Ir para conteúdo

Captura de tela 2024-12-23 180934.png

Pescaria de Novembro de 2007.


Posts Recomendados

Acho que vale a pena colocar meu relato da pescaria mesmo sem as fotos e , tão logo as tenha eu as posto, então... vamos ao relato!!!

Pescaria de Novembro 2007!!!

Pescaria marcada desde Novembro de 2006 no Rio Grande, abaixo da represa de Furnas, no município de São João Batista do Glória/Delfinópolis-MG, para a pesca de Tucunas e Traíras!!! Diferente do que aconteceu em 2006, não poderia ficar a mesma quantidade de dias devido a compromissos assumidos anteriormente, apesar das férias, então a estratégia seria pescar o máximo que puder no menor espaço de tempo possível. Seriam apenas 08 dias a serem aproveitados para pescar(diferente de 2006 que foram 19 dias), se não fosse os imprevistos que acontecem e que, apesar de tentar amenizar a situação ocorrida, atrapalharam bastante no que si refere a pescaria.

Levando em consideração que sempre programo uma viagem familiar para o local e levo filha e esposa, pois trata-se de um ambiente rural e, que não fica apenas na pescaria, pois meus pais residem no local, sendo assim, tive que ceder algumas coisas. O principal imprevisto foi minha mãe ter fraturado a perna 03 meses antes e, desta forma, ainda dependendo de maiores cuidados, e, mesmo confirmando a viagem com antecedência, sobrou grande parte do serviço de casa a fazer, que foi compartilhado entre minha esposa e eu, além de ter de tomar conta de minha filha de 03 anos que é curiosa e participa de tudo.

Pescar ficou complicado, uma vez que começou a faltar tempo, devido às atividades e a presença constante de minha filha que queria me acompanhar e queria exclusividade na hora de pescar, com um famoso ?SÓ EU QUE VOU PESCAR?!!! (Na verdade mais atrapalha que pesca e,... não deixa pescar mesmo.) Então o jeito foi aproveitar os horários que ela ficava com sono e dormia na parte da tarde, resumindo-se entre 16:00 e 19:00 horas e algumas escapadas na parte da manhã.

Agora a pescaria em si!!!

Levando em consideração que os dias entre 10 e 17 de novembro, na região foram chuvosos e, anormalmente frios, pude aproveitar bastante, apesar do local ter, conforme o relato de 2006, ficado muito mais sujo com algas, aguapés e vitórias-régia. Apareceram muitos peixes e, comparando com 2006, foi uma pescaria mais produtiva no que falamos em quantidade, porém o tamanho dos peixes ficou abaixo da expectativa.

Tempo nublado e chuvoso...

Imagem Postada

Imagem Postada

Muita sugeira e água-pés...

Imagem Postada

Imagem Postada

Olha como o peixe vinha...

Imagem Postada

Imagem Postada

Para o local, percebi que as farpas das garatéias fizeram falta, uma vez que o local está muito sujo, cheio de tranqueira abaixo da linha d'água, e toda a vez que fisgava 01 peixe, tinha que ser rápido, ou com certeza não veria a cara do bicho, por menor que fosse. Posso dizer que ficou algo entre 50% para cada lado.

Acertar o tamanho da isca foi um trabalhão. Primeiramente, percebi que os peixes estavam comendo pequenos lambaris de aproximadamente 04 cm, mesmo assim, comecei testando iscas de superfície nos tamanhos entre 11 e 09 cm, passando por hélices e poppers e, acabei percebendo que os peixes não queriam saber de atacar na superfície, excetuando-se as traíras que adoram o ambiente com esse tipo de vegetação. O que rendeu resultados com as dentuças foram os sapos de borracha da Flog-line. Não valorizada na minha caixa de pesca em outras épocas, devido ao local ser limpo, foi o que atraia as dentuças no meio dos lugares que não davam para arremessar iscas com garatéias.

As dentuças...

Imagem Postada

Outra...

Imagem Postada

Outra...

