Beto Caranha Postado Fevereiro 28, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 28, 2007 Sempre utilizei as iscas artificiais em seu tamanho Junior por nunca ter tido a oportunidade de encarar os GRANDES predadores, por isso pergunto: Quem sabe trabalhar um Spook Jr, uma Lelé, um Baby Torpedo, etc vai saber trabalhar uma Super Spook , uma Grande Twich Bait ( Pervesa, Tan Tan, etc) ou mesmo uma grande isca de hélice? Outro dia estava pensando na possibilidade de fazer uma viagem para a Amazônia, peguei uma Super Spook - Heddon e fui treinar uns arremessos, lá pelo quinto arremesso meu braço já estava doendo e quase que tenho uma tendinite.... :D rsrsrsr Imagino o que é enfrentar um dia de pesca arremessando as grandes iscas de hélice... O "cabra" tem que ser bravo! Respondam aí, tem muita diferença no trabalho dos diferentes modelos ( Original e Jr) ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halieuta Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 A diferença principal é o peso. Outra coisa, nem sempre você fica arremessando só as grandes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 Beto, a principal diferença é esta mesma que tú já constatou, o peso para arremesso e a força imposta para o trabalho que terminam por exigir muito mais do pescador. No fly então, em locais com grandes peixes, como o Xingú, onde se usa equipos 8 ou 9 o dia todo, no final do dia o ombro pede arrego mesmo... rsrsrsrsrssssssssssss :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 Grande Beto, Bom tê-lo por aqui ! E a "apresentação" de que é fera nos prateados da Baía de Todos os Santos ? Tem gente que não lhe conhece... ! :twisted: A questão da utilização das iscas maiores e mais pesadas é basicamente isso que já foi dito ! O trabalho é similar, e o esforço para fazê-lo também ! O que pega mesmo ( e como... ) é a questão do "ombro"... :evil: Como disse o Halieuta ( e lembrou bem ! ), não se usam iscas grandes de forma ininterrupta ( salvo pelos mais fominhas - entenda-se Fabrício & Cia ), até porque as grandes de hélice são verdadeiros instrumentos de tortura depois do 10º arremesso sucessivo ( isso no início da pescaria, porque no final... ). A alternância com iscas e equipamentos mais reduzidos ( e com risco ) minimiza a questão ! Aí aparece o "problema" de usar iscas menores ( mais leves ) com tralhas mais "consistentes" ! :roll: Encontrei uma saída para isso, que me resolveu ( quase que definitivamente ) a questão ! Passei a usar varas de ação médium, mantendo as características de ponta dura e "blank" preferencialmente com ação extra-fast ! Isso significou ( no meu caso ) ter mais flexibilidade para o lançamento das iscas menores ( e mais leves ) sem perda da qualidade ( e resistencia ) do equipamento utilizado, lembrando sempre que o conjunto precisa ( nesse caso ) ser composto com linhas de multifilamento ! Antes que me esqueça, estou falando de pescarias amazônicas, em torno de peixes de boca dura como o tucuna, trairão e por aí vai... :wink: Outra dica importante, mas que é difícil de ser seguida ( reconheço ) é tentar se disciplinar na escolha dos lançamentos ( não me refiro a quantidade e sim a qualidade / esforço ). Não insista demais numa isca "cansativa", salvo se ela já tenha se revelado como adequada para o local ! Preserve seus braços ( isso tem que ser uma fixação constante - SEMPRE ), pois eles estarão expostos a movimentos repetitivos intensos por vários dias, e se não estiverem bem treinados, vão apresentar fadiga, e lhe impedir de aproveitar o melhor da pescaria ( normalmente do meio para o final, quando estará colocando as iscas no ponto desejado ! ). Usar material mais leve no início é uma forma "inteligente" de preservar e preparar o "braço / ombro" para dias mais "difíceis"... :twisted: :P :shock: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bigão Postado Março 1, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2007 Grande Beto.. Eu já notei esse tipo de problema tb. Não sei se é porque as minha varas são de ação Rápida e bem leves. Mas acredito que se usar uma vara média de ação média. talves o cansaço diminua! T+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Agosto 13, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 13, 2008 Um up no tópico para ver se alguém mais se manifesta. "Outro dia estava pensando na possibilidade de fazer uma viagem para a Amazônia..." Essa possibilidade se concretizou e agora estou em busca de dicas e informações em geral... Desde já agradeço Abraços