Ileonilson Postado Agosto 6, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2013 Pessoal, eu tenho um motor de popa Mercury, 15hp super, partida manual. Segundo as instruções do manual ele pode ser adaptado para partida elétrica, usando bateria de 12v, de 40 Ah, e em virtude disso há uns fios soltos que poderão ser usados para instalação da partida elétrica. A dúvida que surge é a seguinte. Se posso usar bateria para ligá-lo, provavelmente ele deve gerar energia para recarregar a bateria enquanto o motor estiver ligado. Certo? Pergunto: É possível aproveitar essa energia que provavelmente recarrega uma bateria para alimentar uma lanterna (cilibrim) de 12 volts para fins de navegação noturna? Tem alguém aqui no FTB que aproveita essa possível energia gerada pelo motor de popa ou que já viu alguém fazendo uso dessa energia? Se vc tem alguma contribuição a respeito desse tema, fique a vontade para deixar sua resposta, pois sei que essa dúvida não é só minha mais de muitas outras pessoas. Adriel Melle reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Agosto 6, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2013 Ligando o farol direto no motor irá oscilar e pode até queimar, o correto é instalar o regulador de voltagem e a bateria legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 6, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2013 Vc precisará instalar um retificador de corrente, que custa entre R$50 a R$100, ele aproveitará a energia produzida pela bobina, mas lembre-se esse retificador com esse motor gera 5 amp/h no máximo isso se o motor tiver em RPM máximo, quanto ao uso Selibim, como o Lamana disse a intensidade da Luz varia conforme a rotação do motor, lembra dos faróis da extintas mobiletes? Bom se for instalar partida elétrica compensa colocar, pois já vai ter fio pra ligar na bateria, caso contrário não compensa, vc terá que deixar fio solto no barco atrapalhando pra carregar praticamente nada, conheço muita gente que colocou e não usa mais, meu motor mesmo veio de fabrica e nunca usei. Outra questão tb pra se pensar, será que compensa gastar essa grana pra colocar partida elétrica num 15hp que tem partida tão leve e facil? Se fosse um 25hp ou 40hp dava pra entender. Silas Fabiano reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Assis Postado Agosto 6, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2013 Pegando o gancho na pergunta, instalar um retificador num motor mercury 40 manual, é fácil? Pode usar modelo de moto ou tem que ser especifico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Agosto 6, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2013 Pegando o gancho na pergunta, instalar um retificador num motor mercury 40 manual, é fácil? Pode usar modelo de moto ou tem que ser especifico? É muito fácil instalar. Você só precisa saber se o estator do seu motor é de 2 ou 3 fases. Aí é só comprar um retificador compatível, pode ser de moto mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Agosto 6, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2013 Realmente a partida do 15hp é muito leve, eu apesar de ser destro, dou partida com a mão esquerda puxando menos de 20 cm de corda. Não tenho interesse em colocar partida elétrica pois não compensa e ainda aumenta o peso da carga tendo de levar bateria. Eu queria apenas aproveitar a energia do motor, mas não tinha pensado na possibilidade de oscilação da energia quando o motor tivesse em baixa rotação. Nesse caso vou ter de comprar uma lanterna recarregável bem potente que possa dar boa visibilidade durante a navegação. Pessoal, de qualquer forma, obrigado pelas respostas. Pode acredita, contribuiu muito. Abraço a todos que contribuíram nesse tópico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weberton Pascuoti Postado Outubro 18, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 18, 2013 :gorfei: se apertar um pouco mais vai ter neguinho entregando que na verdade quer ligar um gira-grill na churrasqueira do barco :gorfei: o pescador é um bicho inquieto so!!! danca:: Grade abraço ao pessoal :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Assis Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Tiago, obrigado pela resposta. Como descubro quantas fases do estator do meu motor? O meu é um Mercury Manual 40 HP 3 Cilindros, não é tudo padrão? Pegando o gancho na pergunta, instalar um retificador num motor mercury 40 manual, é fácil? Pode usar modelo de moto ou tem que ser especifico? É muito fácil instalar. Você só precisa saber se o estator do seu motor é de 2 ou 3 fases. Aí é só comprar um retificador compatível, pode ser de moto mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Victor, o mercury 40hp tem o estator bifásico. Alguns motores têm o estator com 3 fases... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Março 1, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 1, 2017 Em 06/08/2013 at 16:27, Ileonilson disse: Realmente a partida do 15hp é muito leve, eu apesar de ser destro, dou partida com a mão esquerda puxando menos de 20 cm de corda. Não tenho interesse em colocar partida elétrica pois não compensa e ainda aumenta o peso da carga tendo de levar bateria. Eu queria apenas aproveitar a energia do motor, mas não tinha pensado na possibilidade de oscilação da energia quando o motor tivesse em baixa rotação. Nesse caso vou ter de comprar uma lanterna recarregável bem potente que possa dar boa visibilidade durante a navegação. Pessoal, de qualquer forma, obrigado pelas respostas. Pode acredita, contribuiu muito. Abraço a todos que contribuíram nesse tópico. Nada impede que o amigo use a energia gerada pelo motor para carregar uma bateria, até mesmo de moto. Nela você poderá ligar o holofote sem problema algum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Maio 7, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2017 Só para ilustrar; nada se cria e energia elétrica retirada do motor é transformação de potencia mecânica ( hp - perdas por oposição a geração desta potencia ) para gerar 12 volts e 5 amperes são necessários perda de pelo menos 12 v. x 5 a. = 60 w equivalente a 1/11.5 de hp isso quando o motor estiver em seu torque máximo . em baixa rpm a perda aumenta. Para obtermos energia elétrica em motores de pequenas potencias deveriamos utilizar placa solar que convertem outra forma de energia em elétrica e utilização de lampadas de led que consomem baixíssimas potencias. um grande abraço aos participantes deste forum. Romulo Zogaib reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romulo Zogaib Postado Dezembro 30, 2020 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 30, 2020 Em 06/05/2017 em 21:38, Sandro R. S. Buzatti disse: Só para ilustrar; nada se cria e energia elétrica retirada do motor é transformação de potencia mecânica ( hp - perdas por oposição a geração desta potencia ) para gerar 12 volts e 5 amperes são necessários perda de pelo menos 12 v. x 5 a. = 60 w equivalente a 1/11.5 de hp isso quando o motor estiver em seu torque máximo . em baixa rpm a perda aumenta. Para obtermos energia elétrica em motores de pequenas potencias deveriamos utilizar placa solar que convertem outra forma de energia em elétrica e utilização de lampadas de led que consomem baixíssimas potencias. um grande abraço aos participantes deste forum. Mas tendo suas informações como base, quer dizer que quando estiver com baixa aceleração não gera tanta tensão, mesmo se colocar um retificador para alimentar apenas paras as luzes laterais do barco, se estiver indo devagar as luzes ficaram fraquinhas, correto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romera Postado Julho 27 Denunciar Compartilhar Postado Julho 27 Um motor 15, por exemplo, gera de 5 a 25 volts em corrente alternada conforme aceleração. Com a instalação do retificador, ele gera a mesma tensão mas agora em corrente continua, que é a mesma da bateria. Uma luz de led que suporte 24 volts pode acender em alta rotação e uma de apenas 12 volts pode queimar em alta rotação. Quando se instala uma bateria independente do tamanho, esta tensão se estabiliza em uns 13 volts e aí pode ser utilizada. O motor carrega a bateria sim, mas é uma carga muito lenta por que como já dito, a corrente (amperes) gerado pelo motor é muito baixo e assim, nao compensa estabilizar a tensão com caixa de voltagem e tirar a bateria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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