Marcelo sjc Postado Fevereiro 28, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 28, 2007 Para quem costuma usar linha de multfilamento seria necessario usar um lider? Penso que não pela resistencia da propria linha mas acho que facilitaria o trabalho da artificial sem contar na invisibilidade da linha, mas qual lider usar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halieuta Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 É bom usar lider com a multi, porque ela é resistente à tração e não à abrasão. O incoveniente é que o nó tem que ser muito bem feito (e apertado), senão, bau-bau! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 Marcelo, eu só uso líder em pescarias onde as estruturas estão muito evidentes, ou seja, quendo a chance de o peixe ir para a pauleira é alta, senão, prefiro não "criar" mais um ponto de rico: A EMENDA das linhas. Então só uso o líder de fluor pros cavalões em determinadas situações, para pescarias pequenas, snap direto no multi mesmo. :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 Marcelo, A utilização de linhas de multifilamento com líderes de "mono" são recomendadas sempre ! A despeito das "dificuldades" no "fazer o nó" ( e isso é um fato inquestionável ), tudo se resume a "treinamento" ! Quanto mais treinado na prática de "fazer o nó", menos "problema" em executá-lo ! :wink: A base da explicação ( já mencionada pelo Halieuta ) é a questão da abrasão da linha de mono "visa vis" a de multi ! Além de melhor "invisibilidade" ( principalmente através do uso de fluorcarbono ), elas aguentam muito mais os "enroscos" e "pontas de pedra", quase sempre FATAIS quando as iscas estão ligadas diretamente ao multifilamento ! :shock: Já na linha do que disse o Xandego, em pescarias de peixes "não tão vigorosos" ( ou melhor, naquelas em que há possibilidade de controlar a retirada de linha e/ou enrosco ), a "preguiça" impede de preparar e usar o líder, mas técnicamente, ele é bastante recomendado ! 8) Uma grande questão nesse "nó", é a diferença de diâmetro ( e dureza - no fluorcarbono, ainda maior ), que dificulta o manejo e aperto das linhas entre si, daí recomendar que procure usar no líder, mesmo de mono comum, linhas de diâmetros mais finos ( procure-os entre as linhas usadas para líderes em pesca de mar ), que diminuem essas questões de "compatibilidade" ! :twisted: É claro que estamos falando de "recomendações técnicas", o que não significa que não usá-las irá comprometer a pescaria ! Não é isso, mas apenas como é que deveria ser... a escolha naturalmente é do pescador SEMPRE ! Boa sorte ! :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo-Gardena Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 Grande Marcelo... Uso leader em todas as pescarias que faço. Como já dito, em locais com mta pauleira, é melhor usar usá-lo, pois é costumeira a perda de iscas e peixes nessas situações... Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edsinho Postado Março 13, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 13, 2007 Fala Marcelo. Pros Tucunas uso multi direto no snap, mas pro robalos uso um lider de Fluor, devido as estruturas, mas principalmente pela invizibilidade da mesma. Abrãção, Edsinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adhemar Postado Março 14, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 14, 2007 concordo com os nossos amigos e procuro, sempre usar o lider de fluor carbono. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Couto Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 Para quem costuma usar linha de multfilamento seria necessario usar um lider? Penso que não pela resistencia da propria linha mas acho que facilitaria o trabalho da artificial sem contar na invisibilidade da linha, mas qual lider usar? Da mesma forma que nosso maninho e parceirão Edsinho, p/ tucunarés uso multifilamento puro, pois não acho nenhum pouco necessário p/ pesca desse peixe, tendo em vista que o tucunaré não é um peixe tão arisco e manhoso como o bass e o robalo. Porém a multifilamento quando exposta a pedreiras arrebenta com facilidade. Sobre trabalho de iscas artificiais, dependendo da isca (tipo sputinick, 7mr, 28mr etc), as linhas de mono/nylon sairiam melhor que as multi. Por outro lado as linhas multi vão muito bem com alguns tipos de iscas, como zaras e helices. Respostas rápidas ao menor toque e fisgadas precisas! :twisted: abração Leandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 :arrow: Leandro, Concordo com tudo que disse, embora existam momentos em que é necessário substituir a isca de superfície por uma de meia água ( normalmente após aquele rebojão... ) e aí, SEM LÍDER, volta a questão da "linha na pedra", e aí, adeus... :cry: Por conta dessas coisas, é que acho que devemos ( sempre ) trabalhar com os líderes, até porque não prejudica em nada... O problema ( sempre ) são os nós ! Mas isso já é um outro assunto... ( já postado ! ) :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 Uso leader porque no local onde pesco tem muita tranqueira onde os Tucunas procuram abrigo!!! A multi não é resistente a abrasão, então uso um leader entre 0,50 cm e 01 metro de linha mono mesmo entre 0,40mm e 0,47mm!!! Não precisa de mais que isso!