Mauro Affonso Postado Dezembro 18, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2011 Pessoal, Bom Dia!! Comprei um Mercury 25 sea pro recentemente e o mecanico da loja onde comprei, informou que para passar o motor para 30 hp era necessário não só trocar a junta, como também adiantar um pouco o ponto de ignição. Ainda não consegui a confirmação se isto procede ou não, se alguém puder ajudar.... Abraço a todos!! Mauro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Dezembro 18, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2011 Boa tarde MAURO!!! VOU PASSAR O QUE ESTÁ NO MEU MANUAL DA OFICINA: 1) PONTO DE IGNIÇÃO DO MOTOR COM A BORBOLETA DO CARBURADOR TOTALMENTE ABERTA:25 HP BTDC 20 GRAUS 30 HP BTDC 25 GRAUS 2) PONTO DE IGNIÇÃO DO MOTOR COM A BORBOLETA DO CARBURADOR TOTALMENTE FECHADA: 25 HP ATDC 2 GRAUS E 30 HP ATDC 2 GRAUS OBS: SÓ MEXA NA JUNTA DO CARBURADOR SE FOR PASSAR PARA 30 HP E O PONTO DE IGNIÇÃO NO MESMO CASO E ESTE SERVIÇO DEVE SER FEITO POR MECÂNICO AUTORIZADO DA MERCURY OU TOHATSU, PRECISA DE (NO COMUM) LUZ DE PONTO! BTDC: ANTES DO PONTO MORTO SUPERIOR ATDC: DEPOIS DO PONTO MORTO SUPEIOR GRANDE ABRAÇO! COMO PODE VER TEM DIFERENÇA SIM! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Israel Caires Postado Dezembro 19, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Aproveitando o tópico, Chicão? e o mercury 15 jap. 2011 tem o mesmo procedimento do ponto de ingnição?! veja um comentário que fiz no tópico: viewtopic.php?f=74&t=7993 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Dezembro 19, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Bom dia Israel! é um pouco diferente...conforme o manual Mercury: para aumentarmos a potencia de 15 para 18, basta alterarmos o ponto do avanço de ignição, para 25 graus, que originalmente nos 15 é de 22graus.Isto é possivel soltando o parafuso do stop da haste de aceleração, alterando sua medida original de (5mm) para 9 mm.Num entendeu nada né???rsrs nem eu,Fica sossegado vou mandar o desenho e mais uma ajuda técnica, conforme manual do CHICÃO, teu 15 vai virar um foguete. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Dezembro 19, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2011 Voltando ao 15 super... me mande seu telefone vou ligar pra VC! abraço Vamos fazer seu motor "u bicho" rsrsr!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Israel Caires Postado Dezembro 20, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Chicão;! Não quero incomodar (sendo que já) mas ainda não comprei o barco! Só tenho o motor até agora, foi uma oportunidade que tive de vender meu conjunto pequeno, um Maresias Chata Aluminio de 3 metros + motor popa Branco Marine 6 hp, e com o dinheiro só deu pra pegar um 15 Super, Seminovo 2011. Sendo que ainda nem usei o motor, isso já tem mais de 2 meses e então resolvi limpar o carburador para conhece-lo (sou um pouco prevenido nesse assunto) e devido ao tempo que ficou parado e para minha surpresa já estava com a goma do oleo 2t empreginado. Por isso que postei minhas duvidas aqui no forum, ansiedade pura de testar logo o M15. Não consegui postar fotos aqui ainda, mas já peguei um manual na internet que mostra como fazer o procedimento, de uma ollhada aqui nesse link Chicão pra ver se bate com o seu: https://picasaweb.google.com/lh/photo/R ... directlink Então aquele processo de furar giclê é para os motores mais antigos, tipo 2008,2009... que vinha com o furo 0,5mm, sendo os mais novos 2010,2011 vem corrigido com furo 0,8mm? Será? E a historia da borboleta que não abre por completo? E a história de que não adianta abrir pois o carburador tem uma redução interna de 22? para 20? O pessoal do forum ja até costuma logo dizer: !Compra logo o Tohatsu 18!" E quem ja tem o 15 super fica na dúvida de qual o procedimento correto! Chicão! Valeu mesmo pela atenção! Mas se caso for enviar um desenho: isrcl@yahoo.com.br Obrigado! vou mandar MP numero tel! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Israel Caires Postado Dezembro 20, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Para facilitar vou colar aqui o artigo do outro tópico... "Sabe o que acontece com esses motores Mercury SUper, para fazer ele voltar aos 18hp a Mercury indica passar a abertura do gicleur de baixa de 0,6 para 0,9mm, por causa da baixa qualidade da nossa gasolina, isso acarreta um gasto um pouco maior, antes de mexer no meu motor eu conversei com o pessoal da Tohatsu (Abrasu) na época trabalhava lá um cara chamado Leonardo (que trabalhou 8 anos na fábrica da Tohatsu no Japão) e ele me explicou que não haveria a nessecidade de abrir o gicleur de baixa para 0,9 e sim para 0,7 e só se o motor não aceitace com essa medida aí sim ir aumentando e ir testando, porque nem todos e sim uma minoria acaba trabalhando com 0,9, mas a Mercury acho que para