Luciano Chiba Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Saudações a todos, começo pedindo desculpa caso não esteja postando a minha duvida no local correto. Estou aprendendo a utilizar iscas de superficie (zara), percebo que o meu trabalho não está saindo de forma correta?, ela não "zara" bonito, e na maioria das vezes não consigo "dançar" com ela. Gostaria de saber se existe alguma influencia do meu kit "(vara + carretilha + linha + snap(bem pequeno)", da isca ou apenas falta de prática mesmo? Vara1 = yume bass metal 5'6' 17lbs + Linha PP multi 0,20 mm + Carretilha Shimano Scorpion (modelo antigo) + Fluorcarbon 0,20mm tbm Vara2 = Green Bass MS 6'0' 17lbs + Linha Multi 0,20mm + carretilha MS Contender GTO Ocean Shi, esse quit é pro salgado, pelo menos foi montado com esse intuito. IScas Zara - Isca KV João Pepino 20g e isca Hammer 100 MS 18g Bom, minha duvida segue se a vara influencia diretamente, se o recolhimento da carretilha influencia da mesma forma, se a isca não presta, se o pescador ta pior ainda.... agradeço a compreensão de todos e peço uma explicação para corrigir esse pequeno detalhe. abraços a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Caro Luciano tente usar os seguintes macetes: No começo arremesse a isca e não olhe para ela, esqueça-a. Se concentre na ponta da vara. repita o movimento de ponta de vara olhando apenas a vara para que o movimento saia uniforme. Quando o movimento de ponta de vara estiver perfeito vc verá que a isca vai zarar perfeitamente. Tente começar por umas iscas mais leves tipo a zig-zarinha. Sempre passo estas dicas para quem está iniciando e funciona. Espero ter ajudado e um abraço. :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Até aprender, use a ponta da vara para cima e vá dando "soluços" no punho e olhando pra ponta da vara ... cada soluço é uma cutucada ... e cada cutucada um rebolado(zarada) na isca ... depois é só colocar a ponta da vara pra baixo ... e fazer o mesmo ... joia::: joia::: joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edson Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Para aprender é bom ir com iscas que "zaram" mais fácil, minha dica é a z-90 da deconto que zara quase sozinha!!!! Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João_Medeiros Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rickman.fly Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Eu penei pra aprender a zarar. Sei bem o que vc está passando... Eu tentava coincidir giro de manivela com toque de ponta de vara. Tentando explicar, eu dava o toque recolhia 1/4 de volta, dava outro toque, mais 1/4 de volta. Tudo errado! Naonao:: Aprendi de uma forma idiota, mas funcionou...rsrs :gorfei: Cante o rítmo do toque....rsrsrs...sério... :gorfei: Tam...tam...tam...tam..... essa esquisitice cria a cadência de movimento que vc precisa. Vc recolhe exatamente entre as batidas ... Não preste atenção ao recolhimento. Senão vc perde a cadência. e a isca zara 2 ou 3 vezes certo e 2 errado, ae vc tem que entrar no rítmo. No ínicio faça cadência lenta, deixe a isca fazer longos Z e vá diminuindo o tempo até que ela zare quase no mesmo lugar. Nos conte o resultado. Abraço Rick Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gustavo Felici Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Tudo que os colegas escreveram está certo, só mais uma dica, se for destro, fica bem mais fácil a manivela da carretilha ser do lado esquerdo, ou vice-versa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Setembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2013 Começe a fazer o que os amigos disseram de forma mais lenta ai depois vc aceleram o ritmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Setembro 10, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2013 Tudo que os colegas escreveram está certo, só mais uma dica, se for destro, fica bem mais fácil a manivela da carretilha ser do lado esquerdo, ou vice-versa. Dica muito importante Gustavo! :amigo: :amigo: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado Setembro 10, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2013 Eu sempre tive essa dificuldade. Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não Unica coisa diferente era o seguinte: minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita As deles na mão esquerda a manivela Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda tenta fazer um teste, abçrs boa sorte Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado Setembro 10, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2013 Gustavo, matou a pau sua dificuldade....kkkkkk 2 x Tudo que os colegas escreveram está certo, só mais uma dica, se for destro, fica bem mais fácil a manivela da carretilha ser do lado esquerdo, ou vice-versa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Wisch Postado Setembro 10, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2013 Eu sempre tive essa dificuldade. Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não Unica coisa diferente era o seguinte: minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita As deles na mão esquerda a manivela Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda tenta fazer um teste, abçrs boa sorte Luciano,comigo aconteceu a mesma coisa que com o Magrão,descobri que se usasse a manivela inversa a minha mão conseguia zarar melhor,caso tenha molinete e queira fazer o teste,é só inverter a manivela e ver com qual o lado se adapta melhor,ai depois compra a carretilha com a manivela do lado certo... No meu caso continuo com manivela direita para helices e popper e uso esquerda para zaras e sticks..... O bom é que da de descansar os braços alternando as iscas joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cícero do Val Postado Setembro 10, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2013 Luciano, além de todas essas dicas dos colegas voce precisa sincronizar o toque de vara com o recolhimento e dependendo da isca voce dá a velocidade adequada.No caso do João Pepino voce pode dar toques um pouco mais longos e suaves que vai parecer uma cobra na água.No caso de iscas menores, toques curtos e mais rápidos.E muito treino. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Setembro 11, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Luciano, além de todas essas dicas dos colegas voce precisa sincronizar o toque de vara com o recolhimento e dependendo da isca voce dá a velocidade adequada.No caso do João Pepino voce pode dar toques um pouco mais longos e suaves que vai parecer uma cobra na água.No caso de iscas menores, toques curtos e mais rápidos.E muito treino. Abraços. Perfeito!!! Só irei acrescentar uma dica. Meu parceiro vendo como eu trabalho minhas zaras, verificou que trabalho com a ponta da vara voltada para a isca e não de lado. Ele melhorou muito o trabalho. :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado Setembro 11, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Caramba, quanta dica boa aprendi com esse topico..... Já vou usar no Amazonas em outubro. Realmente quem gosta de superficie e Zara é uma emoção maior a porrada..kk valeu moçada boas pescas a todos e fiquem com Deus. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Caro Luciano tente usar os seguintes macetes: No começo arremesse a isca e não olhe para ela, esqueça-a. Se concentre na ponta da vara. repita o movimento de ponta de vara olhando apenas a vara para que o movimento saia uniforme. Quando o movimento de ponta de vara estiver perfeito vc verá que a isca vai zarar perfeitamente. Tente começar por umas iscas mais leves tipo a zig-zarinha. Sempre passo estas dicas para quem está iniciando e funciona. Espero ter ajudado e um abraço. :amigo: Amigo Helson, Muito obrigado pela paciência em ensinar, confesso que o começo sempre parece muito complicado, pois o trabalho não sai de forma cadenciada, e exige uma grande coordenação de pescador + equipamento, porem com todas as dicas que recebi de todos os amigos, ficou muito mais facil de resolver esse pequeno detalhe. Agradeço a todos e muito obrigado \o/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Até aprender, use a ponta da vara para cima e vá dando "soluços" no punho e olhando pra ponta da vara ... cada soluço é uma cutucada ... e cada cutucada um rebolado(zarada) na isca ... depois é só colocar a ponta da vara pra baixo ... e fazer o mesmo ... joia::: joia::: joia::: Wellington, excelente dica, só explique uma coisinha, ao invés de puxar a vara "lateralmente", devo começar puxando apenas pra cima, como se fosse um jig, depois alternar trabalho para cima e para baixo?, tipo eu vejo muitos videos que os pescadores "puxam" horizontalmente a vara, posso fazer então verticalmente que o trabalho é o mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Para aprender é bom ir com iscas que "zaram" mais fácil, minha dica é a z-90 da deconto que