Ir para conteúdo

Quando termos um grande Torneio de Pesca a nível Nacional


Posts Recomendados

Isso ae....o que falta para termos um circuito nacional nos moldes de Bass Masters Séries , claro que com um nível de premiação menor, mas não tão menor assim também.

Vocês já imaginaram os benefícios decorrentes de tal empreitada ??

A pesca esportiva tem que ser profissionalizada a nível dos melhores na água......essa é minha intenção ao levantar este tema.

Estaríamos maduros o suficiente, pra alavancar um evento desta magnitude em termos de Brasil ??

Em funçaõ da variedade de nossa ictiofauna, um torneio desse deveria ser mono ou multi espécie, água doce e/ou salgada ??

E ae.....acredito que temos excelentes pescadores prontos pra despontarem num evento desses.......e a indústria ???, já teríamos industria dispostas a investir em Pescadores, investir com dinheiro e não só com produtos.

Deveria atingir a todas as regiões ??? Quantas provas deveriam constar do calendário do evento.

E por fim, quem poderia assumir esta empreitada ?? A Confederação Oficial ???

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega e um evento desta magnitude teria que ter uma grande equipe para levalo a diante, e acho meio dificil de ocorrer pelas dimenssões do brasil.

A ideia e otima, mais outro problema e quem assumiria tal evento, como seria feito as eliminatorias por região, qual tipo de pesca, e muito diferente a pesca em aguas interiores e a pesca no mar.

lindas iscas Silvio, coloca os preços na seção de compra e venda.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria muito bom!!!

Tipo "Circuito Nacional do Tucunare "... Com etapas no tocantins!!! Serra da Mesa!!! Umas duas etapas na Amazonia!!! e em outros points do nosso pais... Pq nao ?? Seria uma boa a pesca esportiva ja movimenta alguns $$$$$ esse campeonato ja teria como ser feito com os numeros que a pesca esportiva movimenta... seria so saber como atrair os Grandes Patrocinadores para essa empreitada!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adhemar........essa discussão ( no bom sentido ), já passou da hora, me permito discordar de vc, acho que temos pessoas mais do que preparadas para tal ( menos eu claro.... :D ), Norte, Nordeste, Centro-Oeste, sudeste e sul, minha sugestão é que se comece com 5 eventos, os pontos seriam totalizados e o ganhador evidentemente o que obtiver o maior nº de pontos.

Cada região para se habilitar deverá cumprir requisitos minímos, tipo: local de fácil acesso, hospedagem e alimentação aos pescadores-atletas , premiação miníma em dinheiro, sonorização, propaganda falada, escrita e televisada, apoio de uma grande rede de TV aberta ou por assinatura.

Fácil, acho que ninguém espera que seja, mas já passou da hora, somos hoje talvez entre pelo menos 5 maiores consumidores de produtos relacionados a pesca, temos peixes predadores tão esportivos ou mais do que qualquer outro país.

A Rapala por exemplo dedica na Espanha , boa parte dos seus ganhos a apoiar o meio ambiente, porque no Brasil ela não se dispõe a investir um centavo que for num Campeonato de Pesca Esportiva, e assim as várias outras fábricas, como por exemplo de motores, de varas, de carretilhas e molinetes , de barcos, de iscas, de linhas, de anzóis e garatéias e etc etc..,

Ficar achando que é muito difícil me parece muito comodismo, me desculpe, não é nada contra vc ou quem quer que seja, quem quer realmente que este mercado cresça, deve antes de tudo pensar em quanto anualmente enviamos para fora do país, sem um puto retorno desses fabricantes , e pagando caro, olhem o preço de uma carretilha aqui no Brasil e vejam quanto custa o mesmo produto lá onde é fabricado.

Algum de vocês, já viu uma negociação com algum fabricante de iscas artificiais ??? Ele manda a cor que quer, vc não pode simplesmente escolher as cores constantes no catálogo, será que lá nos EUA eles agem assim também, e as linhas e as carretilhas.

Caro adhemar.......sem comodismos.

Em algum lugar do Brasil neste momento , existe alguém capaz de levar este projeto adiante, temos que descobri-lo........ou inventá-lo.

Um Torneio de nível nacional alavancaria nossos fabricantes, e os de fora procurariam parcerias aqui dentro, é bom pra todo mundo, inclusive pra nós pescadores.

As minhas iscas ainda não estão a venda, são para consumo próprio, mas se vc quiser uma para experimentar terei imenso prazer em enviar pra vc.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Silvio....

Estou de pleno acordo, acho até, que este tipo de torneio poderia ser por regiões, após, os melhores colocados de cada região, se concentram em um único loca ex: amazônia, para a grande final...

Seria show de bola!!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei que e muito difícil, não impossível, e achar um grupo que seja bem afinado em todas as regiões, para organizar um tal evento, veja pelo lado das associações de pesca, elas não conseguem entrar em acordo entre si.

Quanto às iscas pode mandar que terei imenso prazer em coloca-las na boca de um tucunaré por aqui e te passar os resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dia que fizerem um Torneio Piloto,e buscarem um daqueles gringos lá do Bass Masters e derem divulgação, logo logo outros vão querer fazer e ai é igual rastilho de pólvora........o negócio é começar.

Sim eu sei que as associações não se entendem, e muito menos os próprios pescadores entre si, salvo raríssimas exceções, como o pessoal do Biguá, Mocorongos e mais um ou outro, mas não pode ser por isso que um evento desses não pode sair, se vc perguntar individualmente a cada um pescador pelo menos uns 90 % vão concordar, o resto é a turma do contra, ou acha que esta levando uma vantagenginha de algum fabricante e na verdade ta trocando cebola, quando eu proponho um Circuito Nacional , eu estou jogando todo mundo dentro de um liquidificador, e só irão sobreviver os que forem profissionais e tiverem garrafa pra vender, que garrafa ??, que domine tecnicamente a sua área, vão se separar o joio do trigo e surgirão novos ídolos ,que poderão alavancar as fábricas que participarem do movimento, sem ídolo fábrica nenhuma vai investir, temos que criar estes ídolos, por enquanto os que apareceram foram crias das circunstâncias e oportunidades sem querer desmerecê-los e por isso mesmo nem vou citar seus nomes.

Essa turma acabou se fechando em si mesma, e neste ponto eu concordo com vc , quem tá na teta não vai querer abrir espaço pra quem tá chegando, mas o que é do homem o bicho não come.Vai ter que acontecer , como diz um grande amigo meu, comigo ou sem migo.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M......tenho certeza que sua participação só irá acrescentar a este assunto, que a sua inteligência nos ilumine com boas propostas e soluções.

Aguardando,

Silvio

* Gostaria de ouvir o opinião dos nossos amigos foristas. É possível um Campeonato Nacional de Pesca Esportiva ?? ( Detalhe a sua idéia ai )

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Sílvio,

Fico temeroso que possa ter essa expectativa, até pelo que julgo poder acrescentar ao tema, pincipalmente por estar distante do eixo de pesca fluvial... Confesso-lhe que meus argumentos estão mais para a linha "intuitiva" ( agregando um pouco do que tenho visto / ouvido por aí ), do que algum tipo de conhecimento técnico sobre o assunto.

