Fernando Braga Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Criação de Minhocuçu Temos um sítio em Santa Branca, SP e estou avaliando a possibilidade de criar minhocuçu. Ganhar dinheiro com o que gosto (pescar) não seria nada mal. Alguém conhece algum criatório destas “big minhocas”? Alguns dizem que não é possível criá-las em cativeiro ... Mas será? E se criá-las em forma extensiva na natureza? Vou fazer a famosa pesquisa pelo Google, mas gostaria de contatar pessoas que já estivessem nesta atividade (em cativeiro e extensiva). Agradeceria toda e qualquer informação que pudessem me fornecer. Agradecendo mais uma vez e desde já ... Inté ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 boa sorte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gustavo Stringa Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Fernando, recomendo comecar pesquisando com o Ibama. Ouvi dizer que minhocuçu esta classificado como animais silvestres, com protecao, etc.... Um abraço e boa sorte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Nautica Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Xara, nosso amigo Gustavo está certo quanto a minhocuçu ser um animal silvestre, e sob proteção do Ibama, mas isto não é problema pq pode conseguir licença p/ criação de animais silvestre. Agora criar as danadas é que é o bixo :gorfei: :gorfei: :gorfei: , eu nunca vi ninguem conseguindo esta façanha, mas deve ter uma maneira sim, vcs precisam ver é como pegar as danadas, é uma caçada :gorfei: :gorfei: :gorfei: , tem de cavar atras, é ate divertido. Se conseguir me passe a receita xará, ok? Abraços tocantinenses :amigo: Fernando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Fialho Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Fernando, se não estou enganado minhocuçu é classificado como animal silvestre, vc vai ter alguma dor de cabeça com IBAMA, mas mande uma carta para o Globo Rural que eles com certeza vão te dar o caminho. Vou pesquisar e te passo o que achar. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Boa noite Fernando!!! O minhocoçu é proibido sim, porém existe a minhaca vermelha da california ( se nao me engano o nome é esse ), é menor que o minhocoçu, mas chega a um tamanho bom. O grande problema da minhoca é a terra, que tq ser mto boa. Fiz no ano passado para uma péscaria minha, deixei td meio de qq jeito, e o maximo que eu me incomodei foi com as fugas. Este ano fiz novamente a criação, mas sem o mínimo sucesso. Mandei p céu das minhocas 20lts das bixinhas. Busque informações no CPT, eles tem cursos referente a criação. Boa sorte na lida pescador. Cade os relatops das tilapias?? Parou?? hehehe... Grande abçoo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Wisch Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 X Braga,achei algo aqui,vê se lhe serve: http://www.sustentar.org.br/arquivos/pu ... rt6205.pdf conforme for encontrando respostas vou colocando aqui joia::: Mais um pouco joia::: http://www.sustentar.org.br/manejo_adap ... rumond.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Nautica Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Boa noite Fernando!!! O minhocoçu é proibido sim, porém existe a minhaca vermelha da california ( se nao me engano o nome é esse ), é menor que o minhocoçu, mas chega a um tamanho bom. O grande problema da minhoca é a terra, que tq ser mto boa. Fiz no ano passado para uma péscaria minha, deixei td meio de qq jeito, e o maximo que eu me incomodei foi com as fugas. Este ano fiz novamente a criação, mas sem o mínimo sucesso. Mandei p céu das minhocas 20lts das bixinhas. Busque informações no CPT, eles tem cursos referente a criação. Boa sorte na lida pescador. Cade os relatops das tilapias?? Parou?? hehehe... Grande abçoo!!! Diogo, a californiana eu já criei e não deu trabalho nenhum, o segredo é colocar esterco de gado (mais conhecido como Bosta de vaca mesmo :gorfei: :gorfei: :gorfei: ). Elas procriam D+++, rende muito mesmo, mas quanto ao tamanho... nada a ver com a rainha minhocuçu (ou será rei??? :gorfei: ). As vermelhinhas são uma boa fonte de renda, alem de vender as minhocas, tem tbm o humos, que é o adubo do