João Biguá Postado Março 25, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Março 25, 2012 16/10/2007 - 16:58 Baterias: Numa lancha, ela é tão essencial quanto o motor, mas escolha com cuidado Quantas baterias usar? De quantos ampères? O que é um ciclo? Mas afinal de contas, qual é a melhor bateria? Por Regina Hatakeyama Da Revista Náutica Se bem escolhida e bem usada, sua bateria pode durar cinco anos Se você não tem idéia de como calcular o consumo de energia de um barco, muito menos como escolher uma bateria para ele, convém informar-se bem antes, para não correr o risco de ficar na mão ao dar a partida no motor, no meio do mar. Antes de tudo, é preciso entender como se mede a carga de uma bateria, dada em Ah ou "ampères-hora" e que, ao contrário do que muita gente pensa, não significa ampères "por" hora! Esta medida apenas indica a corrente elétrica constante liberada por 20 horas, antes de a bateria ficar sem carga. Para saber de quanto é essa corrente, basta dividir o número de Ah por 20. Assim, uma bateria de 100 Ah, por exemplo, proporciona 5 A durante 20 horas, entendeu? Esta é a medida que importa para garantir o funcionamento de equipamentos como as luzes e os eletrônicos de navegação. Mas há uma segunda medição, dada em CCA ou MCA (siglas do inglês "cold cranking ampères" e "marine cranking ampères", que significam, respectivamente, corrente de partida a frio a -18ºC e a 0°C) e que indicam a capacidade de descarga rápida da bateria. Para que servem? Para determinar a energia disponível para o arranque do motor! Para saber de quanto CCA ou MCA seu barco necessita, é preciso consultar o manual do motor. Só isso? Não. Veja a seguir o que mais você deve saber sobre barcos e baterias. Quantas baterias? Para veleiros e lanchas que só façam passeios curtos perto da costa, uma bateria basta, desde que esteja com capacidade de carga e em bom estado. Já os barcos que vão bem além disso, ou seja, que façam travessias ou naveguem em alto-mar, devem ter pelo menos uma bateria para cada motor, além de um banco de baterias só para outros fins, como luzes e equipamentos de bordo. De quantos ampères? Para estimar a capacidade das baterias, deve-se saber o consumo em ampères (A) e o tempo de uso médio diário em horas de cada equipamento elétrico a bordo, multiplicando um pelo outro (por exemplo: o consumo de uma lâmpada de 2,1 A que fique acesa quatro horas por dia será de 8,4 A). Para converter minutos em horas, divida os minutos por 60 (assim, por exemplo, 30 minutos correspondem a 0,5 h). Depois, some o consumo dos equipamentos. É aconselhável ter baterias com capacidade duas vezes e meia superior ao consumo estimado. Ou seja, se o seu gasto diário for de 240 Ah, o banco de baterias deve ter 600 Ah (240 Ah x 2,5). Neste caso, se as baterias forem de 150 Ah, serão necessárias quatro baterias. Nas lanchas pequenas, a bateria funciona como num automóvel. Ou seja, requer descarga forte para o arranque, mas, depois, o próprio funcionamento do motor fornece energia para mantê-la. Neste caso, a energia da bateria será necessária só quando o motor estiver desligado. Já nos veleiros ou lanchas cabinadas sem gerador, o uso da bateria é maior. Os que possuem geladeira, requerem, por exemplo, além das baterias da motorização, outras para serviço, com pelo menos 300 Ah de capacidade. Ciclo? O que é isso? As baterias podem ser de chumbo e ácido de ciclo normal (como as automotivas, que são projetadas primordialmente para ter CCA bem alto e garantir o arranque do motor) ou ciclo profundo. Estas últimas suportam mais e maiores descargas e são bastante convenientes quando o motor não está em uso e não há gerador a bordo ou uma fonte de eletricidade externa. Mas, qual é a melhor? As baterias convencionais (como as automotivas, por exemplo) funcionam à base de chumbo, ácido sulfúrico e água, que deve ser completada periodicamente. Porém, há baterias seladas, também chamadas de baterias livres de manutenção, cuja grande vantagem é livrar o dono do barco de se preocupar com o nível da água. Tanto uma quanto outra deve ser mantida sempre na posição horizontal (porque o ácido pode vazar e danificar fiações e equipamentos) e tem maior autodescarga, mas é menos suscetível a danos por sobrecarga. Já as baterias de AGM, para uso marítimo, são, normalmente, de ciclo profundo e têm em seu interior separadores de fibra de vidro (o tal AGM), que absorve o ácido e, entre outras coisas, as torna livres de manutenção. Suas vantagens são a maior resistência a choques e vibrações, nenhum vazamento e poder ser instaladas em qualquer posição, além de durarem bastante. Mas custam caro, pesam mais e não podem ser reparadas em caso de danos. O que mais você precisa saber Se instalar mais de uma, use baterias iguais, para facilitar a