Minhas considerações tem início com a natural falta de qualquer coordenação existente no setor, seja de comando, liderança e até mesmo filosófica ( salvaguardando alguns ações isoladas de pessoas e/ou grupos abnegados ), persistindo ( comumente ) o conceito comercial de alguns em apenas "ganhar" ( nada contra o capitalismo, mas convenhamos... ). Não me refiro apenas as grandes empresas do setor, que desovam aqui o excedente de seus estoques, mas também - e principalmente - aqueles que aqui trabalham no ramo, e pouco parecem se importar com ações de preservação e manutenção dos propósitos de sua atividade. Isso certamente é assunto polêmico, e não é meu propósito ( pelo menos no momento ) entrar no mérito...

Outro aspecto também a ser avaliado, é que temos ( nós pescadores - principalmente ) a "síndrome da posse", mas não o compromisso do zelo ! Melhor dizendo, será que contribuímos com o mínimo necessário para garantirmos o que expressamos ? Nem sempre... Você próprio já diagnosticou a dificuldade existente entre os diversos grupos ( Fóruns e/ou Associações / Grupos de Pesca ) de se juntarem em prol de um resultado comum... Para não ficar no "abstrato", o que aconteceu com o "manifesto contra a Gol" que circulou ? Pelo que saiba, ainda são cobrados R$ 100,00 por tubos que levem "varas de pesca", mas nada, se contiverem "plantas de arquiteura", "lunetas", "teodolitos", etc... Não sei se o esforço de alguns poucos ( sempre abnegados ) conseguiu produzir os efeitos pretendidos... ( insisto que essa é apenas uma "visão", não necessariamente "a realidade dos fatos"... )

Ainda dentro desse mesmo "aspecto", gostaria de lembrar da reação de muitos usuários ( não apenas nesse, mas em outros Fóruns também ) na questão do cancelamento do Torneio Internacional que aconteceria no Alto Amazonas ! Antes mesmo que se apurassem as responsabilidades dos fatos, os "estrangeiros" já haviam sido crucificados... ( sem que a estória toda tivese sido apurada ). Não que especificamente os organizadores sejam "santos", mas pelo aspecto de "termos que dividir" o espaço que é nosso ( e aparentemente - só nosso ! ). Também é polêmica para um outro momento...

Porque me referi a esses pontos ? Apenas para dar sustentação no nosso grau de desenvolvimento e esportividade real no tocante ao estágio necessário a implementarmos algum modelo participativo de pesca esportiva no nosso País ( principalmente ao tocante as águas fluviais ). Já foi afirmado que "torneios como esses, possibilitam a definição de quem é quem", ou melhor, separarmos o "joio do trigo" ! Será mesmo ? Não consigo me motivar com isso,,, Acho que essa "conversa" de melhor e pior é muito relativa ! Não nego a capacidade e perícia dos profisisonais, mas sim a razão e propósito da sua existência...

Circuitos profissionais existentes no exterior são formas de divulgação de produtos a um público capitalizado e frequente, cada vez mais exigente nas suas demandas e ações de consumo, em locais em que existe transparência de deveres e obrigações ( parte a parte ). Aqui temos esse incomensurável problema de inconsequência dos fatos, independente de quem sejam seus protagonistas... Será que dá para alguém apostar ( profisisonalmente falando ) num cenário como esse ? Meio complicado, não ?

Por fim, e no aspecto sócio econômico, é preciso evoluirmos ( um pouco mais - no centro-sul, e enormemente no norte-nordeste ) como população econômicamente ativa, para estabelecermos parâmetros adequados a atração de um circuito como o pretendido ! Por que digo isso ? Alguém "admite" a implementação de um circuito de pesca ( mesmo sem ser profissional ) num cenário-ambiente de desrespito ecológico, pobreza e mendicância ? Claro que não ! O contraste dos "equipamentos usados" com as condições de miséria é absolutamente "improdutivo", ou deveria ser chamado de "inaceitável" ? Como é que seria feita a divulgação e o marketing de venda disso ? É complicado, mas não insustentável...

Para não falar apenas de "nãos", existe também os "sins", e eles começam exatamente nas fraquezas que possuímos, e que precisam ( sempre ) ser revertidas para coisas efetivas,,, Não entrarei na "cantilena" ( já antiga ) de que a "educação" é a base de tudo, mas de aspectos mais imediatos, como ter uma política clara que possa ser observada pela população ribeirinha ! Respeitar os "defesos", impedir a comercialização do pescado silvestre em escala industrial, e principalmente, gerar atividades paralelas as antigos "profissionais da atividade", transformando-os em "guias / piloteiros", é algo mais que viável, até porque serão eles os principais fiscais da conservação necessários a manutenção de suas atividades... Mas é importante frisar que esse é o "bloco afirmativo"... ( preciso me lembrar disso ).

Ações competitivas como as existentes em qualquer torneio, são uma forma de atração de um público silencioso que margeia anônimo todo esse cenário ! Possibilita sua inserção na "comunidade pescadora", e une propósitos e ações conjuntas ! Isso tudo é evidente ! Mas o que são mesmo os "pescadores esportivos" ? Para mim são aqueles "fominhas" que se dedicam periodicamente ( e a frequência é muito variável ) a prática de seu hobby predileto ! Isso não é um "meio de vida", e certamente não permite ser computado com "maior nível de aderência" a um projeto de maior alcance, claro que ressalvadas algumas poucas exceções ! Como estabelecer esse público como colaborador ? No máximo, eles serão particiantes de algo pronto e pré-produzido !

Entramos, dessa forma, num círculo vicioso, onde precisaremos ter os "ícones" como atração maior, e onde é que estão eles ? Atrelados a espaços comerciais e projetos de sobrevivência profisisonal no ramo ! Como pretender julgar "a" ou "b" pela participação societária em lojas e/ou divulgação de marcas nesse cenário ? Dá para fugir disso ? Estamos falando de torneios de grande visibilidade nacional, não apenas de esforços isolados ! A mídia ( que já atuou de forma mais presente no passado ) irá transmitir o que ? E o patrocinador, será / ficará isento de seus próprios produtos ? Parte dessas respostas são encontradas no interesse e participação de público nas feiras de produtos que anualmente acontecem em diversos locais brasileiros ! Entrevistados estão sempre "descontentes" ( ora com os preços, ora com as novidades ), mas permanecem fiéis, comparecendo aos eventos ano após ano...

Claro que a maior parte desses "problemas relatados" são superáveis, de forma menos complicada até do que parecem, mas é necessário querer, e isso, meu amigo, é algo carente ( e difícil ) nesse mercado. Pouquíssimos dominam o que já existe, e estão relativamente numa zona de conforto para buscarem melhorar e/ou ampliar essa relação de troca, pois dá trabalho, e isso, não necessariamente é o forte desse segmento...