Imagem Postada

Insistentemente, com iscas de superfície, consegui a capturas de tucunas e traíras, levando em consideração que iscas de meia-água em locais sujos não combinam, contudo, a temperatura local foi caindo e, consequentemente os peixes sumindo, obrigando-me a fazer os peixes procurarem as iscas.

Passei então a observar os locais com maior atenção e adotei a estratégia de chamar o peixe até as iscas em locais mais limpos, usando iscas de hélice ou popper para fazer algum barulho e, usar a meia-água para capturá-los. Comecei usando iscas de barbela de 09 cm que nadam a aproximadamente 50 cm abaixo da coluna d'água, mas os peixes atacavam e eu não conseguia a captura. Percebi que o tamanho das iscas estava incompatível com o tamanho dos peixes. Passei então para iscas de 07 cm, para as de 05 cm até chegar na, que posso dizer matadeira para os peixes locais. Iscas mínimas de 4,5 cm e 3,6 gramas, semelhantes aos lambaris, difíceis de arremessar, com as carretilhas, não fosse ter adquirido uma vara 5'3? até 14 lbs de casting entre 04 e 15 gramas e usado uma carretilha Daiwa Procaster munida de multifilamento, perfeito para o que foi empregado. Os tucunas que estavam na faixa de 25 a 30 cm atacavam somente esse tipo de isca que fez sucesso.

Alguns Tucunas depois de acertar as iscas certas...

Imagem Postada

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem407.jpg

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem428.jpg

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem443.jpg

Soltando...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem444.jpg

Amarelo bonito...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem452.jpg

Outra do amarelo...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem453.jpg

Tucuna bonito...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem386.jpg

Percebi que brigar com os peixes na tranqueira, sem garatéias com farpa seria difícil, mas para tal situação, arrancar o peixe do local seria o mais indicado. Então, coloquei um lider de 1,5 m de linha revestida com uma camada de Flúor e fui pra luta. Os maiores exemplares estavam lá e, desistir sem tentar nunca passou pela minha cabeça.

Deixei 02 conjuntos montados para o local, sendo 01 com caniço de até 20 lbs com uma MS Contender e outro de até 17 lbs com uma Shimano Cruxis. Nestes locais, qualquer tipo de isca que passasse era imediatamente atacado e, na mesma velocidade que era atacado, o peixe ia embora, devido a falta de farpas dos anzóis. Arrancar da tranqueira era difícil e, na hora do embarque também, uma vez que pesco sozinho e qualquer bambeada na linha e já era... peixe perdido. Posso dizer que essa pescaria me ensinou bastante. Pescador que é pescador tem que inovar nas técnicas e insistir, mesmo que a vantagem esteja para o adversário.

Em relação ao ano anterior, a altura da água estava idêntica e os peixes não correram o risco de sumir devido ao sobe e desce das águas. Não presenciei pescadores com redes, sejam estes profissionais ou amadores e, em conversa com meu pai, este disse que a fiscalização está sempre presente, fato este que pude comprovar ao ser abordado por 02 policiais que vistoriaram a embarcação que estava atrás de iscas vivas, que já estavam proibidas devido ao defeso.

Não consegui ninguém para tirar fotografias com peixes, então nas fotos o que aparece é o alicate de contenção, o peixe e uma mão vez ou outra.

Um alicate de contenção segurando o peixe...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem401.jpg

Outro...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem393.jpg

Mais um...

http://i495.photobucket.com/albums/rr311/jpsjean/Imagem387.jpg

Fiquei somente no remo. Não sobrou grana para comprar o elétrico que pretendia e, acabei ficando sem motor de popa, uma vez que as tábuas de fixação do motor acabaram apodrecendo por ficarem expostas ao tempo, desta forma, limitando meus locais de pesca ainda mais. Aliás remar é o que mais desanima!!! Praticar pescaria com iscas artificiais e ainda ter de remar são coisas que não combinam quando estamos em um barco grande, sozinho e fazendo arremessos. Se ventar, passa do ponto que daria aquele arremesso e não conseguimos colocar a isca no local desejado, ou, simplesmente joga o barco no local onde estão os peixes, atrapalhando o ponto.