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 Estou nesse seu mesmo filme Jean... :P :lol: :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Couto Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 :arrow: Leandro, Concordo com tudo que disse, embora existam momentos em que é necessário substituir a isca de superfície por uma de meia água ( normalmente após aquele rebojão... ) e aí, SEM LÍDER, volta a questão da "linha na pedra", e aí, adeus... :cry: Por conta dessas coisas, é que acho que devemos ( sempre ) trabalhar com os líderes, até porque não prejudica em nada... O problema ( sempre ) são os nós ! Mas isso já é um outro assunto... ( já postado ! ) :wink: Kid, nas represas que pesco 99% da minha vida, dificilmente vc acha uma pedreira com risco da linha raspar....muito raro. Tirando a pedreira qualquer outro obstaculo que tiver, a linha multi "tóra" no meio....rsrsrs....vem pau vem tudo junto...kkkkkk Sobre as iscas de 1/2 agua é o seguinte. Certemante a 1/2 agua bem como as twitchbait, vão "trabalhar" mesmo usando pura multi. Agora a extremidade da performance daquele modelo de isca é mais facilmente alcançado usando linhas de nylon, ou seja, um pouco mais elásticas. Respeito sua posição, porém continuo afirmando: Não acho que sempre devemos trabalhar com leader se não tiver o porque de usa-lo. Além do que se for um nó um pouquinho mais volumoso, vai atrapalhar a entrada no devanado da carreta, com o passar do tempo vai desalinando os passadores, e por consequência enfraquecendo o próprio nó. :wink: Agora QUANDO vou pescar robalos por exemplo, faço SIM uso do leader de fluor, por alguns motivos: peixe manhoso, cracas pregadas nas galhadas pra todo lado, e pela própria resistência a abrasão do material. Da mesma forma a galera do Bass, ou seja, ou o cara tá usando um leader transparente, ou está usando pura linha de fluorobarcon de 8 ou 10lbs. :D abçssss Leandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Couto Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 Lembrando que eventualmente ainda pesco e uso em alguns locais, com leader soldado ou colado...rsrs...com +-6 metros de nylon 0.52mm. Isso p/ uso de algumas iscas especificas.... abçss Leandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 :arrow: Leandro, Continuamos sintonizados e concordando com a maior parte das afirmativas feitas ! O "meu problema" é que não costumo pescar em represas, e aí o "bicho pega"... ! Lá para os lados de Barcelos, o cenário é diferente... embora reconheça que tudo possa ser uma questão de hábito ( e/ou preferência ). O Fabrício na sua última viagem ( tá postado ), sequer usou snaps, quanto mais líderes, mas a contrapartida foi somente usar iscas de hélice e woodchoppers... Mas com multi de 65 / 80 lb, o líder fica meio sem sentido... Estou ( na verdade ) bem curioso com o esquema da "soldagem"... Faz a união de multi com mono ? Funciona como, "derretendo" e depois "se fundindo" ? Não afeta as características e resistência original das linhas, criando um ponto frágil ? :shock: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 Kid M; Pouco antes de ler essa última postagem aqui, achei que essa pergunta sobre a soldagem estava "no ar"; e respondi a ela no tópico "Nós"... Um abraço a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Abril 26, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2007 :arrow: Moacyr, Já vi, li, concordei com você e conclamei o posicionamento do Leandro C ! Aguardemos para ver o que se seguirá ! Valeu pela participação ! :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Couto Postado Abril 27, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2007 :arrow: Leandro, Continuamos sintonizados e concordando com a maior parte das afirmativas feitas ! O "meu problema" é que não costumo pescar em represas, e aí o "bicho pega"... ! Lá para os lados de Barcelos, o cenário é diferente... embora reconheça que tudo possa ser uma questão de hábito ( e/ou preferência ). O Fabrício na sua última viagem ( tá postado ), sequer usou snaps, quanto mais líderes, mas a contrapartida foi somente usar iscas de hélice e woodchoppers... Mas com multi de 65 / 80 lb, o líder fica meio sem sentido... Estou ( na verdade ) bem curioso com o esquema da "soldagem"... Faz a união de multi com mono ? Funciona como, "derretendo" e depois "se fundindo" ? Não afeta as características e resistência original das linhas, criando um ponto frágil ? :shock: Kid um dia quando eu tiver um pouquinho mais de tempo ($$$$) ainda vou p/ os lados de Barcelos....rsrs A soldagem na verdade não chega a derreter as duas linhas e virar apenas uma, na verdade é uma fundição muito mais perfeita e resistente que as colagens normais. Se a soldagem for bem feita, os cortes das pontas restantes serem bem feitos, como manda o figurino, fica simplesmente perfeito e super resistente!! Lembrando que não tem o minimo de incomodo quando o ponto de colagem passa pelos passadores, ponteira etc.... Tem um amigo pescador de robalos que usa Cola CCM (vamos chamar de cola pra ficar mais facil ok) e faz leaders bem grandes, tipo 10 metros. Ele usa esse leader durante varios meses e vai cortando os pedaços que por ventura puirem. E mesmo usando a colagem por muito tempo nunca perde a resistência. Eu quando usava leader colado, de 2 em 2 pescarias refasia tudo novamente...mas nem precisa. Vamos falando..... abraço Leandro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pesca Pesada Postado Abril 27, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2007 Eu praticamente nunca uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.