Marcio Dalla Costa Postado Maio 23, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 23, 2013 Bom dia, Gostaria de receber a ajuda dos amigos na definição de um jack plate (tamanho) para meu barco, o barco é um Quest z21 com motor etec225 ho. Estou na duvida se compro um jack de 10 ou de 12 polegadas. Agradeço Marcio Dalla Costa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Maio 24, 2013 Márcio...pode colocar o maior possível. Eu iria de 12 ou de 14 polegadas. De qualquer forma eu colocaria um eletro/hidráulico ok?!?! E depois poste as fotos da máquina...estou curioso pra ver o seu barco. Abs. Fabrício Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Maio 27, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2013 Bom dia Fabricio, Obrigado pela ajuda, assim que tiver fotos estarei postando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Julho 29, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2013 Bom dia Amigos, Instalei um jack de 10" hidráulico no meu Quest Z21, porém a velocidade caiu demais e o giro subiu de mais, vou passar as configurações do barco para que os amigos possam ajudar. Casco - Z21 Motor - E-tec 225 Ho Jack - 10" Atlas Hidráulico Hélice - Raker 14 1/2 24 Antes do jack Velocidade - 70 Mph - 5800 rpm comigo pilotando, o montador informou que chegou 72 Mph não sei com qual rpm Depois do Jack Velocidade - 60 Mph - 6000 rpm comigo pilotando. Seria o Hélice que esta muito pequeno? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 29, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2013 Olá Márcio... Rapaz...q estranho...não era pra acontecer isto. Mesmo com o jack totalmente abaixado o giro continua alto e a velocidade em 60MPH??? Qual o jack q vc usava antes??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Julho 30, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 30, 2013 Fabrício, o barco foi montado sem jack inicialmente, agora e que coloquei o jack e apresentou este comportamento Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 30, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Julho 30, 2013 Fabrício, o barco foi montado sem jack inicialmente, agora e que coloquei o jack e apresentou este comportamento Realmente muito estranho, Márcio. Isso é comportamento de motor alto demais... Quando vc está com o motor todo abaixado (jack todo baixo e trim no zero)...que altura a saída do escapamento fica da linha d' água??? Normalmente quando se está com o barco parado, mas com o motor funcionando, com o trim no zero e jack todo abaixado...o escapamento quase sopra dentro da água, sacou!??! Em vários barcos se escuta a "sopradinha" na água. Essa é uma dica meio q tosca (ou totalmente tosca...kkkk)...mas vai te dar uma noção se o motor não está instalado muito alto. E o pessoal da Quest, o q te diz a respeito disso?!?! Eles nunca instalaram um jack desse tamanho lá??? E vamos nos falando até q o seu problema esteja resolvido. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Mortate Postado Julho 30, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Julho 30, 2013 é fabricio eu estava com o mesmo palpite, mas aguardei pra ver alguem mais esperiente pra ver se eu tinha alguma razão, acredito q o motor dele deva estar alto d+ muita gente fala sobe o motor, sobe o motor q o barco anda mais, mas chega uma hora q ele começa a perder velocidade. vou meter meu bedelho se alguem achar q estou errado me corrija, o Z21 é um dos bassboat mais pesados do mercado, com motor alto em relação ao PAD ele perde o trin, acho q ele precisa de trin pra fazer o barco decolar e voltar a andar normalmente.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 31, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Julho 31, 2013 é fabricio eu estava com o mesmo palpite, mas aguardei pra ver alguem mais esperiente pra ver se eu tinha alguma razão, acredito q o motor dele deva estar alto d+ muita gente fala sobe o motor, sobe o motor q o barco anda mais, mas chega uma hora q ele começa a perder velocidade. vou meter meu bedelho se alguem achar q estou errado me corrija, o Z21 é um dos bassboat mais pesados do mercado, com motor alto em relação ao PAD ele perde o trin, acho q ele precisa de trin pra fazer o barco decolar e voltar a andar normalmente.. Perfeita a sua explicação...hehee...