Rodrigo Sgambatti Postado Maio 11, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2008 Pessoal acho que são Tucunarés Borboletas será que alguém poderia me confirmar ? Abraxxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel_Trindade Postado Maio 11, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2008 Na minha opniao, nao eh borboleta nao.... Eu me arrisco a dizer que deve ser alguma especie do sul da Amazonia (Xingu, Telespires, etc...) Com certeza alguem aqui do forum sabera dizer que especie eh essa... Abraxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lori Bigua Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 Ajudaria muito a opiniao do michel!!mas aonde foi pego...local...parece ser azul mas as listras nao estao uniformes...vamo ve qq o pessoal fala.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 híbrido...as manchas laterais nem são pintas nem são traços definidos e pra piorar a situação, as nadadeiras estão com um tom azulado... o nome aí vai depender do local... Se fosse aqui eu iria dizer: "Belo Amarelão!!!" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Popper Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 Esse tucunare deve ser do xingu. Alem dele ter essa coloração com essas listras ele fica com as nadadeiras azuis dentro dagua. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 Tô com o Popper ! Tá parecendo um bocudo da região do Xingu, próximo a região do rio Comandante Fontoura, onde eles são mais claros, e com listas difusas... Saber a origem é sempre interessante... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 Esse tucunare deve ser do xingu. Alem dele ter essa coloração com essas listras ele fica com as nadadeiras azuis dentro dagua. Eu acho que num é o do Xingú não, lá o bicho é verde e com pintura pontilhada em preto... Achei bem diferente. Sei não... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Andrade Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 Concordo com vc Daniel....acho que sao ali da região da divisa MT / PA, mas eu nao diria q sao do Xingu, como meu irmao ja disse mais acima os de lá sao um pouco diferentes , inclusive eles nao tem aqueles detalhes no operculo que os tucunas das fotos apresentam. Agora eu chutaria que podem ser do Teles Pires, Rosevelt, Juruena, Tapajós... Na minha opniao, nao eh borboleta nao.... Eu me arrisco a dizer que deve ser alguma especie do sul da Amazonia (Xingu, Telespires, etc...) Com certeza alguem aqui do forum sabera dizer que especie eh essa... Abraxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio Neves Postado Maio 12, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2008 Este tucunaré não é o verdadeiro borboleta. O borboleta é aquele que o bonitão da foto abaixo está segurando. Brincadeira a parte, há uma confusão na nomenclatura. Os gringos levaram o tucunaré amarelo (Cichla ocellaris) e o introduziram na Flórida, visto que ele suporta grandes variações térmicas. Lá eles o chamam de "Butterfly Peacock Bass", mas não há semelhança alguma com o nosso lindo borboleta. Mais um pouquinho de nomenclatura (Michel e Tiago, se eu tiver escrevendo besteira me corrijam!!)... existem catalogadas 14 espécies de tucunaré, mas na bacia amazônia encontramos 5 espécies com frequência (em negrito): 01 - Cichla intermedia : conhecido como amarelo ou real 02 - Cichla jariina 03 - Cichla kelberi 04 - Cichla melaniae 05 - Cichla monoculis : conhecido como popoca ou pitanga 06 - Cichla nigromaculata 07 - Cichla ocellaris : conhecido como amarelo. Ele foi introduzido nos EUA com o nome "Butterfly" (não confundir com o nosso borboleta - C. orinocensis) 08 - Cichla orinocensis : conhecido como borboleta 09 - Cichla pinima 10 - Cichla piquiti 11 - Cichla pleosona 12 - Cichla thyrorus 13 - Cichla vazzoleri 14 - Cichla temensis: conhecidos como açú, paca ou samaritano. O mostrado na foto, provavelmente é o Cichla ocellaris proveniente dos rios do PA e norte do MT. Segue link com ilustrações: http://www.acuteangling.com/Reference/CLOFFSCA.