Rogerio Matoso Postado Abril 23, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Olá para todos do forum....recentemente adquiri um bass boat grand , e estou equipando a "maquina" com os equipamentos de suporte para as baterias... Comprei tanto o carregador onboard quanto o alternador onboard da marca minnkota .... Alguem tdispõe de informações sobre os procedimentos de instalação destes dois equipamentos? Orientaçoes de segurança para instalação ? Esqueminhas que facilitem o entendimento deste procedimento de instalação ? ETC Eu li um relato aqui do forum , sobre esse tema, falando alguma coisa sobre usar um "estabilizador de computador" dentro do barco para o alternador ou para o carregador onboard??? fiquei na duvida...Acho que o fabricio bigua pode me ajudar...Aguardo ai a ajuda dos amigos... Grande abraço a todos...e boas pescarias.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Abril 23, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Opa Rogério....quero ver as fotos da máquina hein?!?!? hehee.. Vamos lá...não tem mistério algum. arrow:: O Carregador OnBoard (MK 210, 220d e etc) = Ele é igual qualquer carregador portátil...o q muda é q ele fica fixado no barco. O seu deve ser para 2 ou 3 bancos de baterias...então, na saída do carregador vc encontrará os pares (positivo e negativo) de cada banco já separadinho (não tem como ligar errado)...Basta ligá-los nas baterias...Sem mistério...já q eles vem com fusíveis de fábrica. Na outra ponta vc terá um fio igual de televisão, som e etc...plug normal mesmo q vc deverá ligar em qualquer tomada 110v. A turma gosta de levar estabilizador pq a energia elétrica das nossas pousada varia muito...daí o estabilizador ajuda a preservar o fusível do carregador....mas eu tenho usado aquele transformadorzinho pequeno (quadradinho pesado)...e tem me atendido bem...já q é bem mais fácil de carregar q um estabilizador. Uso: chegou a noite na pousada ligue o carregador na tomada mais próxima. Leva uma extensão de uns 5 ou 6 metros e pronto. Cuidado apenas em dias de chuva...Dá pra fechar legal a tampa do porão...Ligue o transformador perto da tomada na parede da pousada...sacou?!!! arrow:: O Alternador Onboard (Mk-2) = Funciona "igual" o alternador do motor de popa. Ao ligar o motor de popa o alternador tb é ligado e começa a carregar as baterias do barco. Assim, vc não precisa ligar aquela chave de baterias 1, 2, All e Off...Ligue o alternador do motor de popa somente na bateria do motor de popa e acessórios do barco (cuidado se for instalar som potente)...e ligue o alternador onboard nas outras duas baterias do elétrico (se o seu for para 2 bancos)...A saída é igual a saída do carregador onboard q expliquei acima...já á entrada é q é um pouco diferente...mas tb não tem mistério... Na entrada tem 3 fios...Um é o positivo, o outro negativo, e o outro é o sinal 12v, q irá informar q ao alternador q o motor de popa foi ligado...Funciona igual aquele fios de sinal usados em som automotivo para ligar os módulos de potência, a mesma coisa. Bem...como pode ver é tudo bem simples....e mesmo assim, recomendo q a instalação seja feita por alguém q entenda e q o manual seja lido e seguido... joia::: Abs....e estamos aguardando as fotos do bruto. ::fishing Fabrício Biguá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio Matoso Postado Abril 23, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 23, 2012 Maravilha professor....obrigado pelas dicas....valeu ....eu sei da importancia destas ligações e em conversar com o eribert ele já havia me alertado disso....tenho um pessoa que vai instalar tudo ( alternador, carregador onboard, sonar gps, etc ) e penso que ele é muito competente nisso....fiz essa pergunta pois tenho certeza que muitos colegas tb tinham duvidas sobre isso...mas agora estão esclarecidas....Agora é esperar um pouquinho pra maquina ficar pronta, pois pescaria ja fiz duas nele ....e que barco viu ....estou gostando muito....Grande abraço e até breve....Vamos combinar uma pescaria juntos...Obrigado!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.