Dair Helaehil Postado Dezembro 3, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 3, 2012 Kid M e demais colegas Acessem este site da FIOCRUZ. Trata, especificamente, de Manaus. http://www.amazonia.fiocruz.br/download ... doresI.pdf Dados do censo do site do IBGE Barcelos em 2001 - 5.177 habitantes Barcelos em 2011 - 25.835 habitantes Entendo que este cenário deve ser "compreendido" sob um prisma mais abrangente. E não deve ser direcionado exclusivamente para a Região Amazônica, pois contempla praticamente todas as regiões do Brasil. A elevação da densidade demográfica, no meu humilde entender, gera problemas insolúveis. Vejam a "evolução" da mancha que se alastra na região de Manaus. Como encontrar, hoje, na periferia de Manaus, peixes que se pescavam a 20 ou 30 anos passados?Com todo aquele esgoto a céu aberto. É evidente que eles migraram. Assim como devem estar migrando da região de Barcelos. Por outro lado, o consumo aumentou, pois a população aumentou. O Jaraquí, peixe muito consumido na região, deve,também, ter seus estoques diminuidos.E ele é base de alimentação do tucunaré. Maior consumo , maior quantidade de captura, menos matrizes em atividade. Se não houver consumo, o peixe acaba sobrando na agua. Não culpo o pescador profissional.Ele está lá ganhando o seu dinheiro assim como eu ganho o meu vendendo um monte de ferramentas para as fábricas de auto-peças, que produzirão mais automóveis, que poluirão mais, etc...etc... Não são apenas os estoques pesqueiros que estão se dizimando.É evidente que, como pescador, o meu desejo é que se preserve o tucunaré. abraços Prezado Dair, arrow:: Excelentes essas suas contribuições ! A questão da densidade demográfica indiscutivelmente é a grande "mola" (ou "gatilho") que se apresenta no tema, seja ele de moradores, e/ou de "pescadores"... arrow:: Dentro do enfoque "urbanista" (será que podemos chamar esses "movimentos" de ações planejadas ?), o que fazer para "deter" (impossível) essa marcha inexorável de agrupamento em torno das cidades ? arrow:: O caso ainda se agrava se verificado que as condições de vida oferecidas por essas cidades são cada vez mais decadentes, principalmente quando se agrega apenas "demanda" e não "produção"... arrow:: Falando de Barcelos, o que chegou de "incremento" na cidade nesse período de 10 anos analisado ? arrow:: Gente (e consequentemente consumo) sem nenhum fato (que seja do meu conhecimento) relevante o suficiente para "readequar" toda essa movimentação em termos de geração econômica regional ! arrow:: Estamos portanto falando de um "incremento" de serviços públicos, como maior necessidade de hospitais, escolas e certamente segurança ! De onde vem esses recursos de contra-partida ??? arrow:: Saneamento, como foi mencionado, é uma "chaga ecológica" nesses locais, pois os investimentos para evitar contaminação e portanto o ciclo de prevenção de saúde dos moradores, não são elevados, MAS precisam merecer o "desejo" (possibilidade financeira do município) e mais que isso, a conscientização de seus moradores ! arrow:: Você sabia que há rede de coleta (esgoto) em boa parte da cidade ?? Pois é, o pior é que essa coleta é simplesmente despejada numa barranca do rio... (absolutamente inútil em termos preventivos). arrow:: Fazer a ligação desse fato à poluição e diminuição de oferta reprodutiva das matrizes não é difícil ! arrow:: Seria - no mínimo - "infantil" atribuir aos pescadores profissionais a responsabilidade pelo que está próximo de acontecer, embora também eles tenham sua parcela e ajudem na aceleração do processo... arrow:: Assim, fica evidente que a questão é bem mais complicada do que "apenas" controlar a "pesca" no local... arrow:: Mas foi ótimo poder retornar a esse assunto, com base nos seus comentários ! Grato :amigo: Kid M Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dair Helaehil Postado Dezembro 3, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 3, 2012 Kid M e demais colegas Acessem este site da FIOCRUZ. Trata, especificamente, de Manaus. http://www.amazonia.fiocruz.br/download ... doresI.pdf