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Hélice de Superfície.


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@Astra-Taranis, comentando por partes...

A preparação é bacana mas o consumo aumenta e a vida útil cai...

 

Pra usar a Solas 9” inox vc precisaria preparar o motor p alta rotação, ai voltamos a menor vida útil e possibilidade de quebra prematura.

 

Creio que tenha no Fórum um tópico específico fornecendo explicações sobre tamanho de hélices como esse abaixo... 

A discussão tem que girar sobre hidrodinâmica de rabetas, altura de motor, relação de transmissão, potência disponível, curva de torque/potência, escorregamento (slip) e as fórmulas básicas que interligam tudo isso... com calma posso abrir um tópico específico.

 

Sua relação de transmissão é fácil descobrir. Retire as velas e com o motor engatado a frente marque a posição inicial e gire o volante do motor tal que a hélice dê 1 volta exata (marque a posição inicial) e conte quantas voltas do volante foram necessárias para isso. Exemplo: 2 rotações do volante para que a hélice realize uma rotação, pronto! Relação 2:1

 

Caso queira mais precisão Vá girando o volante (e contando) tal que a hélice dê 10 voltas. Exemplo: 24 voltas no volante e 10 voltas na hélice, Relação 2,4:1

 - ou procure na internet o “Gear Ratio” da sua “Gear Case” ou ainda conte o número de dentes do pinhão e engrenagem da rabeta (Pinhão com 15 dentes e engrenagem com 28 dentes = Relação 28:15 ou ainda ~1,87.

 

 

Espero ter ajudado!

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bom.. o santo google, ensina sobre o meu motor:

WOT RPM 5500-6500, sendo gear ratio 2.42.

EU diminui a rabeta que era longa e encurtei, nao tem como levantar mais o motor no barco (nao tenho mais acesso pra isso, no maixmo seria 0.5cm).

 

Dados sobre gear ratio e rpm: http://www.johnshotprop.com/RPM_S_and_Gear_Ratio.html

Uma passada de olho rapido sobre as outras marcas , em modelo de 15hp, é a maior relacao entre todos. O que isso quer dizer nao faco a minima.

sobre a dimensao da atual helice 9x11.

dimensao da helice que o mercado brasileiro tem (original): 9 1/2 x 10

Pensei numa helice alguma coisa x 9 (como nao sei como funcionam as relacoes de diametro e raco, nao sei dizer qual seria o correto).

Velocidade atual sozinho 38.2kmh

Velocidade atual em 2 : 22kmh

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@Astra-Taranis

Relação 2.42 : 1 é p força, como se fosse uma marcha reduzida, normalmente os torpedos dessas rabetas acaba tendo maior diâmetro externo (o que prejudica a velocidade).

Não sabemos a rotação exata do seu motor mas levando em conta que na situação de maior velocidade o seu escorregamento deve ser baixo (até ~7%), sua rotação gira em torno de 5900 RPM (que a meu ver tá ótimo se vc só andasse vazio, considerando que seu motor trabalha de 5500 a 6500 RPM). 

Uma hélice 9.1/2" x 10" elevaria sua rotação com o barco vazio (~6400 RPM com a mesma velocidade) e permitiria maior empuxo p não perder tanta velocidade com carga, seria tipo 5500 RPM a ~30km/h, mas de qq forma tudo depende de testes. 

Hélice com diâmetro maior faz com que o escorregamento (slip) diminua (O slip é a relação entre a velocidade teórica da hélice a determinada rotação e a velocidade prática).

Compre logo a Sorabo J007 (9.1/2" x 10") e seja feliz! De qq forma não é investimento perdido!

Brinque com o http://www.mercuryracing.com/prop-slip-calculator/ (utilize ponto e não vírgula / velocidade em mph / slip dado em % - Exemplo 10 / 2.42 / 5500 / 18 / 15) e vá brincando com os valores...

E lembre-se que levando o peso p trás o Centro de Gravidade se aproxima da popa e diminui o atrito do casco na água devido a menor área de contato.

Abraço dr!

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Se eu entendi direito o site indicado, eu teria com a passo 9 sozinho um regime de 7000 rpm, porem com duas pessoas e uma velocidade de 28km h um regime de 5500 rpm.. (considerei essa velocidade pois eh uma digamos realística).

 

Ou seja, se eu entendi direito (tem hora que vc calculou com e hora que calculou sem slip), passo 9 so se fosse em 2 pessoas, ai eu teria o melhor possivel para essa situacao, passo 10, eu posso usar sozinho e em dois, porem o ganho de velocidade com carga é pqno.