É isso aí. No meu barco, em condições de pesca, o jack no 3 (ou seja, baixo) é onde conseguimos o melhor resultado. Barco pra voar totalmente fora da água precisa estar super leve e com hélice própria...caso contrário, como vc disse, vai perder velocidade. joia::: Teste lá e poste aqui pra nós... ::bassboat:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Agosto 1, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 1, 2013 Amigos, Estarei mexendo na altura do motor e realizando testes assim que fizer posto os resultados. Marcio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Agosto 19, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 19, 2013 Bom dia, Neste final de semana baixei todo o motor como foi orientado, consegui voltar para a situação inicial, agora preciso fazer mais testes para verificar pois no final de semana o tempo tava curto, e o vento não deixava andar. Mas agora com o Jack todo abaixado a placa de cavitação fica abaixo do fundo do barco, uma coisa que percebi e que nesta situação acima de 50 milhas a proa começa da sair para os lados, para resolver apenas ergui o jack, ai o barco ficou na mão e a velocidade e RPM voltaram para a situação de antes do jack. Marcio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 19, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 19, 2013 Bom dia, Neste final de semana baixei todo o motor como foi orientado, consegui voltar para a situação inicial, agora preciso fazer mais testes para verificar pois no final de semana o tempo tava curto, e o vento não deixava andar. Mas agora com o Jack todo abaixado a placa de cavitação fica abaixo do fundo do barco, uma coisa que percebi e que nesta situação acima de 50 milhas a proa começa da sair para os lados, para resolver apenas ergui o jack, ai o barco ficou na mão e a velocidade e RPM voltaram para a situação de antes do jack. Marcio Boa tarde, Márcio... Vamos lá... O seu motor, por ser H.O, puxa água direto da cabeça do torpedo da rabeta....então, quanto mais alto melhor (mais vai andar). Ocorre q quanto mais sobe o motor, mais giro ele vai dar. Quanto mais sobre o motor, mais fácil é dominar o barco, pois subindo a popa, a proa abaixa e o Chine diminui. Então, vc vai ter q dar uma forçada com o motor mais baixo...Vai ter q segurar o barco e ver o máximo q consegue (velocidade e giro). joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Setembro 2, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 2, 2013 Fabricio bom dia, Sábado fui andar novamente e ver onde conseguia chegar, o lago estava um espelho baixei todo o jack e andei com ele assim consegui 64 milhas e o giro estava a 5800 rpm, o trim estava no máximo acabou o acelerador e nada de melhorar a velocidade, fui subindo o motor no relogio indicador do jack chegou ao 10 ( metade da altura que pode subir o jack aproximadamente 3") mantendo a mesma velocidade acima disso a proa começa a baixar e perco velocidade. Também medi a altura do PAD com o jack todo levantado ainda fico 3.1/2" abaixo do PAD porém nesta configuração a velocidade não passa de 60 mph, proa muito baixa e o barco não descola. Ainda busco mais desempenho pois vi um video de um barco igual com motor 250 andando a 77 mph por isso acho que ainda tenho muito a retirar do meu conjunto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Setembro 2, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 2, 2013 Bom dia, Márcio. Rapaz...estranho mesmo. Tem coisa errada aí...hehee...(novidade!!? hehehe)...mas o seu barco tem q passar das 70MPH. Achei o motor muito baixo. 3.1/2" com o Jack alto!??! Eu não sou especialista nos acertos do Quest...mas acho q vc está trabalhando com o motor muito baixo ainda. Tem como vc subir o motor!??! Acredito q 3.1/2" deva ser o mais baixo q o motor deva chegar...Vc precisa trabalhar daí pra cima. Vc não se lembra da altura do motor q vc usava antes de instalar o jack elétrico??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Janeiro 8, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2014 Bom dia amigos continuo na batalha para acertar meu Z-21, falando com o Mark da empresa MArk's High Performance propellers, comprei uma hélice modelo razor3 passo 24 a qual apresenta o mesmo comportamento da minha Raker II, fiz alguns videos os quais estou encaminhando para que possam analisar. Dados que possam ajudar Com o tanque cheio o comportamento do barco é muito melhor do que com o tanque pela metade conforme poderão ver no vídeo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Janeiro 8, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2014 Olá Márcio...vi os vídeos aqui. Realmente acredito q tenha algo de errado. Não pode um 250Hp andar apenas a 56MPH. Tá certo q o barco é mais pesado/maior...mas ainda acredito q era pra andar mais. Infelizmente não sei q dica poderia te dar. Vc tentou contato com a fábrica ou com outros donos de Z21??