Bernardo Brandão Postado Setembro 23, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 23, 2013 Boa Tarde Amigos! Recentemente troquei meu barco de alumínio 5,50 com meu Suzuki 15hp e adquiri um MegaBass Trick 480 com motor Mercury 90HP Carburado. O tamanho do meu salto é da mesma proporção que estou perdido com esse novo barco... Rssssss!!! Neste período de um mês já tive uma grande evolução e aprendi muita coisa... mas, ainda sou bastante leigo no assunto e qualquer informação será muito útil e bem vinda. Ai vem a minha dúvida: Gostaria de atingir um planeio mais rápido junto com uma velocidade final maior. A hélice que está no motor é a original dele, não me lembro o passo dela. Alguém poderia me indicar uma hélice que irá me proporcionar um maior rendimento?? Muito Obrigado!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Setembro 23, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 23, 2013 Tente o hélice Mercury Laser II passo 22 vai ficar show. ::bassboat:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Brandão Postado Setembro 23, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 23, 2013 Obrigado pela ajuda Helson... Pesquisei por ela é vi que não é muito barata.. rsss!! Sabe me indicar onde consigo uma usada, ou até mesmo alguém disposto a me emprestar para eu poder testar?? Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Mortate Postado Setembro 25, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2013 manda mp pro alex prime ele sabe mta coisa desse seu conjunto... helice de inox não é barato, vc terá q avaliar se vale a pena gastar dim dim pra ganhar 2,3 milhas no maximo.. abraço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Setembro 25, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2013 Bernando....blz pura!??! Rapaz...são tantas variáveis a serem observadas q fica até difícil dar alguma dica assim...hehee.. É certo q o Juarez (se foi ele q montou o motor), já tenha colocado a hélice ideal para o motor...mas teríamos q saber quanto tempo o barco está demorando pra planar, qual a velocidade máxima q vc está atingindo, qual o peso de tudo o q vc está colocando no barco, e a hélice usada. Daí começamos a ajudar legal... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Brandão Postado Setembro 26, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 26, 2013 Luiz e Fabrício... Tudo ótimo e vcs? O casco foi usado duas vezes e o motor é mais antigo. Se não me engano está com a hélice original passo 19 (não é de inox). Não medi o tempo exato para plainar mas com duas pessoas, sendo que estou com 140 KG, mais tralhas e duas baterias o barco está demorando entre 30 e 40 segundos para plainar. Pelo fato de ser JUVENIL no assunto de BassBoat não sei isso é um muito, pouco ou normal. Acabei de mandar instalar um GPS, para ter uma ideia mais real da velocidade, porem o ponteiro do velocímetro marcou 42 milhas. Abraços!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Mortate Postado Setembro 27, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 27, 2013 boa noite bernardo qual giro esta dando seu motor em maxima rotação? lembre-se de usar o trin do seu motor para achar o giro maximo do seu motor... o planeio do seu barco esta muito lento, não era pra acontecer isso pois o passo de helice q vc esta usando é curto, tem q planar rapidinho, coisa de 5,6 segundos... fique de olho no rpm , seu motor não pode passar de 5500.. abraço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Setembro 30, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2013 Bom dia Dr. se quer melhorar o seu conjunto terá que investir. Se o seu planeio está com 30 a 40 segundo está errado. Tenho alguns hélice para o seu motor, caso tenha interesse posso melhorar bastante seu conjunto. grande abraço Alex Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Brandão Postado Setembro 30, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2013 Luiz e Alex, Boa Tarde! @Luiz Quando acelero tudo o ponteiro de rotação "cola" em 5000. É o máximo que chega o meu relógio conta giros. Também estranhei a demora no planeio, pelo pouco que sei uma hélice de passo menor faria o barco plainar mais rápido. Uma coisa que acontece sempre é: Tiro o barco da inercia e quando dou aceleração total o motor (hélice) cavita... a rotação vai lá nas alturas e imediatamente eu tenho que tirar a mão, ou seja, acredito que isso esteja atrapalhando e muito na arrancada. Sabe alguma dica para isso não acontecer ou é realmente a hélice o meu problema??? @Alex, Tenho muito interesse de melhorar meu conjunto, mas a minha ideia não era investir muito neste motor, pois em no máximo dois anos pretendo trocar o motor para um 115HP. Mas gostaria muito de escutar suas dicas para melhor o rendimento do meu barco. Mais uma vez muito obrigado!! Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Outubro 2, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 2, 2013 Uma coisa que acontece sempre é: Tiro o barco da inercia e quando dou aceleração total o motor (hélice) cavita... a rotação vai lá nas alturas e imediatamente eu tenho que tirar a mão, ou seja, acredito que isso esteja atrapalhando e muito na arrancada. Sabe alguma dica para isso não acontecer ou é realmente a hélice o meu problema??? @Alex, Tenho muito interesse de melhorar meu conjunto, mas a minha ideia não era investir muito neste motor, pois em no máximo dois anos pretendo trocar o motor para um 115HP. Mas gostaria muito de escutar suas dicas para melhor o rendimento do meu barco. Mais uma vez muito obrigado!! Abraços... Pode abaixar o motor 1" a 2" que irá solucionar o seu problema de cavitação. Tenho um hélice raker 24" para mercury e tem trabalho de blueprint (balanciamento) seria um excelente hélice para o seu conjunto. Faço ele por R$ 2.000,00. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Brandão Postado Outubro 3, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2013 Alex, Boa Tarde! Te agradeço muito pelas dicas. Mas vou priorizar a troca do motor para um 115 para depois investir esse dinheiro. Ai pode ter certeza que vou te incomodar novamente para me ajudar a regular o novo conjunto. Ai sim eu vou precisar das suas hélices... Rsssssss!!! Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Brandão Postado Dezembro 6, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 6, 2013 Alex, Boa Tarde! Finalmente, no último final de semana, coloquei o barco na água. A pescaria não foi lá grandes coisas, mas fiquei muito satisfeito com o desempenho do barco. Lembra quando questionei a demora no planeio... Pois é, descobrimos o problema e foi bem simples de ajustar. A hélice estava com dois espaçadores (não sei se esse é o nome correto) e isso não permitia o perfeito encaixe da hélice deixando um espaço de + ou - 1 cm. Isso fazia a hélice cavitar e consequentemente escapava potencia por esse espaço. Retiramos um "espaçador", a cavitação parou, posso dar a potencia máxima na arrancada e o barco plaina super rápido. Consegui atingir 65KH, marcados no GPS, agora posso começar os ajustes para melhorar o desempenho. Só tenho a agradecer aos seus concelhos. Obrigado e abraços!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Luciano Bail Postado Agosto 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2014 Amigos Alguém pode me esclarecer o que é um hélice com flop tork? Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Mag Postado Agosto 25, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2014 é uma peça que permite que a hélice seja usada em vários motores, e se caso seu motor sofra algum impacto forte em tocos ou pedras, o flo tork se quebrará, poupando peças mais caras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Ferencz Postado Agosto 25, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2014 Uma espécie de bucha, que encaixa no eixo antes da hélice, com a descrição que o Gabriel deu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.