zara quase sozinha!!!! Abs Muito Obrigado Edson, irei trocar a minha isca para uma Z-90 da deconto, todos falam que é muito boa mesmo, valeu a dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 João, excelente video do Eduardo Monteiro, ele é de belém tbm, as vezes vou na loja do pescador e ele está lá, sempre pergunto algumas duvidas pra ele. excelente aprendizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Eu penei pra aprender a zarar. Sei bem o que vc está passando... Eu tentava coincidir giro de manivela com toque de ponta de vara. Tentando explicar, eu dava o toque recolhia 1/4 de volta, dava outro toque, mais 1/4 de volta. Tudo errado! Naonao:: Aprendi de uma forma idiota, mas funcionou...rsrs :gorfei: Cante o rítmo do toque....rsrsrs...sério... :gorfei: Tam...tam...tam...tam..... essa esquisitice cria a cadência de movimento que vc precisa. Vc recolhe exatamente entre as batidas ... Não preste atenção ao recolhimento. Senão vc perde a cadência. e a isca zara 2 ou 3 vezes certo e 2 errado, ae vc tem que entrar no rítmo. No ínicio faça cadência lenta, deixe a isca fazer longos Z e vá diminuindo o tempo até que ela zare quase no mesmo lugar. Nos conte o resultado. Abraço Rick Rick, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, acontece exatamente como voce descreve, quando acerto fazer os ZZs eu faço lento, ai sai 3x certo e 2x errado, nem sempre nessa ordem, mais muito parecido com o descrito por você. Muito obrigado pela excelente dica, irei marcar o compasso. Compartilhando com todos, mesmo não fazendo o trabalho correto com a zara, peguei um tucunare pequeno, mais a emoção da pegada na superficie foi ENORME.....sem palavras, é isso que nos motiva a usar iscas de superficie. abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Tudo que os colegas escreveram está certo, só mais uma dica, se for destro, fica bem mais fácil a manivela da carretilha ser do lado esquerdo, ou vice-versa. Gustavo, irei experimentar a sua dica muito boa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Começe a fazer o que os amigos disseram de forma mais lenta ai depois vc aceleram o ritmo. Valeu TiWillian, nesse aprendizado somos iguais a crianças, aprendemos a engatinhar pra depois andar e correr. Muito obrigado a atenção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Eu sempre tive essa dificuldade. Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não Unica coisa diferente era o seguinte: minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita As deles na mão esquerda a manivela Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda tenta fazer um teste, abçrs boa sorte Adalberto Excelente dica sobre as carretilhas, irei providenciar as carretilhas de mão esquerda acredito que irá melhorar bastante o trabalho. Um grande Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Eu sempre tive essa dificuldade. Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não Unica coisa diferente era o seguinte: minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita As deles na mão esquerda a manivela Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda tenta fazer um teste, abçrs boa sorte Luciano,comigo aconteceu a mesma coisa que com o Magrão,descobri que se usasse a manivela inversa a minha mão conseguia zarar melhor,caso tenha molinete e queira fazer o teste,é só inverter a manivela e ver com qual o lado se adapta melhor,ai depois compra a carretilha com a manivela do lado certo... No meu caso continuo com manivela direita para helices e popper e uso esquerda para zaras e sticks..... O bom é que da de descansar os braços alternando as iscas joia::: Alex, irei seguir esse conselho, continuarei com a manivela direita, pra helice e popper, pois ja acostumei com elas, e o trabalho na mão direita sai bem legal, irei usar um molinete que tenho pra testar, e retornarei com os resultados. abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Chiba Postado Setembro 11, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 Luciano, além de todas essas dicas dos colegas voce precisa sincronizar o toque de vara com o recolhimento e dependendo da isca voce dá a velocidade adequada.No caso do João Pepino voce pode dar toques um pouco mais longos e suaves que vai parecer uma cobra na água.No caso de iscas menores, toques curtos e mais rápidos.E muito treino. Abraços. Cicero, muito obrigado pela dica, irei utilizar. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.