Como vc calculou o slip? 

Qdo eu coloco o segundo ocupante no primeiro banco a velocidade aumenta de 22 para 26kmh, porem eu tomo um banho, ou seja, nao da pra navegar assim...

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18 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

astra parceiro  ; maior pau mais concegui achar

  demorou  p/ encontrar  ; mais  ´ta  anotado aqui meu irmao  joia:::

motor johnson 1988  mod. j15rlccs ; n; serie tals  ......

os helices ;  e suas configuraçoes  = 

motor 15hp  =

9   x  11,5 - al. 

9   1/2   x  10 - al.

10  x  5 - al. 

9   1/4  x  8 - al.

9   3/8  x  9 - sst

10 x 7,3 -    apenas  p/ modelos  =  ( blade al sel )

9 x 10 - al  

todas usadas  no 15 hp  ;  e suas configuraçoes  joia:::

_________________________________________________________________________

minha opiniao  astra  ;  sei que vç é casdo c/ seu jonsao ok  ; tambem curto os johnson antigos ; mas..... joia:::

acho que precisa  de mais  potencia né  parceiro  ;;;;;::bassboat::

qual é a carga total que navega sempre  astra ??  

outra coisa amigao ; se quiser o helice  msmo  = vai ter que importar  $$$   ; ñ sei se compensa  né ??? 

 

engenheiro  parceiro   =    oq acha  dessas medidas dos helices    ??

 tem  como melhorar  o 15  hp  do motor  ??  

sem diminuir  ;  o peso casco / carga total ??  

 espero ter ajudado  ok  galera joia:::

abraço :good:

 

 

 

fabiao, como sempre vc ajudando com umas infos legais! valeu meu amigo!

vejamos atual peso

barco 95kg

motor 33

tanque 25l

ocupantes 105 e 100 kg

tralha por volta de 25kg (ja contando caixa de gelo etc)

poita uns 6kg

cadeiras, capota, etc, penso proximo de 50kg, nunca pesei,

trato pros peixinhos: uns 8kg (na verdade nem metade, mas poe 8 pq sempre levo umas pets que nao calculo com milho azedo)

passando a regua teremos: 447kg, coloca ai uns 450 kg.  O que na regra dos hps teremos: entre 22 e 28 kg por hp, entao estou entre 16 e 20hp para o correto do barco.

 

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Astra vc leva  320kg  de carga tirando barco e motor num barco de 5m ,  é peso demais com essa tralha por mais que vc  mude o passo não vai conseguir chegar a 30km. Eu acho que um passo 10 que é facil encontrar aqui consiga beirar os 28kmh regulando bem o trim e disposição dos ocupantes.    Pra ter idéia meu Evinrude  96 com hélice 9x11 original em dois pesados mais tanque só, que dá por volta de 230kg chega a 33 a 34Km num Squalus 500 com boca 1.30, borda 48cm , 4.85 de comprimento e que pesa 78kg.   Ou seja um conjunto de peso total com mais de 110kg a menos que o seu.

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astra  amigao   =  sempre tentnando ajudar ; da melhor  maneira   possiivel  ;  né  parceiro  :amigo: 

agora  ; ñ vai ficar bravo  c/ oq vou falar  ok  = 

astra   ñ acha que é  peso demais ;  p/ seu motor  ???  

eu tava imaginando  =  metade  dessa  carga  :gorfei:

só os dois tripulantes =  quase metade  do peso total   :gorfei: + O  TANK DE COMBUSTIVEL  ;  P/ O MOTOR;   E  DOS OCUPANTES ;  O XURRAS; TOLDO (COBERTURA );  E TUDO MAIS OQ VÇ DISSE AI  

450 /500  kg   = pelo que seu motor  esta fazendo  c/ esse casco     =   OTIMOOO  ;;;;;::bassboat::

SE  QUER  EXIGIR MAIS  =  MUDE DE MOTOR   X  HP    ;;;;;::bassboat::

 

astra  minha humilde opiniao  novamente  parce = joia:::

 vç pode ate ganhar  ;  c/ mudança  do helice  ; mas  conclusao  =  

vai ser um ganho que ñ vai satisfazer vç   ; alem que  = VAI JUDIAR   DO MOTOR  ;  E SUA VIDA UTIL OK / 