Perdi 02 dias no início da viagem(01 na viagem e outro aguardando que minha mãe tive melhores condições para viagem) e 01 no final(marcamos para 12:00 horas a saída para retorno a BH), devido a problemas com horário de viagem, uma vez que este quem escolheu foi minha esposa, tendo em vista que

teríamos que levar uma criança no colo por um período incomodo de 05 horas.

Os materiais empregados foram:

01 Carretilha MS Contender 8000, abastecida com monofilamento Nº 01 Mazzaferro 0,35mm e Leader Fluorcloating 0,47mm Mazzaferro de 1,5m, montada em uma vara Fleming Apache III 5'6? de 08/20 lbs de resistência.

01 Carretilha Shimano Cruxis 200, abastecida com linha multifilamento Vexter 0,25mm e resistência de 30 lbs, com Leader Fluorcloating 0,47mm Mazzaferro de 1,5m, montada em uma vara Fleming Advance III 5'6? de 06/17 lbs de resistência.

01 Carretilha Daiwa Procaster X 103 HA, abastecida co linha multifilamento Vexter 0,25mm e Leander Fluorcloating 0,47mm de 0,5m, montada em uma vara Fleming Cibertec II 5'3? de 05/14 lbs de resistência.

01 Carretilha MS Lubina 4000, abastecida com linha monofilamento Nº 01 Mazzaferro 0,30mm e Leader Fluorcloating 0,47mm Mazzaferro de 0,5m, montada em uma vara Otoni de carbono com 1,65m e resistência até 15 lbs. (Este conjunto apresentou problemas durante a pescaria e acabou desmontado antes do tempo).

01 Molinete Argus Java 3000, abastecido com linha monofilamento Fluorcloanting 0,28mm e Leander Fluorcloating 0,47mm de 0,5m, montado em uma vara Mazzaferro de 1,60m para linhas entre 0,15 e 0,35mm.

As iscas que utilizei e apresentaram melhores resultados:

Zaras: Alimai 85 amarela e osso, ambas cabeça vermelha(King Fisher), Walk the Dog na cor de lambari(Yozuri), Mini Macetão azul e amarela com cabeça vermelha(Aicás), Apolo osso(Aicás), Paca dorso escuro e barriga rosa(Aicás);

Hélices: Baby torpedo azul com prata(Heddon), Arm Swicher cor de lambari(Yozuri), Mini torpedo na cor palhacinho(Lure Janhsen), charutinho hélice transparente com cabeça vermelha(KV);

Sticks: Fome Zero branco com cabeça vermelha(KV);

Poppers: Cetus branco com cabeça vermelha(King Fisher) e um na cor azul e prata da marca Fenwick;

Meia-água: 14A Transparente com prata e com laranja(Bomber), Flash Minow 09 cm cor de lambari e 07cm preta (MS), Pin Minow 05 cm sinking laranja e preta com dourado(Yozuri), Delta na cor laranja e Delta Baby 4,5cm na cor prata e azul (Wave), Lampejinho 7,5cm na cor laranja (Moro/Deconto);

Iscas flexíveis: Sapo de borracha na cor laranja e Sapo Popper na cor amarela (Flog-line);

Colheres: 13 gramas amarela (Aicás).

Agradeço aos amigos do Fórum e...

Pretendo fazer outra no local nas férias de 2008, só que fora do mês de Novembro por causa da chuva que me acompanha toda vez que vou pescar no local!!!

Jean Pierre ? Belo Horizonte ? MG (jpsjean) 10 de Dezembro de 2007.

Para todos não acharem que é boato, acessem... e comprovem as fotos da pescaria de 2006!!!

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... .php?t=738

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Adhemar,

Não iniba o cara...

Você já viu que estou mais para o "quieto"... Não provoca !

Detalhando assim, que é para o "povo" aprender... !

:arrow: Parabéns Jpsjean, belo "relato-boato", mas esperamos pelas fotos !

Kid voce sabe que e pura brincadeira, eu li todos os teus relatos com a maior atenção, eles são uma aola de como realisar uma pescaria, e sabe que chegamos a discutir por eu não estar conceguindo acessar os teus relatos, vai aguardando que uma hora destas eu estoro por estas bandas para uma pescadia na Bahia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Adhemar,

Não iniba o cara...