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Andrade Postado Maio 13, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 13, 2008 Pesquisou a fundo hein!! Eu vi que uns meses atras foram descritas um monte de novas espécies de tucunaré. Pelo que eu li acho que o PITANGA aqui do Araguaia é o C. kelberi, nao sei se é o mesmo Pitanga do Amazônas. Um que es5tá na sua lista o C. piquiti é o nosso AZULÂO. Mas com relação aos tucunas das fotos, com certeza nao sao borboletas (que é esse da sua foto mesmo). Eu andei olhando no www.fishbase.org e me parece muito com o Tucunaré-pinima (Cichla pinima). Repare no tipo de manchas no opérculo e o padrao das listras (http://www.raubwelse.de/Referenzen/fred ... age017.jpg). No site só nao contem informação sobre as localidades onde esse bicho ocorre. Quem quiser dar uma olhada nas outras espécies entre em http://www.fishbase.org/ComNames/Common ... chList.php , só nao dê moral para os nomes comuns, pois o site é gringo. Este tucunaré não é o verdadeiro borboleta. O borboleta é aquele que o bonitão da foto abaixo está segurando. Brincadeira a parte, há uma confusão na nomenclatura. Os gringos levaram o tucunaré amarelo (Cichla ocellaris) e o introduziram na Flórida, visto que ele suporta grandes variações térmicas. Lá eles o chamam de "Butterfly Peacock Bass", mas não há semelhança alguma com o nosso lindo borboleta. Mais um pouquinho de nomenclatura (Michel e Tiago, se eu tiver escrevendo besteira me corrijam!!)... existem catalogadas 14 espécies de tucunaré, mas na bacia amazônia encontramos 5 espécies com frequência (em negrito): 01 - Cichla intermedia : conhecido como amarelo ou real 02 - Cichla jariina 03 - Cichla kelberi 04 - Cichla melaniae 05 - Cichla monoculis : conhecido como popoca ou pitanga 06 - Cichla nigromaculata 07 - Cichla ocellaris : conhecido como amarelo. Ele foi introduzido nos EUA com o nome "Butterfly" (não confundir com o nosso borboleta - C. orinocensis) 08 - Cichla orinocensis : conhecido como borboleta 09 - Cichla pinima 10 - Cichla piquiti 11 - Cichla pleosona 12 - Cichla thyrorus 13 - Cichla vazzoleri 14 - Cichla temensis: conhecidos como açú, paca ou samaritano. O mostrado na foto, provavelmente é o Cichla ocellaris proveniente dos rios do PA e norte do MT. Segue link com ilustrações: http://www.acuteangling.com/Reference/CLOFFSCA.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Andrade Postado Maio 13, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 13, 2008 O link que eu coloquei esta errado....é só entrar em www.fishbase .org e logo logo no primeiro campo (nome comum) digitar tucunaré, que as espécies de tucunaré serão listadas. bração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio Neves Postado Maio 13, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 13, 2008 O link que eu coloquei esta errado....é só entrar em www.fishbase .org e logo logo no primeiro campo (nome comum) digitar tucunaré, que as espécies de tucunaré serão listadas. bração Tiagão, Você achou a espécie. Realmente são muito parecidos. Os tons azulados das barbatanas, a coloração amarela intensa e as 3 listras incompletas. É o Cichla pinima mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Sgambatti Postado Maio 14, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 14, 2008 Pessoal falei com um cara que estuda muito os Tucunarés e ele falou que é o Cichla pinima mesmo ! o Tiago matou a charada ! Só para vcs terem uma idéia olha só na foto abaixo os que são capturados no Rio Roosevelt ! iguais ! valeu galera Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Postado Maio 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 14, 2008 Conheço esse tucuna!!! Ele foi pego no Grande Açude Castanhão no Ceará, lá forão introduzidos alguns tucunas amazonicos há alguns anos e veja ai o resultado hehehe, logo, logo tenho certeza que lá se tornará um excelente point de pesca nordestino, pra quem quiser mais detalhes, vejam o relato dessa pescaria. http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/v ... sc&start=0 Obs: Grande Kid, quem sabe um dia você não pode vir pra cá, nós deixamos as patroas em Fortaleza com os cartões de crédito e rasgamos pro castanhão pra pegar esses amarelões heheheh. :arrow: Rapaz, você é corajoso mesmo... Claro que não é de ir pescar... Vou precisar me provisionar antes, mas quem sabe isso ainda não acontece ? :arrow: Primeiro, tu tens que virar - de fato - um Mocorongo ! Cadê você ?? Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Andrade Postado Maio 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 14, 2008 A algum tempo também venho notando que os tucunas que aparecem nos relatos do beto e do marcelo em santa helena, se parecem com esse ai.....será que nao soltaram esse bicho na bahia também? http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... php?t=1848 bração :arrow: Tiagão, Eles ainda não "me convidaram", mas vou arranjar um jeito de ir conferir o assunto ! Depois te respondo, já que eles continuam só pensando em Barcelos... Por que será ? ! bração Conheço esse tucuna!!! Ele foi pego no Grande Açude Castanhão no Ceará, lá forão introduzidos alguns tucunas amazonicos há alguns anos e veja ai o resultado hehehe, logo, logo tenho certeza que lá se tornará um excelente point de pesca nordestino, pra quem quiser mais detalhes, vejam o relato dessa pescaria. http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/v ... sc&start=0 Obs: Grande Kid, quem sabe um dia você não pode vir pra cá, nós deixamos as patroas em Fortaleza com os cartões de crédito e rasgamos pro castanhão pra pegar esses amarelões heheheh. Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Postado Maio 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 14, 2008 Grande Kid Antes de me tornar um "Mocorongo" preciso sair ta turma dos "Durangos", ai sim, farei com vocês aquela tão sonhada pescaria no Amazonas e logo em seguida, preparamos a nossa por aqui, em terras mais áridas rsrs. :arrow: Tá fechado meu amigo ! Vá "durangar" com o Xandego, e os pés vermelhos, que já fica "de treino"... :arrow: Quando a pescaria deixar de ser "di mininu e ser de homi", voltamos a nos acertar.... amigo... amigo... Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Johnny Postado Maio 15, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2008 OLA AMIGOS, OLHEI AS MENSAGENS E VOCES ESTAO DE PARABENS ,ESTAO LIGADOS NO ASSUNTO, GOSTEI DE VER QUE OS AMIGOS JA SABEM QUE O BORBOLETA DOS AMERICANOS NA VERDADE SAO OS AMARELOS ENCONTRADOS EM RIOS COMO GUAPORE,E ALGUNS OUTROS DA BACIA DO AMAZONAS E SOLIMOES.(E ESTE AINDA ALGUNS O CHAMAM ERRONEAMENTE DE POPOCA,POPOCA NA VERDADE DIFICILMENTE ULTRAPASSA UM QUILO.) ESTE PEIXE MENCIONADO AQUI REALMENTE LEMBRA OS DO RIO JURUENA,TAPAJOS TELES PIRES,(DO XINGU E DIFERENTE E OUTRO, TEM ATE 11 FAIXAS E MESMO ASSIM EXISTE O DO ALTO XINGU E O DO BAIXO XINGU, DO BAIXO XINGU TEM 11 FAIXAS ,SOMBREADAS) MAS VAMOS A ESTE DA DUVIDA , ESTE E O "AÇU" DE TUCURUI ,UM TUCUNA QUE CHEGA NO MAXIMO A 7 OU RARISSOS 8 QUILOS, NAO TEM O OLHO VERMELHO COM O VERDADEIRO AÇU, E SUAS FAIXAS SAO FALHADAS ALEM DO QUE REPAREM QUE ENTRE AS TRES FAIXAS , EXISTE FAIXAS APAGADAS ENTRE ELAS,COMO SE FOSSEM UM SOMBRA,UMA LISTRA BEM FRACA.(COMPAREM COM O TUCUNA DO SITE DO MOMENTO DA PESCA) E COMO ESTE PEIXE FOI PESCADO EM UM LAGO DO CEARA ,E QUASE CERTO QUE LE FOI DE TUCURUI OU RIO TOCANTINS PARA LA. OLHEM O SITE DO MOMENTO DA PESCA , LA TEM ALGUNS TUCUNARES E INFORMAÇOES,ESTA NA PAGINA INICIAL, ICONE( TUCUNARES DO BRASIL) ABRAÇO ANIMALLLLLLL TODOS. JOHNNY EM BREVE TEREMOS NOVAS FOTOS DE OUTROS TUCUNARES. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Michel Postado Maio 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Maio 19, 2008 Boa tarde pessoal! Bom, vou dar minha opinião: hoje existem 16 espécies de tucunarés descritas. Esse aí da foto eu chuto ser um desses três: Cichla jariina, da bacia do rio Jari no Pará; Cichla pinima, do rio Curuá-Una, baixo Xingu, baixo Tapajós, baixo Tocantins, Baixo Amazonas e rio Capim no Pará Cichla thyrorus, do rio Trombetas Todos os três tem o padrão de cor bem parecido, e para poder afirmar a qual delas o peixe da foto pertence, teria que contar as escamas da linha lateral. Como o peixe é de um açude do nordeste, e sabe-se que é da "bacia amazônica", a informação não ajuda muito na identificação... Enfim, esse é o meu chute! Abraços a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.