Neco Postado Agosto 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2011 Amigos do FTB Muitos anos atrás li em alguma revista de pesca que os americanos introduziram alguns "peacock basses" nos canais da flórida e hoje em dia com o advento da net e principalmente do youtube tenho visto tucunarés, alguns até de bom porte (no máximo de 4 a 5 lb) em vídeos de lá, mas acho que são todos de tucunarés "popoca". Têm as três listras verticais mas sem o "mapa na cara" ou os "olhos de fogo" do Açuzão. Mas esses dias apareceu uma foto no facebook que me intrigou... dêem uma olhada, foi capturado em singapura e no álbum de nosso amigo pescador oriental ainda vê-se outros exemplares da ictiofauna brasileira (esses outros amplamente criados em cativeiro). http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... 653&type=1 O Tucuna tá gordasso e saudável... lá em SINGAPURA!!!! Será que isso não seria possível no Brasil? acho que não nos cabe soltar açus nas represas do sudeste e centro-oeste para competir com azulões e amarelos (isso já deve ter sido tentado)... Mas criações de açu poderiam abastecer a demanda interna e reduzir a pesca indiscriminada nas áreas silvestres... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Agosto 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2011 olá Neco ,o que ouvi de um biólogo:azul x amarelo cruzam(já vi diversos casais) mas seus filhos nascem" híbridos " não vão gerar netos e onde tem azul e amarelo,acaba predominando o azul,não acho boa idéia pois existem questões complexas que ainda não sabemos,vamos que uma fêmea de uma determinado tipo possa se animar com outro macho maior e mais atraente kkkk ai a coisa pode se complicar acabando com um tipo menos competitivo e de menor tamanho,perdão pelo desconhecimento dos termos científicos apropriados que desconheço,espero que amigos biólogos ou não possam responder melhor, mas essa é minha opinião de pescador de tucunas,abração. bom açu em represa é possível sim: Balbina, pois eles já são de lá ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neco Postado Agosto 22, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2011 olá Neco ,o que ouvi de um biólogo:azul x amarelo cruzam(já vi diversos casais) mas seus filhos nascem" híbridos " não vão gerar netos e onde tem azul e amarelo,acaba predominando o azul,não acho boa idéia pois existem questões complexas que ainda não sabemos,vamos que uma fêmea de uma determinado tipo possa se animar com outro macho maior e mais atraente kkkk ai a coisa pode se complicar acabando com um tipo menos competitivo e de menor tamanho,perdão pelo desconhecimento dos termos científicos apropriados que desconheço,espero que amigos biólogos ou não possam responder melhor, mas essa é minha opinião de pescador de tucunas,abração. bom açu em represa é possível sim: Balbina, pois eles já são de lá ::tudo:: Ramon, a represa de balbina é uma barragem do rio Uatumã... um rio que tinha açus de 9kg em abundância há 20 anos atrás... hoje em dia os peixes de lá mal chegam aos 4 kg. Mas esse bichão aí de cima não está em um rio represado onde ele já habitava. É um baita tucunão criado em uma "poça d'água". não me refiro a criar açus em represas de grandes rios mas em lagoas como a acima (de singapura), sem introduzir o açu em local de outros tucunas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Agosto 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2011 Por que só se encontra os açus no rio negro e no Uatumã? Porque lá a água é ácida, bem ácida, tanto que muitas outras espécies não conseguem proliferar por lá. Aqui no sudeste encontramos águas tendendo à neutralidade e portanto já comprometeria em parte a sua adaptação. Além, no Amazonas a água quando muito fria chega a 23 graus. Aqui no sudeste ela facilmente abaixa pra 15 numa frente fria. Para exempleficar: O Tambaqui é da Amazonia, como todos sabem, mas a sua criação no sudeste só foi possível quando ele foi cruzado ao Pacu, pois este é da bacia do Prata e mais adaptado ao frio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Agosto 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2011 Por que só se encontra os açus no rio negro e no Uatumã? Porque lá a água é ácida, bem ácida, tanto que muitas outras espécies não conseguem proliferar por lá. Aqui no sudeste encontramos águas tendendo à neutralidade e portanto já comprometeria em parte a sua adaptação. Além, no Amazonas a água quando muito fria chega a 23 graus. Aqui no sudeste ela facilmente abaixa pra 15 numa frente fria. Para exempleficar: O Tambaqui é da Amazonia, como todos sabem, mas a sua criação no sudeste só foi possível quando ele foi cruzado ao Pacu, pois este é da bacia do Prata e mais adaptado ao frio. Bem pensado!