Continuo achando ( na minha modesta forma de enxergar o tema ) que as associações que se dedicam às causas ecológicas são os principais parceiros de qualquer empreitada nessa ambição ! Somente após a exemplificação de estágios de sucessos obtidos, é que isso pode ter crença ( de terceiros ) em se expandir em outras áreas ainda degradadas de conscientização ! O trabalho que é feito por algumas delas é exemplar, e conduz ( a médio prazo ) a "sub produtos" que sustentariam esses torneios, sem que haja necessidade de aplicações maciças de "investidores" ! Os custos de brindes e coisas do tipo são de valor irrisório e facilmente obtíveis na própria comunidade onde o evento acontecesse ! Nesse aspecto, e com uma experiência e conhecimento real ( e legal ) sobre a ação dessas Associações, temos aqui no próprio Fórum, o jckruel, que certamente "é o cara" indicado a se manifestar sobre isso, porque faz parte como integrante e não ( como eu ) apenas por ser "simpatizante" a causa !

Finalizando, acredito e espero ( ainda em vida ) ver a maturidade alcançar o segmento como um todo, e não apenas alguns poucos setores dessa atividade que sempre nos trás prazer e alegrias ! Torneios são parte desse fortalecimento, que precisa mesmo de um grau de consciência geral da comunidade, para se eternizarem, independente de onde ocorrem, e quem os frequente, pois no fundo mesmo, o lucro mesmo será daqueles que usufruem dessa atividade...

Desculpe se meu posicionamento não foi conciliador, mas o "ceticismo" em medidas que há muito já deveriam ter sido implementadas me torna um tanto amargo na manifestação desse "assunto-tema" ! Com a programação de mídia a que somos submetidos na TV aberta, fica difícil aceitar que essas transformações venham a contecer no meu tempo de vida, mas elas chegarão, isso é algo inexorável... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Kid M,

Não há o que temer, minha expectativa antes de tudo é por uma postura íntegra , distâncias jamais devem criar obstáculos para certos posicionamentos

.......quem é do mar não enjoa.

"Minhas considerações tem início com a natural falta de qualquer coordenação existente no setor, seja de comando, liderança e até mesmo filosófica ( salvaguardando alguns ações isoladas de pessoas e/ou grupos abnegados ), persistindo ( comumente ) o conceito comercial de alguns em apenas "ganhar" ( nada contra o capitalismo, mas convenhamos... ). Não me refiro apenas as grandes empresas do setor, que desovam aqui o excedente de seus estoques, mas também - e principalmente - aqueles que aqui trabalham no ramo, e pouco parecem se importar com ações de preservação e manutenção dos propósitos de sua atividade. Isso certamente é assunto polêmico, e não é meu propósito ( pelo menos no momento ) entrar no mérito..."

Quanto ao exposto, não há o que opor.........pelo menos até aqui.... :D

"Outro aspecto também a ser avaliado, é que temos ( nós pescadores - principalmente ) a "síndrome da posse", mas não o compromisso do zelo ! Melhor dizendo, será que contribuímos com o mínimo necessário para garantirmos o que expressamos ? Nem sempre... Você próprio já diagnosticou a dificuldade existente entre os diversos grupos ( Fóruns e/ou Associações / Grupos de Pesca ) de se juntarem em prol de um resultado comum... Para não ficar no "abstrato", o que aconteceu com o "manifesto contra a Gol" que circulou ? Pelo que saiba, ainda são cobrados R$ 100,00 por tubos que levem "varas de pesca", mas nada, se contiverem "plantas de arquiteura", "lunetas", "teodolitos", etc... Não sei se o esforço de alguns poucos ( sempre abnegados ) conseguiu produzir os efeitos pretendidos... ( insisto que essa é apenas uma "visão", não necessariamente "a realidade dos fatos"... ) "

Já neste trecho .......lamento discordar, desconheço região que tenha feito mais repeixamento com peixes da própria bacia, que a nossa, aqui se fez e se faz, não ficamos esperando verbas públicas e nem apoio de fábricante de material de pesca, sofremos talvez o maior desastre ecólogico já ocorrido em um rio no Brasil, e estamos ai praticando a nossa atividade.Aqui nós fazemos não esperamos ninguém fazer por nós.Ainda não esta do jeito que pretendemos.......mas avançou, e fomos nós que fizemos avançar.Nosso sonho maior para a nossa região é eliminar a pesca profissional em águas de interior, é sonho, mas vivemos de sonhos, alguns se realizam , outros não.

"Ainda dentro desse mesmo "aspecto", gostaria de lembrar da reação de muitos usuários ( não apenas nesse, mas em outros Fóruns também ) na questão do cancelamento do Torneio Internacional que aconteceria no Alto Amazonas ! Antes mesmo que se apurassem as responsabilidades dos fatos, os "estrangeiros" já haviam sido crucificados... ( sem que a estória toda tivese sido apurada ). Não que especificamente os organizadores sejam "santos", mas pelo aspecto de "termos que dividir" o espaço que é nosso ( e aparentemente - só nosso ! ). Também é polêmica para um outro momento... "

Desconheço este tema, se puder nos explicar o que se sucedeu ?? Pelo relatado, faltou comunicação......e ai é florida......quem não se comunica......

Esse nosso é meio relativo.....

"Porque me referi a esses pontos ? Apenas para dar sustentação no nosso grau de desenvolvimento e esportividade real no tocante ao estágio necessário a implementarmos algum modelo participativo de pesca esportiva no nosso País ( principalmente ao tocante as águas fluviais ). Já foi afirmado que "torneios como esses, possibilitam a definição de quem é quem", ou melhor, separarmos o "joio do trigo" ! Será mesmo ? Não consigo me motivar com isso,,, Acho que essa "conversa" de melhor e pior é muito relativa ! Não nego a capacidade e perícia dos profisisonais, mas sim a razão e propósito da sua existência..."

Caro amigo.......acho que já ouviu falar de "figurativamente".....até hoje somos alvo de revistas e programas que afirmam certas verdades como absolutas, se esta bom pra vc, ok, pra mim não esta, a verdade apresntada por eles muitas vezes é completamente diferente daquela vivenciada por nós, mas isso só irá aparecer quando tivermos outros cabeças outros pensamentos.......essa é minha motivação, não aceito verdades absolutas, acho meio ditatorial, afinal cada um tem sua opinião, não é mesmo ??

"Circuitos profissionais existentes no exterior são formas de divulgação de produtos a um público capitalizado e frequente, cada vez mais exigente nas suas demandas e ações de consumo, em locais em que existe transparência de deveres e obrigações ( parte a parte ). Aqui temos esse incomensurável problema de inconsequência dos fatos, independente de quem sejam seus protagonistas... Será que dá para alguém apostar ( profisisonalmente falando ) num cenário como esse ? Meio complicado, não ?"

Pera ai, somos do mal?? Então o que estamos fazendo aqui.....Kid M, não exagera: são formas de divulgação de produtos, para um público como o nosso, inconsequência dos fatos........agora somos todos inconsequentes.....não concordo com isso não, lembra da maça ??pois é.......