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Janeiro 9, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2014 Bom dia Fabricio, Estou em contato com alguns proprietários na tentativa de conseguir melhorar o rendimento do meu barco. Também acho muito estranho esse rendimento principalmente que ele perde desempenho com menos combustivel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Janeiro 9, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2014 Boa tarde Marcio O quest Z-21 é um barco grande e pesado, certo? O que vc precisa fazer o inverso que vc fez até agora. Terá que diminuir o jack e baixar o motor. Ajustei um Z-21 com 200 e-tec e cheguei a 59 milhas com um hélice raker 24 e ajuste no jack de 8". O Barco estava super pesado. O seu ajuste é tirar o casco da água e pra isso precisa do motor mais baixo para ter força para levanta-lo. Acredito que sua rabeta seja para andar mas alto e perde mais rendimento ainda. Não tenho certeza sobre o modelo da rabeta do E-tec mas diferença isso tem. Procure saber com o pessoal da MM nautica de curitiba. Eu colocaria um jack de 6", o hélice que trabalha mais baixo ( Fury 25 ou 26) testaria. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcio Dalla Costa Postado Janeiro 9, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2014 Alex boa tarde, Obrigado pelas dicas tentarei executar, acho que o mais difícil no momento seria trocar o Jack, o hélice será mais fácil. O que chama minha atenção e que em conversa com dois proprietários de Z-21 um deles o Sr. Gilberto Sorroche o qual me informou o seguinte rendimento do barco dele: "Chego a 77 milhas, mas nessa velocidade o barco tem q. estar bem equilibrado pois o shine fica forte (giro 5850, helice fury 26, com a trophy plus 26 chego em 75,5, mas passo o giro com as duas hélices). " O motor do barco dele é um e-tec 250 H.O. ano 2010 - e ele utiliza um jack de 12", Outro proprietário com quem tenho trocado informações e o Sr. Eduardo Prata, que me passou o seguinte a respeito do barco dele: Motor e-tec fincht ram 225 H.O, jack plate de 10" mais espaçador de 1", hélice trophy plus 28, velocidade 72 mph, rpm 5900. Porém ambos não sabem informar que altura está o motor, o Sr. Gilberto ficou de medir é informar. Olhando para os resultados dos outros barcos o meu está uma grande "M", rsrsrsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Janeiro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 10, 2014 Márcio...não sei se é caso, mas vale a pena vc passar o escaner no seu motor para saber se tá tudo certinho ele. Imaginemos a seguinte situação: O motor não está queimando ou sendo alimentado corretamente...O motor não renderá, o giro vai ficar baixo. Daí vc acha q tá tudo certo com o motor e resolve diminuir a hélice... Por mais q o giro esteja "correto", o motor não está rendendo. Entende?!?! Um motor 250hp empurra muiiittttooooo....Mesmo com jack grande, hélice grande, e barco mal regulado, acredito q ele tinha q andar mais q isso. Vale a pena observar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Sorroche Postado Janeiro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 12, 2014 Boa tarde a todos. Marcio, desculpe a demora, medi hoje lã o PAD, estou a 05 cm abaixo do pad. Marcio, tenho as duas batertias encostado no motor e o jacker 12 mecânico. Vi tb q. vc esta procurando hélices... com a fury vc terá mais velocidade ( 1 a 1,5 milhas) porem tb terá um consumo elevado em velocidades intermediarias (45 a 55 milhas), já com a trophy plus a velocidade sera menor ( 1 a 1,5) porem o consumo sera melhor nas velocidades intermediarias. Outra coisa, todo peso q. carrego esta atrás da lancha e sempre com tanque cheio, q. tambem ajuda no ponto de equilíbrio do barco, deslocando-o p/ traz, tire o máximo de peso da frente do barco. Neste ponto do pad ( 05 cm) ganho em consumo e planeio, porem se tiver com três pessoas ela cavita. A velocidade melhora com 07 cm abaixo do pad, porem o shine fica difícil controlar. abs Gilberto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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