Ir para conteúdo

Novas carretilhas 7.0:1


Posts Recomendados

Carretilhas 7.0:1. A nova aposta dos grandes fabricantes.

Já não é novidade que a indústria da pesca esportiva apostou pesado no lançamento das novas e super velozes carretilhas de perfil baixo. Os modelos 7.0:1, ou Burner (queimador ou super rápido), invadiram o mercado e já estão disponíveis em boa parte das grandes lojas do mercado Brasileiro.

Antes gostaria de esclarecer, para aqueles que ainda não sabem, o significado dessa numeração. O número 7.0 seria o número de voltas que o carretel gira completamente sobre o seu eixo enquanto se gira a manivela da carretilha apenas uma única vez (:1), ou seja, a cada volta completa da manivela o carretel gira 7 vezes.

Objetivo:

Velocidades de recolhimento cada vez maiores. Esse é objetivo, mas agora vem a pergunta que não quer calar. Você precisa disso?

Muitos apostam que essa velocidade é ilusória e se trata de uma espécie de ?perfumaria? que os grandes fabricantes lançaram no mercado para venderem seus produtos. Será?

As ?antigas? carretilhas 6.3:1 recolhem em média 25? polegadas de linha a cada volta completa na manivela (medida utilizada pelos fabricantes), que convertidos em centímetros dão 63,5cm.

Vale ressaltar que nem todas as carretilhas 6.3:1 enrolam, necessariamente, a mesma quantidade de linha a cada volta de manivela. Vários fabricantes especulam em cima dessa velocidade, e cabe a cada pescador, medir corretamente a quantidade real de linha que a sua carretilha enrola na verdade.

Uma Curado D (6.3:1) enrola 63,5cm de linha a cada volta completa da manivela, enquanto uma Chronarch MG 50 (51), também 6.3:1, enrola apenas 60cm.

Os modelos, seus recolhimentos e suas vantagens e desvantagens:

Agora vamos falar das 7.0:1.

Consegui informações de apenas 4 grandes fabricantes. Quantum, Shimano, Daiwa e Abu Garcia.

A nova Quantum PT Edition Tour 7.1:0, 11 rolamentos, 257g, cap. linha 120m/0.30mm e recolhe 29 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 73.66cm. (29 x 2.54cm).

Imagem Postada

Já a Shimano Curado DHSV 7.0:1, 06 rolamentos, 277g, cap. linha 110m/0.28mm e recolhe 30 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 76.2cm (30 x 2.54cm).

Imagem Postada

A Shimano Antares/Calais DC7 7.0:1, 11 rolamentos, 250g, cap. linha 100m/16lb. Recolhe 31,5 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 79cm (31,5 x 2.54cm)

Imagem Postada

A Abu Garcia SX-HS e STX-HS 7.1:0, 11 rolamentos, 246g, cap. linha 140m/12lb. Recolhe 31 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 78,54cm (31 x 2.54cm)

Imagem Postada

A novíssima Daiwa Zillion 7.1:1, 07 rolamentos, 249g, cap. linha 100m/16lb e recolhe 31 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 78,54cm (31 x 2.54cm).

Imagem Postada

Apenas nesse comparativo deu pra perceber a incrível diferença de velocidade de recolhimento. Observem que somente entre as 7.0 surgiu uma diferença de quase 5cm de linha a cada volta completa da manivela. Já entre as 6.3:0 essa diferença pode ultrapassar os 18cm de linha a cada volta na manivela.

Representativamente, isso quer dizer, que, em um dia de efetiva pescaria, um pescador realiza entre 600 e 700 arremessos, e em cada um deles, em torno de 40 ?maniveladas?, ou seja, algo em torno de 24.000 e 28.000 maniveladas por dia, que multiplicados pela diferença de 10cm de linha por manivelada (comparativo entre a mais veloz e a mais lenta das 7.0), dão em média 26.000cm ou 2.6km de linha recolhida mais rapidamente. É muita diferença, vocês não acham? Agora multiplique isso por 5 dias, ou mais, de pescaria?

