Bigão Postado Dezembro 18, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2007 Galera, como vocês fazem para remover os passadores dos blanks, sem tirar muito a tinta de acabamento do próprio Blank. E Para retirar os Grips e Reel Seats sem danificar o Blank, e mais importante, fazendo menos esforço? Estou querendo fazer isso com uma vara minha, mas nunm sei como faço isso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marquinhos Postado Dezembro 18, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2007 Bigão, sobre tirar os passadores. Fiz isso algumas vezes, no começo eu tirava até a tinha do blank...deixando o carbono a vista.. Agora to usando umas ferramentas que uso pra entalhe de madeira que tem uma que é da espessura do blank, tem que fazer como se vc estivesse passando a mão na bunda da gisele bundchen.. Tem que tirar a resina, até chegar na linha, depois é só desfiar...que sai de boa, vai ficar o excesso da resina no blank, ai o mesmo processo com a ferramenta...pra retirar, ou usar uma lixa bem mais bem fininha... Sobre tirar o grip, i don´t know...... Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Dezembro 19, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2007 Eu faço o seguinte com os passadores.... Meto a faca na linha q fica em cima do pé do passador...até ai tranquilo...Depois dou uma leve esquentada com um isqueiro...e puxo tudo com a mão...Sai facinho, não risca o blank....e deixa lisinho, lisinho...e o melhor...em 5 minutos seu blank estará limpinho de tudo....hehee... Para retirar a cortiça... Primeiro eu coloco o but no vapor (água fervendo numa panela)...Eu coloco o pé da vara no vapor até a cola amolecer...Com 5 minutos eu vou e tiro o but. Deixo o vapor bater na parte inferior do reel seat e depois de um tempo eu vejo se todo o backgrip está se soltando...se não...faca nele. A melhor maneira de retirar o reel seat, caso ele esteja muito bem fixado, é limá-lo no esmeril...Eu vou desgastando ele até chegar nas buchas de fita (esparadrapo)....Retiro o reel seat....e depois vou tirando a fita com a mão... Bem...o blank está limpo... :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bigão Postado Dezembro 19, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2007 Opa Valeu Fabrício! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marquinhos Postado Dezembro 19, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2007 Nossa....legal a tecnica dos passadores.... E do cabo, o Bigão tava querendo fazer a mesma coisa.... , legal...a tecnica....vou desmontar todas as minhas varas e montar de novo...hehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Fevereiro 8, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Bem, com autorização do criador (Bigão) vou ressucitar este Tópico, já que usei algumas das dicas postadas aqui. Contrariando todas as recomendações, aventurei a desmontar o cabo da vara. Os motivos são: 1) foi a primeira vara para carretilhas que comprei; 2) é uma MS Flipper, então não valia o investimento mandar a um profissional; 3) estava com o reel seat “solto”; e 4) se alguma peça estragasse durante a desmontagem iria adquirir o que precisasse para remontar. Comecei a desmontagem no sábado pela manhã, lembrando de fotografar as etapas para esclarecer a explicação. Defeito (centrado, reel seat “solto”): Tampouco segui a orientação de esquentar o conjunto para a cola abrandar, pois notei que a mesma estava bem ressecada e arrisquei no método mecânico (forçar, hehehehe). A primeira coisa foi retirar o but cap, com uma chave de fenda fina, encaixe entre o but e o EVA do rear greap,... ... como forcei muito na beirada acabei quebrando, mas depois o pino central soltou fácil. Daí comece a “cavocar” entre o EVA e o Blank soltando a cola, tomando cuidado para não estragar as peças. À medida que vai “aprofundando” a separação das partes é necessário usar uma chave de haste fina mais comprida, no meu caso usei um arame de aço rígido com uma ponta achatada. Cuidado! Às vezes pode acontecer de danificar o EVA. Vá “cavocando” entre o EVA e o blank até que a ferramenta apareça junto ao reel seat. Quando achar que está tudo separado puxe a rear grip no sentido do fim do cabo. Conselho de Marcos: não girá-lo até ter certeza que está completamente solto. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA1.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoEVA2.jpg Dá trabalho, mas com jeitinho é possível retirar as peças inteiras. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/RearGripdesmontado.jpg Depois do almoço fui com minha esposa pescar, claro. Tempo meio chuvoso, poucos lambaris e apenas tricks, inclusive um menor que a isca e outro acabou entrando na linhada de lambaris. Domingo pela manhã retomei a tarefa. Tinha bastante cola entre o blank e o reel seat, mas tinha desgrudado deste. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha.jpg Do mesmo jeito vá retirando a cola seca. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha1.jpg Importante retirar bem a cola do blank junto ao buraco do reel seat, que é o que segura para este não sair. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatcolavelha2.jpg Daí é só puxar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/PuxandoReelseat.jpg Como o front grip estava sem problemas, não retirei, mas se precisar use o mesmo método de “cavocar”. ? Abaixo o reel seat retirado e o blank com os restos de cola. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Reelseatretirado.jpg Bem,... domingo... como choveu e não deu ânimo para acender a churrasqueira, aprontei a matrinchã que a patroa pegou no P&P do Clube Pescar e um tucuna para irem ao forno. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Matrinch.jpg Agora é só “raspar”. Para não forçar o blank acabei deixando alguma cola que estava bem grudada. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Raspar.jpg Depois lixar, primeiro com grão grosso e depois com uma lixa mais fina. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Lixando.jpg Retirar restos de cola e lixar também o reel seat. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/LimparReelseat.jpg Para evitar que girasse novamente quando a cola secar, fiz um “encaixe” derretendo por dentro, no local do gatilho (que é onde há mais “material”). ANTES QUE ALGUM ENGRAÇADINHO SE MANIFESTE: as unhas pintadas são de minha fotógrafa/assistente. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Encaixe.jpg Teste de encaixe. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Testarencaixe.jpg Limpar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Limpar.jpg Pausa para o almoço: http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tucunare.jpg Agora é só colar de volta, cuidando com o alinhamento do reel seat. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colanoblankreelseat.jpg http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Fixandoreelseat.jpg Deixar secar. Preencher com bastante cola, ... http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Colanoreelseat.jpg ... deixando secar na vertical para a cola descer. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Secar.jpg Lixar eventuais asperezas no EVA, passar cola no blank e recolocar o rear grip, apertando em toda a extensão para aderir. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Apertando.jpg Coloquei mais adesivo epóxi no final do rear grip (a maior parte da cola vai para a frente, “arrastada” pelo EVA). http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colandoreargrip.jpg Amarrei para firmar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Amarrar.jpg Bem antes tive que recolar o but cap, daí passar cola no but cap ... http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/Colocandobut.jpg ... e recolocar o but cap. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Colandobutcap.jpg Firmar e segurar. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Segurar.jpg E retirar os excessos de cola. http://i624.photobucket.com/albums/tt326/AlejandroMBV/Tutorial%20Desmontar%20cabo/SDC10599.jpg Agora é só deixar curar bem o adesivo epóxi e fazer uns testes para ver se ficou bem firme. Até a próxima pescaria. Abraço Alejandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Fevereiro 8, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 hahaha gostei da aventura do fds ... bem explicadinho e com fotos !! Fico massa aplauso:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bete Postado Fevereiro 8, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Muito legal, mostrar o trabalho e maneira de fazer. No caso de e.v.a eu penso que é uma economia que não vale a pena, e você deu sorte de não arriscar o blank. Normalmente os reel seat da MS, soltam mesmo, e o certo dentro do reel seat é bucha, faze-la com espaçamento para que a cola fixe entre os espaços. A parte que você salvou ficou legal, mas o custo é muito barato disso, e não existe o risco de estragar tudo e o problema ficar pior. Opinião pessoal. Quanto a desmontar os passadores, a maneira do Fabricio é a correta. O principal é não esquentar demais, pois onde pega muito aquecimento normalmente é onde vai quebrar no futuro. As mantas de carbono e graphite são como tecido e quando esquenta rompe das fibras. As de carbono maciço pior ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Fevereiro 8, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2010 Felipe, Bete, obrigado. Realmente não recomendo para material melhor que esse meu, ou de valor sentimental MUITO forte, coisa que se estragar não seja o fim do mundo. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bravel Postado Março 7, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 7, 2010 eu me concentrei mais no peixe assada do que na explicação da desmontagem da vara....rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Março 9, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 9, 2010 eu me concentrei mais no peixe assada do que na explicação da desmontagem da vara....rs hehehehe, valeu, esses ficaram bons. Domingo fiz um pacú assado, recém pescado no clube Pescar e ficou show tbm. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schmidt Postado Março 9, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 9, 2010 Fala Pescador... Não tinha visto este tópico...ficou maneira sua explicação mas concordo com o Bravel, a parte do peixe foi a melhor, kkkk. Estou para fazer algo semelhante em minha Rapala Gold mas não tenho coragem, vamos ver quanto vai sair a bricandeira com alguém do ramo, rs. Um forte abraço Schmidt Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alejandro Postado Março 10, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 10, 2010 Fala Pescador... Não tinha visto este tópico...ficou maneira sua explicação mas concordo com o Bravel, a parte do peixe foi a melhor, kkkk. Estou para fazer algo semelhante em minha Rapala Gold mas não tenho coragem, vamos ver quanto vai sair a bricandeira com alguém do ramo, rs. Um forte abraço Schmidt Schmi Um material desses vale a pena deixar com um profi. Daí, quando volta para uma pescaria? Abraço Alejandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Schmidt Postado Março 10, 2010 Denunciar Compartilhar Postado Março 10, 2010 È...já está na hora de outra pescaria mesmo. Ainda não pesquei este ano e estou com saudades da comida do Geraldinho,kkkkkk. Quando você pode ir pra SM? Manda uma mp aí e vamos ver com o meste Eloy se ele também está afim. Abração Schmidt Fala Pescador... Não tinha visto este tópico...ficou maneira sua explicação mas concordo com o Bravel, a parte do peixe foi a melhor, kkkk. Estou para fazer algo semelhante em minha Rapala Gold mas não tenho coragem, vamos ver quanto vai sair a bricandeira com alguém do ramo, rs. Um forte abraço Schmidt Schmi Um material desses vale a pena deixar com um profi. Daí, quando volta para uma pescaria? Abraço Alejandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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