Carlos Tocantins Postado Novembro 5, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2012 OLÁ AMIGOS APÓS PERDER UMA VARA DE CARBONO. AGORA QUEBREI OUTRA TAMBEM DE CARBONO. UM AMIGO COLOCOU A VARA NA CAMIONETE JUNTAMENTE COM UMA CAIXA TERMICA, NA VIAGEM A CAIXA QUEBROU A PONTA DA VARA (A PONTEIRA COM UM PASSADOR). EXISTE POSSIBILIDADE DE REPARO, PODE SER COLADA OU COISA DO TIPO. ESSA VARA É NOVA NEM TINHA USADO AINDA POUCOS DIAS DE COMPRADA. GRANDE ABRAÇO CARLOS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Ribeiro Postado Novembro 5, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2012 Logico que pode ser colada, é só mandar para alguem que faz vara que ele conserta para voce joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cícero do Val Postado Novembro 5, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2012 Caro amigo. Quer acabar com esse problema definitivamente? Compre um porta varas ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Osvaldo Correa Postado Novembro 5, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2012 Carlos...converse com o Marcão da CBM para saber se vale a pena fazer algo com a vara...as vezes não vale a pena...abraço! joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Novembro 5, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2012 amigo,pode providenciar outra, e como o colega falou use um porta varas,abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleison Postado Novembro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2012 Que dá pra colar, isso dá. Tem que colar com uma luva, um pedaço de outro blank por fora. Mas fica bem ruim. Eu particularmente não gosto. Mas há quem aprove, conheço alguns casos. Outra opção é colar a ponteira onde quebrou e reposicionar alguns passadores. Tbm não é o ideal, a vara perde muito da sua ação, geralmente fica muito dura em relação a ação original, que deve ter sido a razão pela qual vc comprou a sua vara. Há ainda outra opção: se a sua vara quebrada for TOP, pode valer a pena aproveitar o reel seat e os passadores. Sera usado um outro blank e cabos, tem um custo bem elevado. Claro que a opção é sua. Procure um rod builder que faça reforma de varas. Aqui no Forum tem o Jorge Pozzobom, o Marcão Custom by Marco, o Vítor Poiani, entre outros. Mas eu esqueceria essa quebrada e compraria outra, juntamente com um tubo para transporte. joia::: Abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Parrillo Postado Novembro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2012 Depende onde quebrou, dá para consertar... Quebrei uma CBM ao tirar a vara do porta varas doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: A vara era 5'7 e agora ficou com 5'3.. aliás preciso ir buscar lá no Marcão.. kkkkkkkkkkkk Ela vai ficar um pouco mais rápida o que para mim não é problema.. o maior problema é ser 5'3... toquinho de vara... rsrsrsrsrs Quem manda guardar a vara com a capa dentro do tubo.. bem feito para mim. :gorfei: :gorfei: Como o Cleison falou, no meu caso foi colocado uma ponteira nova e reposicionado alguns passadores. Gde Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleison Postado Novembro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2012 Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo! Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida. A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar. Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas. abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Novembro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2012 É isso Cleison, a vara não fica mais rápida, fica mais dura. :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleison Postado Novembro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2012 É isso Cleison, a vara não fica mais rápida, fica mais dura. :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Falei uma légua, expliquei a rebinboca da parfuseta e no final das contas, era isso aí que eu queria dizer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Cabral França Postado Novembro 6, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2012 Procure um rod builder que faça reforma de varas. Aqui no Forum tem o Jorge Pozzobom, o Marcão Custom by Marco, o Vítor Poiani, entre outros. joia::: joia::: joia::: joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Custom by Marco Postado Novembro 7, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 7, 2012 Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo! Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida. A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar. Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas. abraço, A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar. Abr. Marcão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo PRD Postado Novembro 7, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 7, 2012 Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo! Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida. A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar. Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas. abraço, A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar. Abr. Marcão Falou quem entende... joia::: joia::: joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleison Postado Novembro 8, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2012 Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo! Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida. A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar. Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas. abraço, A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar. Abr. Marcão Vichhh Marcão, agora enrolou tudo. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Sempre achei que a ação da vara (rápida, moderada, lenta) era classificada pela porção do blank que mais verga no arremesso, no trabalho da isca ou na briga com o troféu. Busquei uma discussão sobre ações de blanks aqui mesmo no FTB onde você explicou com muita propriedade essa questão, inclusive com várias ilustrações. ::tudo:: http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9516 Também vi uma discussão sobre uma vara que quebrou a ponta e tocaram justamente nesse ponto, se a vara fica mais lenta ou mais rápida. Pena que a discussão está em inglês. http://www.bdoutdoors.com/forums/rod-building/436737-first-build-results-failure.html Em uma das suas explicações no tópico daqui do FTB, vi que a ação da vara tem relação com o período de tempo que leva para voltar à posição normal depois de vergada nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas. Nesse caso, a rigidez do blank também deve ser considerada para classificar a ação da vara em rápida, moderada ou lenta? Abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Léo Postado Novembro 8, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2012 Caracas... Acho que o cara só queria um posicionamento sobre oq ele deve fazer. kkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Esse pessoal tá ficando profissional demais! :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: #brinks! joia::: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Custom by Marco Postado Novembro 8, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2012 Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo! Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida. A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar. Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas. abraço, A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar. Abr. Marcão Vichhh Marcão, agora enrolou tudo. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Sempre achei que a ação da vara (rápida, moderada, lenta) era classificada pela porção do blank que mais verga no arremesso, no trabalho da isca ou na briga com o troféu. Busquei uma discussão sobre ações de blanks aqui mesmo no FTB onde você explicou com muita propriedade essa questão, inclusive com várias ilustrações. ::tudo:: http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9516 Também vi uma discussão sobre uma vara que quebrou a ponta e tocaram justamente nesse ponto, se a vara fica mais lenta ou mais rápida. Pena que a discussão está em inglês. http://www.bdoutdoors.com/forums/rod-building/436737-first-build-results-failure.html Em uma das suas explicações no tópico daqui do FTB, vi que a ação da vara tem relação com o período de tempo que leva para voltar à posição normal depois de vergada nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas. Nesse caso, a rigidez do blank também deve ser considerada para classificar a ação da vara em rápida, moderada ou lenta? Abraço, Cleison, se a vara quebrou e ela é lenta = vai continuar lenta com a ponta mais grossa se média vai ficar um pouco mais rápida pois perdeu uma parte onde ela trabalha como média e se rápida vai ficar mais rápida a ponta mais dura, pois quebrou a parte que faz a ação. A ação lenta enverga desde o cabo a média do meio para cima e a rápida uns 30 a 40cm da ponta, não devendo envergar abaixo do meio. a extra rápida é só uns 15 cm a xx fast que poucos conhecem não enverga nada. As varas de carbono maciço, tem um comprometimento maior do blank nas libragens menores, veja o caso das varas MS, elas tem um tubo de glass na parte do cabo todo, senão enverga até o cabo chegando ao Butt. As varas de carbono maciço são compostas com fibra na sua maioria. Cleison, muita gente não conhece o que é uma vara xxfast a ponto de dizer que a Vara Enzo é uma vara fast entendeu? Uma vara extra fast é a SC V. Nesses tópicos que você colocou foi bem explicado por várias pessoas, inclusive com os desenhos de cada ação. Abr. Marcão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cleison Postado Novembro 8, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2012 Marcão, Valeu pela resposta, obrigado. joia::: Abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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