"Por fim, e no aspecto sócio econômico, é preciso evoluirmos ( um pouco mais - no centro-sul, e enormemente no norte-nordeste ) como população econômicamente ativa, para estabelecermos parâmetros adequados a atração de um circuito como o pretendido ! Por que digo isso ? Alguém "admite" a implementação de um circuito de pesca ( mesmo sem ser profissional ) num cenário-ambiente de desrespito ecológico, pobreza e mendicância ? Claro que não ! O contraste dos "equipamentos usados" com as condições de miséria é absolutamente "improdutivo", ou deveria ser chamado de "inaceitável" ? Como é que seria feita a divulgação e o marketing de venda disso ? É complicado, mas não insustentável..."

Você há de concordar comigo que não dá pra varrer nossas mazelas pra debaixo do tapete......mas pera ai de novo.....sou do Rio.....e fizemos aqui um Panamericano, vocês sabem, claro.....com tiroteio nas favelas e o klharu quatro.......e foi demais.......nada por mais deprimente que seja foi capaz de tirar o brilho de um atleta recebendo sua medalha........olha não vejo esse argumento seu, como nada além de preconceito, e rapaz, sendo você um baiano( imagino que seja ), e vivendo numa capital de estado onde se respira a cultura negra, aliás a primeira verdadeira cultura introduzida no Brasil, acho até estranho esse argumento.

"Para não falar apenas de "nãos", existe também os "sins", e eles começam exatamente nas fraquezas que possuímos, e que precisam ( sempre ) ser revertidas para coisas efetivas,,, Não entrarei na "cantilena" ( já antiga ) de que a "educação" é a base de tudo, mas de aspectos mais imediatos, como ter uma política clara que possa ser observada pela população ribeirinha ! Respeitar os "defesos", impedir a comercialização do pescado silvestre em escala industrial, e principalmente, gerar atividades paralelas as antigos "profissionais da atividade", transformando-os em "guias / piloteiros", é algo mais que viável, até porque serão eles os principais fiscais da conservação necessários a manutenção de suas atividades... Mas é importante frisar que esse é o "bloco afirmativo"... ( preciso me lembrar disso )."

Pensei que não sobraria nada, aliás estou na dúvida.......ainda bem que a Suécia é la na Europa.....mas como você mesmo se pediu pra ser lembrado ( faz de conta que sou seu alter ego )......tudo isso já existe, tem que ser implementado, mas se não houver quem peça, se não houver quem lute por isso, nunca vai existir.....lembre-se nada muda se vc não mudar, compreendo que o tempo ás vezes nos maltrata, nos faz achar que certas coisas nunca deveriam mudar, que o status quo deve ser mantido custe o que custar.......:? , precisamos avançar

"Ações competitivas como as existentes em qualquer torneio, são uma forma de atração de um público silencioso que margeia anônimo todo esse cenário ! Possibilita sua inserção na "comunidade pescadora", e une propósitos e ações conjuntas ! Isso tudo é evidente ! Mas o que são mesmo os "pescadores esportivos" ? Para mim são aqueles "fominhas" que se dedicam periodicamente ( e a frequência é muito variável ) a prática de seu hobby predileto ! Isso não é um "meio de vida", e certamente não permite ser computado com "maior nível de aderência" a um projeto de maior alcance, claro que ressalvadas algumas poucas exceções ! Como estabelecer esse público como colaborador ? No máximo, eles serão particiantes de algo pronto e pré-produzido !"

Não existe uma só forma de ser pescador.......pescadores são muitos,são de várias espécies e de várias famílias, só pra usar uma figura de linguagem biológica....e não é figurativamente, senão vejamos, existe o barranqueiro, o adorador das isca artificiais, o pirangueiro, o zoiudo ( não é só Robalo que é zoiúdo ), o cientifíco e tecnológico, o amador e por ai vai,,,,,,,cada um é cada um.......assim como uma coisa é coisa outra coisa é outra coisa........:lol:

"Entramos, dessa forma, num círculo vicioso, onde precisaremos ter os "ícones" como atração maior, e onde é que estão eles ? Atrelados a espaços comerciais e projetos de sobrevivência profisisonal no ramo ! Como pretender julgar "a" ou "b" pela participação societária em lojas e/ou divulgação de marcas nesse cenário ? Dá para fugir disso ? Estamos falando de torneios de grande visibilidade nacional, não apenas de esforços isolados ! A mídia ( que já atuou de forma mais presente no passado ) irá transmitir o que ? E o patrocinador, será / ficará isento de seus próprios produtos ? Parte dessas respostas são encontradas no interesse e participação de público nas feiras de produtos que anualmente acontecem em diversos locais brasileiros ! Entrevistados estão sempre "descontentes" ( ora com os preços, ora com as novidades ), mas permanecem fiéis, comparecendo aos eventos ano após ano..."

Acho que deveria passar por este trecho......não consegui definir se é a favor ou contra........me desculpe.....:lol:

"Claro que a maior parte desses "problemas relatados" são superáveis, de forma menos complicada até do que parecem, mas é necessário querer, e isso, meu amigo, é algo carente ( e difícil ) nesse mercado. Pouquíssimos dominam o que já existe, e estão relativamente numa zona de conforto para buscarem melhorar e/ou ampliar essa relação de troca, pois dá trabalho, e isso, não necessariamente é o forte desse segmento... "

Enfim uma luz......caro Kid M.....passar por estrada já feita é fácil, o difícil é desbravar novos horizontes, romper barreiras, abrir estradas......não existe nada fácil neste mundo........e acho que no outro também não......estamos chegando num momento que novos caminhos ( o tema da nossa discussão ) deverão ser abertos, e quem chega primeiro bebe água limpa......aliás limpissíma..

"Continuo achando ( na minha modesta forma de enxergar o tema ) que as associações que se dedicam às causas ecológicas são os principais parceiros de qualquer empreitada nessa ambição ! Somente após a exemplificação de estágios de sucessos obtidos, é que isso pode ter crença ( de terceiros ) em se expandir em outras áreas ainda degradadas de conscientização ! O trabalho que é feito por algumas delas é exemplar, e conduz ( a médio prazo ) a "sub produtos" que sustentariam esses torneios, sem que haja necessidade de aplicações maciças de "investidores" ! Os custos de brindes e coisas do tipo são de valor irrisório e facilmente obtíveis na própria comunidade onde o evento acontecesse ! Nesse aspecto, e com uma experiência e conhecimento real ( e legal ) sobre a ação dessas Associações, temos aqui no próprio Fórum, o jckruel, que certamente "é o cara" indicado a se manifestar sobre isso, porque faz parte como integrante e não ( como eu ) apenas por ser "simpatizante" a causa !"

Concordo finalmente com vc, pelo menos no relativo as associações, quanto a forma de compor as premiações discordo, as fábricas podem e devem contribuir para o sucesso do evento, assim como os governos federal, estadual e municipal.

"Finalizando, acredito e espero ( ainda em vida ) ver a maturidade alcançar o segmento como um todo, e não apenas alguns poucos setores dessa atividade que sempre nos trás prazer e alegrias ! Torneios são parte desse fortalecimento, que precisa mesmo de um grau de consciência geral da comunidade, para se eternizarem, independente de onde ocorrem, e quem os frequente, pois no fundo mesmo, o lucro mesmo será daqueles que usufruem dessa atividade..."

Eu também espero que se realize ( estou com 50 ), concordamos.

