Ir para conteúdo

Nova entrevista com o recordista mundial - 2 anos pós record


Posts Recomendados

Imagem Postada


Nova entrevista com Andrea Zaccharini (2 anos após a captura do recorde mundial do tucunaré)

1 - Andrea, vc continua pescando no médio Rio Negro? Nunca mais vimos relatos seus!?!?!
Continuo sim, mas tenho pescado menos do que gostaria estas últimas temporadas. Por motivos profissionais e também pela chegada de meu filho, acabei ficando com menos tempo para pescar.
Assumo ainda que não estou tendo tempo para acessar o fórum e postar minhas pescarias e aventuras. vou tentar me dedicar mais.


2 - Desde a captura do recorde mundial do tucunaré, 2 anos atrás, o q mudou na sua forma de pescar?
Na minha forma de pescar, nada. Continuo pescando com a mesma empolgação e paixão na busca pelos grandes tucunarés, mas a idéia é me divertir, sempre, independente do resultado final da pescaria.

3 - Uma pergunta que todos se fazem, vc ganhou dinheiro (órgãos nacionais ou internacionais, patrocinadores, fábricas e etc) por ser o recordista mundial?
Definitivamente não. Aconteceram alguns contatos de fornecedores de material de pesca norte americanos, mas,logo após a homologação do record, achei que preferia não usar esta conquista para este tipo de divulgação.
Este feito foi uma realização pessoal "minha", sendo redundante, e para nós, pescadores brasileiros, não para empresas americanas usarem isto em seu favor.


4 - Como vc recebeu as críticas feitas (positivas e negativas) pelo fato de ter sacrificado o peixe que lhe deu o recorde? Faria tudo novamente?
Como falei naquela outra entrevista, você sonha em pegar um peixe apesar de nunca ter ido pescar pensando fixamente em bater o record, mas um certo dia você se vê com um tucunaré de 30 libras (13,5 kg que depois foi registrado com 13.190 kg), não foi fácil tomar a decisão mais "acertada".Tive muitas dúvidas, cheguei a abrir a mão uma duas ou três vezes para ver se o peixe voltada a nadar sozinho e com força, mas logo o segurava novamente até que notei que o seu cansaço o tornaria uma vítima fácil do ambiente. Tirei várias fotos, todas com o cuidado de não fazer o peixe sofrer e tentar a sua recuperação, mas não teve jeito, tive que levar o peixe.
Com relação as criticas, por um lado me confortaram. Eu sempre lutei muito pela defesa dos tucunarés e a instrução do povo ribeirinha para que não matassem tucunarés, principalmente o açu e o paca, e vou continuar nesta luta. Tenho certeza que depois que a nossa empresa se instalou em Barcelos, fizemos muita coisa em defesa do tucunaré, principalmente tirando antigos predadores da ativa e transformando-os em ótimos guias, além da conscientização de modo geral, com muitas conversas em todas as comunidades ribeirinhas. Por isso entendo as críticas e respeito muito a opinião de todos, mas como disse, não é fácil acertar a decisão com um peixe daquele tamanho nas mãos.
Com certeza não faria isto novamente, preferiria ter soltado o peixe e simplesmente contado a historia para todos, mas admito que devemos passar por cima do orgulho e da empolgação para manter um peixe daquele na natureza. Definitivamente não valeu a pena ter sacrificado o peixe.


5 - Vc continua pescando com o objetivo de capturar outro recorde? Vc acha possível bater o seu próprio recorde?
Claro, acho que e possível sim!!!!! Quando eu ouvia falar dos antigos records, todos capturados por norte americanos, sempre sonhei em batê-lo, para ser sincero, achava muito difícil, mas aconteceu comigo, tenho certeza que existem peixes muito grandes por ai, só precisamos pescar e encontrá-los.

6 - E para a sua empresa, a Barcos Angatu, como foram os negócios nos últimos 2 anos?
A empresa vai bem, mas estou insatisfeito com algumas coisas que ocorreram principalmente nestas duas últimas temporadas, quando tive que me afastar um pouco.
Quando montamos a empresa Angatu, ela tinha como objetivo atender o pescador da melhor forma possível e buscar os maiores e a maior quantidade de tucunarés possível, independente de tudo. Por isto estou novamente gerenciando os barcos de perto. Tivemos que fazer algumas alterações de pessoal, mas posso garantir que temos a melhor equipe de piloteiros da região, e que vamos voltar a prestar o melhor serviço de pesca de Barcelos e Sta Isabel.


7 - Está cada vez mais difícil acertar uma boa pescaria no Rio Negro (cheias e secas históricas, repiquetes constantes e etc), quais as táticas do Angatu para driblar as adversidades?
É verdade, mas isto vem acontecendo por causa do clima instável. Existe ainda barcos de geladores (que comercializam o pescado), mas o número caiu muito e esta prática deve acabar em pouco tempo, então, continuo com a certeza que a região de Barcelos é disparada a melhor do mundo para a pesca dos grandes tucuna'res açus, precisamos apenas de uma ou duas boas temporadas de pesca para que a região se destaque novamente.
Nós achamos que pescar nos afluentes é a melhor saída para se obter melhores resultados. Alguns novos barcos hotéis que estão operando na região são verdadeiros yatchs, mas são mais pesados e não conseguem subir até os melhores pontos de pesca. Nossos barcos tem baixo calado e a melhor equipe de guiassãoo um pouco mais confortaveis que os nossos mas sao muito pesados nao conseguimdo atingir estas areas,nossos barcos tem calados (Angatu aprox.1,10cm e o Mirim aprox.0.60m), permitindo o acesso a cabeçeira dos melhores rios. Aliado a isto, não nos preocupamos no diesel a ser consumido, buscamos sempre os melhores locais, não importa a distância de navegação.
É o que vamos fazer nesta próxima temporada, sempre dependendo do nível de água.


