Helson Postado Janeiro 16, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2012 Caros pescadores, Fiz os testes com um quest 270 e um motor Opitimax 115: configuração do barco: quest 270 ano 2006 motor eletrico motor guide wireless 45 libras motor Opitimax 115 2011 sonar 160 cc direção hidraulica Bay star flaps smart tabs 80 libras hélice 12 3/4 X 21 resultados: barco leve 2 pescadores e pouca gasolina andando entre 25 e 42 milhas consumo 12 litros por hora barco pesado 4 pescadores e muita gasolina andando entre 30 e 40 milhas consumo 14 litros por hora as primeiras 2 horas de testes na marina estava com duas pessoas e pouco gas. as ultimas 4 horas rodei na pescaria com 4 pescadores a bordo e muito gas. total de horas e consumo segundo o smartcraft : 6 horas e 83 litros consumidos. velocidade maxima 44 milhas. Obs.: testei 4 hélices varios passos e unica que ficou legal foi a passo 21. Hélices com passos 17, 19, 24 todas cavitaram. Acho então que o segredo está no hélice. Não anda nem perto do 200hp mas o consumo é bom. Gostei do resultado. ::fishing Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Janeiro 16, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2012 Opa Helson...tomei a liberdade de dividir o seu tópico deixando-o como uma mensagem nova. Acredito q assim a turma possa entender e debater melhor o teste, além do outro tópico não perder o foco. joia::: Bem...muito legal o teste obtido por vc...mas entre 25 MPH e 40 MPH eu tenho certeza absoluta q a diferença de consumo não é de apenas 2 litros por hora...hehee... O seu motor 135 hp andando a 40 MPH, q são apenas 4 MPH a menos q velocidade máxima (5.500RPM), acredito q esteja consumindo uns 40 ou 50 litros por hora a 5.000RPM... É muito provável q o seu SmartCraft esteja configurado para GALÕES POR HORA....e não, litros por hora...hehee...pois qualquer 1000 RPM a mais no desempenho influi muito no consumo. Agora, se vc andou 6 horas e gastou apenas 83 litros....puts, isso é um baita desempenho. palmas:: Poste pra nós, por gentileza, os regimes de giro q vc atingiu estas velocidades?!?! Abs... ::tudo:: Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassio F Nunes Postado Janeiro 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 experiencia do meu 115 com um trick e o seguinte: como ando muito sosinho ou com meu filho que pesa 30 a 33 kilos e com pouco peso quando acelero ate umas 40 milhas ele fica em 22 l/h quando desacelero ate as 40m/h ele consome menos fica em 20a 19 l/h, Não me pergunte o porque pois não sei te responder, ja fiz varias vezes o teste e sempre da isto, no meu caso e melhor acelerar bem e ir tirando a mão devagar ate chegar na velocidade em que vc quer ir no maximo ele chega a umas 54 a 55 milhas e consome cerca de 34 l/h com dois ó consumo e um pouco maior e a velocidade menor velocidade economica dele e perto de 38 a 39 milhas, ele consome cerca de 16 a 18 litros /hora ele tem uma helice de passo 13- 3/4 por passo 24 quanto a motores maiores eles consomem quase a mesma coisa que o nosso nas mesmas velocidades e so voce ver por ai nos relatos,eles consomem cerca de um litro a mais ou perto disso com dois ó consumo e um pouco maior e a velocidade menor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 17, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Caro Cassio, um acessorio que faz muita diferença em qq barco e deveria ser obrigatorio de fabrica são os flaps, pois eles ajudam o barco a planar muito mais rapido e economiza muita gasolina, se eu estiver sozinho no meu barco e acelerar ate 3000 rpm ele praticamente sai reto sem levantar o bico. Estes testes foram feitos na Serra da Mesa, andei bastante se fosse no motor 200 efi que eu tenho certeza que teria gastado quase o dobro de gasolina. Como meu casco é mais pesado em relação ao seu minha velocidade final é menor mas a autonomia vale apena. Cassio vc tem jack plate? se não em qual furo está instalado o motor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 17, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Fabricio o motor é de 115hp (opitimax), Não sei bem como funciona a marcação do smartcraft, pois na velocidade cruzeiro de 30 milhas marca o consumo instantaneo de 16 a 18 litros por hora, e a 40 milhas marca 28 litros por hora. No final de horas navegada deu uma media de 14 litros por hora e deu para perceber a economia em relação ao meu motor antigo (200 efi). Outra coisa que eu falei para o Cassio, os flaps estes fazem muita diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinícius Neto Postado Janeiro 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Fala pescador, beleza contigo, nessa velocidade toda vc não deixou por acaso uma caixa térmica azul de tampa branca voar do barco não, né. rsrsrsrs. E aí chegou a pegar alguns tucunas naquele dia, gde abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassio F Nunes Postado Janeiro 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 estou com um jack de 8 pol com o motor no segundo furo e ele esta bem levantado quanto a helice cavitar, não e o tamanho da helice e sim o quanto vc esta levantado no jack ou no trim e que faz ela cavitar quanto aos flaps, eu realmente não tenho, pode ate fazer falta mas meu barco esta bem regulado ,esta bem na mão, mesmo pescando com 2 e com a carga completa ele so demora um pouco a mais pra planar coisa de uns 2ou 3 segundos a mais agora ele so plana quando atinge 3000 giros, antes ele levanta bem o bico Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 17, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Valeu Cassio, Vou tentar arrumar um jack para fazer uns testes pois testei com o hélice passo 24 e cavitou muito. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Julio Postado Janeiro 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 esses flaps - SMART TABS...realmente mudou o meu barco....pulava demais...agora está flutuando....se bem que consegui o RPM correto com a helice 17...mas testei a 21 também....aumentou a velocidade mas o giro não passava dos5200..."num intindi""....de toda forma estou com a helice 17 instalada e a 19 de reserva....ah..meu motor é um 75hp optimax....consumo: acho que não esta gastando mais que 14l/h no geral.....um abraço.... ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassio F Nunes Postado Janeiro 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 onde vcs compraram estes flaps??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Julio Postado Janeiro 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2012 Ai parceiro o meu foi comprado na bass pro (EUA)...http://www.basspro.com/Nauticus-Smart-T ... 8598/44897 no Brasil, salvo engano, não vende!....um abraço ::tudo:: onde vcs compraram estes flaps??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 18, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 No meu caso um parceiro trouxe do Estado Unidos, lá custa em torno de 110 dolares. Na minha opinião vale muito apena instalar estes flaps. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eribert Marquez Postado Janeiro 18, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 onde vcs compraram estes flaps???Maninho... tudo em paz por ai... No caso do Trick não precisa usar Flaps... Flaps realmente ajudam no caso de planar mais rapido, principalmente em cascos com esse tipo de problema. Não é o caso do Trick. Qualquer coisa estamos a disposiçaõ. Um grande abraço!!! Eriba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassio F Nunes Postado Janeiro 18, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2012 e precisar não precisa ainda mais que ele ta bem acertado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 19, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 19, 2012 O quest 270 não tem problema para planar não, só estou dizendo que os flaps ajudam economizar gasolina. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Janeiro 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20, 2012 Helson qual foi os hélice que vc testou: 3 ou 4 pás Inox ou alumínio. Os flaps podem trazer algma melhora no planeio de um barco que esta com alguma configuração errada. Não existem bassboat algum no mundo que utiliza isso, porque! , os flaps se tornam um arrasto e sempre tirara a performance máxima do seu acerto. Seu barco teria que chegar com 2x pessoas a 50 milhas para um acerto bom. Vc vai me perguntar como sei que o seu barco teria que chegar nos 50. Os bassboats concorrentes e os próprios quest andam dai pra cima com 115. E com o tempo vc já sabe quanto é media de cada faixa de potência nos bassboats brasileiros. Grande abraço Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eribert Marquez Postado Janeiro 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20, 2012 Os flaps podem trazer algma melhora no planeio de um barco que esta com alguma configuração errada. Não existem bassboat algum no mundo que utiliza isso, porque! , os flaps se tornam um arrasto e sempre tirara a performance máxima do seu acerto. Grande abraço E aiiii Alex... Tudo na paz??? Vai montar o Trick novo maninho???Sobre o assunto citado.. Exatamente maninnho... Os Flaps diminuindo a performance de um casco consequentemente irá gastar mais combustivel. Mesmo q economize no tempo de planar no balanço geral em um barco de alta performance é fria. Um grande abraço!!! Eriba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Janeiro 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 20, 2012 Grande abraço E aiiii Alex... Tudo na paz??? Vai montar o Trick novo maninho??? Sobre o assunto citado.. Exatamente maninnho... Os Flaps diminuindo a performance de um casco consequentemente irá gastar mais combustivel. Mesmo q economize no tempo de planar no balanço geral em um barco de alta performance é fria. Um grande abraço!!! Eriba. Excelente dr. Quero montar...mas o juarez...está só "não me apure"...rsrsrsrs. Ele me falou que vai uns 2 meses...já tenho tudo pra montar o barco, vamos esperar para ver. Vou montar com 115 hp otpimax...objetivo é romper as 62.5 milhas (100km/h). Vamos ver o que da.... Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eribert Marquez Postado Janeiro 21, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 21, 2012 Grande abraço E aiiii Alex... Tudo na paz??? Vai montar o Trick novo maninho??? Sobre o assunto citado.. Exatamente maninnho... Os Flaps diminuindo a performance de um casco consequentemente irá gastar mais combustivel. Mesmo q economize no tempo de planar no balanço geral em um barco de alta performance é fria. Um grande abraço!!! Eriba. Excelente dr. Quero montar...mas o juarez...está só "não me apure"...rsrsrsrs. Ele me falou que vai uns 2 meses...já tenho tudo pra montar o barco, vamos esperar para ver. Vou montar com 115 hp otpimax...objetivo é romper as 62.5 milhas (100km/h). Vamos ver o que da.... Grande abraço Isso ai maninho.. Com certeza vale a pena esperar... Tive lá com ele e vi o projeto, o que já era bom vai ficar melhor ainda... Ficando pronto me da um toque que vou la com você para buscar. Já aproveitamos e fotografamos a maquina em ação. Um grande abraço!!! Eriba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Janeiro 23, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23, 2012 Isso ai maninho.. Com certeza vale a pena esperar... Tive lá com ele e vi o projeto, o que já era bom vai ficar melhor ainda... Ficando pronto me da um toque que vou la com você para buscar. Já aproveitamos e fotografamos a maquina em ação. Um grande abraço!!! Eriba. Pode deixar...te aviso. Se souber de alguma novidade me avisa grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 23, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23, 2012 Caro Alex fiz os testes com o hélice passo 24 de inox e os demais de aluminio, realmente achei que fosse andar mais, mas só chegou no maximo a 43/44 milhas, o que vc acha que está errado?? Obs.: todos os hélices de 3 pás. Não tenho jack plate, testei com a instalação no segundo furo e no terceiro furo ambas tiveram um rendimento parecido e preferi deixar o motor instalado no terceiro furo. No caso o hélice que deu "certo" era 12,75 x 21, então pedi uma 13 x 21 para ficar como hélice principal e a outra como reserva. ::tudo:: Abraços e obrigado pelas dicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Janeiro 23, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23, 2012 Caro Alex fiz os testes com o hélice passo 24 de inox e os demais de aluminio, realmente achei que fosse andar mais, mas só chegou no maximo a 43/44 milhas, o que vc acha que está errado?? Obs.: todos os hélices de 3 pás. Não tenho jack plate, testei com a instalação no segundo furo e no terceiro furo ambas tiveram um rendimento parecido e preferi deixar o motor instalado no terceiro furo. No caso o hélice que deu "certo" era 12,75 x 21, então pedi uma 13 x 21 para ficar como hélice principal e a outra como reserva. ::tudo:: Abraços e obrigado pelas dicas. Vc pretende comprar um jack, espere antes de compra o hélice. O acerto será diferente. Qual foi giro em cada hélice? O diâmetro dos hélices ajudam bastante mas o motor influencia muito no resultado, até para fazer uma simples manobra com o barco, vc sente a diferença pro hélice de diâmetro maior. Caso tenha um pouco de dificuldade no planeio tem como melhorar. Me passe estes giro para entender melhor seu ajuste. Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 24, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 24, 2012 Caro Alex tive o seguinte comportamento com os hélices: HELICE 13 X 17 COM O MOTOR BAIXO CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO. HELICE 13 X 19 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5100 RPM'S E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO. HELICE 12,75 X 21 COM O MOTOR BAIXO CHEGA A 4800 RPM'S E COM O MOTOR ALTO CHEGA A 5100 RPMS(MELHOR RESULTADO, SÓ QUE A VELOCIDADE FINAL ABAIXO DO ESPERADO). HELICE 13 1/2 X 24 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5000 RPM'S E CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO (NÃO ENTENDI ESTE COMPORTAMENTO). Obs.: ainda não testei o hélice 13 x 21. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Janeiro 24, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 24, 2012 Caro Alex tive o seguinte comportamento com os hélices: HELICE 13 X 17 COM O MOTOR BAIXO CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO. HELICE 13 X 19 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5100 RPM'S E COM O MOTOR ALTO ESTOURAVA O GIRO. HELICE 12,75 X 21 COM O MOTOR BAIXO CHEGA A 4800 RPM'S E COM O MOTOR ALTO CHEGA A 5100 RPMS(MELHOR RESULTADO, SÓ QUE A VELOCIDADE FINAL ABAIXO DO ESPERADO). HELICE 13 1/2 X 24 COM O MOTOR BAIXO CHEGAVA A 5000 RPM'S E CAVITAVA E COM O MOTOR ALTO (NÃO ENTENDI ESTE COMPORTAMENTO). Obs.: ainda não testei o hélice 13 x 21. Abs. Uhmmm...estranho.... blink:: Helson, quando vc diz alto....quão alto é isso?!?! Vc está fazendo os testes somente no primeiro e no último furo??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Janeiro 24, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 24, 2012 Fabricio, quando falo motor alto é com o trim levantado. Os ultimos testes foram no terceiro furo. Estarei fora por uma semana. abraços. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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