"Desculpe se meu posicionamento não foi conciliador, mas o "ceticismo" em medidas que há muito já deveriam ter sido implementadas me torna um tanto amargo na manifestação desse "assunto-tema" ! Com a programação de mídia a que somos submetidos na TV aberta, fica difícil aceitar que essas transformações venham a contecer no meu tempo de vida, mas elas chegarão, isso é algo inexorável..."

Compreendo sua quase revolta, nem tanto contra o assunto , mas incluído este.Moro em região de interior, mas precisamente no noroeste do Estado do Rio, fui criado no Rio de Janeiro, na zona sul, então, vivi os dois mundos , tenho hoje 50 anos, assim como vc talvez não alcance o nirvana ainda em vida, que pra mim seria o abolimento da pesca profissional em águas de interior, não consigo aceitar uma coisa que até nossos hermanos argentinos já conseguiram abolir....... :oops: , no frigir dos ovos, vejo suas manifestações mais como desabafo do que propriamente como uma negativa ao desenrolar do EVENTO.

Temos que avançar.

E vamos.

Silvio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Silvio,

Tentando esclarecer ( nada além disso... )

.......lamento discordar, desconheço região que tenha feito mais repeixamento com peixes da própria bacia, que a nossa, aqui se fez e se faz, não ficamos esperando verbas públicas e nem apoio de fábricante de material de pesca, sofremos talvez o maior desastre ecólogico já ocorrido em um rio no Brasil, e estamos ai praticando a nossa atividade.Aqui nós fazemos não esperamos ninguém fazer por nós.Ainda não esta do jeito que pretendemos.......mas avançou, e fomos nós que fizemos avançar.Nosso sonho maior para a nossa região é eliminar a pesca profissional em águas de interior, é sonho, mas vivemos de sonhos, alguns se realizam , outros não.

Fico feliz de que existam esses locais, embora tenha feito uma ressalva para o eixo "sul-centro" num de meus comentários... Fique certo de que esse "sonho" ( relacionado a pesca profissional ) é compartilhado por muitos outros... Mas temos que acreditar venha ser possível, sim !

Desconheço este tema, se puder nos explicar o que se sucedeu ?? Pelo relatado, faltou comunicação......e ai é florida......quem não se comunica...... Esse nosso é meio relativo.....

É algo que aconteceu em Set / Out, e ganhou uma repercussão maior do que deveria... Está postado no Fórum ! Já foi...

Caro amigo.......acho que já ouviu falar de "figurativamente".....até hoje somos alvo de revistas e programas que afirmam certas verdades como absolutas, se esta bom pra vc, ok, pra mim não esta, a verdade apresntada por eles muitas vezes é completamente diferente daquela vivenciada por nós, mas isso só irá aparecer quando tivermos outros cabeças outros pensamentos.......essa é minha motivação, não aceito verdades absolutas, acho meio ditatorial, afinal cada um tem sua opinião, não é mesmo ??

Também não gosto de lidar com "verdades absolutas", mas a mídia tem importante papel no "fazer a cabeça" de todos, principalmente sem que existam meio alternativos... Mas concordo com seu posicionamento

Você há de concordar comigo que não dá pra varrer nossas mazelas pra debaixo do tapete......mas pera ai de novo.....sou do Rio.....e fizemos aqui um Panamericano, vocês sabem, claro.....com tiroteio nas favelas e o klharu quatro.......e foi demais.......nada por mais deprimente que seja foi capaz de tirar o brilho de um atleta recebendo sua medalha........olha não vejo esse argumento seu, como nada além de preconceito, e rapaz, sendo você um baiano( imagino que seja ), e vivendo numa capital de estado onde se respira a cultura negra, aliás a primeira verdadeira cultura introduzida no Brasil, acho até estranho esse argumento

Não sou preconceituoso Sílvio, mas talvez tenha uma ótica diferente e certamente um pouco mais amarga que a sua, embora concorde que o sucesso do PAN tenha sido evidente, independente do que acontecia ao redor ! Sim, sou baiano, mesmo tendo passado parte de minha juventude nesse mesmo Rio !

Pensei que não sobraria nada, aliás estou na dúvida.......ainda bem que a Suécia é la na Europa.....mas como você mesmo se pediu pra ser lembrado ( faz de conta que sou seu alter ego )......tudo isso já existe, tem que ser implementado, mas se não houver quem peça, se não houver quem lute por isso, nunca vai existir.....lembre-se nada muda se vc não mudar, compreendo que o tempo ás vezes nos maltrata, nos faz achar que certas coisas nunca deveriam mudar, que o status quo deve ser mantido custe o que custar.......Confused , precisamos avançar

É confuso mesmo, e possivelmente o primeiro passo da mudança efetiva ainda não tenha sido dado, mas você está certo nisso também !

Enfim uma luz......caro Kid M.....passar por estrada já feita é fácil, o difícil é desbravar novos horizontes, romper barreiras, abrir estradas......não existe nada fácil neste mundo........e acho que no outro também não......estamos chegando num momento que novos caminhos ( o tema da nossa discussão ) deverão ser abertos, e quem chega primeiro bebe água limpa......aliás limpissíma..

Touché

Concordo finalmente com vc, pelo menos no relativo as associações, quanto a forma de compor as premiações discordo, as fábricas podem e devem contribuir para o sucesso do evento, assim como os governos federal, estadual e municipal.

Acho que o jckruel é um cara que poderia / deveria se manifestar também... Fica o convite em aberto !

Compreendo sua quase revolta, nem tanto contra o assunto , mas incluído este.Moro em região de interior, mas precisamente no noroeste do Estado do Rio, fui criado no Rio de Janeiro, na zona sul, então, vivi os dois mundos , tenho hoje 50 anos, assim como vc talvez não alcance o nirvana ainda em vida, que pra mim seria o abolimento da pesca profissional em águas de interior, não consigo aceitar uma coisa que até nossos hermanos argentinos já conseguiram abolir....... Embarassed , no frigir dos ovos, vejo suas manifestações mais como desabafo do que propriamente como uma negativa ao desenrolar do EVENTO.

Caro Sílvio,

Somos portanto contemporâneos, e também temos pensamentos parecidos ( não necessariamente expressos do mesmo modo ! ). Também passei parte de minha vida pela Zona Sul do Rio, frequentei o Andrews, fiz faculdade na Piedade ( Gama Filho ) e Santa Úrsula. Pesquei ( peixe ) nas pedras da Urca, andei muito de ônibus, iniciei minha vida profissional por aí, frequentei a noite sem qualquer problema, e sempre assisti os jogos no Maraca sem a preocupação de quem estava ao eu lado ! O "mundo" hoje é outro, mas os ideais não necessariamente se modificam ! Acho até que se aprimoram ou melhor, se refinam com a maturidade da idade ! Pesca profissional em águs fluviais, é um dos grandes contracensos existentes, ainda mais atrelados a comercialização industrial ! Mas fiquemos mesmo com a "linha do desabafo" ! Quem sabe não nos encontremos mais a frente justamente num desses torneios... Espero viver ainda para desfrutar desse "nirvana" ! E, é claro, a vida evolui e avança, e nós precisamos - sempre - nos adequarmos a ela ! Tô colado na sua ( nossa ) motivação ! Em frente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola o debate...Pelo visto estamos com mais um "Kid" em nosso meio, e ganhamos, e muito, com isso...hehee....