 

 uma  opiniao  apenas  =

ja  que vç curte o yamaha  ;  e ñ vai trocar de casco e tals  = porq ñ pega  yamaha 25/30  OU   se quiser mais ;     velocidade ainda     = ja vai p/  o 40/50  hp   ; acerta  o helice    ; p/ sua carga  ; deixa ele fixo  no casco  =  ACABOU DOR DE CABEÇA ;   E INVESTIMENTOS  ; ACERTOS ; INCERTOS  NÉ ??  E DEPOIS DE TUDO  = POUCO GANHO SIGNIFICANTE  OK joia:::

 

abraço galera :good:

 

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@Astra-Taranis

Se eu entendi direito o site indicado, eu teria com a passo 9 sozinho um regime de 7000 rpm, porem com duas pessoas e uma velocidade de 28km h um regime de 5500 rpm.. (considerei essa velocidade pois eh uma digamos realística).

Raciocínio correto, embora eu não acredite que seu motor original atinja os 7000 rpm.

Ou seja, se eu entendi direito (tem hora que vc calculou com e hora que calculou sem slip), passo 9 so se fosse em 2 pessoas, ai eu teria o melhor possivel para essa situacao, passo 10, eu posso usar sozinho e em dois, porem o ganho de velocidade com carga é pqno.

Como vc calculou o slip? 

Sempre se considera o slip, é real, faz parte do processo. Sem carga temos pouco slip, com carga temos muito slip.

Eu não "calculei" o slip pois vc não tem tacômetro para nos informar as rotações exatas do motor, eu simplesmente admiti um slip de ~7% para o seu barco sem carga (Passo 11" / relação 2.42 / 5900 rpm / 23.58 mph / slip de 7%) e um slip de ~14% para seu barco com carga ja considerando a nova hélice (Passo 10" / relação 2.42 / 5500 rpm / 18.52 mph / slip de 14%).

No primeiro cálculo considerei um slip de 7% e a formula me respondeu com a rotação de 5900 rpm, no segundo caso considerei a nova hélice, aumentei o slip devido a carga e a fórmula me respondeu com a rotação de 5500 rpm, entenda que estamos tentando entender o que acontece com seu conjunto, tudo é estimativa, embora seja uma estimativa bem real joia:::

Qdo eu coloco o segundo ocupante no primeiro banco a velocidade aumenta de 22 para 26kmh, porem eu tomo um banho, ou seja, nao da pra navegar assim...

Existem muitas variáveis para se determinar a velocidade de uma embarcação, repito: Compre a Sorabo passo 10 de vá pescar dr! :gorfei::gorfei:

E siga a dica do @Guto Pinto, tente diminuir seu peso total de alguma forma.

Ja já o @Fabrício Biguá aparece p puxar nossa orelha por mudarmos o rumo da prosa danca::

Espero que a discussão esteja te ajudando :good:

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Não é o assunto inicial do tópico, mas como começamos vamos até o fim, hehehehe.  Eu já fiz varias experiencias com motores pequenos e hélices e como o Paulista disse tem muita variável na água, temperatura, marola, altitude , fora questões do barco e peso.  

Por exemplo eu tenho um Mariner 15hp ano 93 fabricado pela Yamaha.  Ele veio com hélice original 9 1/4 x 9 , enquanto o Yamaha que é o mesmo motor vem com 9 1/4 x 10.5.  Eu comprei uma 10.5 da Sorabo.  No meu barco 7m( 1.25 de boca, borda 42cm, chapa 2mm, peso 120kg apx)  eu sozinho (105 kg na época, kkkk) mais 10 litros de gasolina na passo 9 atinga 34km/h, com a 10.5 atingi 35km/h, porém com 3 ocupantes mais tralha( 300kg aproximadamente) na passo 10.5 caia pra 28kmh enquanto que na 9 ficava em 30km/h.  Lembre-se que um barco 7m tem muito menos arrasto que um 5m com peso.

Outro exemplo . Mercury Seapro na minha Semichata 6m ( 1.35 bca, 52cm de borda , chapa 1.2mm e peso de 85kg) comigo sozinho (115kg) mais 20 litros de gasolina , com helice orginal 9.9 x 13 atingia 50km/h a 5.200rpm, já com uma hélice paralela  9.9 x12 chegava nos mesmos 50km/h porém a 5.450 rpm.   Já com um  segundo ocupante mais tralha totalizando uns 250kg sem contar barco e motor  a velocidade máxima da 13 ficava a 44 45km/h  a 5000 rpm enquanto a 12 ficava a 46 47km/h  a 5.150. Já com 3 ocupantes e bastante tralha com peso  de uns 370kg  13 ficava a 39km/h a 4.600  e da 12  ficava a 42km/h a 4.850 rpm.  