simplificar manda o pessoal da autorizada já passar para 0,9. Isso tudo para o motor não dar falta em alta rotação e apagar pela má qualidade de nossa gasolina brazuca que tem 25% de alcool, o meu motor aceitou 0,7 que é o normal que eles fazem no Tohatsu 18hp." Conforme a ideia acima, resolvi checar o carburador a aproveitar para dar uma limpeza, tinha em mãos uma broca 0,7mm mas pra minha surpresa o motor já estava com o giclê de baixa "080" (conforme gravado no propio giclê) que provavelmente significa 0,8mm, já no giclê de alta tinha gravado "110" que provavelmente significa 1,1mm. Fique claro que não entendo nada de mecânica, sou apenas um curioso na área, mas pelo que imagino, será que essa abertura de giclê não deveria ser no de alta? Tem outra coisa, o corpo do carburador tem uma redução que impede a passagem de mais ar, (veja a imagem que tentei descrever) então o que resolve mais gasolina sem oxigenio? https://picasaweb.google.com/lh/photo/w ... directlink https://picasaweb.google.com/lh/photo/O ... directlink Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Dezembro 20, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 20, 2011 Boa tarde Israel! o processo de passar 0 15 para 18 é aquele mesmo que esta no desenho( avançando a mesa e abrindo o gicle para 0,9 é o ideal), melhora mas não resolve, tem que fazer abrir 100% a borboleta!senão fica dando uns estouros em alta, o avanço na mesa do Mercury tem 2 resaltos e o Tohatsu 3, tai ai a diferença!!!deixa depois que o "bicho" sair da garantia a gente faz ele virar um "DEZOITÃO"!Abraço amigo!ah VC tem razão : abrir Gicle principal, a borboleta abre para entrada de "AR" com certeza! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Janeiro 28, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2012 Será que aquele problema de oscilar/diminuir o giro em alta rotação, que o motor do Sebastião Andrade apresentou (e também o meu) pode estar relacionado com o ponto de ignição ? No meu caso, eu já tinha notado a falha mesmo antes do motor ser passado para 30 hp. O que voce diz CHICÃO ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Max Postado Janeiro 22, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 22, 2013 Amigos , chegou a hora de fazer a 1º revisão (20hs) do meu Sea Pro (2012/2012) , junto com essa revisão gostaria de fazer a mudança de 25 para 30 hp. Liguei em 3 autorizadas mercury distintas e cada uma fala uma coisa sobre a troca ou não do Hélice. Então minha pergunta é com a mudanca de 25hp para 30 hp , alem da troca da junta e mudança do ponto de ignição , também é necessário a troca do hélice ? se é necessário a troca qual e a medida do novo Hélice? chicão mandai mp pra vc tb , Agradeço desde já as respostas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Léo Andrade Postado Janeiro 25, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 25, 2013 Pessoal, aproveitando o tópico, acabei de pegar um sea pro, farei a mudança quando puder, mas gostaria de saber sobre amaciar o motor, tem uns macetes, alguém sabe me dizer? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Janeiro 26, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 26, 2013 Pessoal, aproveitando o tópico, acabei de pegar um sea pro, farei a mudança quando puder, mas gostaria de saber sobre amaciar o motor, tem uns macetes, alguém sabe me dizer? Pode seguir as instruções do manual tranquilamente, qualquer outro procedimento é desnecessário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Costa Postado Janeiro 26, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 26, 2013 Pessoal, o meu é 12/12 , no kit original o motor vem com duas hélices o mecânico da revenda onde comprei em Araçatuba, disse ter que trocar , me mandou a hélice original, quanto acilação em rotação máxima o meu também apresentou esse problema , foi para revisão , avisei, e voltou o mesmo jeito já desencanei, tento controlar na aceleração Wagner Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Léo Andrade Postado Janeiro 27, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 27, 2013 Pessoal, aproveitando o tópico, acabei de pegar um sea pro, farei a mudança quando puder, mas gostaria de saber sobre amaciar o motor, tem uns macetes, alguém sabe me dizer? Pode seguir as instruções do manual tranquilamente, qualquer outro procedimento é desnecessário. Valeu Tiago! Vou dar uma lida geral. Abraço. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 boa noite sou novo aqui no fórum tenho uma duvida em relação a transformação do Mercury sea pro 25/30hps, fiz de acordo a figura acima porem não consegui entender direito o ponto de ignição ? TDC: ANTES DO PONTO MORTO SUPERIOR ATDC: DEPOIS DO PONTO MORTO SUPERIOR alguém poderia explicar esta parte que não entendi direito o pistão tem que está antes do ponto morto superior 25 graus e depois do ponto superior 2 graus? e mesmo necessário luz de ponto tem algum macete? