Emerson Girotto Postado Maio 15, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Esse final de semana fui pescar e como encontramos pescadores ribeirinhos (rio Paraná, região de Teodoro Sampaio-SP) resolvemos comprar uns cascudos. Porém, fica sempre a dúvida: como saber se o que estamos comprando é realmente cascudo ou armau (botuado)? Assisti alguns vídeos no youtube do pessoal limpando cascudo e botuado. Porém, se o tamanho do peixe (filé) for o mesmo, parece não haver diferença. Acabamos comprando o suposto "cascudo" mas se fosse armau teríamos comprado do mesmo jeito, pois ninguém sabia a diferença. Obviamente estamos falando do peixe LIMPO, ou seja, DESCASCADO (só o filé). Fritei uns pedaços hoje, a carne não é totalmente branca, parece mais um "branco-encardido". O gosto é normal, porém é um fator também difícil de diferenciar (para mim), haja visto que nunca experimentei (oficialmente) o armau. Alguém aí com experiência poderia ajudar e passar alguma dicas para diferenciar o armau do cascudo? O cascudo que estou falando não é aqueles pequenos (ou o cascudo abacaxi), mas sim aqueles grandes e pretos comuns do rio Paraná. Emerson. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Wisch Postado Maio 15, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Bom se voce tiver falando de Armal,este da foto,a carne dele é mais avermelhada,e bem mais consistente que a do Cascudo Mas caso esteja falando do Cuiucuiu,a carne é bem parecida com a do cascudo... Cascudo seria esse http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRlfwSyWgSyfQRSJtVq7AycBAPYpLj9ZkNzbPrmzQmcyWti2tMQ Mas depois de frita tudo é bem, parecido joia::: Espero ter ajudado.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Maio 15, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Bicho, a carne do armau e do cuiucuiú são mais aguadas que os filés de cascudo ... Como disse o Grande Alex, cascudo e cuiucuiú têm carne bem parecida ... Se for em pedaços maiores dá pra ver na panela a diferença ... cascudo basicamente não solta água ... Agora em cubos, só tem diferença na cor e na consistência do armau ... Ah! Se bem tratados, todos têm excelente sabor ... e sem pitiú ... []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Emerson Girotto Postado Maio 15, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Os filés que compramos eram inteiros. Tinham bastante sangue, ou seja, eram avermelhados mas nada exagerado. Alex, o armau que me refiro é igual ao da primeira foto. Mas o cascudo é outro tipo, é um totalmente preto, comum aqui na região. Emerson. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RFernando Postado Maio 15, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Entao é cascudo mesmo. A cane do armau é bem clara...ja a do cascudo tem uma cor bem avrrmelhada. Mas os dois sã da hora pra comer...so nao pode faltar as brejas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Wisch Postado Maio 15, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Os filés que compramos eram inteiros. Tinham bastante sangue, ou seja, eram avermelhados mas nada exagerado. Alex, o armau que me refiro é igual ao da primeira foto. Mas o cascudo é outro tipo, é um totalmente preto, comum aqui na região. Emerson. Pois é Emerson,armal é tudo parecido,mas ja cascudo doeu:: doeu:: tem um monte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS2W0lwM-klbD5ElHojJElxCRzOYFjr1n0j-csQIKhV2fT-1OjY https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPK7gcb5GYuKT80MsY0fVKuOuzU7PAdN1QD42cJs1_ESoL-kD4 Ai ja não sei te dizer se todos os cascudos são iguais....... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mario Gonda Postado Maio 15, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2013 Nos filés de armau, aparecem marcas das fileiras da "serra" que ele tem dos lados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.