Tiago Beltrão Postado Maio 26, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 26, 2012 Olá amigos, Recentemente comprei o barquinho do amigo aqui do fórum. Um marreco de goiás com comando a distância, empurrado por um mercury sea pro. Só que um barco com comando tendo que dar a partida na corda não tem muito sentido, né? Como o preço cobrado pelo kit de partida original é simplesmente uma falta de respeito pelo consumidor (mais de R$2.000), decidi que iria adpatar um motor de partida nele e que gastaria o mínimo possível. O motor de partida escolhido para a adaptação foi o do Sea Doo 560, 650 ou 720cc. Comprei um usado no ebay por 85 dólares (produto + frete). Quando recebi o motor, percebi que ele não caberia no suporte original do sea pro pois ele é bem mais longo que o motor original. Então vi que precisaria remover o mecanismo de bloqueio da partida com câmbio engatado/limitador de aceleração em ponto morto e marcha ré para fazer o motor caber no lugar. Essas travas, na minha opinião, são perfeitamente dispensáveis. É só ter a atenção de não dar partida com o motor engatado nem acelerar demais com o câmbio desengatado. Com as travas removidas, percebi que o suporte do motor original deixava o pinhão do motor do jet ski mais ou menos 1cm abaixo da cremalheira do sea pro, então teria que modificar o suporte... Levei o motor a um torneiro mecânico conhecido meu e diminuímos a parte de baixo do suporte em ~1cm. Ficou perfeito! Ele me cobrou apenas R$20,00 pelo serviço. Fui a uma loja de motopeças, comprei um relé de partida yamaha por R$30,00, interruptor de partida e fiação por R$15,00. Custo total: R$160,00 do motor, R$20,00 pelo torneiro e R$45,00 pela parte elétrica. Total: R$225,00. Infelizmente esqueci de registrar o passo-a-passo do serviço, só tirei 3 fotos com o celular: Caso alguém queira se aventurar e fazer o mesmo, podem contar comigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo M. Ferreira Postado Maio 26, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 26, 2012 Nossa Tiago parabens, mto interessante isso. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Biguá Postado Maio 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Parabéns Magaiver.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Maio 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Parabéns meu amigo!!!! Não é facil achar um motor de arranque que de certinho nos furos do suporte original!! Ficou muito legal!!! ::tudo:: E agora com o conforto da partida eletrica!!!!!!! Abraço!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio Barros Postado Maio 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Parabens parceiro.....nota 10 pela criatividade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ira Postado Maio 27, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Muito interessante sua criação amigo e serve como uma luva para mim. Montei meu barco também com comando a distância só que o tal sea pro na cordinha Conada , na época não sabia que é tão chato, mas agora com apenas 20 horas quero deixar para alguém mais animado, mas vou considerar o seu invento e ver se consigo alguém que faça por aqui. Parabéns mais uma vez palmas:: Ira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 28, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 28, 2012 O principal componente dessa adaptação é o motor de partida. Esse do sea doo 580/650/720cc tem as mesmas medidas na engrenagem e nos parafusos. Aqui no Brasil custa por volta de R$400 no mercado livre, já no ebay é possível encontrá-lo de 20 a 100 dólares... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Assis Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 29, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né? Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 29, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né? Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok? É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né? Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok? É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação. Olha ai as fotos Tiago, confere la pra gente se a furação bate, aqui aproximadamente 9 cm. joia::: joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas. Alex, O do 30 serve no 40? a furação me parece a mesma. Junior Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 29, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas. Pois é, Alex, essa foi a minha primeira opção... o problema é que o motor de partida do nissan/tohatsu/sea pro 25/30hp é o mais caro de todos. Pelo seu tamanho reduzido só é usado nesse único modelo, o que encarece o custo de fabricação (a demanda é muito pequena). Infelizmente custa muito mais caro que os motores para os outros mercurys, yamahas, evinrudes e suzukis. O preço dele (novo) vai de 250 a 350 dólares no ebay, no mínimo 5 vezes mais caro que o motor do sea doo 580. Infelizmente não encontrei nenhum usado, que seria realmente o ideal por não precisar de nenhuma adaptação. Pra quem tiver curiosidade de procurar, o código do motor é: Mercury 853805A 1 Tohatsu/Nissan 346-76010-0 Hitachi S108 98 Todos se referem ao mesmo modelo, porém feito por vários fabricantes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Amigo, ficou muito bom sua adaptação, PORÉM, quero lembrar aos amigos, que é possível comprar no Ebay o motor de partida do Tohatsu 30, que é o mesmo do sea pró, daí seria só adaptar o rele de partida e boa, já