Dados do censo do site do IBGE Barcelos em 2001 - 5.177 habitantes Barcelos em 2011 - 25.835 habitantes Entendo que este cenário deve ser "compreendido" sob um prisma mais abrangente. E não deve ser direcionado exclusivamente para a Região Amazônica, pois contempla praticamente todas as regiões do Brasil. A elevação da densidade demográfica, no meu humilde entender, gera problemas insolúveis. Vejam a "evolução" da mancha que se alastra na região de Manaus. Como encontrar, hoje, na periferia de Manaus, peixes que se pescavam a 20 ou 30 anos passados?Com todo aquele esgoto a céu aberto. É evidente que eles migraram. Assim como devem estar migrando da região de Barcelos. Por outro lado, o consumo aumentou, pois a população aumentou. O Jaraquí, peixe muito consumido na região, deve,também, ter seus estoques diminuidos.E ele é base de alimentação do tucunaré. Maior consumo , maior quantidade de captura, menos matrizes em atividade. Se não houver consumo, o peixe acaba sobrando na agua. Não culpo o pescador profissional.Ele está lá ganhando o seu dinheiro assim como eu ganho o meu vendendo um monte de ferramentas para as fábricas de auto-peças, que produzirão mais automóveis, que poluirão mais, etc...etc... Não são apenas os estoques pesqueiros que estão se dizimando.É evidente que, como pescador, o meu desejo é que se preserve o tucunaré. abraços Prezado Dair, arrow:: Excelentes essas suas contribuições ! A questão da densidade demográfica indiscutivelmente é a grande "mola" (ou "gatilho") que se apresenta no tema, seja ele de moradores, e/ou de "pescadores"... arrow:: Dentro do enfoque "urbanista" (será que podemos chamar esses "movimentos" de ações planejadas ?), o que fazer para "deter" (impossível) essa marcha inexorável de agrupamento em torno das cidades ? arrow:: O caso ainda se agrava se verificado que as condições de vida oferecidas por essas cidades são cada vez mais decadentes, principalmente quando se agrega apenas "demanda" e não "produção"... arrow:: Falando de Barcelos, o que chegou de "incremento" na cidade nesse período de 10 anos analisado ? arrow:: Gente (e consequentemente consumo) sem nenhum fato (que seja do meu conhecimento) relevante o suficiente para "readequar" toda essa movimentação em termos de geração econômica regional ! arrow:: Estamos portanto falando de um "incremento" de serviços públicos, como maior necessidade de hospitais, escolas e certamente segurança ! De onde vem esses recursos de contra-partida ??? arrow:: Saneamento, como foi mencionado, é uma "chaga ecológica" nesses locais, pois os investimentos para evitar contaminação e portanto o ciclo de prevenção de saúde dos moradores, não são elevados, MAS precisam merecer o "desejo" (possibilidade financeira do município) e mais que isso, a conscientização de seus moradores ! arrow:: Você sabia que há rede de coleta (esgoto) em boa parte da cidade ?? Pois é, o pior é que essa coleta é simplesmente despejada numa barranca do rio... (absolutamente inútil em termos preventivos). arrow:: Fazer a ligação desse fato à poluição e diminuição de oferta reprodutiva das matrizes não é difícil ! arrow:: Seria - no mínimo - "infantil" atribuir aos pescadores profissionais a responsabilidade pelo que está próximo de acontecer, embora também eles tenham sua parcela e ajudem na aceleração do processo... arrow:: Assim, fica evidente que a questão é bem mais complicada do que "apenas" controlar a "pesca" no local... arrow:: Mas foi ótimo poder retornar a esse assunto, com base nos seus comentários ! Grato :amigo: Kid M Me falta conhecimento técnico para propor soluções.Temos excelentes técnicos no Brasil que deveriam ser convocados a colaborar.Falta a tal da "vontade política". Não está relacionado à PESCA, mas,por exemplo, a EMBRAPA é exímia no seu trabalho de pesquisa. Vejo,em outros países, a vontade de se enfrentar os problemas.O que não percebo aquí. Penso(e posso estar equivocado) que a Amazonia, com suas peculiaridades, está fadada a ser uma terra que viva de ciclos.Já tivemos lá o da BORRACHA. Até o dia em que a Malásia "ordenou" o cultivo da seringueira, plantando-as em fileiras , em terra plana, de fácil manuseio, sem alto risco de malária,enquanto as nossas arvores produtoras permaneceram in natura,com alto custo de transporte aos centros consumidores. Deverá ser assim, também, com o tucunaré(Flórida,Venezuela).Já é assim com o dourado(Argentina). Há lugares no Estado do Amazonas onde a população diminuiu(segundo dados do IBGE).Basta que seja anunciada uma nova SERRA PELADA(e devem existir algumas por lá),que haverá uma nova explosão demográfica, deixando para trás , depois de exaurida, um rastro de devastação irrecuperável. A contra-gosto das entidades religiosas(todas elas) eu sou adepto de um iminente controle sobre a natalidade. Crescer?Desenvolver? Aumentar o PIB? Bater recordes de exportação?A QUEM INTERESSA ISSO? QUEM ESTÁ LUCRANDO COM ISSO? Eu sou a favor da retração. abraços Caro Dair, A maior parte da solução para esses problemas está mesmo no "comprometimento" dos indivíduos com o tema. arrow:: Muito mais que os excelentes técnicos e/ou entidades reconhecidas no exterior, falta-nos mesmo é querer resolver o problema... arrow:: Justificativas existem "aos montes", muitas das quais bem fundamentadas, e daí ? E a quebra do "paradigma" ? arrow:: Até quando permaneceremos assistindo o processo destrutivo de uma das nossas principais riquezas ? arrow:: Não acho que a "solução" seja "restrição e/ou retração", já que ambas ações são paliativos ou "freios", mas da busca de algo mais evolutivo e criativo, até por possibilitar o engajamento dessa solução com a realidade existente e a projeção de um futuro melhor e mais compartilhado pelos envolvidos ! arrow:: Precisa de grana - PRECISA (mas o dinheiro tá sobrando... pelo menos fruto da cobrança de impostos e doado...) arrow:: Precisa de vontade política - PRECISA (e quem coloca os dirigentes no poder dentro da nossa democracia... ?) arrow:: Precisa QUERER - PRECISA (mas não de quem está - como eu - escrevendo na internet, mas quem vive lá...) arrow:: Precisa ter menos gente - PRECISA (independente de credo ou religião, mas apenas por "bom senso"...) arrow:: Precisa ter crescimento - PRECISA, pois é dele que surge a "riqueza" e a re-aplicação dos recursos... lacou:: Kid M Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Vidal Postado Dezembro 3, 2012 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 3, 2012 Sem falar que, com esta grande quantidade de barcos hotéis, aumenta consideravelmente a quantidade de esgoto, já que eles despejam os resíduos dos banheiros diretamente no rio negro e afluentes. Aumentando o número de barcos de turistas, aumenta a poluição. Em relação a garimpos, a PF tem realizado operações para retirar garimpeiros de terras indígenas no norte do Amazonas e Roraima. http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/operacao-na-amazonia-prende-26-pessoas-e-apreende-5-avioes-em-rr.html http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/11/operacao-retira-garimpeiros-de-terras-indigenas-na-fronteira-do-amazonas.html Essas pessoas são removidas da área, no entanto, como são pessoas muito pobres e muitas vezes usadas pelos "donos" do garimpo, são apenas removidas de um garimpo para outro. Como hoje no mercado o ouro está valorizando-se MUITO em função da crise e do medo de apostar nas moedas euro e dólar, o garimpo vai aumentar e muito! E com o garimpo vem a devastação e poluição por mercúrio. Conselho: quem quiser conhecer e pescar em Barcelos que vá logo! Prezado Alexandre, Inquestionável esse aspecto relacionado à garimpos ! diabo:: arrow:: Essa sempre foi uma atividade devastadora da Natureza, desde os "bandeirantes"... (não é do meu tempo...) lingua2:: arrow:: Além de depredar o meio ambiente, a absoluta ausência de qualquer consciência ecológica na extração do minério (qualquer que seja), põe em risco TUDO que o rodeia... arrow:: Infelizmente, tenho que concordar com sua afirmação abaixo... Conselho: quem quiser conhecer e pescar em Barcelos que vá logo! chorei:: Kid M Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.