Ir para conteúdo

Azulões do Rio Tocantins/Lago de Palmas


Posts Recomendados

Dia 24/01 às 20h eu e meu parceiro de pesca Marcio Yuiti partimos de São Paulo com destino a Palmas para mais uma pescaria atrás dos azulões. Desta vez não seria em lagos ou pousados mais conhecidos e divulgados pelas revistas de pesca ou fóruns, iríamos seguir a sugestão do nosso amigo Juliano Lasca e pescar no rio Tocantins, no represamento do Lago de Palmas.

Escolhemos pescar nesta região para diminuir o tempo de translado entre Palmas e o local da pescaria. Chegamos a Palmas um pouco depois da meia noite, pegamos o carro do Lasca e partimos para cidade de Brejinho do Nazaré, em torno de 100 km de distância de Palmas. Em torno de 2h já estávamos em um modesto hotel de Brejinho, fomos dormir imediatamente, pois o dia seria longo ao amanhecer.

1º dia de pescaria

A previsão do tempo para os três dias era de tempo nublado e chuva. No primeiro dia não deu outra, acordamos às 7h e o tempo estava bem feio. Tomamos café e pegamos o carro e partimos para a rampa publica da cidade (menos de 2 minutos do hotel). Barco na água e partimos para o primeiro ponto, um lago formado em um braço do rio Tocantins. O lago era sensacional, água transparente e muita estrutura na água. Notamos que as áreas alagadas ao longo do rio fizeram que todas as grotas tivessem muitos trocos e arvores submersas o que tornou impossível usar iscas de meia água ou fundo, então nossa pescaria foi 98% com iscas de superfície.

Este primeiro dia ficamos somente neste lago/grota, apesar da beleza do local o tempo nublado e chuva atrapalharam bastante. Tivemos muito estouro na superfície, mas ao final do dia pegamos em torno de 20 tucunarés e o maior não devia ter 2 kg. Eu particularmente voltei para o hotel lamentando dois grandes azulões perdidos quando eles fugiram para a pauleira.

Fizemos o almoço à beira do lago e embaixo de chuva, mas o guarda sol levado pelo Lasca e a deliciosa picanha assada compensaram o desconforto.

2º dia de pescaria

No 2º dia navegamos um pouco mais rio acima e paramos na entrada de uma grota que somente quem conhece sabia que ali era a entrada para outro belo lago. Antes de entrar na grota resolvemos bater um pouco esta entrada e logo no primeiro arremesso do dia sai uma bicuda em pancada na top gun da MS. Notamos que ali estava um cardume de bicudas, em torno de 30 minutos pegamos umas seis todas com menos de 1 kg.

Mesmo com várias ações na entrada da grota resolvemos entrar, o caminho até o lago era estreito e fomos batendo sobre a grande quantidade de pauleira, um percurso em torno de 500 metros pegamos vários pequenos tucunas. Lá dentro novamente um lugar tão lindo quanto o do primeiro dia. Ficamos dentro deste lago até as 11h30, mas foi fraco, apesar de muitas ações pegamos apenas pequenos tucunarés. Na saída para o almoço resolvemos tentar a sorte novamente na entrada da grota e notamos que as bicudas tinham ido embora, mas deram lugar aos tucunarés. Tivemos que adiar nosso almoço porque era um estouro atrás do outro e desta vez os grandes azulões deram a cara, primeiro foi o Marcio pegando um de quase 3 kg e depois eu peguei mais dois, um deles mediu 63 cm. A fome estava apertando, mas cada promessa que seria o ultimo peixe e iríamos almoçar era quebrada por uma porrada na superfície. O dia estava tão bom que até a chuva não teve coragem de aparecer, não teve um sol de rachar, mas foi muito melhor pescar sem chuva e com o sol deixando a água mais bonita.

Novamente nosso almoço teve como cardápio uma bela picanha e arroz, o local foi embaixo de vários pés de manga e na companhia de alguns ninhos de vespa.

Voltamos para a entrada da grota e as ações continuavam boas, tinha uma quantidade incrível de peixes forrageiros por ali, o que explicou a concentração de bicudas e tucunarés. Ao final do dia foram mais de 40 peixes embarcados, fotografados e soltos.

3º dia de pescaria

No ultimo dia de pescaria o sol estava fraco, mas pelo menos não tinha chuva. Resolvemos que pela manha iríamos bater a entrada da grota novamente, mas desta vez foi fraco, tanto os pequenos peixes forrageiros quanto os predadores não estavam dando as caras. À tarde entramos novamente no lago do primeiro dia e foi uma pescaria mais divertida, várias ações e um azulão com mais de 3 kg. Neste ultimo dia pegamos em torno de 30 tucunas.

Voltamos para o hotel satisfeito e com a certeza que fizemos uma ótima escolha pescando nesta região e com as táticas adotadas. Poderíamos ter pego mais peixe se usássemos mais iscas de meia água, mas a quantidade foi compensada pelas diversas porradas que tomávamos na superfície tempo todo.

Antes de voltar para Palmas ainda deu tempo de arrumar as tralhas e dormir e dia 28 às 11h já estava em São Paulo em mais uma reunião do trabalho.

Material usado:

Eu:

Vara: Rapala Gold 5’6’’ de 20 lbs e vara Custom by Goiano 6’6’’ de 14 lbs

Carretilhas: Quantum Smoke e Daiwa Steez

Linha: Multi Power Pro 30 lbs

Marcio:

Vara: Major Craft 16 lb e Marine Sports Hunter Fish de 12lb

Carretilhas: Daiwa T3 e Shimano Chronarch

Linha: Multi Power Pro 20 lbs

Barco:

Bass Boat Fibralar F3 com motor 4 tempos de 60 HP. Aqui fica uma dica: foi a minha segunda pescaria em bass boat e se depender de mim sempre que tiver esta opção vou pescar com um. O preço pago a mais não é muito alto e vale cada centavo pela velocidade em que se chega aos pontos de pesca, estabilidade na navegação e o espaço e tranquilidade (parece que esta encima de um píer) que se tem para pinchar.

Nosso guia

O Juliano Lasca mostrou mais uma vez que além de um ótimo amigo e um tremendo profissional. Conhece a região, sabe navegar com segurança, faz tudo o que pode para a pescaria ser agradável e divertida e deu ótimas dicas durante a pescaria sempre respeitando a opinião e conhecimento de cada um. Foi minha segunda pescaria com ele e com certeza terei outras, a próxima eu pretendo fazer em Babaçulandia.

Iscas

Como falei nossa pescaria foi praticamente só na superfície, segue as mais utilizadas:

Heddon: Baby Torpedo (campeã na pescaria) e T10,

Marine Sports: Top gun 90

Nelson Nakamura: Sara Sara (110 e 80), ZigZarinha, Magic stick,

Sumax: Taty Jump, BadPopper, Vicius

Japonesas: Bonnie 95 e Giant Dog-x

Outras: Trick (borboleta), Rapala Skitter Prop

Agora as fotos e vídeos (todas feitas com uma Panasonic TS3):

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http-~~-//youtu.be/Mx8ec7eJE_M

http-~~-//youtu.be/j-5tHFu-hE4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...