Beto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Agosto 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 14, 2008 Beto já fiz alguns arremessos com iscas pesadas também. Tenho algumas no tamanho original e de vez em quando eu coloco elas para nadar, dependendo do local. Quanto ao trabalho (movimento da isca) é muito semelhante às iscas pequenas, rapidinho vc se adapta ao zig zag das grandes, porém é aquilo que todos estão falando, a força que vc tem que dispender para trabalhar a isca é muito maior, e com equipamento leve fica muito ruim de se trabalhar elas... Como o Bigão falou, se vc conseguir balancear um material especialmente para trabalhar as iscas grandes, aí a coisa é diferente, pois vc vai estar "dividindo" a força com o equipamento, ou seja, ele vai te ajudar a trabalhar as iscas grandes com menor esforço possível... wink É isso. Eu por exemplo não consigo trabalhar um dia inteiro iscas grandes com meu equipo de 17 - 20 libras... acho que um de 25 libras seria ideal... Abraço.! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roberto Dutra Postado Agosto 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 14, 2008 Beto O trabalho com iscas maiores é exatamente igual as menores,porem são bastante mais cansativas, e com a vantagem de sendo mais pesadas os arremessos são mais certeiros. Para minimizar um pouco o melhor é usar equipamentos muito leves mas com a mesma libragem, e a noite um dorflex ou outro relaxante muscular qualquer!!! Dicas sobre a Amazonia o melhor caminho é perguntar para o MESTRE FABRICIO pois ele sabe tudo, e é o mais antenado no assunto!!!! abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Agosto 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 14, 2008 Acho que a galera já disse tudo... Só tenho a acresentar que eu costumo tentar dar os toques com o maior intervalo que seja capaz de manter a isca em movimento o tempo todo (ou a maior parte dele). Isso serve pra deixar a isca o mais lenta possível (geralmente, a isca mais lenta favorece às ações), e também dá um descanso a mais pro braço porque o intervalo entre as puxadas aumenta. Um abraço a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flávio Martins Postado Agosto 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 14, 2008 Hehehe quando falei aqui no forum que é bom fazer alongamento nos punhos, braços antes de uma pescaria o povo ficou me zuando. Se trabalhar com "isquinhas" o dia todo ja da dores imagine as grandes. Recomendo fazer um esquente físco nos braços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Haseyama Postado Agosto 14, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 14, 2008 Beto, já disseram tudo, mas como já tive algumas experiências por lá vou responder dessa forma: Nessa época de olimpíadas, imagina um cara que vai correr a maratona em uma olimpíada, ele vai dar tudo e mais um pouco pra correr dignamente a maratona. E lá é assim também Não sei de onde, nem como, mas a gente consegue ficar o dia inteiro arremessando aquelas iscas enormes porque sabe que a qualquer momento pode entar um Açú, daqueles que fazem vc ficar com tremedeira nas pernas. Iscas de hélice grandes são sacanagem, cansa muito. Muitas iscas a gente acaba arremessando com as duas mãos. Estar como equipamento adequado ajuda a otimizar a pescaria,mas quando tudo acaba, as dores e o cansaço parecer ser inevitáveis. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Nilton Okada Postado Agosto 15, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 15, 2008 Beto já fiz alguns arremessos com iscas pesadas também. Tenho algumas no tamanho original e de vez em quando eu coloco elas para nadar, dependendo do local. Quanto ao trabalho (movimento da isca) é muito semelhante às iscas pequenas, rapidinho vc se adapta ao zig zag das grandes, porém é aquilo que todos estão falando, a força que vc tem que dispender para trabalhar a isca é muito maior, e com equipamento leve fica muito ruim de se trabalhar elas... Como o Bigão falou, se vc conseguir balancear um material especialmente para trabalhar as iscas grandes, aí a coisa é diferente, pois vc vai estar "dividindo" a força com o equipamento, ou seja, ele vai te ajudar a trabalhar as iscas grandes com menor esforço possível... wink É isso. Eu por exemplo não consigo trabalhar um dia inteiro iscas grandes com meu equipo de 17 - 20 libras... acho que um de 25 libras seria ideal... Abraço.! Beto, Como meu amigo Bruca citou, eu trabalho iscas maiores com varas de 25 Lb e tamanho 6´, eu gosto de varas com cabo curto, porém varas com maior "empunhadura" facilitam o arremesso e "cansam menos"... Espero ter ajudado, Abraço e bom treino ai.. ::evil:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Guilherme Postado Agosto 16, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 16, 2008 Pois eu já testei tudo q é tipo de isca aqui no pesqueiro. rs... O trabalho é basicamente o mesmo, mas o esforço com certeza é maior. Betão... Eu pretendo trabalhar as 'bitelonas' somente do 3º dia da pescaria em diante . Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper... No começo pretendo pinchar somente as ''médias'', Tsunami(aicás), jumping minnow T20, He Dog, perversas, birutas 110, X-rap 12 no máximo. Dps que acertar alguns bocudos nos 3 primeiros dias, passo para as ''bitelonas'' pra valer!!...Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper, etc... Dessa forma creio q darei conta de pinchar durante 5 dias de pesca. rs... Se o bicho pegar com as dores no corpo, mando logo um 'Voltaren' a cada dia. hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Agosto 16, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 16, 2008 Pois eu já testei tudo q é tipo de isca aqui no pesqueiro. rs... O trabalho é basicamente o mesmo, mas o esforço com certeza é maior. Betão... Eu pretendo trabalhar as 'bitelonas' somente do 3º dia da pescaria em diante . Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper... No começo pretendo pinchar somente as ''médias'', Tsunami(aicás), jumping minnow T20, He Dog, perversas, birutas 110, X-rap 12 no máximo. Dps que acertar alguns bocudos nos 3 primeiros dias, passo para as ''bitelonas'' ...Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper, etc... Dessa forma creio q darei conta de pinchar durante 5 dias de pesca. rs... Se o bicho pegar com as dores no corpo, mando logo um 'Voltaren' a cada dia. hehe Boa idéia Dino. Acho que isso seria o mais correto. O problema é conseguir segurar a ansiedade... Por exemplo: Eu paro aqui em casa fico olhando pro equipamento e imaginando qual será a primeira isca que irei usar... Pode? olha só: Vou levar 3 conjuntos. 2 de 25lbs e 1 de 20lbs. Pretendo colocar em um uma rip roller daquelas novas 5'5' (menores), no outro uma Dr. Spock Kv, e no de 20 uma X-rap 12 ou uma Pervesa. Zaras menores, eu vou levar skitter walk 11 e mirrolure top dog. Não sei se consigo começar usando "calibre fino"... o que vc acha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Guilherme Postado Agosto 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2008 Zaras menores, eu vou levar skitter walk 11 e mirrolure top dog. Não sei se consigo começar usando "calibre fino"... o que vc acha? As iscas citadas considero tops! Tbm acho q será dificil eu começar com as de baixo calibre. rs... Mas é minha estratégia inicial... pode ser q ao chegar lá, eu começe de cara nas 'bitelonas' e não pare de pinchar as brutas do começo ao fim da pescaria. Sabe lá né manu!! medo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Biguá Postado Agosto 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2008 ::evil:: Bom dia Beto Andrade. Você abordou um assunto interessante, que é o trabalho das grandes iscas. Realmente, tudo o que o pessoal mencionou tem que ser levado em conta. A minha primeira experiência na Amazônia foi com as grandes Rip Roller. No segundo dia não conseguia trabalhar nem os Popers. O ombro bichou, os dedos incharam e o pulso travou. É uma questão de preparo físico e força. A vantagem que eu tive é que podia observar o pessoal fera trabalhando as iscas e ia pegando os macetes, as vezes mais lento, as vezes um pouco mais forte. Para descansar usava as grandes da Heddon. Agora, ver o Marlon ou o Lance Calero e o Fabrício Biguá trabalharem uma Rip Roller é algo de animal, é coisa de preparo físico e longos anos de prática. Outra coisa que pude observar foi a libragem das varas. Tem que ser acima de 25 libras. Com uma Amazon Tucuna de 35 libras, muitas vezes eu arrastava a isca de lado e a vara fazia o trabalho de força. Mas, cada um tem um estilo diferente e sempre funciona. Em 09 de outubro vou jogar uma isca lá em Sta Isabel do Rio Negro e já estou preparando os braços. Um abraço, João Biguá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Agosto 18, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2008 Obrigado a todos pelas excelentes dicas! Foi muita informação! Muito obrigado mesmo! Abraço a todos! Beto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.