Ir para conteúdo

Hélice de Inox


Posts Recomendados

voce tem que fazer testes neste motor

voce tem que verificar se não e o diametro que esta errado e não o passe, veja se vc colocar uma helice de 13/23 ao inves de 14 /23 se ele não vai andar melhor veja com quem tem um motor igual ao seu . mas vc tem que verificar qual a velocidade que seu conjunto anda ou qual seria a melhor. Veja tambem qual seria sua velocidade de cruzeiro ou de trabalho, qual seria a melhor pra vc ou e a velocidade final alta ou a velocidade de cruzeiro mais economica andando bem e com economia

estou te falando isto por estar usando uma helice passo 13 /24 no meu casco e ele esta andando bem na velocidade de cruzeiro , eu sacrifiquei a velocidade final afundando um pouco o motor mas ele esta arrancando bem e meu casco e so um 115. O casco e mais leve (trick) tive testando uma de passo 23 quatro pas tambem, mas ele se comportou melhor com uma de tres pas

isto e o que eu acho, no meu caso deu certo fazer estes testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Cassio, vou tentar arrumar algumas hélices emprestadas para fazer os testes. Meu hélice original é uma 3 pás de aluminio 14 1/4 x 19 o conjunto chegava a 55Mph mas o consumo estava alto e sobrava motor, a velocidade de planeio era praticamente instantanea como pode ser visto em video ja postado aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Alex não ficou como esperado, quando coloquei um passageiro no barco vi que o motor ficou sem força para arrancar, em 3 pessoas dentro então nem se fala quase não consegue sair do lugar! Será que o caso não seria diminuir o tamanho do hélice, ao invés de 14 x 23 colocar uma de 13 x 23? Eu sou meio leigo nessa questão, sei que o passo 23 se refere a quanto o helice vai percorrer em uma volta, e que o 14 é o diametro do hélice, o que me falta é conhecimento para determinar estas medidas para o meu conjunto. Tentei esta 14 x 23 e vi que não deu certo, a velocidade final ficou excelente porém para arrancar ficou péssimo. Imagino que se eu diminuir o tamanho vou diminuir a carga no hélice para as arrancadas. Optei pela 4 pás devido as informações que eu obtive de que para o Bass boat a 4 pás me traria mais estabilidade, menos vibração, mais economia, e planeio mais rápido, acho que vou continuar optando pela 4 pás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estive lendo um pouco a respeito de hélices para motores de popa, e em uma de minhas leituras alguem citou que os hélices para barcos de alta performance devem possuir um passo elevado porém um diâmetro menor. Ainda não conseguir chegar a uma relação de quanto diminuir no diâmetro para compensar o passo. No meu caso meu hélice original de alumino de 3 pás possui diâmetro 14x19 de passo, e o conjunto arranca bem (como pode ser visto no video), porém tenho que ficar atento ao giro quando começo a subir o trim, pois atingi facilmente os 5750 RPMs. Devido a isso adquiri um hélice de aço inox 4 pás 14x23, mantive o diâmetro e aumentei o passo, porém aumentei muito, agora minha intenção era de testar um hélice 13 1/2 x 22. De qualquer forma devo reduzir a carga para o meu motor para atingir o RPM desejado.

Mesmo com o hélice de 4 pás 14x23 o conjunto atingiu 5000 RPM e 60 Mph no Gps. Com o hélice original o conjunto supera os 5750 RPM e 55 Mph.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paim...não seu especialista em hélices...mas se vc com a hélice passo 23 chegou a apenas 5000 RPM...vc precisa diminuir 2 passos (250 RPM por passo), para se chegar aos 5.500 recomendados, ou seja, o hélice ideal seria uma 4 pás, 14 x 21. Isso, para se chegar aos 5.500RPM.

Com a passo 23 vc atingiu 60MPH....ou seja, o seu motor está com força pra empurrar o conjunto, o q não ocorre com a original q atinge um giro maior, mas a velocidade é inferior.

Não sei se, vc diminuindo a hélice irá obter maior velocidade não...sabe pq???

Pq a maior potência q o seu motor atingiu em testes (150HP ou 112Kw) foi em 5.350RPM...ou seja, aconselho vc a usar um hélice de passo máximo 22 (4 pás, inox e passo 14).

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paim... o pouco que conversei com pessoas entendidas me falaram que quanto menor o passo mais rápido é o planeio, quanto mais pesado mais demora também no planeio, tive a oportunidade de observar na prática agora na Serra da Mesa, 4 pescadores, 110 litros de gasolina, cx´s térmicas cheias e tralhas... o planeio foi mais lento do que o de costume com 3 pescando.... sozinho é sem graça, parece que o barco vai voar fora d´agua rsrsrsrs

Quanto a velocidade ficou assim: 4 pescadores 98km/h a 5250 RPM ( pesadão ).

3 pescadores 102km/h a 5400 RPM ( foi o máximo que conseguimos, pois estamos aprendendo a dominar o barco )

1 pescador + " DEUS segurando a onda" 108km/h 5500 RPM ( vazio ).

Ou seja, o hélice tá 100% correto.

Agora vc vai ter que testar, pois o hélice correto vc vai demorar "pesado " a planar, depois de planar vai depender se o casco consegue sair todo da água... se sim vai perceber que o giro vai chegar no máximo ou proximo aí terá a velocidade final.

Acho que vai ser por aí.... o que tem que focar é a velocidade final e giro máximo, assim o motor vai trabalhar no regime de giro correto, sem forçar rabeta.

Essa vai ser a desculpa para ir pescar mais vezes heheheheh

Boa sorte e boas pescarias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...