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Agosto 22, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2011 Neco ,existe tucunaré em lagos fechados(inclusive aquarismo) eu já vi é possível só que é muito complicado tem que ter muito peixe forrageiro e se bobiar ele faz canibalismo sei que na Flórida, Havaí,Singapura e outros paises já os levaram,pensei que voce se referia em introduzir em nossos reservatórios onde os amarelos e azuis são nativos ou adaptados, baseado onde dei minha opinião. mas não sei quais as consequencias e como são criados os tucunas,tambem madaram pra cá bagre africano,carpa e outras" mercadorias" doeu:: ,abração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Dini Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 Existem 3 especies diferentes de denominação açus -C temensis- Rio negro e afluentes -C pinima-Afluentes da margem direita do madeira -C vazolleri-uatuma e jatapu O primeiro (temensis)não conheço nenhum local de introdução do mesmo. O pinima foi introduzido com sucesso em algumas represas do nordeste como castanhão, mas em represa parece não chegar ao tamanho do seu irmão do rio, acho q o maior q vi da uns 6 kgs, no Sucunduri cheguei ver peixe de 10kgs. O vazolleri, não foi introduzido já estava presente naturalmente nas UHE do Uatuma e jatapu, sendo a ppal Balbina, pesco em Balbina quase que anualmente e o maior que peguei dava 10lbs e os proprios guias locais dizem não passar muito disso, já no rio logo abaixo a UHE eu já pesquei (cachoeira da morena) e já vi peixe de 9kgs e foto de peixe de 10kgs. Acho que mesmo o temensis se confinado não atinge seu tamanho da natureza. Acho q só o azul (C piquiti) chega ao mesmo tamanho da natureza, eu acho que fica até maior que seus irmãos dos lagos do Araguaia. Mas que seria uma beleza a 1000km de casa encontar o monstro do olho vermelho em uma UHE, e com possibilidade de pescar o ano todo. danca:: Abs Dini Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarceloSiqueira Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 sou piscicultor e digo que é possível sim, ter um tucunaré açu em qualquer represa que seja. Praticamente qualquer peixe de água doce pode ser criado em cativeiro. O difícil é vc arranjar pra soltar no seu lago ou represa, e eu o aconselharia a prepará-la primeiro para receber esses peixes com os chamados peixes praga, como a tilápia, o lambarí e outros de reprodução rápida. O tucunaré é grande consumidor e por isso precisa de muita comida, senão nao desenvolve. Outra questao complexa é o clima. Creio que o Açu não aguenta baixas temperaturas, como o pirarucu e até mesmo o tambaqui. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarceloSiqueira Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 esqueci de dizer que não é comum se ver esses peixes por ai, pois as grandes pisciculturas produtoras de peixes, visam o que é comercial. Como o tucunaré não acostuma a comer ração, ele não se enquadra nesse perfil... Não tem como se criar em larga escala pra vender... entao o pessoal não busca pra reproduzir e vender. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior Gumieiro Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 Puts, imagina pegar uns açus na bacia do prata... principalmente em Panorama, Pres. Epitacio/Sp.... nossa seria um sonho!!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 Tem um posicionamento levantado há algum tempo atrás pelo WD Allen, que se encaixa bem nessas "descobertas"... Aparentemente o rio Negro é o lugal de maior "infestação" de tucunarés açú na Amazônia, principalmente na região próxima a Barcelos, estuário de diversos rios e um berçário natural para diversas espécies, principalmente de peixes que servem como alimento dos tucunas ! arrow:: Aliado a isso, a questão da temperatura média da água, e a questão de oxigenação são fatores preponderantes para a sobrevivência e crescimento de novos indivíduos... Isto posto, é de se esperar que num futuro não muito distante, que a psicultura desperte para - através pesquisa - buscar o caminho de reprodução em cativeiro dessa espécie, ainda que seja para retorná-la a vida silvestre para manutenção da espécie ! Especificamente o Açu, me parece mais exigente nos seus hábitos, até mesmo nas suas ações de individualidade ( não é comum encontrar cardumes de açus acima de 2,5 quilos... ). Eles ( depois de superadas as barreiras de sobrevivência de alevino a peixe compatível de se defender de outros predadores ) buscam a vida mais isolada e independente, somente se juntando por ocasião do acasalamento. São também peixes que se movem muito, não habitando o mesmo local por muito tempo ! Acredito que sempre motivado pela busca de alimentação... Todas essas coisas são passíveis de serem "adestradas" com menor ou maior grau de dificuldade ( não nos esqueçamos que já temos peixes carnívoros sendo alimentados comercialmente a base de ração, fato que seria inimaginável algum tempo atrás ), bastante existir o interesse ( inclusive financeiro ) em desenvolver pesquisas e experiências adequadas nesse sentido ! Por fim, até porque já escrevi demais sobre o tema, acredito que esse será o caminho futuro a ser desenvolvido no nosso País, pois os estoques hoje existentes começam a preocupar os estudiosos do assunto, pela matança ( sempre crescente ) dessas espécies... Chegaremos ao ponto de ( a exemplo do acontecido nos EUA ), pensarmos em repovoar nossos rios e lagos com espécies esportivas, trazendo com isso um enorme incremento no turismo desse segemento ! O que me angustia e decepciona, é que precisaremos chegar a um ponto negativo, desperdiçando todo o potencial hoje existente, para recomeçar isso num futuro não distante ! lacou:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Airton