Lembrando esses dados em represa e altitude de 750m que é aqui, já atingi até 53kmH mas descendo o rio e com agua mexida, mas não conta como base.  

Por fim pode ver que existiu diferença mas não superior a 3km/h, quem pilota sente o motor diferente mas na real a velocidade final muda muto pouco.   Se o barco  do Astra consegue atingir no máximo 26km/h nessa configuração de peso que ele anda, uma mudança de hélice vai render uns 3km/h pra ser muito otimista. 

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Videos como esse por exemplo está fora da nossa realidade no Brasil, seja pelo tipo de barco, seja pelo peso carregado e principalmente o combustível utilizado.  Lembrando que o motor do Astra  Jonhson/Evin até 93 possui apenas 213cc contra 246cc dos Yamahas, 255cc dos Jonhson/Evin após 93, 262 cc do Mercury/Mariner americanos, 285cc do Suzuki e 294cc do Mercury super, CC não quer dizer tudo em potência, mas é um parametro a ser analisado também, pode ser que é um motor que tenha um rpm acima dos outros, mas que devido a baixa CC ele sofra mais quando se coloca carga,  as vezes que utilizei os Jonhson "cabeça" baixa percebia muto isso

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Sobre o Fluxo Cruzado que usa os 15hp americanos e o em espiral dos japoneses, há um erro de informação.  O Fluxo cruzado trabalha melhor  em Médio RPM, ele carboniza menos velas e cabeça do cilindro em se comparando com os Japones se usados nessa situação,  isso não quer dizer que le tenha mas torque. 

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    p/ resumir   sobre  =  motores   fluxo cruzado ;  e fluxo espiral   = 

MOTORES JAPONESES  = PISTAO  CABEÇA PLANA   X  VELOCIDADE    ;;;;;;::bassboat::

TAMBEM  TEM PISTAO  MAIS LEVE ; E CURTO ;  P/ USO RACING    OK  ....

acho que agora  esta´tudo concluido  ; qto as duvidas  do motor  astra né  pessoal  joia:::

abraço  DRS.... :good:

 

 

 

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Em 21/02/2017 at 00:15, Paulista_Eng disse:

Salve salve @Gilbertinho da Amazônia! 

Fico feliz em saber que vc tb gosta dessa troca de informações que igualmente considero valiosa, aprendo muito aqui com os demais participantes. Agradeço o “deitou e rolou” mas apenas contribuí um pouco com esse tema que adoro e tenho aprendido por curiosidade ...motonáutica!
Sim, sou paulista nascido em Birigui e estou a 16 anos em Cuiabá-MT, cheguei um pouco antes de prenderem o Comendador rs


Bom, indo p técnica já vou tentando responder aos seus questionamentos... 

TURBINAS AERONÁUTICAS
As turbinas aeronáuticas não são muito (existem algumas embarcações com essa propulsão) utilizadas creio que devido a fatores como alto valor para aquisição e principalmente manutenção e ainda devemos lembrar que as turbinas não aceitam bem a presença de corpos estranhos durante seu funcionamento, uma pequena chumbada poderia causar um estrago e tanto!
De qualquer forma é totalmente possível o uso de turbinas como propulsão de embarcações, basta que se tenha alguns cuidados com o equipamento. Outra informação importante é que mesmo utilizando turbinas de grande potência (~3000hp), umas das embarcações mais rápidas do mundo utilizam hélices de superfície como propulsão final, ou seja, turbinas aeronáuticas tocando hélices de superfície, veja no vídeo abaixo: 

 

 

HIDROJATO

Quanto ao uso da turbina hidráulica como propulsão, o conhecido e largamente utilizado hidrojato, podemos dizer que trata-se de um sistema com muitas qualidades e defeitos, assim como qualquer outro. Um Jet Boat (seu caso) é mto funcional p manobras, navega em águas rasas, tem velocidade satisfatória mas vamos aos problemas:

  • Grande atrito entre a água e o sistema de propulsão (A água entra pelo captor abaixo do casco, passa por um duto até ser bombeada pelo rotor e finalmente ser direcionada na saída do hidrojato com alta pressão).
  • Grande atrito do casco com a água: Já parou p pensar que quanto mais você acelera mais a embarcação cola na água? Qualquer projeto de desempenho visa diminuir o atrito entre o casco e a água e no sistema hidrojato isso é impossível pois quanto mais vc exige da bomba hidráulica mais ela puxa água do fundo do casco e mais gruda o coitado na água, limitando muito a velocidade final.... (quem tem embarcação de alta performance sabe a diferença de se navegar com o casco todo na água ou apenas com uma pequena área da popa)
  • Risco em águas “sujas”: Caso se navegue em áreas com vegetação ou qualquer outra “sujeira” estas podem entrar na turbina e danificar o sistema (no mínimo a cinta que envolve a “hélice”) porém não possuem rabeta para bater em tocos rs

Se você diz que “O desempenho é significativo, porém o consumo é bastante alto” vc está dizendo que o sistema é ineficiente pois gasta-se muito combustível para realizar o trabalho o que é fato levando em conta o grande atrito com a água.

Uma grande vantagem do hidrojato é que devido a esse sistema “sugar” água do fundo do casco e consequentemente mantê-lo “colado na água” o usuário poderá, sem grandes problemas, mudar sua trajetória sem perder o controle (desde que esteja com a bomba sugando e forte!) como acontece em algumas embarcações de desempenho (como uma que tenho usando hélice de superfície) que ficam sem muito atrito com a água quando estão em alta velocidade (se eu precisar mudar a trajetória bruscamente acima de 60mph fudeu!).
Veja este vídeo que mostra justamente uma embarcação dotada de hidrojato com uma incrível capacidade de manobra. Perceba também que o piloto acelera nas curvas para que o casco tenha velocidade, porém o mais importante, para que o casco não perca o atrito e saia deslizando lateralmente rs

 

 

AEROBARCOS

E pra fechar essa resposta vamos aos Aerobarcos, ou barcos movidos a hélice de avião rs
Projeto muito bacana, com muitas qualidades e muitos defeitos como qualquer outro, pensado para andar em Pântanos, com propulsão totalmente independente da água. Já vi vários “engenheiros mecânicos com pós doutorado” gastarem uma grana tentando construir um no fundo do quintal sem êxito, quais seriam os motivos?
Primeiro, barco não é avião e a força do motor do avião não é o que o sustenta no ar, a asa da aeronave que tem essa missão, o empuxo da hélice do avião é pequeno, incomparável com um motor de popa comum com a mesma potência. Exemplificando, um conjunto de 150hp aeronáutico tem uma velocidade teórica de 250km/h a 5000rpm e este mesmo motor em formato “outboard” tem uma velocidade teórica de 70km/h, o escorregamento - slip - de uma hélice na água é muito menor tb) portanto com a mesma potência em velocidade teórica reduzida temos um maior empuxo e é disso que precisamos para deslanchar, decolar ou ainda “tirar do arrasto” uma embarcação. 
Muitos constroem aerobarcos com motores pequenos dotados de hélices aeronáuticas usuais e nem conseguem “sair do arrasto” pois não há empuxo suficiente.
Quer sucesso na construção de um aerobarco? Casco pequeno, leve, motor grande, hélice com velocidade teórica baixa e projetada para muito empuxo! Só assim vc vai conseguir sair do arrasto e obter a tão desejada velocidade. Ah! O centro de gravidade tb é muito importante, nada de peso na frente pois Aerobarco não tem “trim”, o casco deve planar com o maior peso atrás.
Abaixo um vídeo da competição de Airboats nos EUA e um link do tipo de motor empregado para esses modelos (Bloco 6.2 V8 556hp)

 

 

http://americanairboats.com/product/lsa-6-2l-556hp-v8/


Então nada de montar Aerobarco com motor de fusca e hélice de ultraleve ok? (A não ser que o casco tenha 2m x 1,5m e pouquíssimo peso) 
 

Espero ter contribuído para diminuir suas dúvidas e aguçar sua curiosidade!

Caso queira construir algo ai no fundo do seu quintal abra um tópico e vamos discutindo o tema com os outros interessados do fórum joia:::

Abraço dr!

Paulista, 

Bom saber que os paulistas diferem dos paulistanos, que se encorajam para ir no máximo até a baixada santista, que é bem ali na esquina :gorfei: Mudar-se de Sampa, nem falar.