Na prática isso quer dizer que o pescador poderá trazer mais rapidamente o peixe fisgado a borda do barco, e consequentemente, antecipar a sua soltura. Trabalhar iscas rápidas, como hélices, com maior eficiência e com menor desgaste do pescador. Recolher rapidamente um arremesso mal realizado e ?re-lançar? a isca novamente em um menor espaço de tempo. Evitar o afrouxamento da linha em casos em que o peixe fisgado avança rapidamente em direção ao pescador. Retirar a isca, em recolhimento, de pauleiras, mais rapidamente, em casos de pescaria embarcada e em movimento. Dentre outras e inúmeras vantagens.

A maior desvantagem fica por conta do peso e do volume. A grande maioria das carretilhas 7.0 pesa entre 249g (Zillion) e 277g (Shimano), além do corpo relativamente maior que suas antecessoras, comprometendo, pescarias que utilizam equipamentos leves.

Inovações:

O campo das inovações não ficou marcado apenas pelo aumento da velocidade de recolhimento. Outras inovações também marcam presença nos novos modelos.

A Daiwa lançou o Free-Floating Spool, que consiste na liberação do pinhão do carretel deixando-o livre de rolamentos e engrenagens, aumentando, assim, a distância do arremesso.

Imagem Postada

A Quantum trouxe o Infinite ACS System que consiste na regulagem externa no freio centrífugo de 9 buchas (contra 6 da maioria dos modelos). Facilitando a regulagem e deixando o deixando o carretel mais livre.

Imagem Postada

Já a Shimano trouxe para os modelos 200 DHSV a nova tecnologia HEG (High Efficiency Gearing) que seria uma engrenagem de eficiência maior, ou seja, apesar do aumento da velocidade de recolhimento, a força que o pescador utiliza para rebocar o peixe continua sendo pequena, evitando o desgaste prematuro dos braços e das mãos.

Imagem Postada

A Abu Garcia SX-HS veio com engrenagem principal em bronze (Duragear) e um novo sistema de freio em carbono (Carbon Matrix), garantindo uma melhor frenagem do sistema. A STX-HS, além dos itens da SX, veio com Eversilk, que consiste em um revestimento aplicado no eixo do pinhão para aumentar a durabilidade, e um sistema de liberação do carretel semelhante ao da Daiwa Zillion, garantindo arremessos mais longos.

Sem dúvida a maior inovação veio com a nova Shimano Antares/Calais DC7. Em 2003 a Shimano equipou a Calcutá TE DC como o revolucionário o sistema DCC (Digital Control Circuit) que agora foi incluído na DC7. Os freios magnético e centrífugo foi substituído por um sistema eletrônico de frenagem e liberação do carretel. Enquanto as carretilhas convencionais liberam o carretel com velocidades entre os 15.000RPM e os 20.000RPM, a nova DC7 libera a 30.000RPM (100.000RPM segundo a Shimano), um ganho superior aos 50%. Segundo a Shimano Japonesa os lançamentos acima dos 100m de distância são facilmente alcançados com a nova DC7.

Essas foram apenas algumas das inovações. Basta um simples olhar sobre uma 7.0 para os mais detalhistas perceberem várias inovações de design e funcionabilidade.

O trabalho com iscas:

Vale salientar que nem todas as iscas são bem trabalhadas aumentando-se a velocidade de recolhimento. Zaras, Poppers, Jigs, dentre outras, são efetivamente melhores trabalhadas com um movimento mais cadenciado e lento. Claro que cada pescador tem um jeito único e próprio de se trabalhar iscas, mas essa dica é muito importante para aqueles que pensam em comprar uma ?burner? achando que suas pescarias serão mais eficientes.

Hélices e Sticks (trabalho rápido) são as iscas em que o pescador mais obtém vantagem com o uso das 7.0. Um bom trabalho de vara aliado com uma super velocidade fazem a diferença no final de um dia de efetiva pescaria.

