Chicão Postado Fevereiro 4, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2012 arrow:: Vamos substituir um hélice: 1 - Desligue o cabo positivo da bateria, desligue o corta circuito, retirando totalmente da chave, retire os cabos de vela (são itens de segurança, evita partida acidental). 2 - Retire a trava ou a cupilha (um tipo arame q serve para travar a hélice). 3 - Calce o hélice com uma madeira, entre a placa de cavitação e o hélice...jamais segure o hélice com a MÃO!!! 4 - USANDO UM TORQUIMETRO, TORÇA NA POSIÇÃO DE DESAPARAFUSAR (MARQUE QUAL FOI O TORK EXIGIDO PARA SOLTAR) vai usa-lo na instalação do hélice novo. 5 - Retire a porca da rosca da ponta do eixo do hélice, coloque em ordem, se houver algum calço em baixo da porca! 6 - Retire o hélice usado, puxando-o para fora do eixo. 7- ATENÇÃO - Entre o hélice e a carcaça da rabeta existe um calço, veja se ele não saiu junto com o hélice (grudado). Inspecione-o e veja se não está gasto o lado do calço que fica próximo a rabeta, pois tem diferença. LEMBRE-SE - o calço não pode encostar na carcaça da rabeta. Ele encosta apenas na parte maior do eixo (ressalto). arrow:: Instalando:::::::::::: 1 - Limpe bem o eixo e lubrifique com graxa! 2 - coloque o calço DO LADO CORRETO (PARTE MAIS LARGA VIRADO PRA RABETA). PARTE MAIS FINA ENCOSTADO NO HÉLICE (ENCOSTADO). 3 - Coloque o hélice! 4 - Se houver algum calço instale-o. 5 - Coloque a porca que segura o hélice. 6 - Veja no manual do proprietário, qual o torque desse aperto para seu motor, ou use o mesmo torque que vc usou para o desaperto (por isso tinha que marcar o torque quando vc retirou o hélice). 7 - Depois desse aperto, gire o hélice com dedo indicador, sem fazer força, tem que girar livre nos 2 sentidos!!! Se travar ou ficar muito duro, substitua o calço de encosto do fundo do hélice (tá gasto e travando) e provavelmente vai quebrar todo conjunto! Estando bem livre instale uma cupilha nova, quando for necessário a cupilha (nunca use a velha). IMPORTANTE!!! Faça todo o procedimento com o câmbio em NEUTRO. arrow:: Fotos: Desmontando o hélice: http://imageshack.us/photo/my-images/337/dsc00351bv.jpg/ arrow:: Montando o hélice: http://img813.imageshack.us/img813/2156/dsc00359o.jpg http://img254.imageshack.us/img254/6610/dsc00360kw.jpg http://img688.imageshack.us/img688/70/dsc00361wn.jpg http://img263.imageshack.us/img263/2857/dsc00362mp.jpg http://img11.imageshack.us/img11/2773/dsc00363dx.jpg http://img46.imageshack.us/img46/550/dsc00365wa.jpg http://img132.imageshack.us/img132/3340/dsc00367bj.jpg Crédito: Chicão - FTB joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2012 Opa Chicão...vlw mesmo a ajuda. Excelente tópico. palmas:: Dei uma editada nele para melhorar o layout e deixei o bicho como fixo. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Cabral França Postado Fevereiro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2012 Excelente mesmo.... parabéns!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Fevereiro 6, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2012 Vamos estar sempre por aqui rapaziada, quando precisar de ajudar e eu puder ajudar, vou estar a disposição de todos!!!abraço moçada e vamos pescar!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bino Postado Fevereiro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2012 tirei minhas duvidas...valeu pela aula...obrigado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ednaldo Semprebom Postado Março 3, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Março 3, 2012 excelente ajudo, obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ronildo Bonet Postado Maio 21, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 21, 2012 Beleza de tutorial, temos é que agredecer, mais ainda quem tá começando a usar motor de popa, parabens... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roberto de Melo Postado Julho 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2012 CAROS PESCADORES, SOU NOVO NO FORUM E NÃO SEI SE É CORRETO FAZER UMA PERGUNTA AQUI tenho um mercury 115, coloquei helice de aço e vi que tem o flor torq? devo ter um reserva? onde compro... o helice está com uma folga, devo apertar mais? quando fico apoitado na correnteza o helice fica girando, geralmente engato ré; no meu yamaha 60 isto não acontecia, estraga ficar engatando com o motor desligado?? preciso de ajuda para fisgar peixes no caronal- rio taquari.... paraiso ainda quase virgem,,, abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edison Coletto Postado Julho 21, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2012 Valeu Chicão, sempre fiquei imaginando como eu me sairia trocando o hélice do me barco, agora ficou fácil, parabéns. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Julho 22, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 22, 2012 Meu amigo ROBERTO MELO, veja o tork certo para o seu helice, se a folga continua veja o motivo, pode ser : o calço que desgastou! aperto incorreto!veja no manual qual tork correto e use um torquimetro pra apertar! poder ser ate mesmo defeito do helice, a extria interna do helice esta longa demais! nunca aperte demais,poderá danificar o helice, use o torquimetro e aperte somente o recomendado pelo fabricante! OBS; DEIXE SEU MOTOR EM NEUTRO QUANDO ESTIVER PARADO, PRINCIPALMENTE APOITADO EM CORREDEIRAS, POIS ENGATADO A FORÇA DA AGUA PODERÁ FAZER O MOTOR GIRAR, É PREFERIVEL O HELICE GIRAR EM NEUTRO QUE O MOTOR ENGATADO!!GRANDE ABRAÇO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roberto de Melo Postado Julho 23, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Julho 23, 2012 Ok. vou fazer isto. valeu!!! roberto melo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Oliveira Pescador Postado Agosto 26, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 26, 2012 Muito boa a aula, Chicão. Só me veio uma dúvida? Em uma emergência, como apertar de forma satisfatória não possuindo um torquímetro? Abraços, amigo !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Agosto 26, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 26, 2012 Pescador, na emergência não tem outra saída!!! aperte até VC sentir que o helíce está firme, alinhando o furo da porca no furo do eixo, caso seu motor possua a cupilha (tipo de trava). Tente fazer o melhor possível, depois leva a uma revenda autorizada!!! Não esqueça dos calços, porque sem eles o helice trava!!! Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Oliveira Pescador Postado Agosto 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 27, 2012 Obrigado, Chicão. É bom ter pessoa como você, que entende e que está disposto a ajudar, a colaborar com os outros do fórum. Assim vale a pena .... ! Abraços e até as próximas "linhadas" ..... rsrs palmas:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walter Lembi Postado Maio 27, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2013 Ótimo tópico! Descobri que eu fazia tudo sem a minima segurança, mas o tópico me abriu os olhos. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Maio 27, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2013 Valeu pelas dicas de segurança, no caso desligar a bateria. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mirandinha Macedo Postado Dezembro 2, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2014 Isto também é válido para o Mercury 15S ?? ... O macaco quer saber por que já possuiu um Iamaha 25 que usava pinos no travamento do hélice. Quando batia em alguma estrutura rígida o pino quebrava e o hélice ficava neutra. Na falta dos pinos originais , usava~se pregos, vara de solda ou qualquer tarugo de ferro. Muito bom, participar deste curso supletivo de pescaria esportiva. Sem ele muita gente iria demorar tempos aprendendo a pescar. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ElcioMaia_AP Postado Dezembro 24, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 24, 2015 Excelente tópico, parabens... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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