8 - E o quem vem de novidade para a próxima temporada (2013/14)?
Como estou reassumindo a direção da empresa, em primeiro lugar vou organizar e melhorar a estrutura de pesca oferecida (barcos e tripulação), depois, voltar a buscar os maiores e a maior quantidade de tucunarés. Confesso que é muito difícil encontrar mão de obra qualificada em Barcelos.
Vamos também criar uma competição entre nossos pescadores clientes e grupos, para premiá-los com pacotes, vamos fazer algumas promoções durante a temporada e gostaria de manter um contato mais próximo dos nossos clientes e amigos (telefone, e-mail ou fórum).Vamos começar a premiar os guias mais atenciosos e mais produtivos (tamanho e quantidade), enfim, vamos fazer o possível e o impossível para melhorar o nosso atendimento e a nossa eficiência.
Aceitamos boas idéias também.


9 - Que mensagem vc gostaria de deixar para os nossos leitores?
Bom, é muito difícil deixar uma mensagem, vou tentar dizer o que acredito.
Como pescador:
Nós que somos apaixonados pelo que fazemos, temos que pescar sempre com alegria, sempre com prazer. Sei que muitas vezes o resultado de uma ou outra pescaria passa longe do esperado, mas pescar é assim, vamos para admirar a natureza, respirar todo aquele ar puro, estar com amigos que gostamos, conhecer lugares novos, seu povo e sua cultura. Fisgar um enorme tucunaré é o mesmo que colocar "a cereja do bolo", mas devemos lembrar sempre que o principal é PESCAR, eu adoro pescar, pescar e pescar, o peixe infelizmente é secundário pra mim. Passar o dia todo arremessando pesadas iscas tendo a sensação que um monstro vai pular sobre ou sob ela é algo, pra mim, impagável. É muita adrenalina pra uma semana de pesca, isso sem falar das risadas, das fotos, dos novos amigos e do aprendizado. Resumindo, pescar é tudo de bom.
Como empresario:
Gostaria de dizer mais uma vez, que estou voltando a administrar efetivamente os barcos. Voltaremos a ser a melhor empresa de pesca de nossa região, com a melhor tripulação, ótima estrutura e vamos buscar os melhores resultados.


arrow:: Meus contatos diretos:
http://www.barcosangatu.com.br (em construção)
http://www.bhangatu.com.br

Andrea Zaccherini - 16 8111 2100 / 16 3951 1070

Obrigado por mais esta oportunidade, pra mim é um enorme prazer poder me comunicar no FTB com vocês.

Aqui o link da primeira entrevista dada, logo após a captura do recorde mundial.
http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=14716

Abs a todos.
Andrea Zaccherini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezadíssimo Andrea,

arrow:: Vejo que as ações e atividades que pretende implementar no seu retorno à gestão da operação Angatu irão de encontro às expectativas de grande parte de seus clientes e amigos, dentre os quais me incluo.

arrow:: No ano passado (2012), meu 1º neto - Francisco - nasceu comigo à bordo do Angatu... (acho que não preciso dizer mais nada).

arrow:: Nós Mocorongos, continuamos à sua disposição, seja com feed backs ou qualquer outra ação que dependa de nós, até porque nossa relação há muito já deixou de ser comercial.

arrow:: Parabéns pelo "seu" Francisco, e que possamos vê-lo também a bordo de um dos Angatus (no devido tempo). :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista!!!

Fico muito feliz com as suas palavras, já acreditava muito no barco angatu, tanto que em novembro estarei a bordo do mirim. Fico muito mais tranquilo em saber dessas novas informações, melhorar o que já é muito bom, com certeza essa sera uma pescaria sensacional!!!

Se tiver faltando lugar pra pescar, na data que eu vou ainda tem vaga no mirim! :gorfei:

palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Òtima entrevista capitão Biguá :amigo: ,

Sou suspeito para dizer o quanto gosto dos Barcos Angatu e o quanto admiro o Andrea que mais uma vez mostrou todo seu profissionalismo de forma clara e transparente.

Em setembro estamos lá novamente para mais uma temporada top no Angatu. ::tudo::

Abração e bora pescar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí amigo........a pesca naquela região está no nosso sangue e termina se tornando um vício....só que um vício bom...

É com alegria que vemos mais uma entrevista com o Andrea que além de empresário que opera naquela região é um entusiasta da pesca esportia na região do médio Rio Negro.....

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Muito boa entrevista!

Ano passado estive pescando no Angatu e foi otimo, fomos muito bem tratados, principalmente pelo Alexandre que nos serviu super bem e pelo Ozzi q foi nosso piloteiro e nos proporcionou belos tucunas! e não menos importante as cozinheiras q faziam uma comida maravilhosa! Parabens pela equipe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...