estaria funcionando, sem precisar mexar na carcaça dele, e nem retirar aas travas. Pois é, Alex, essa foi a minha primeira opção... o problema é que o motor de partida do nissan/tohatsu/sea pro 25/30hp é o mais caro de todos. Pelo seu tamanho reduzido só é usado nesse único modelo, o que encarece o custo de fabricação (a demanda é muito pequena). Infelizmente custa muito mais caro que os motores para os outros mercurys, yamahas, evinrudes e suzukis. O preço dele (novo) vai de 250 a 350 dólares no ebay, no mínimo 5 vezes mais caro que o motor do sea doo 580. Infelizmente não encontrei nenhum usado, que seria realmente o ideal por não precisar de nenhuma adaptação. Pra quem tiver curiosidade de procurar, o código do motor é: Mercury 853805A 1 Tohatsu/Nissan 346-76010-0 Hitachi S108 98 Todos se referem ao mesmo modelo, porém feito por vários fabricantes. Tiago, conseguiu conferir se é realmente os 9 cm, ja estou com um do Seadoo no gatilho no e-bay Junior Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 29, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né? Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok? É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação. Olha ai as fotos Tiago, confere la pra gente se a furação bate, aqui aproximadamente 9 cm. joia::: joia::: É exatamente essa a furação, Junior. A boa notícia é que, no seu caso, você não vai precisar adaptar nada pra colocar o motor elétrico no mercury 40. É só comprar o motor original 3C8-76010-1, que custa muito menos que o motor do sea pro... Se for comprar o motor do Sea doo (mais barato) vai ter que adaptar o suporte, porque o bendix do sea doo fica ~1cm abaixo da cremalheira do mercury com o suporte original. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Será que funcionaria para um Mercury 40 HP manual? Sendo que o 40 hp tem 697cc e o espaço deve ser suficiente, assim não precisaria ... Opa...isso muito me interessa... Acompanhando... Provavelmente deve funcionar sim. O 40hp manual tem cremalheira no volante do motor, né? Tem sim, ja vem até com o Suporte, vou medir na hora do almoço e passo pra vc conferir ok? É só medir a distância entre os furos do suporte, mas já lhe adianto que a medida é padrão. E como o 40hp é mais alto, nem deve ser preciso fazer qualquer modificação. Olha ai as fotos Tiago, confere la pra gente se a furação bate, aqui aproximadamente 9 cm. joia::: joia::: É exatamente essa a furação, Junior. A boa notícia é que, no seu caso, você não vai precisar adaptar nada pra colocar o motor elétrico no mercury 40. Você pode comprar esse motor do sea doo 580/650/720cc ou o original 3C8-76010-1, que custa muito menos que o motor do sea pro... Valew Tiagão joia::: joia::: joia::: joia::: Agora 40 com partida eletrica, chega até ser covardia, pois a cordinha do 40tão é mais maneira que o 25 yamaha que eu tinha. :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: sds Junior Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 29, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Então Junior, eu editei a mensagem depois de você postar a resposta... no seu caso, se não quiser ter o trabalho de mexer com torno, pode comprar logo o motor original pra não ter que mexer na altura do suporte. Isso porque o motor do sea doo tem o bendix ~1cm mais pra baixo que os mercurys. Veja as imagens: MOTOR SEA DOO: MOTOR MERCURY: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 29, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2012 Então Junior, eu editei a mensagem depois de você postar a resposta... no seu caso, se não quiser ter o trabalho de mexer com torno, pode comprar logo o motor original pra não ter que mexer na altura do suporte. Isso porque o motor do sea doo tem o bendix ~1cm mais pra baixo que os mercurys. Veja as imagens: MOTOR SEA DOO: MOTOR MERCURY: vou analisar friamente, original 259 doletas, seadoo 59 doletas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Maio 30, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 30, 2012 Não Junior, esse preço aí está completamente fora de base... veja esse anúncio: motor de partida + solenóide (relé) por 75 dólares: http://www.ebay.com/itm/TOHATSU-OUTBOAR ... 3a&vxp=mtr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Maio 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 30, 2012 No site www.amazon.com tem o motor de partida para Mercury 9/25 por U$68,00 e para o 40 por U$76,00 novos. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Júnior Rondonia Postado Maio 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 30, 2012 Não Junior, esse preço aí está completamente fora de base... veja esse anúncio: motor de partida + solenóide (relé) por 75 dólares: http://www.ebay.com/itm/TOHATSU-OUTBOAR ... 3a&vxp=mtr Obrigado mais uma vez Tiago, comprei esse ai mesmo, ja vem com o rele, agora vamos aguardar chegar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Assis Postado Maio 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Maio 30, 2012 Não Junior, esse preço aí está completamente fora de base... veja esse anúncio: motor de partida + solenóide (relé) por 75 dólares: http://www.ebay.com/itm/TOHATSU-OUTBOAR ... 3a&vxp=mtr Obrigado mais uma vez Tiago, comprei esse ai mesmo, ja vem com o rele, agora vamos aguardar chegar. Fala Junior, nao deixe de relatar a montagem. Estou montando um conjunto agora, certamente irei fazer o mesmo se tudo der certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.