ZezinhoVET Postado Abril 25, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 25, 2012 Tucunaré "DIFERENTE" da Serra do Facão Tucunaré do Castanhão Tucunaré AMARELO LIGÍTIMO Serra do Facão Eu só tenho uma certeza ... O tucunaré "DIFERENTE" se parece mais com o tucunaré do Castanhão do que com o Tucunaré Amarelo que a gente está acostumado a ver ... sem contar que o DIFERENTE dá maior que os amarelinhos, na serra do facão. Seria o msm peixe do castanhão? Como teria parado lá? São só conjecturas ... abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Abril 25, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 25, 2012 Pior q parece mesmo....hehee.....e torço pra ser da mesma espécie... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carocinho Postado Abril 25, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 25, 2012 Quem dera ... Se for o mesmo estamos feitos !! ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Abril 26, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2012 Quem dera ... Se for o mesmo estamos feitos !! ::tudo:: Com certeza! Pouts se colocaram Pinima na SF vai ser um show!!!!! Essa espécie é uma maravilha forte dimais!!! ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edin Postado Abril 26, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2012 Se for o msm o trem é bruto viu... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Andrade Postado Abril 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2012 UAI!! Se é o pinima eu nao sei nao, mas bem próximo ele é. Falo isso pela presença daquelas pintas (ocelos, mapa) no opérculo do peixe, os amarelos (Cichla monoculus. C. kelberi e etc) nao tem isso. Mas o açu, o azul, o pinima e alguns outros grandes tucunarés tem. De qualquer forma só o tempo ou uma estudo genetico vao dizer isso, ou entao o Michel pode dar uma norteada tb. Vamo ficar na torcida e se for mesmo vamos fazer um movimento pra frente, pra preservar esse lugar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sone Postado Abril 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2012 UAI!! Se é o pinima eu nao sei nao, mas bem próximo ele é. Falo isso pela presença daquelas pintas (ocelos, mapa) no opérculo do peixe, os amarelos (Cichla monoculus. C. kelberi e etc) nao tem isso. Mas o açu, o azul, o pinima e alguns outros grandes tucunarés tem. De qualquer forma só o tempo ou uma estudo genetico vao dizer isso, ou entao o Michel pode dar uma norteada tb. Vamo ficar na torcida e se for mesmo vamos fazer um movimento pra frente, pra preservar esse lugar! Eu não sabia dessa dos ocelos/mapa perto do opérculo.... muito interessante!! E se for mesmo o pimina.... teremos um "castanhão" aqui por perto rsrsrs Na torcida tbm!!! Forte abraço!! Edu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edsinho Postado Abril 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2012 UAI!! Se é o pinima eu nao sei nao, mas bem próximo ele é. Falo isso pela presença daquelas pintas (ocelos, mapa) no opérculo do peixe, os amarelos (Cichla monoculus. C. kelberi e etc) nao tem isso. Mas o açu, o azul, o pinima e alguns outros grandes tucunarés tem. De qualquer forma só o tempo ou uma estudo genetico vao dizer isso, ou entao o Michel pode dar uma norteada tb. Vamo ficar na torcida e se for mesmo vamos fazer um movimento pra frente, pra preservar esse lugar! E ai pescador, como se ta??? Pescando muito ou soh atraz dos jacare?? Falaei a mesma coisa pro Zezinho la no Tucunazul... eh estranho mas bem que poderia ser verdade... forte abra.co Edsinho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZezinhoVET Postado Abril 27, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2012 temos q desvendar esse mistério ... alguém se habilita? abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tejota Bettio Postado Abril 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2012 Zezinho, gostaria de saber se vc possue alguma outra foto desse tucuna ai, ou de outros do mesmo naipe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZezinhoVET Postado Abril 30, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 30, 2012 Aqui vai mais uma foto, agora de um casal que pegamos na serra do facão dos tucunas que PODEM ser da mesma espécie do castanhão (pinimas) será que é? Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adão Postado Abril 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 30, 2012 Como alegria de pobre dura pouco, se realmente for e a noticia se espalhar entre os "redeiros" já era...de qualquer forma é uma excelente noticia.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Abril 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Abril 30, 2012 Excelente notícia!!! Ter peixe de bom porte fora da AM, perto do sudeste do Brasil já seria ótima notícia!!! Dureza é preservar!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZezinhoVET Postado Maio 8, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2012 to precisando voltar la pra pegar uns "pinimas" desses, mas nesse frio q tá ...vishhh ... ta dificil hein ! hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Gtba Postado Maio 8, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2012 Amarelo legítimo capturado pelo meu filho Fellipe na Serra do facão. Realmente Zezinho, muito diferente! Esta espécie que você capturou provavelmente é um pinima. Pelas características sim, nadadeiras e a coloração são idênticas. Que bom essa notícia!! Espero que realmente seja essa a espécie que imaginamos ser. Pra nossa região é de grande importância, vamos torcer!! Abração. :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZezinhoVET Postado Setembro 26, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 26, 2012 E aí ? É pinima ou não é? pra mim , é... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZezinhoVET Postado Setembro 28, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2012 mais opinioes? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pinguim Postado Setembro 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2012 Fala Zezinho, uma vez procurando o nome dos Tucunas aqui da Bahia eu lí nesse mesmo fórum, se eu não me engano, uma resposta do Michel sobre os Tucunas do Castelão que tinham 3 espécies de tucunas muito parecidas, difíceis de se identificar por foto, eram os Cichlas Pinima, Thyroros e o Jariina, que para se classificar deveria contar as escamas laterais, um negócio assim. rsrsrsrrs Agora como leigo observador, e infundadamente rsrsr eu tenho notado que nestas fotos dos 3 peixes apresentados aí na serra do facão, as manchas que ficam perto do opérculo são bem padronizadas e parecidas nos tres, e são iguais aos que o pessoal do Jampafishing tem pego em uma represa na Paraíba, já os Pinimas do castelão essas manchas diferem um pouco mas não sei e acho que isso é muito insuficiente para qualquer conclusão! Que venham os mais entendidos explicar, pois tudo o que eu falei aqui é empírico! rsrsrssrsr Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZezinhoVET Postado Setembro 30, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2012 pinguim, a galera toda acha que parece ... mas ainda nao temos resultados conclusivos ... precisavamos saber de algum biólogo, porque se for , é um relato inedito para a comunidade científica e para nos pescadores! abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.