Uma coisa é certa, depois do peixe fisgado, uma carretilha super veloz leva vantagem sobre as demais, independentemente, da isca utilizada.

Conclusão:

As novas carretilhas super rápidas estão aí. Suas inovações tecnológicas mostram que o futuro caminha para esse lado, e dificilmente o mercado ignorará essas máquinas, tão pouco, os fabricantes descontinuarão esses modelos.

Cabe a você observar se realmente elas tem utilidade e se ajudam efetivamente a sua pescaria.

No mais....

....boas compras.

Dica:

Outra dica importante é que nem todas as carretilhas, ?modelo 7.0:1?, dispõem dessa velocidade para ambos os lados. Exemplo disso é a Quantum Energy ou a Abu Garcia SX-HS e STX-HS, que comercializam apenas o lado direito com velocidade de recolhimento de 7.0:1, enquanto a de lado esquerdo, continua com velocidade de 6.3:1. Muito cuidado ao comprar ao sua nova 7.0.

Um abraço.

Fabrício Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala Biguá!!!Pesquisei bastante sobre essas carretilhas, cheguei a seuginte conclusão, são eficiente? Sim, mas para alguns tipos de pesca. Tipos de iscas artificiais? Popper e hélice. Por ter recolhimento mto rápido, prejudica um pouco o trabalhos das zaras.Bom, é isso.... Prefiro continuar com a minha... heheheheabraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Edsinho...vou te falar uma coisa...as duas são fantásticas....Essa foi a primeira vez q usei uma Quantum...e gostei muito...A carretilha é show...Roda "redondo", é macia, justa, e dá conta do recado.A Zillion é incrivelmente compacta...Aguenta o tranco sem dúvidas....Eu pesquei apenas 8 dias com ela...Só usando choppers...mas um colega pescou durante 3 meses, só usando choppers...e disse q nunca mais usará outra carretilha..hehe....Qualquer uma das duas é maravilhosa. :wink:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Edsinho...vou te falar uma coisa...as duas são fantásticas....Essa foi a primeira vez q usei uma Quantum...e gostei muito...A carretilha é show...Roda "redondo", é macia, justa, e dá conta do recado.A Zillion é incrivelmente compacta...Aguenta o tranco sem dúvidas....Eu pesquei apenas 8 dias com ela...Só usando choppers...mas um colega pescou durante 3 meses, só usando choppers...e disse q nunca mais usará outra carretilha..hehe....Qualquer uma das duas é maravilhosa. :wink:
Bom saber meu amigo...Peguei as duas na mão e realmente a Daiwa eh muito mais compacta, porem fiquei meio na duvida no quesito de brutalidade/guenta tranco, pois ouvi dizer que o freio dela era fraquinho, qto a Quantum era pau pa toda obra e muito macia... To buscando informaçoes pra poder buscar uma logo logo...ehehehAbração.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Edsinho...vou te falar uma coisa...as duas são fantásticas....Essa foi a primeira vez q usei uma Quantum...e gostei muito...A carretilha é show...Roda "redondo", é macia, justa, e dá conta do recado.A Zillion é incrivelmente compacta...Aguenta o tranco sem dúvidas....Eu pesquei apenas 8 dias com ela...Só usando choppers...mas um colega pescou durante 3 meses, só usando choppers...e disse q nunca mais usará outra carretilha..hehe....Qualquer uma das duas é maravilhosa. :wink:
Bom saber meu amigo...Peguei as duas na mão e realmente a Daiwa eh muito mais compacta, porem fiquei meio na duvida no quesito de brutalidade/guenta tranco, pois ouvi dizer que o freio dela era fraquinho, qto a Quantum era pau pa toda obra e muito macia... To buscando informaçoes pra poder buscar uma logo logo...ehehehAbração.
Tem que buscar é meu relógio,isto sim... hehehehehehe... :lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem da Zillion em relação a Quantum está justamente no tamanho...a Zillion é bem mais compacta... se encaixa na mão perfeitamente, principalmente quem lança com só uma mão....Mas bom mesmo é ter todas, aí não fica arrependido....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem da Zillion em relação a Quantum está justamente no tamanho...a Zillion é bem mais compacta... se encaixa na mão perfeitamente, principalmente quem lança com só uma mão....Mas bom mesmo é ter todas, aí não fica arrependido....

