Leo Marrara Postado Junho 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 Bom, pessoal... Esses dias peguei pra refazer o estoque de rações artificiais para as pescarias em pesque pagues e clubes de pesca. Daí, decidi registrar o processo para compartilhar com todos! Materiais: - Rolhas de cortiça; - Faca boa de corte; - Anzol chinu nº 05 - Esmeril, ou lixa para massa (parede); - Linha para atar 6/0 ou linha de costura comum; - Morsa ou torno comum; - Super bonder ou similares. Corte a rolha em "fatias" de mais ou menos 1 cm. Evite usar rolhas muito "ressecadas", pois o resultado não será bom. Procure fazer o corte o mais reto possível, e elimine as pontas da rolha, mais ou menos 1 ou 2 mm. Desbaste a fatia de tal maneira que o resultado será um quadrado. Corte os cantos do quadrado, de forma a obter um octógono. No esmeril ou na lixa, desbaste primeiro as laterais da fatia. Aproveite pra igualar algum lado ou pedaço que tenha ficado mais alto que o outro. A peça deve ficar com cerca de meio centímetro de espessura. Depois, vá desbastando as quinas para obter um círculo. No caso do esmeril, vire o outro lado da peça pra cima e repita a operação. Isso faz que o desbaste seja por igual, e ajuda a consertar uma peça que tenha ficado meio inclinada ou coisa parecida. Incline a peça e desbaste as quinas restantes. Isso é necessário para que a ração corte melhor o ar na hora do arremesso, especialmente pra quem pesca de fly. O resultado. Faça um corte que passe pelo meio da peça e tenha metade da profundidade dela. Pode ser um corte em cunha como na foto ou um corte simples. Para preparar o anzol, prenda-o na morsa ou no torno e enrole a linha de atado ou de costura em volta da haste, terminando no olho do anzol com dois nós de rabiola, e corte o excesso. A linha serve para aumentar a superfície de contato para a cola e dificultar que o anzol gire depois da isca montada. http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1535.jpg Encaixe o anzol no corte. Se necessário, abra-o um pouco apertando as laterais da isca. Alinhe o anzol perpendicularmente à isca, pingue uma ou duas pequenas gotas de cola instantânea e feche o corte da mesma forma, apertando as laterais. segure por alguns segundos e está pronto. Daqui pra frente cada um pode incrementar como quiser: Em lugares de peixe mais desconfiado eu diminuo a espessura do leader, pinto a parte de baixo e as laterais da ração com caneta de escrever em CD, marrom ou preta. A parte de cima vai bem uma tinta branca, amarela ou laranja, desde que tenha boa aderência. tinta à óleo, tinta spray... o que vc tiver à mão. Mesmo as canetas de escrever em CD quebram um galho. Vale também colar um pedaço de EVA bem fino e desbastar os cantos com um canivete ou lixa. Fica muito bom e ajuda a visualizar a isca à distância. http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1540.jpg http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1557.jpg Para pescar com a ração, seja no fly, na bóia cevadeira, na bóia de arremesso ou na varinha caipira, costumo usar próximo à isca um leader (ou shock tippet) entre 0,35 e 0,45. Faço um nó palomar com a sobra de linha bem grande, para que depois do nó finalizado eu possa trançar essa perna com a linha principal e arrematar com um nó em 8. Esse trançado deve ter no máximo 3 cm, ou poderá espantar os peixes ou mesmo afundar um pouco a ração. http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1543.jpg Pescando dessa forma já tirei matrinxãs, tilápias, dourados e redondos até maiores que esse aqui, ó... :) http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/tamba1-1.jpg Bom, é isso. Pra finalizar, vai um video de como proceder pra fazer as rações com o auxílio de um esmeril. Abraços a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Marrara Postado Junho 17, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 O link do video no youtube aparece quando aperto o botão PREVER, mas não quando a mensagem é escrita ou tento editar. alguém saberia dizer o porque? Abraços a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Junho 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 Grande Leo, Que bom vê-lo por aqui ! smile:: arrow:: Voltou para Brasília ? Show de explicações nesse tópico ! mestre:: Apareça mais... ( e as pimentinhas, continuam sendo cultivadas ? ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Marrara Postado Junho 17, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 Graaaande Kid Agenor! :D Voltei sim... estarei na expopesca e espero encontrar a turma daqui por lá! As pimentas vão bem... estou recomeçando agora e é com gosto de gás! hehehehehehehehehe... E o video? me indica como eu faço, amigo! Abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Junho 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 Voltou curado, ou ainda é flamenguista... Amigo... amigo... lingua:: Olha aí o caminho do tutorial desejado... viewtopic.php?f=12&t=23 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adhemar Postado Junho 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 Feliz regresso garoto A minha esposa falou que não posso fazer esta ração, da ultima vez fiquei uma semana tomando porre de vinho pra conseguir as rolhas, não podia perder o vinho apos aberto ne. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Junho 17, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2008 show leo... muito bacana. Obg por compartilhar seu conhecimento... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flávio Martins Postado Junho 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2008 Bacana mesmo... bão que deve ficar na superficie, la em Lulu no PP Clube Pescar uma dessa deve ser fatal! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marquinhos Postado Junho 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2008 Valeu Leo, Vou tentar fazer isso pra ver se pego peixe em pesque e pague!!! gorfei:: gorfei:: To cansado de pegar só piau!!! doutor:: Esse posts, poderiam ficar como fixo tb..como forma de manual técnico...show de bola! mestre:: mestre:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Junho 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2008 Belo tutorial... Já fiz algumas destas mas as suas técnicas estão mais apuradas... Vou usá-las na minha próxima... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DUDUGARRANCHO Postado Junho 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2008 Léo, muito interessante e com certeza é uma excelente técnica, tendo em vista a isca não afundar, boiando é sempre melhor, pelo menos nos pesque pagues que fui em Brasília. Uma dúvida que ao meu ver não vai importar no resultado final, mais como é citada preciso saber sua opinião. QUAL O MOTIVO DE CORTAR A ROLHA EM QUADRADO, OCTAGONO E ESMERILHAR PARA ELA FICAR REDONDA NOVAMENTE???? ACHO QUE SE ESMERILHAR ELA DIRETO VAI DAR O MESMO RESULTADO, OU NÃO? Outra dúvida, seu sobrenome MARRARA, seu pai é criador de pássaros???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Marrara Postado Junho 19, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 19, 2008 Léo, muito interessante e com certeza é uma excelente técnica, tendo em vista a isca não afundar, boiando é sempre melhor, pelo menos nos pesque pagues que fui em Brasília. Uma dúvida que ao meu ver não vai importar no resultado final, mais como é citada preciso saber sua opinião. QUAL O MOTIVO DE CORTAR A ROLHA EM QUADRADO, OCTAGONO E ESMERILHAR PARA ELA FICAR REDONDA NOVAMENTE???? ACHO QUE SE ESMERILHAR ELA DIRETO VAI DAR O MESMO RESULTADO, OU NÃO? Outra dúvida, seu sobrenome MARRARA, seu pai é criador de pássaros???? Pois é, cara... Eu comecei a fazer assim pra me disciplinar a aparar devagar, pq eu sempre "cortava" demais e a ração acabava ficando muito pequena. Acabou servindo pra dar uma referência melhor do andamento do processo, mais ou menos como em alguns tipos de desenhos aonde o desenhista faz aquelas marcações pra se orientar... daí acostumei e não larguei mais o hábito! hehehehehehehe... Mas é claro, não influencia no resultado não... pode esmerilhar direto! E vc acertou... o Marrara passarinheiro é o meu pai mesmo! :D Abraço! PS: AOS DEMAIS... OBRIGADO PELOS ELOGIOS! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Guilherme Postado Junho 20, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Junho 20, 2008 Legal Léo. Vou fazer uns aqui com certeza. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.