Minha cidade natal é Tupã, não fica longe de sua saudosa e minha conhecida Birigui. Bom lugar pra se viver, uma veiarada "demais de boa" (cuiabanês puro) pra conversar, boa culinária e muita hospitalidade. Legal poder falar com gente com as mesmas raízes, identidade e cultura. Bem sabe quão grande são as diferenças culturais que tivemos de processar e assimilar nessa transição. O cuiabano da gema, nativo do Pantanal ou da própria Cuiabá é uma figuraça. No início, só o "idioma" atrapalha um pouco, afinal, não estamos acostumados a ouvir djente, adjuda, etc. Mas são gente muito respeitosa e religiosa, acostumada com o ambiente pantaneiro.

Bixo, (permita-me tratá-lo assim, é uma deferência que só estendo ao filho que mora aí em Rondonópolis (casado, é gerente administrativo de empresa e roqueiro da pesada) não há como não reputá-lo como um cara que entende muito de sistemas de propulsão, especialmente náuticos palmas::Falando nisso, são pra lá de pertinentes seus comentários e esclarecimentos sobre os hidrojatos. Em vista dos ensinamentos sobre o uso de turbinas aeronáuticas em barcos, decidi por mudar meu foco para os Hovercraft (se ainda não visitou, dê uma olhadela no link http://www.hovercraft.com/content/ À primeira vista, me impressionei com a simplicidade do projeto, resultados e custos. Os vídeos sugerem que esse aerobarco de pequenas proporções é capaz de realizar proezas, como e de literalmente voar sobre as águas até uma altitude  de 1,5 /2,0 metros, fazendo encurtar bastante as rotas de navegação que geralmente utilizo e, ao que parece, o consumo de combustível é muito convidativo. Antes de importar o kit básico, gostaria se pudesse emitir opinião a respeito, após ver o conteúdo do site.

No mais, deixo um forte abraço pro amigo, além de saudações pantaneiras.

Gilbertinho       

 

 

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paulista  amigao  como tinha prometido   =   p/; definir   o assunto ;   e  duvidas  aqui   ;  concluindo  c/ suas explicaçoes  ok   palmas::

  e   ;   voltarmos p/    =       HELICE   DE   SUPERFICIE     joia:::

   motor popa x turbina   = pequeno porte  ; uso exclusivo  forças armadas /  

 

abraço SRS :good:

 

 

 

 

 

IMG02131.jpg

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paulista  amigao  ;   e galera  racing  =     repare no torpedo  x   nose  x  helice   = bem dizer fora d´agua  palmas::

só ñ gostei   da tremida  na coluna da torre  motor   doeu::  ñ entendi  ???  

parecia que ia desmontarrrr  :gorfei::gorfei:

muito bacana os  angulos  de visualizaçoes  ; funcionamento  do conjunto  ;;;;;::bassboat::

abraço  turma  :good:

 

  

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astra  =  beleza  parceiro  :drinks:

eu ja´tinha comentado c/ paulista  ;  sobre a mangueira ; ele disse que ñ tinha visto ainda ?? 

mas  na minha opiniao  =  como tá vazando  ; TAMBEM PODE ENTRAR AR   ; local  do furo  está fora d; agua  ::nada::

    se der  falta  agua   =  ja´sabe  né  amigao  bomba2

  tambem pençei  em outras coisas   ;  mas  ñ é normal   ;  ao meu ver  =  um vazamento  ; ali na mangueira ok  =  ligaçao  captaçao  x  bomba   agua  /

mas  c/ certeza  ;  o dono  do motor  filmou  sabendo / 

vamos ver  oq  DR  .; fala  ok  /  

tambem queria  saber  melhor  =  sobre  a tremida  na base   =  motor  ????   ñ entnendi  ????  

  abraço  joia:::

 

 

 

 

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astra     amigao  =  joia:::

oq parecia um esguicho   de agua  = PARECENDO  VAZAMENTO   =   É  APENAS UMA CINTA HELLERMANN   OU  CINTA ENFORCA GATO  COMO FALAM   OK  :gorfei::gorfei:

rapaz   vi um vazamento   onde ñ tinha   :gorfei::gorfei:     

 ~n   pode vazar  uma gota  =  pega ar  no circuito  e bomba  agua  ::nada::

depois  de feito esse tipo de preparo  ;  sistema refri  geraçao   = antes de montar a rabeta no lugar  ;

faz os testes de estanquiedade  ;  em todo o circuito x retentores x vedaçoes  x  mangueiras e tals  ok joia:::

nada de falhas  como um vazamento  de agua  né  :gorfei::gorfei:

abraço  galera  :gorfei:

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