adubo, vale a pena!!! Abraços Fernando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Postado Setembro 15, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 15, 2012 Boa noite Fernando!!! O minhocoçu é proibido sim, porém existe a minhaca vermelha da california ( se nao me engano o nome é esse ), é menor que o minhocoçu, mas chega a um tamanho bom. O grande problema da minhoca é a terra, que tq ser mto boa. Fiz no ano passado para uma péscaria minha, deixei td meio de qq jeito, e o maximo que eu me incomodei foi com as fugas. Este ano fiz novamente a criação, mas sem o mínimo sucesso. Mandei p céu das minhocas 20lts das bixinhas. Busque informações no CPT, eles tem cursos referente a criação. Boa sorte na lida pescador. Cade os relatops das tilapias?? Parou?? hehehe... Grande abçoo!!! Diogo, a californiana eu já criei e não deu trabalho nenhum, o segredo é colocar esterco de gado (mais conhecido como Bosta de vaca mesmo :gorfei: :gorfei: :gorfei: ). Elas procriam D+++, rende muito mesmo, mas quanto ao tamanho... nada a ver com a rainha minhocuçu (ou será rei??? :gorfei: ). As vermelhinhas são uma boa fonte de renda, alem de vender as minhocas, tem tbm o humos, que é o adubo do adubo, vale a pena!!! Abraços Fernando Hehehehe... Bosta de vaca é o caminho das pedras. Kkkk... Boaaaa.... Hehehehehe... Grande abçoooo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio Alves Postado Setembro 16, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 16, 2012 Fernando, eu já comprei a "minhoísca" no site www.minhobox.com.br, sento que elas foram enviadas por Sedex e chegaram muito bem aqui no Pará. Dá uma olhada no site, pois tem bastante informação e equipamentos para criatórios em caixas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Christian Favali Postado Setembro 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 20, 2012 Fala Fernando td bem???...estou entrando no ramo de iscas vivas!! encontrei um site na net e entrei em contato com o dono..o Sr. Virgilio, ele vende iscas vivas desde 1980 e um preço bem bacana..enfim ele vende manual de criação de minhocas, minhocuçus, tenebrios, alem das iscas!! Liguei para ele e o mesmo é muito gente boa, ele é regulamentado pelo IBAMA e etc!!!...ele tbm me disse que a minhocuçu não se reproduz em cativeiro, mas como o seu caso é bem diferente do que cria-la em caixas, vale a pena você dar uma ligada para ele e conversar!!! estou mandando o link do blog por MP e la contem e-mail e Tel. dele Espero que de certo..e se der você poderia ser um fornecedor p a loja...boa ideia né??? rsrsrs ::tudo:: Valeu e abraços!!!! :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jorge Kiyoshi Postado Setembro 20, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 20, 2012 Ola Fernando Braga. A mais ou menos 5 anos um cliente nosso que tinha acabado de se aposentar me contou a ingrata tentativa que fizeram na Unesp, de tentar reproduzir em cativeiro o minhocuçu. Segundo ele essa minhoca é muito exigente em relação a terra em que vive. A umidade, a temperatura e principalmente o PH da terra tem que ser muito especifico e qualquer mudança que ocorra , por menos que seja faz com que as minhocas abandonem o local. Mas o pior , segundo o professor, é que as minhocas passam 80% do tempo a uma profundidade que varia de 8 a 10 metros abaixo do solo, e é neste periodo que eles imaginam que ela se reproduz, e estimam que crescem por volta de 10% do seu tamanho por ano. Isso foi a alguns anos atras, mas desconheço alguem que consegue reproduzi-las em cativeiro. Espero ter ajudado. Grande abraço Kiyoshi Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Braga Postado Setembro 20, 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 20, 2012 Muito obrigado a Todos. Estou organizando as informações, inclusive de respostas em outros fóruns, para montar um plano de ação para entender do assunto e poder analisar a viabilidade. Muito obrigado, e surgindo mais informações, por gentileza, postem que estarei acompanhando este tópico. :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: Celso Lima de Oliveira reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.