é muito resistente,mas esse ele me deu ano passado e agora está usando um outro modelo com rolamento segundo ele muito melhor,então levarei pra gente ,abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francisco Jr Postado Maio 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2011 A unica coisa que faço é soltar a linha na hora que o barco estiver andando, para desenrolar um pouco a multi... Sobre o girador, nunca testei mas quem sabe esse ano de certokkkkkkkk. abrasss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.