Pescador Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 acredito que esse será o caminho futuro a ser desenvolvido no nosso País, pois os estoques hoje existentes começam a preocupar os estudiosos do assunto, pela matança ( sempre crescente ) dessas espécies... Chegaremos ao ponto de ( a exemplo do acontecido nos EUA ), pensarmos em repovoar nossos rios e lagos com espécies esportivas, trazendo com isso um enorme incremento no turismo desse segemento ! O que me angustia e decepciona, é que precisaremos chegar a um ponto negativo, desperdiçando todo o potencial hoje existente, para recomeçar isso num futuro não distante !Bela resposta Kid.Infelizmente isso vai acontecer. Sempre é assim. O ser humano tem uma capacidade incrível de ter que perder tudo para depois dar valor. diabo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Michel Postado Agosto 23, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 Fala Neco, tudo certo? Vou complementar com algumas informações. Realmente o tucunaré foi introduzido na Flórida, e apesar deles chamrem-no de "butterfly", parece que é o popoca mesmo. O recorde estadual é 9lbs, mas o próprio site da FWC ("Ibama" da Flórida)diz que ja foi pego um de 12lb. O da foto realmente parece muito o açu C. temensis Sobre sua pergunta, se é possível criá-lo em lagos e açudes, é claro que é. Garantidas que as condições do lago não extrapolem os limites de tolerância da espécie (ph, temperatura, turbidez, oxigênio etc), ele vai crescer e reproduzir tranquilamente, como em Singapura. E vale dizer também esses limites são manipuláveis, por diversas formas diferentes (melhoramento é a mais comum). Agora, se é possível criá-lo comercialmente, para competir, ou suprimir, a pesca comercial, isso não é possível não, pelo menos atualmente. Cultivo é uma atividade comercial, que visa o lucro. O limitante nem é fazer ele comer ração, que é possível. O problema é o custo de produção, que é alto, basicamente por causa do custo da ração, que precisa de muita proteína animal (mais de 40%). Daí imagine produzir o bicho a (chutando) R$25,00 o kilo...Não compensa, não haverá mercado, nem como concorrer com a pesca. E ambientalmente também não compensa, pq a origem da proteína animal é justamente farinha de peixe: e como a eficiência energética é baixa, gasta-se 3kg de peixe(farinha) para produzir 1kg de peixe (tucunaré). Nutricionalmente é a mesma coisa, só o valor de mercado que muda, do peixe "peba" para o tucunaré. Isso aí, abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neco Postado Agosto 23, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2011 Fala Neco, tudo certo? Vou complementar com algumas informações. Realmente o tucunaré foi introduzido na Flórida, e apesar deles chamrem-no de "butterfly", parece que é o popoca mesmo. O recorde estadual é 9lbs, mas o próprio site da FWC ("Ibama" da Flórida)diz que ja foi pego um de 12lb. O da foto realmente parece muito o açu C. temensis Sobre sua pergunta, se é possível criá-lo em lagos e açudes, é claro que é. Garantidas que as condições do lago não extrapolem os limites de tolerância da espécie (ph, temperatura, turbidez, oxigênio etc), ele vai crescer e reproduzir tranquilamente, como em Singapura. E vale dizer também esses limites são manipuláveis, por diversas formas diferentes (melhoramento é a mais comum). Agora, se é possível criá-lo comercialmente, para competir, ou suprimir, a pesca comercial, isso não é possível não, pelo menos atualmente. Cultivo é uma atividade comercial, que visa o lucro. O limitante nem é fazer ele comer ração, que é possível. O problema é o custo de produção, que é alto, basicamente por causa do custo da ração, que precisa de muita proteína animal (mais de 40%). Daí imagine produzir o bicho a (chutando) R$25,00 o kilo...Não compensa, não haverá mercado, nem como concorrer com a pesca. E ambientalmente também não compensa, pq a origem da proteína animal é justamente farinha de peixe: e como a eficiência energética é baixa, gasta-se 3kg de peixe(farinha) para produzir 1kg de peixe (tucunaré). Nutricionalmente é a mesma coisa, só o valor de mercado que muda, do peixe "peba" para o tucunaré. Isso aí, abraços! Michel, valeu pelas explanações pelo menos ficamos sabendo que, pelo menos para fins repovoamento (como bem disse o mestre agenor) a produção em cativeiro é viável. a respeito do que o resto do pessoal disse não tenho muito a dizer... pois uma imagem vale mais que mil palavras e um C. temensis saudável e de bom porte como o da foto (criado em singapura) me faz crer q tudo é possível. Um dia, quem sabe, um de nós não posta uma foto como essa aqui no FTB! abrassaum a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Agosto 24, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2011 ALTÍSSIMO NÍVEL ESTE TÓPICO. MOSTRA O QUANTO ESTE FORUM É ESPECIAL. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neco Postado Agosto 25, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2011 ALTÍSSIMO NÍVEL ESTE TÓPICO. MOSTRA O QUANTO ESTE FORUM É ESPECIAL. Valeu Rodrigo Acho que as vezes é bom discutir outras coisas que não sejam... "olha como minha tralha é bonita" ou então "multifilamento 65lb X multifilamento 67lb"... kkk desabafei! :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.