Entendo perfeitamente a posição dos dois, e parabenizo o Silvio pela sua "garra" e força de vontade de ver a coisa fluíndo.

Infelizmente, eu, sou um daqueles negativistas, não q eu tenha deixado de acreditar em boas intenções, mas resumidamente "quanto mais conheço o ser humano, mais eu gosto do meu cachorro", hehee....já ouviu esse ditado?!??! hehee...

Não sou assim desde q nasci..hehee...sempre fui um dos q arregaçava a manga na frente de todo mundo, mas já tomei tanta cacetada, e vejo tanta safadeza em todos os lugares, q estou, a cada dia, preferindo ficar em casa com a minha família, a abraçar causa "alheia"... :shock:

Tb estou com o Kid em tudo o q ele disse...e acrescento mais da metade da culpa ao nosso Governo. Com essa carga de tributos gigantesca, vc acha q alguém vai querer patrocinar algum torneio a nível nacional?

Com um espaço na TV aberta (no SBT) ao custo de R$ 200.000,00 a hora, isso num domingo de madrugada, vc acha q alguém vai querer patrocinar alguma coisa? Tente imaginar o q são 200 mil gastos em apenas 1 hora??? :shock:

Com a exigência dos grandes fabricantes em patrocinar alguém, apenas de forma exclusiva, e ainda pagar miséria aos esportitas, vc acha q isso vai pra frente?

Uma propaganda em 1/4 de página da principal revista de pesca do Brasil...vc sabe quanto custa???

R$ 1.500,00 uma única inserção. :shock:

Como o Kid bem disse...e a título de exemplo, em setembro passado eu fui convidado a participar do 2º Torneio Mundial de Tucunaré lá no Amazonas...Consegui um preço super legal no pacote, e quando procurei os maiores donos de lojas do ramo de Brasília para me ajudar nas custas...Sabe o q eles me disseram???

"Meu amigo, com esse valor aí eu abaixo o preço em R$ 10,00 de 500 iscas q eu tenho aqui na loja"....kkkk....(e o pior q ele está certo)

Até no exterior eu tentei conseguir alguma ajuda...E sabe o q eu tive de resposta???

"Infelizmente não vou dar força para esse organizador. Eu não gosto dele, ele q se lasque, pois não vou deixar ele mais forte"...hehee....(tem dúvida de q isso irá acontecer entre os maiores fabricantes nacionais de qualquer coisa q seja???

E outro detalhe...vamos supor q eu desse uma cag@d@ e pegasse e fosse o campeão do torneio...sabe o q eu ganharia???

Apenas experiência, e um título q apenas 100 pessoas sabem dele...kkkk...

E mais outra...A nossa PF explodiu o torneio sabe pq??? Pq norte-americanos não estão conseguindo operar sem brigas em uma área tão pequena quanto a nossa amazônia...hehee...Pois é...até lá eles querem monopolizar tudo.

Pois é....a verdade é uma só...Ninguém está preocupado com o pescador esportivo brasileiro.

O Kruel luta pela causa desde os 10 anos de idade....hehee...e no dia em q ele conseguir resultados realmente expressivos...e conseguir, por exemplo, 1 milhão de reais anuais para investir nos projetos dele, virão dezenas de tubarões q só repassarão essa verba pra ele depois q a metade ficar na gaveta de alguém...

Bem...acho q vou parar por aqui...hjehee...para não ser crucificado... :mrgreen:

Sonho, sim, em ver o dia em q a pesca predatória, e o transporte de pescado seja proibido em todo o território nacional. (q se lasquem os pescadores profissionais...eles q se juntem aos antigos caçadores profionais e arrumem outra coisa pra fazer).

Em ver uma lei de pesca mais rígida, com vários profissionais fiscalizando e atuando em cada rio desse País.

Em ver o Governo ajudando pessoas como vc e outros q se doam pelos outros.

Em ver o Governo abrindo mão dos impostos para aqueles q querem ajudar a pesca esportiva, e todos os outros zilhões de esportes brasileiros.

...mas por enquanto...continuo com o meu "perssibimismo*"

* palavra inventada pela prima com 4 anos de idade....jkkkk...

Desculpa aí...e já estou de escudo e capacete esperando a sua resposta....hehee.....

Brincadeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

Dentro do meu "leiguismo" como organizador de torneiros pergunto...

1 - Existe algum projeto (ou ante-projeto) de um evento mesmo que em menor porte?Local

Prticipantes

Regras

Estrutura

Datas

Equipe de organização

Etc, etc, etc...

Se existe...

Qual a estimativa de custos?

Qual o cronograma físico-finaceiro?

A partir daí vêm as próximas etapas, pois com estes dados pode-se averiguar:

Empresas interessadas

Mídias interessadas

Prefeituras, órgãos, associações e equipes interessadas

Etc, etc, etc...

Depois do projeto apresentado e dos "clientes" interessados, pode-se formatar um torneio compatível com as pretensões de todos, mesmo que isto implique num torneio local, depois regional e por fim nacional.

Acredito que o constraste CUSTO X CREDIBILIDADE seja o grande impecilho para se começar de cara num evento nacional.

Veja que alguns vários torneios já estão dando certo, em pequeno porte, e a credibilidade destes pequenos é que dá respaldo para que em outros anos haja maior investimento. Portanto acredito que um grande passo seria tentar associar os organizadores dos torneios que já têm tradição para se levantar um roteiro anual/nacional ao invés de se partir de um torneio do zero, sem antecedentes e de tão grande porte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o desafio é grande, é possível que o esforço seja maior.

A grandeza desse objetivo sugere o uso de técnicas de gerenciamento de projetos. Com o muito do que já foi dito e algum esforço adicional de idéias, pesquisa e estruturação teremos vasto conhecimento acumulado para os processos de iniciação e planejamento.

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia achar muito fera um torneio nesse nível.

Acho que seria interessante se fosse organizado igual um colega falou no inicio do tópico.

Já pensou um torneio nacional de pesca ao tucunaré?

Um torneio que passasse por represas e rios em todo o Brasil.

Ia ser muito fera!

Agora, até aonde consigo enxergar, o maior problema serão os patrocinadores. rsrs

Abraço

OBS: boa discussão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Fabrício :

FB-Com essa carga de tributos gigantesca, vc acha q alguém vai querer patrocinar algum torneio a nível nacional?

Não só acho.....como tenho certeza.

FB - Com um espaço na TV aberta (no SBT) ao custo de R$ 200.000,00 a hora, isso num domingo de madrugada, vc acha q alguém vai querer patrocinar alguma coisa? Tente imaginar o q são 200 mil gastos em apenas 1 hora???

Eu não sei se vc já ouviu falar em APOIO......normalmente os grandes eventos vem discriminados no rodapé das propagandas : Patrocínio, APOIO, veículo oficial, transporte oficial.......etcetcetcetc......prestando atenção vc chega lá.