Fala Fabiano, blz mano??As duas quebra neh...ehehehComo soh da pra pegar uma acho que a Zillion ta saindo na frente.Abração.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Maior relação de recolhimento implica em maior força que o pescador tem de imprimir na manivela para que a tração da linha seja a mesma, assim como em menor velocidade para que a mesma velocidade de recolhimento seja alcançada. Estas carretilhas são mais pesadas porque o esforço de suas engrenagens é maior para uma mesma força de tração, comparando com uma carretilha de menor relação de recolhimento; de tal forma que elas tem de ter engrenagens reforçadas (e mais pesadas), ou serão mais frágeis e terão menor força de tração. Só dei por falta desta explicação neste artigo maravilhosamente bem escrito! Saudações a todos e parabens pelo artigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Eu também! :D Não sei porque... :oops: Mas eu tenho certeza que o Leandro sabe! :lol: Ele faz coleção... :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Eu também! :D Não sei porque... :oops: Mas eu tenho certeza que o Leandro sabe! :lol: Ele faz coleção... :roll:

kkkkkkkk :lol: :lol: :P

só vc mesmo heim!!! zuera!!!!kkkkk

abraço

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Lembrando o seguinte.

Eu tive a oportunidade de testar uma DC7...Li todo o manual, fiz o diabo....e nada da carretilha lançar bem com varas de até 6 pés. Todo arremesso q eu fazia era superado pelo do meu amigo com uma Zillion do lado..hehee....

Todas as regulagens dessa carreta são para varas acima dos 6.6 pés, menos q isso, até uma Titan 6000 arremessa mais. (peguei pesado agora...kkkk)...mas aqueles arremesos acima dos 90m só vendo pra crer... :lol: Devem ter sido feitos com varas de 8 pés, linha mono 0.20 e chumbinho aerodinâmico... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Lembrando o seguinte.

Eu tive a oportunidade de testar uma DC7...Li todo o manual, fiz o diabo....e nada da carretilha lançar bem com varas de até 6 pés. Todo arremesso q eu fazia era superado pelo do meu amigo com uma Zillion do lado..hehee....

Todas as regulagens dessa carreta são para varas acima dos 6.6 pés, menos q isso, até uma Titan 6000 arremessa mais. (peguei pesado agora...kkkk)...mas aqueles arremesos acima dos 90m só vendo pra crer... :lol: Devem ter sido feitos com varas de 8 pés, linha mono 0.20 e chumbinho aerodinâmico... :twisted:

É mano, a regulagem dela realmente é um pouco diferente das demais.....mas quando se pega o jeito fica lindo.....!!!!

abraço

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Maior relação de recolhimento implica em maior força que o pescador tem de imprimir na manivela para que a tração da linha seja a mesma, assim como em menor velocidade para que a mesma velocidade de recolhimento seja alcançada. Estas carretilhas são mais pesadas porque o esforço de suas engrenagens é maior para uma mesma força de tração, comparando com uma carretilha de menor relação de recolhimento; de tal forma que elas tem de ter engrenagens reforçadas (e mais pesadas), ou serão mais frágeis e terão menor força de tração.

Só dei por falta desta explicação neste artigo maravilhosamente bem escrito! Saudações a todos e parabens pelo artigo!