recarga. Cada tipo de bateria tem uma tensão própria Baterias liberam gás hidrogênio, que é explosivo. Instale-as em local ventilado e nunca recarregue com o barco fechado Para a recarga, o carregador deve estar desligado para conectar ou desconectar a bateria As baterias devem ter fácil acesso, para as trocas Instale-as o mais próximo possível do motor ou use cabos de diâmetro maior, para evitar perda de energia pela fiação Fixe-as muito bem, para evitar curto-circuitos Os terminais dos cabos devem ser prensados e não soldados, para não se quebrarem Cheque sempre o estado dos terminais dos conectores, para evitar perda de condutividade Nunca combine baterias velhas com antigas, porque as velhas podem prejudicar as novas Monitore sempre o medidor de consumo da bateria e nunca deixe que a carga fique abaixo de 50% de sua capacidade,porque isso compromete a vida útil dela Verifique mensalmente o nível da água das baterias de chumbo e ácido não-seladas. Se houver sinais de corrosão, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e limpe-a Uma recarga bem-feita demora. Porém, se você regular a tensão da recarga de acordo com a sua bateria, ela irá durar mais e o tempo de recarga será menor Jamais use tensão de recarga acima de 15 V para as baterias de serviço. Já as baterias do motor devem ser recarregadas geralmente com tensão entre 13,5 e 14,5 V por bateria A cada seis meses, cheque a tensão de saída do alternador ou carregador. Se estiver alta demais, danificará a bateria Se bem-cuidada, uma bateria pode durar até cinco anos, embora a média seja de dois anos Ao sair com o barco, verifique o voltímetro no painel. Ao ligar o motor, o relógio deve subir para 13 V. Isto indica que abateria está recebendo carga Se tiver um jetski, recarregue a bateria sempre que ele ficar parado por mais de 20 dias. Sem ela, o seu jet não liga. E já pensou ficar parado no meio do mar? Afinal, barcos não pegam no tranco... Quanto cada coisa consome ampères horas-uso ampères/dia Luz da âncora 0,8 12 9,6 Guindaste da âncora 150 0,2 30 Piloto automático 0,7 8 5,6 Exaustor do porão 6,5 0,2 1,3 2 ventiladores na cabine 0,2 48 9,6 3 lâmpadas fluorescentes 0,7 12 8,4 1 lâmpada incandescente 2,1 1 2,1 Lâmpada p/ mesa de navegação 0,8 0,5 0,4 Iluminação da bússola 0,1 8 0,8 Iluminação do convés 6 0,5 3 Sonda de profundidade 0,2 8 1,6 Indicador de combustível 0,3 24 7,2 GPS 0,5 8 4 Inversor 0,2 2 0,4 Forno de microondas (600 W) 100 0,1 10 Bomba de porão 15 0,1 1,5 Bomba de água doce 6 0,03 0,2 Bomba do tanque de esgoto 2 0,05 0,1 Radar 4 4 16 2 lâmpadas halogêneas p/ leitura 0,8 4 3,2 Geladeira 5 12 60 Luz de navegação 2,5 8 20 Luz de navegação tricolor 0,8 8 6,4 Toca-fitas 1 2 2 Televisão (13 polegadas) 3,5 2 7 Odômetro 0,1 8 0,8 SSB (receptor) 30 0,2 2,5 SSB (transmissor) 30 0,2 6 Videocassete 2 2 4 VHF (receptor) 0,5 4 2 VHF (transmissor) 5 0,2 1 Indicador de vento 0,1 8 0,8 DVD 1,1 4 4,4 Matéria originalmente publicada na Revista Náutica N°212 © Náutica - Seu portal náutico na Internet. Todos os direitos reservados. Av. Brigadeiro Faria Lima, 3064, 10º andar - São Paulo - SP CEP 01451-000 - Tel.: (11) 2186 1000 Mais matéria sobre bateria: http://carros.hsw.uol.com.br/questao219.htm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Wisch Postado Março 25, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Março 25, 2012 SR. João,depóis dessa acho que sera impossivel ter se ter duvidas quanto a escolha de uma bateria :gorfei: :bompost: :bompost: Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Biguá Postado Março 25, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 25, 2012 SR. João,depóis dessa acho que sera impossivel ter se ter duvidas quanto a escolha de uma bateria :gorfei: :bompost: :bompost: Abraços. Valeu Alex. Coloquei mais uma matéria lá no tópico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Abril 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Bela materia, quando instalei o motor mercury 115 opitimax o mecanico me obrigou a colocar uma bateria de 160 ampéres e de 1200 cca, pois o motor exigia de partida fria 800 cca. Só assim ele me deu a garantia. abs ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Léo Postado Abril 17, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 17, 2012 CARACAS!!!!! Bom demais esse tópico. Estava procurando umas respostas que achei aki. Texto muito claro, didático e completissimo. Valew Seu Jão!!!!! palmas:: palmas:: palmas:: joia::: joia::: joia::: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Biguá Postado Outubro 24, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2016 Tem gente que ainda quer saber qual bateria usar no barco. Vamos recapitular? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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