Com a exigência dos grandes fabricantes em patrocinar alguém, apenas de forma exclusiva, e ainda pagar miséria aos esportitas, vc acha q isso vai pra frente?

Caro amigo, vá até qualquer site que faça a cobertura de um evento como esse, nos EUA ou Japão, ou onde vc quiser.......e lá estarão, as Daiwas, Shimanos, Honda,Mercury, Rapala, Bomber, Eagle, Humminbird,e tem as cervejas também......os refrigerantes....os postos de gasolina ( as marcas e não o dono ali da esquina )......os Hotéis.....prepare um bom material e cobre igualdade de tratamento em ambos os mercados....já mencionei aqui ...a Rapala destina parte de sua arrecadação para contribuir com meio ambiente da ESPANHA é mole.......o que dá mais retorno a Rapala (de vendas) ??? A imagem do meio ambiente espanhol.......ou um belo TUCUNARÉ da amazônia.....acho que depende muito do modo como o esportista se apresenta.....se ele chega pleiteando "10 real"......é isso que ele vai ter ou talvez menos.......agora se chega vendendo uma idéia que custa por exemplo

$ 5.000,00 ( cinco mil dólares ) por evento ai tem que trabalhar pra provar ao investidor que ele terá retorno......e isso não é tão difícil, mas entendo que isto terá que ficar por enquanto num segundo plano ( se precisar de mais informações posso te indicar algumas acessorias de imprensa ).....é preciso que os ESPORTISTAS tenham em mente....que um evento desses pede comportamento profissional.

Uma propaganda em 1/4 de página da principal revista de pesca do Brasil...vc sabe quanto custa???

R$ 1.500,00 uma única inserção.

E vc acha que é muito ?? Vc tem a análise de uso da revista.

Não vou nem te perguntar quanto custa a carretilha XYZ último modelo....ou uma viagem ao fim do rastro.........onde mora o BOCUDO.... :D, tais apresentando custos que serão diluídos por várias empresas.

Vou me ater somente as questões objetivas relativas a idéia do evento....os problemas, que infelizmente teve que enfrentar com o gringo lá na amazônia, vão ficar registrados como imprudência, pra não dizer lambança desse pessoal que vem pra cá e acha que pode fazer o que quiser , quando quiser, sem dar satisfação a ninguém e a nenhum órgão.....e pior ainda, chama até o cara da isca pisca pisca pra participar de uma festa no quintal do vizinho.......não podia dar em outra coisa mesmo.......espero que tenha pelo menos sido reembolsado das despesas pra chegar até lá.... :?:

FB - tem dúvida de q isso irá acontecer entre os maiores fabricantes nacionais de qualquer coisa q seja???

Sim.....tenho dúvidas sim......como já mencionei......estou falando de um evento.......com cobertura da imprensa falada, escrita e televisada....acrescente ai alguns portais da web ligados a pesca......fabricantes nacionais e internacionais.......e pode acrescentar também os órgãos regulatórios da pesca e meio ambiente no Brasil (será que isto foi feito lá onde tu ia pescar ?).......e de preferência sem participação nenhuma do gringo que te enrolou e te fez tomar um prejuízo.

Só isso já é suficiente pra ter credibilidade.....pergunte ao KID quem esta fazendo a venda dos pacotes publicitários do carnaval de Salvador...e como era.... e como é agora ??........com organização.......TUDO é possível.

Pra começar........elimina-se o jeitinho.

Fabricío......espero que não tenha sido necessário o uso do capacete, o objetivo aqui é discutir idéias e defendê-las, sei que sua intenção é a melhor possível e seria talvez um dos primeiros a se prontificar a participar.......sua experiência com o gringo lá é que esta te fazendo ter resistências.......mas isso passa.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um assunto muito polémico. Eu gostaria muito que tivesse um torneio nessa escala. Mas possuo uma opinião meio pessimista sobre a realização de tal torneio para os próximos anos.

Com apoio, organização, patrocínio e uma baita gestão e administração tudo é possível. Mas acredito que a maturidade das empresas no ramo de pesca, hotelaria, gasolina, nautica e etc ainda não chegou ao ponto de investirem tanto assim num torneio a nível nacional.

Se pegarem as técnicas de gestão em projetos. Primeiro precisa-se fazer um ante projeto para verificar se a há viabilidade para realizar um torneio desse porte. E infelizmente a viabilidade é o $$$$$.

No mundo capitalista de hoje, se algo não render DinDin. Não vale a pena correr o risco.

E todos nos sabemos das dificuldades que temos aqui no Brasil para arrumar patrocinadores para o ramo esportista. Exceto no futebol. Se bem que o futebol feminino passa por uma grande dificuldade.

Investimento é o principal item para que algo deste tipo se realize.

E na minha opinião, hoje em dia não imagino que alguem esteja disposto a investir dinheiro e principalmente tempo para realizar algo deste porte, porque o trabalho e as dificuldade pararealizar um torneio nacional de pesca esportiva é estremamente trabalhoso, sem contar que precisará de uma infra-estrutura que hoje poucos lugares existem.

Outra questão que acho que atrapalha a realização de um torneio deste porte é a quantidade de pescadores que realmente praticam a pesca esportiva no Brasil. Muitos ainda não seguem uma idéia de preservação. E número é o que conta quando o assunto é patrocinador. E acho que a quantidade de pessoas que se interessariam em um torneio de pesca esportiva ainda seria baixo nos padrões do Brasil. Sem contar a divulgação que como dito pelo Fabrício, custa dinheiro. Só para se ter uma idéia, o Festival Internacional de Pesca que ocorre todo ano em Cáceres, que na região é super tradicional. Eu mesmo só fiquei sabendo a respeito disto nas revistas e pesca, quando começei a lê-las. Na mídia mais comum que são revistas, jornais e televisão em outras regiões que não são próxmas do pantanal a divulgação é mínima, se não for zero.

Alguem já perguntou o porque disso? Na nossa realidade o Brasileiro prefere acompanhar Novelas, BBBs, Futebol, programas de calouros, Faustão e Silvio Santos, do que acompanhar programas de pesca. E é por isso que os patrocinadores preferem investir naquilo ao invés disso.

Não estou querendo dizer que sou contra. Acho que seria muito bom se algo desse tipo existisse no Brasil. Mas acho que na minha realidade para sair um torneio Nacional no Brasil, no nível dos que ocorrem nos EUA e Japão faltam muita Maturidade, Esperiência, e principalmente apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeitas as colocações de todos vcs....E Silvio...fique tranquilo e postar o seu ponto de vista. Eu sou seu fã incondicional...e admiro muito a sua garra e visão otimista. O nosso País precisa de pessoas como vc...heee...Eu sei disso.

Me perdoem até pela forma "pessibimista" de como joguei a minha opinião...é q não tenho conhecimento de causa sobre torneios...e com isso, acabo falando besteira...heee....mas sonho sim, em termos torneios, encontros, feiras e tals...tudo do mais alto nível, seja ele regional, ou quem sabe, nacional.

Excelente o texto do Bigão...de certa forma ele falou o q eu queria dizer, mas de uma forma milhares de vezes melhor...hehee....