Concordo contigo, com um parêntese, na verdade eles aumentaram o tamanho da corôa para somente aumentar a taxa de recolhimento, o que é inversamente proporcional a força de recolhimento, como você muito bem colocou, o que se traduz em maior força para poder rebocar o peixe. Isso vai ajudar muito trabalhar iscas de hélices ou poppers (mar são outros dez), mas vai dar um trabalho a mais para trazer o peixe. A outra situação é que acredito que esse recolhimento rapido demais em bobinas sem eixo como é o caso das Daiwas e Abus, durante o recolhimento, na briga com um peixe um pouco maior, vai acabar causando um pouco de vibração na bobina e desconforto no recolhimento. Isso já ocorre nas TDZs e outras oriundas dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Lembrando o seguinte.

Eu tive a oportunidade de testar uma DC7...Li todo o manual, fiz o diabo....e nada da carretilha lançar bem com varas de até 6 pés. Todo arremesso q eu fazia era superado pelo do meu amigo com uma Zillion do lado..hehee....

Todas as regulagens dessa carreta são para varas acima dos 6.6 pés, menos q isso, até uma Titan 6000 arremessa mais. (peguei pesado agora...kkkk)...mas aqueles arremesos acima dos 90m só vendo pra crer... :lol: Devem ter sido feitos com varas de 8 pés, linha mono 0.20 e chumbinho aerodinâmico... :twisted:

De todos os freios anticabeleiras, inclusive os DCs, eu ainda continuo fã do Magforce da Daiwa, (a exceção do Flying Arms da Ryobi) supera em muito o centrífugo das shimanos, principalmente qdo se trata de iscas leves. Ele é um mesclado de magnético/centrífugo (magnético ativado centrifugamente). No final, você comprovou isso na prática. Com o magforce não precisa de manual nem especificação de varas :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor Saboya;

Pelo jeito, vc também já leu: http://www.japantackle.com/Topics/brake_system.htm

Só mais uma coisa: meu MSN tá aqui em baixo porque eu quero que me adicione mesmo!

Um abraço, e já ví que você chegou para abalar! :twisted:

kkkkkkk que isso... tô lonje disso... na verdade acho que tinha lido isso sim, mas a bastante tempo atrás... tem uns 3 anos que deixei de vasculhar a net, mas td aquilo ali, para quem quiser dá para comprovar na prática... não é bicho de sete cabeças não. E naquele texto ainda temos que acrescentar o novo Magforce Z lá...rs Vou te acrescentar no meu msn! nos falamos por lá... amanhã hoje minha dona já está me chamando...rs Abração e até amanhã!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Tô começando a pesquisar tópicos sobre Amazônia pois finalmente vou realizar meu sonho de ir para lá no final de outubro.

Vi este tópico foi atualizado em 2007, portanto surgiram lançamentos no mercado e vamos então enriquecer o tópico.

Daiwa Aggrest 7.3 Hyper Speed

http://www.daiwa.com/Reel/detail.aspx?ID=497

Imagem Postada

Daiwa TD Zillion Coastal 7.3

http://www.daiwa.com/Reel/detail.aspx?ID=498

Imagem Postada

Daiwa TD Zillion 7.3:1 Hyper-Speed Special Edition

http://www.daiwa.com/Reel/detail.aspx?ID=433

Imagem Postada

Daiwa TD Zillion Type R

http://www.tacklewarehouse.com/Team_Daiwa_Zillion_Type_R_Casting_Reels/descpage-TDRC.html

Imagem Postada

Quantum Tour KVD 7.3 Burner

http://www.quantumfishing.com/product/1885/3559/Tour-KVD.aspx

Imagem Postada

Quantum Energy PT SS

http://www.baitcastingreels.tk/quantum-energy-pt-ss-baitcast-reel-gear-ratio-7-31/

Imagem Postada

Megabass IS73 Competition

http://www.thehookuptackle.com/product-details.php?Category=Japan%20Tackle&Manufacturer=Megabass&Product=IS73%20Competition%20Baitcasting%20Reel

Imagem Postada

E assim o dindin vai saindo do bolso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...