Você já viu que estou mais para o "quieto"... Não provoca !

Detalhando assim, que é para o "povo" aprender... !

:arrow: Parabéns Jpsjean, belo "relato-boato", mas esperamos pelas fotos !

Kid voce sabe que e pura brincadeira, eu li todos os teus relatos com a maior atenção, eles são uma aola de como realisar uma pescaria, e sabe que chegamos a discutir por eu não estar conceguindo acessar os teus relatos, vai aguardando que uma hora destas eu estoro por estas bandas para uma pescadia na Bahia.

Tranquilo Dhema ! Sei que é brincadeira !

Tava botando pilha... :twisted:

Quanto a vir pescar por aqui, não vai funcionar, pois raramente saio para pescar por aqui... na Amazônia o papo será outro... De repente ( quem sabe ) não vou conhecer Serra da Mesa com vocês, que sabem "os caminhos"...

:lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Agradeço aos amigos...

Agora Bruno... Tem o que o César postou anteriormente... (Tá anexado no final deste!!!) Relato de 2006... Pena que não teve relato para pescaria em 2008!!!

Mas até que fui pescar...

No dia 21Abril2008...(fraca)

Só uma trairinha...

Imagem Postada

Muita chuva...

Imagem Postada

Muito mato...

Imagem Postada

Mas teve lugar novo...

Imagem Postada

Outra...

Imagem Postada

Vista do retiro de leite(curral) da casa de meus pais...

Imagem Postada

Em 15Agosto2008 voltei na casa de meus pais, mas foi só um tucuninha... olha com quem???

Imagem Postada

Vamos ver se consigo fazer uma pescaria no início de 2009 pra colocar outro relato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JP,

mandou bem em resgatar relatos e fotos.

Bacana mesmo, parabéns cara!

Essa foto do guri ta massa d+

Te perguntar,

essa foto temuma varinha de ponta laranja ela é aquelas que de duas partes?

Imagem Postada

Boas Flávio...

Minha menina... Guria!!!!!KKKKKKKKKKKK....

Essa varinha é uma Mazzaferro Araty ligth 1,60m, 2 partes!!!

Primeira que comprei!!!! Fibra de vidro, meio pesada, mas pra um molinetinho e iscas pequenas fica muito bem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Flávio...

Minha menina... Guria!!!!!KKKKKKKKKKKK....

Essa varinha é uma Mazzaferro Araty ligth 1,60m, 2 partes!!!

Primeira que comprei!!!! Fibra de vidro, meio pesada, mas pra um molinetinho e iscas pequenas fica muito bem!!!

Hehehe tenho duas dessa varinha, acho que todo pescador tem uma varinha dessas e ainda ate hoje uso, nunca me deixou na mão.

Parabéns pela filhota!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Jean!!!!! parabéns pelo relato, pelo que vejo os tricks estavam no veneno, isso sem falar nas dentuças!!!! mestre:: wink

Abraço!!! wink

Difícil foi descobrir isso sena!!!

O peixa batia na isca e não vinha... até acertar uma isca pequena que acomodasse bem na boca dessa montueira de trick foi osso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Flávio...

Minha menina... Guria!!!!!KKKKKKKKKKKK....

Essa varinha é uma Mazzaferro Araty ligth 1,60m, 2 partes!!!

Primeira que comprei!!!! Fibra de vidro, meio pesada, mas pra um molinetinho e iscas pequenas fica muito bem!!!

Hehehe tenho duas dessa varinha, acho que todo pescador tem uma varinha dessas e ainda ate hoje uso, nunca me deixou na mão.

Parabéns pela filhota!

Comprei essa sem saber direito o que era pesca com isca artificial e junto comprei um MS Beta 500 que hoje tá lá no lago do P&P Kafundó(do Dino aqui do fórum)...

Pena que na época não sabia comprar material e não tinha ninguém pra me orientar!!!

O MS Beta é outra história...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...