Homer Postado Agosto 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2012 Bom dia, Pessoal. Vamos pegar uma Quest 268 com motor 150 HP e estamos com dúvida quanto ao procedimento de amaciamento do motor. Vocês tem algumas dicas? Segue o que o Manual do Motor fala: Procedimento de Amaciamento do Motor ! CUIDADO Podem ocorrer danos graves caso o Procedimento de Amaciamento do Motor não seja seguido. MISTURA DE GASOLINA/ÓLEO DO PERÍODO DE AMACIAMENTO NOTA: Não use gasolina e óleo pré-misturados durante o período de amaciamento. Use gasolina comum durante e após o período de amaciamento do motor. O procedimento de amaciamento do motor de popa OptiMax é importante para garantir o desempenho adequado e a máxima vida útil do motor. O procedimento de amaciamento descrito a seguir permite que ocorra o desgaste uniforme das peças internas do motor. O procedimento de amaciamento incorreto pode reduzir a vida útil do motor. O motor recebe automaticamente óleo extra durante as primeiras horas de operação. Para a maioria dos proprietários de barcos, esse modo de óleo extra estará concluído em cerca de dez horas. PROCEDIMENTO DE AMACIAMENTO 1. Durante a primeira hora de operação, deixe o motor aquecer durante 30 a 60 segundos. [*:12117t8a]a. Faça o motor trabalhar em várias velocidades de aceleração, na maior parte do tempo entre 3000 e 4500 RPMs ou a três quartos da aceleração. [*:12117t8a]b. Mude a velocidade do motor a cada dois minutos e evite a operação contínua em marcha lenta por mais de dez minutos. Utilizar aceleração máxima por períodos de até dez segundos é aceitável. [*:12117t8a]c. Durante a operação, evite ajustar a compensação do motor de popa (para cima) além da posição de compensação vertical. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Moraes Weber Postado Agosto 30, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2012 Fala Amigo, Peguei um optimax zero uns meses atrás e segui esse procedimento descrito pelo manual, deu tudo certo. Abcsss Lucas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Homer Postado Agosto 30, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2012 Muito obrigado pelo feedback Lucas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Freitag Postado Agosto 31, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2012 Tudo bem Homer! Tenho um 135 num 268... segui essas regras aí e está tudo certo até agora (42 h). Só vai gastar uns pilas com óleo... heheheheheh!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Novembro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2016 Em 30/08/2012 at 08:46, Homer disse: Bom dia, Pessoal. Vamos pegar uma Quest 268 com motor 150 HP e estamos com dúvida quanto ao procedimento de amaciamento do motor. Vocês tem algumas dicas? Segue o que o Manual do Motor fala: Procedimento de Amaciamento do Motor ! CUIDADO Podem ocorrer danos graves caso o Procedimento de Amaciamento do Motor não seja seguido. MISTURA DE GASOLINA/ÓLEO DO PERÍODO DE AMACIAMENTO NOTA: Não use gasolina e óleo pré-misturados durante o período de amaciamento. Use gasolina comum durante e após o período de amaciamento do motor. O procedimento de amaciamento do motor de popa OptiMax é importante para garantir o desempenho adequado e a máxima vida útil do motor. O procedimento de amaciamento descrito a seguir permite que ocorra o desgaste uniforme das peças internas do motor. O procedimento de amaciamento incorreto pode reduzir a vida útil do motor. O motor recebe automaticamente óleo extra durante as primeiras horas de operação. Para a maioria dos proprietários de barcos, esse modo de óleo extra estará concluído em cerca de dez horas. PROCEDIMENTO DE AMACIAMENTO 1. Durante a primeira hora de operação, deixe o motor aquecer durante 30 a 60 segundos. [*:12117t8a]a. Faça o motor trabalhar em várias velocidades de aceleração, na maior parte do tempo entre 3000 e 4500 RPMs ou a três quartos da aceleração. [*:12117t8a]b. Mude a velocidade do motor a cada dois minutos e evite a operação contínua em marcha lenta por mais de dez minutos. Utilizar aceleração máxima por períodos de até dez segundos é aceitável. [*:12117t8a]c. Durante a operação, evite ajustar a compensação do motor de popa (para cima) além da posição de compensação vertical. Márcio, tenho um Evinrude E-Tec 115, a tecnologia de ambos é muito semelhante. O procedimento recomendado pela fábrica é correto, nessa altura do campeonato você já deve ter seguido. Mas o que sempre me preocupou (tenho outros motores) é a má qualidade da nossa gasolina, devido ao acréscimo de álcool e detergentes, que respondem por sérios danos em toda a linha do combustível e ferram bicos, carburadores e cubas. Há algum tempo, aprendi a eliminar tudo isso da gasolina, tornando-a pura, embora perca 30% do volume comprado nesse procedimento. Na verdade, a eliminação dos elementos acrescidos é que responde por essa perda, mas o fato é que se obtém um melhor desempenho e economia de combustível, sem falar em despesas com reparos e manutenção. Acho que vc sabe como fazer, mas caso não saiba, cite este post que lhe passo a "receita", é demasiadamente fácil. Abraço do Gilbertinho, pescador de lobó graúdo da Amazônia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2016 retirar o alcool da gasolina vc da pre detonacao do motor, frita teus pistoes, carboniza o motor, pode ate furar o pistao se fizer por muito tempo. alem de poluir mais e consumir mais (por estar fora de ponto). motores eletronicos, conseguem ate certo ponto compensar isso, motores carburados nao. motores que vem pro BR, ja vem tropicalizado pra adicao do alcool. deve-se apenas esgotar corretamente a gasolina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Rudek Postado Março 3, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 3, 2017 Amigo, use conforme o manual. Os Mercury Optimax no período de amaciamento dosam o óleo optimax conforme necessita, lógico que em uma quantidade maior. Não se assuste se ele consumir mais óleo no começo. É assim mesmo. Não inventa moda e não escute os mecânicos de internet. Única coisa que tu pode fazer de diferente é usar uma gasolina Podium, mas não tem necessidade. Quando vou ficar um bom tempo sem usar o meu optimax, por recomendação do meu mecânico da Mercury, esgoto o tanque e coloco uns 20 litros de Podium e deixo funcionando no orelhão por uns 15 minutos para ficar no sistema. Porém já vi em vários casos, o smartcraft apitar e dizer que tem água na gasolina, porém é o processo que ocorre pela mudança na gasolina. Quando tu voltar a usar comum (pode completar o tanque normalmente), esse aviso vai apagar. Diferente dos motores 300 que só rodam no Podium. O meu nunca apitou, mas já vi 115 apitar. Qualquer dúvida, te passo no pv o telefone do meu mecânico, o Rodrigo Fantin da Mazocco Náutica de Toledo - Pr. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 23, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 23, 2017 pergunta srs ???? esses motores = ñ foram feito p/ usar a nossa gasolina ok ?? até roda masss .......???? estou certo galera .... abraço turma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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