Cassio F Nunes Postado Dezembro 26, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 26, 2011 voce tem que fazer testes neste motor voce tem que verificar se não e o diametro que esta errado e não o passe, veja se vc colocar uma helice de 13/23 ao inves de 14 /23 se ele não vai andar melhor veja com quem tem um motor igual ao seu . mas vc tem que verificar qual a velocidade que seu conjunto anda ou qual seria a melhor. Veja tambem qual seria sua velocidade de cruzeiro ou de trabalho, qual seria a melhor pra vc ou e a velocidade final alta ou a velocidade de cruzeiro mais economica andando bem e com economia estou te falando isto por estar usando uma helice passo 13 /24 no meu casco e ele esta andando bem na velocidade de cruzeiro , eu sacrifiquei a velocidade final afundando um pouco o motor mas ele esta arrancando bem e meu casco e so um 115. O casco e mais leve (trick) tive testando uma de passo 23 quatro pas tambem, mas ele se comportou melhor com uma de tres pas isto e o que eu acho, no meu caso deu certo fazer estes testes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paim Postado Dezembro 26, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 26, 2011 Obrigado pela dica Cassio, vou tentar arrumar algumas hélices emprestadas para fazer os testes. Meu hélice original é uma 3 pás de aluminio 14 1/4 x 19 o conjunto chegava a 55Mph mas o consumo estava alto e sobrava motor, a velocidade de planeio era praticamente instantanea como pode ser visto em video ja postado aqui no forum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paim Postado Dezembro 27, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 27, 2011 Pois é Alex não ficou como esperado, quando coloquei um passageiro no barco vi que o motor ficou sem força para arrancar, em 3 pessoas dentro então nem se fala quase não consegue sair do lugar! Será que o caso não seria diminuir o tamanho do hélice, ao invés de 14 x 23 colocar uma de 13 x 23? Eu sou meio leigo nessa questão, sei que o passo 23 se refere a quanto o helice vai percorrer em uma volta, e que o 14 é o diametro do hélice, o que me falta é conhecimento para determinar estas medidas para o meu conjunto. Tentei esta 14 x 23 e vi que não deu certo, a velocidade final ficou excelente porém para arrancar ficou péssimo. Imagino que se eu diminuir o tamanho vou diminuir a carga no hélice para as arrancadas. Optei pela 4 pás devido as informações que eu obtive de que para o Bass boat a 4 pás me traria mais estabilidade, menos vibração, mais economia, e planeio mais rápido, acho que vou continuar optando pela 4 pás. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Dezembro 27, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 27, 2011 Bom, eu já te ei a teoria. 13X21 talvez seja a ideal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paim Postado Janeiro 13, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 13, 2012 Estive lendo um pouco a respeito de hélices para motores de popa, e em uma de minhas leituras alguem citou que os hélices para barcos de alta performance devem possuir um passo elevado porém um diâmetro menor. Ainda não conseguir chegar a uma relação de quanto diminuir no diâmetro para compensar o passo. No meu caso meu hélice original de alumino de 3 pás possui diâmetro 14x19 de passo, e o conjunto arranca bem (como pode ser visto no video), porém tenho que ficar atento ao giro quando começo a subir o trim, pois atingi facilmente os 5750 RPMs. Devido a isso adquiri um hélice de aço inox 4 pás 14x23, mantive o diâmetro e aumentei o passo, porém aumentei muito, agora minha intenção era de testar um hélice 13 1/2 x 22. De qualquer forma devo reduzir a carga para o meu motor para atingir o RPM desejado. Mesmo com o hélice de 4 pás 14x23 o conjunto atingiu 5000 RPM e 60 Mph no Gps. Com o hélice original o conjunto supera os 5750 RPM e 55 Mph. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Janeiro 14, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 14, 2012 Paim...não seu especialista em hélices...mas se vc com a hélice passo 23 chegou a apenas 5000 RPM...vc precisa diminuir 2 passos (250 RPM por passo), para se chegar aos 5.500 recomendados, ou seja, o hélice ideal seria uma 4 pás, 14 x 21. Isso, para se chegar aos 5.500RPM. Com a passo 23 vc atingiu 60MPH....ou seja, o seu motor está com força pra empurrar o conjunto, o q não ocorre com a original q atinge um giro maior, mas a velocidade é inferior. Não sei se, vc diminuindo a hélice irá obter maior velocidade não...sabe pq??? Pq a maior potência q o seu motor atingiu em testes (150HP ou 112Kw) foi em 5.350RPM...ou seja, aconselho vc a usar um hélice de passo máximo 22 (4 pás, inox e passo 14). joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paim Postado Janeiro 14, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 14, 2012 Obrigado pelas dicas Fabrício! Mas acho que vou apostar em uma 14x21 pois com a 14x23 quando arranco mesmo sozinho demora muito para chegar ao planeio em 2 pessoas nem se fala e em 3 só com a ajuda da correnteza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabiano Biguá Postado Janeiro 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20, 2012 Paim... o pouco que conversei com pessoas entendidas me falaram que quanto menor o passo mais rápido é o planeio, quanto mais pesado mais demora também no planeio, tive a oportunidade de observar na prática agora na Serra da Mesa, 4 pescadores, 110 litros de gasolina, cx´s térmicas cheias e tralhas... o planeio foi mais lento do que o de costume com 3 pescando.... sozinho é sem graça, parece que o barco vai voar fora d´agua rsrsrsrs Quanto a velocidade ficou assim: 4 pescadores 98km/h a 5250 RPM ( pesadão ). 3 pescadores 102km/h a 5400 RPM ( foi o máximo que conseguimos, pois estamos aprendendo a dominar o barco ) 1 pescador + " DEUS segurando a onda" 108km/h 5500 RPM ( vazio ). Ou seja, o hélice tá 100% correto. Agora vc vai ter que testar, pois o hélice correto vc vai demorar "pesado " a planar, depois de planar vai depender se o casco consegue sair todo da água... se sim vai perceber que o giro vai chegar no máximo ou proximo aí terá a velocidade final. Acho que vai ser por aí.... o que tem que focar é a velocidade final e giro máximo, assim o motor vai trabalhar no regime de giro correto, sem forçar rabeta. Essa vai ser a desculpa para ir pescar mais vezes heheheheh Boa sorte e boas pescarias... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paim Postado Janeiro 28, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2012 Mais uma vez agradeço pelas dicas Fabricio! Vou experimentar uma 4 pás 14x21 Depois posto os resultados. Abç!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.