Mas vamos q vamos...estou de olho nas novidades.... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Sílvio ( e demais amigos ),

Já apresentei uma primeira visão sobre esse assunto, talvez um pouco "realista / pessimista" com os fatos conhecidos, mas não necessariamente conclusivos... Senão vejamos :

:arrow: Existe o mercado, e a evolução do número de pescadores amadores ( ditos esportivos ) que aumenta a cada ano, motivados pelas campanhas ecológicas e de mídia preservacionista, o que gera uma maior participação e crescimento de pessoas envolvidas nesse segmento.

:arrow: As empresas produtoras/distribuidoras ( principalmente as grandes marcas multinacionais ), se mostram presentes, num mercado competitivo, onde o processo de "pirataria" e/ou "contrabandeado" ofusca o montante de faturamento real que possibilitaria que estas influenciem suas respectivas "matrizes" de sermos uma boa área de investimentos. com um bom retorno de imagem para o marketing promocional !

:arrow: Claro que existe competência para fazermos no País, o que desejarmos ! Ações de estrutura, infra-estrutura e coisas dessa natureza, são obstáculos relativamente simples de serem superados ! Basta haver motivação e interesse em fazê-lo ! Isso sim, é que é algo discutível...

:arrow: Dificilmente alguém ( no mundo ) poderia competir com a diversidade de peixes que podemos oferecer, e - mais que isso - com as alternativas continentais em que se apresentam nossa diversidade ! A grande questão então, é "e por que não acontece" ?

:arrow: É verdade que temos um pedaço do público considerado como "alvo" para esse tipo de torneio. Muito mais do que os adequadamente preparados ( tecnicamente falando ), haveriam os inúmeros desejosos de participação ( sem entrar no mérito de competêcia ), ou seja, gente suficiente para gerar etapas classificatórias ! Ainda assim, de quem seria o "interesse" desse evento ocorrer ?

:arrow: O segmento beneficiado ( ou melhor, "interessado"... ) é grande, mas não necessariamente "amigável" entre si ! Quem pesca - como nós - sabe da dificuldade de adequar / compartilhar os interesses dos segmentos envolvidos ( empresas aéreas, traslados, equipamentos disponibilizados, alimentação, etc,,, ) em nossas aventuras ! Num processo maior, essa coordenação teria que ser feita de cima para baixo, com boas perspectivas para todos... ( num processo de "ganha ganha" não necessariamente observado por muitos desses "players" ).

:arrow: A questão da "exposição pública" e consequentemete da "vaidade" é outro ponto a ser trabalhado, até por entendermos que o processo é profissional ( pelo menos deveria ser ! ). Nada contra que "os profissinais" usem suas imagens para ganhar dinheiro, mas não devemos inverter as ações... Uma coisa é um cosia e outra coisa é outra coisa ! Se parecem, mas não são iguais... ( tem ética, interesse, exclusividade, parceira comercial, e toda essa coisa envolvida ! )

:arrow: A questao do "envolvimento" é outra coisa a ser tratada ! Como já foi dito ( acho que pelo Bigao ), o torneio de Cáceres é bem antigo, e reúne toda uma comunidade em seu entorno, mas este interesse é bem regionalizado ! O estilo e busca de sucesso nessas ações é pontual e diz respeito a "uns poucos" envolvidos ( sem qualquer demérito ). É de se esperar que essas ações sejam compartilhadas por todos os envolvidos, sejam componentes municipais e estaduais, além da iniciativa privada.

:arrow: As Associações que representam os diversos segmentos envolvidos, certamente deverão ser os principais condutores do processo ! No já referido "ganha ganha", é preciso contudo, ter uma ação de coordenação maior, responsável em juntar os diveros "elos" dessa "corrente".

:arrow: O porte do evento, na minha opinião, é que deveria ser algo crescente, até como forma de ir se ajustando ao longo do tempo a algo maior ! Torneios de classificação municipais, com convergência estadual, e quem sabe futuramente, algo nacional ( ou internacional - a depender das regras e critérios fixados com os patrocinadores... eles existem, não há como fugir disso... ). O processo de coordenação é que precisa ser orientado dentro de regras / critérios básicos a serem observados por todos e em todos os circuitos envolvidos ! Nâo chega a ser algo preocupante, desde que feito para funcionar... ( e não apenas "existir" ) !

:arrow: Envolvimento da mídia, é algo natural e que se obtém sem maior dificuldade DESDE QUE exista algo a ser compartilhado ! No caso da mídia, é público, pois através dele é que se comercializam os espaços... Daí, quanto maior for o alcance dos objetivos a serem perseguidos, mais fácil se torna ter os meios de comunicação presentes ! É claro que "o início" é sempre mais difícil, mas lembro sempre que os torneios de montaria de touros / cavalos, demoraram um pouco para obter a fama que hoje possuem, embora regionalmente, sempre existissem... Tem que solidificar o processo, até para dar condições de continuidade nos investimentos pretendidos, quer pelos anunciantes, quer pelos patrocinadores...

:arrow: No caso de "Pesca Esportiva" o que buscamos ? "O cara" e seus equipamentos ? Os "peixes" e seus recordes batidos ? A "estrutura regional" onde se desenvolve o torneio ? O que buscamos mesmo ?? Pois é, torna-se imperativo ter isso claro para todos, não apenas os participantes, mas ao público que vivenciará o assunto tema...

Por aí segue, mas são sempre questões de menor importância, se confirmadas as intenções de formatação de um projeto dessa natureza ! Qualquer coisa que envolva segmentos complementares de renome, simplifica, embora não resolva inteiramente a questão ! A definição de um "grupo" responsável para estruturar o "projeto" e superar as adversidades / agregar as oportunidades que haverão de surgir é de fundamental importância, e que este mesmo Grupo, além de "respaldo", tenha também o reconhecimento de competência para "fazer acontecer", em todas as áreas envolvidas ! As pessoas desse Grupo terão que estar inteiramete comprometidas e motivadas, passando essa "sensação" para os demais parceiros envolvidos, ampliando a "crença" de "vai dar certo" !

Temos sempre o hábito de nos focar em ações de futuro, com o olhar no passado, ( como se guiássemos um carro para frente, através do retrovisor... ) ! Muitas vezes é necessário um pouco de ousadia, de otimismo, mesmo quando os indicadores são "pessimistas" ! Tornar viável, é algo que só se consegue através de "crença", e muitas vezes essa "crença" é resultado de uma "idéia" ( ou "sonho" ), que deixa de ser algo individual e passa ser compartilhado simultaneamente por vários outros ! Achar que é "difícil", nada mais é que uma resposta íntima a uma "crença pessoal", distante contudo, de uma possibilidade otimista de transformação em realidade...

Os "senões" estão ( e estarão sempre ) presentes ! A superação deles é que depende exclusivamente daqueles que acreditam não só "ser possível", mas principalmente, "por que não seria possível ? ". Ajuda sempre, que a concretização de uma "ambição" como essa, seja permeada com outros esforços conjuntos, e uma visão abrangente do todo, com seus aspectos positivos e negativos ! A transparência do que se busca, é algo mais que apreciável, é "inegociável", pois parcerias dessa natureza, só se montam com confiança recíproca... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...