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 antes do ponto morto superior = antes do pistao chegar ao fim do curso em cima ok antes ponto morto inferior = qdo o pistao chega em seu fim de curso em baixo ok __________________________________________________________________________________________ ideal p/ esse tipo de trasfomaçao /regulagem afinaçao = é conferir o ponto de igniçao ; c/ luz strobo ( luz de ponto ) ;tambem da p/ fazer sem a luz de ponto = c/ a luz é exato ; preciso ok .... juthair ; amigao só ñ vai confundir a trasformaçao = o super 15 p/ 18hp ; c/ o 25/30hp ok de uma pesquisada tem topico c/ muita coisa sobre o tema ok olha o ponto do 25hp ; e depois passando p/ 30hp na foto = tambem a junta restritora ; que troca pela mais aberta ; e acerto de regulagens = acelerador x borboleta carbura ok se ñ manja de mecanica = aconselho procurar um mecanico de sua confiança ja ja a galera explica mais ; e dicas ok .... abraço ; boa sorte Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 Boa tarde obrigado ,Fábio oque eu realmente preciso saber e apanas o ponto de referência para eu colocar os 25 graus alinho ele ao que? Qual referência? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 Tem algum ponto na carcaça do Motor para mim basear? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 amigao pelo que vi ai na foto = ñ enchergo nem bem nem mau rapaz mas a haste do acelerador tá certa ai na foto abrindo 100 % a borboleta do carburador ok ( viu isso ) ??? como ja citado = e vendo na foto 20 graus = 25 hp 25 graus = 30 hp repare na mesa do avanço as marcas no aluminio ; a regulagem fica ai no terminal e porca ok as marcas ( riscos de marcaçao no aluminio ) no volante ok por isso seria ideal ; a luz de ponto = fica no ponto exato sem duvidas ... ja pequisou os topicos sobre o tema = tem muita coisa desse motor ..... viu se a junta do coletor ?? ja estava nessa posiçao a haste do acelerador ou vç que mecheu ai na ultima foto seu = motor tá engatado . e totalmente acelerado no manche = abrindo totalmente as borboletas do carburador 100% ???? veja aquela regulagem da mesa do avanço da igniçao = na ultima foto sua ; mexendo ali vç avança ou atraso o pnto de igniçao ok cara vç ñ conheçe um mecanico de confiança = passa la pede p/ ele ;;;; ele faz na sua frente c/ a luz de strobo ; rapidinho = e vç acompanha como funciona .... se ñ fizer vai da zica ; fica estourando e pipocando ; e afeta todo o sistema ok ; podendo comprometer o modulo igniçao ...e por ai vai amigao ... abraço ; boa sorte Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 ok amigão obrigado ,está com o acelerador e borboletas 100% aberto porém eu não tenho nenhum mecânico de confiança aqui na minha região ,e até sei onde faz o ajuste do avanço eu coloque o máximo possível me baseando em um ponto da carcaça como referência ,pós em motores se moto já coloquei vários no ponto todos tinha uma referência na coroa de comendo e o ponto H no virabrequim só era alinhar e pronto mais neste motor o que eu não consigo entender e onde fica a referência para eu alinhar com estes pontos que estão no alumínio que varia de 0 a 25 graus ou melhor de -10 a 25 tem mais dois pontos antes do 0 graus só preciso saber onde eu alinho estes pontos qual referência que uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 Então pelas fotos ele ainda está com 25 hps? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2017 rapaz como disse pelo que enxerguei ai = a parte do acelerador borboleta carbu aberta 100% ;haste no fim do curso = parece tá certo .... agora pelo que enxerguei parece que ta no 20 graus né ... p/ 30hp é 25 graus / ve ai se ñ tem a referencia na tampa de partida ... ja falei ñ enchergo nem ; o volante daqui do outro lado antes do ponto morto ; coloque em 25 grau ok rapaz se manja de mecanica como disse ai ; e ñ tem nenhum mecanico de sua confiança ai simples ; compre uma luz de ponto ; vç msmo faz o trampo ; e ñ gasta e mais um aprendizado ok ñ custa caro viu amigao ... boa sorte Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 13, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2017 Boa noite muito obrigado amigo vou tentar quebrar minha cabeça aqui para almentar estes 25 graus isso tá complicado,se alguém tiver alguma foto mais detalhada ou um passo a passo por favor me ajude fico infinitamente agradecido ,valeu Fábio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juthair Postado Outubro 13, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2017 Pior que já falei com 4 mecânicos da região que não tem nem noção acha que é só tirar a junta Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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