Marcos Chadu Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Queria saber se é possível pescar esportivamente peixes exóticos (tucunaré) nas represas do Sudeste agora na piracema. Existe cota? Pesque e solte? Cota zero? Nenhuma pesca? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cícero do Val Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Que eu saiba não tem restrição alguma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AndersonBCosta Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Sim pois o tucunare é entroduzido em represas MAIS SEMPRE FAÇA A PESCA COCIENTE PESCA E SOLTA Sent from my GT-N7100 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Chadu Postado Outubro 24, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Sim pois o tucunare é entroduzido em represas MAIS SEMPRE FAÇA A PESCA COCIENTE PESCA E SOLTA Sent from my GT-N7100 using Tapatalk Claro. Sempre pesco e solto. Quero saber é se eu estiver comendo um único exemplar na beira da represa, por exemplo, estarei cometendo irregularidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro Almeida Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Quero saber é se eu estiver comendo um único exemplar na beira da represa, por exemplo, estarei cometendo irregularidade. Mano, vai pescar de boa. Esquece isso. Pesque, solte e coma o seu peixinho lá. danca:: legal:: Que nem o amigo lá de cima te disse: São exóticos, introduzidos artificialmente. Não estão sujeitos às mesmas leis do peixes nativos. A grande sacada, é que a pescaria te divirta. ::tudo:: ________________________ Exemplo na prática: Ontem (sim, fui pescar em plena quarta-feira hahaha), fui na represa de Juturnaíba. Silva JArdim - RJ. Pegamos entre 60/70 tucunas. Sabe o que meu piloteiro fez? Quando saía um maior, ele guardava. No final do dia, ele me presenteou com quase 2 Kgs de um filé de tucuna, FRESQUINHO. Que vamos comer com a família hoje a noite. Pescamos, matamos alguns, soltamos, mas principalmente, nos divertimos. Abçs e boas pescarias SEMPRE. aplauso:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Luis Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 mestre:: mestre:: mestre:: ai sabe.... concordo plenamente joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Assis Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Tem que ficar de olho pois tem alguns estado que o tucunaré é nativo, assim você teria que provar a procedência do peixe. Por exemplo Goiás caso seja fiscalizado com um tucunaré em transporte você teria que provar que o peixe não é da SM, Araguaia e etc. Lembrando que Goias a cota zero para qualquer período do ano, isso é: peixe não anda de carro. Por causa desse stress, solto todos nessa época. Mesmo sendo MG, onde nunca vi fiscalização. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro Almeida Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Isso aí Victor. Corretíssimo. Mas eu respondi, baseado na pergunta dele. Reg Sudeste. joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Chadu Postado Outubro 24, 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Isso aí Victor. Corretíssimo. Mas eu respondi, baseado na pergunta dele. Reg Sudeste. joia::: Entendo. É verdade. Mas a dúvida é essa mesmo. O tucunaré não é nativo da represa de Itumbiara. Mas aqui é cota zero, exceto peixes exóticos. Será que eu teria problemas em pescar (em Luis Alves nem pesca esportiva é permitido nesta época)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gustavo Felici Postado Outubro 24, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 24, 2013 Marcos, No sudeste é permitido, tanto que vou pescar em Anaurilãndia, em relação a cota, não ligo pra isso, porque só pesco esportivo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cândido Postado Outubro 25, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 25, 2013 Sudeste = liberado, até pra abater / transportar (é peixe exotico) Goias = este ano, nao vai deixar nem fazer pesque e solte na piracema .... (atencao: o tucunare é NATIVO no araguaia e serra da mesa !!) abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Outubro 26, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 26, 2013 Lembre-se que tem de ficar a mais de 1 km da barragem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Ferreira Postado Outubro 26, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 26, 2013 Caro Marcos em MG quem cria as leis sobre pesca é o IEF que desde de 2011 nao atualiza as portarias sobre a piracema sao 3 portarias 154/155/156 depende de qual regiao voçe esta pois cada uma refere-se a uma bacia hidrografica com normas diferentes, nelas voçe ira conseguir tirar todas as suas duvidas acesse o site do IEF que voce vai ter como ver todas portarias espero ter ajudado ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Outubro 26, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 26, 2013 Caro Marcos! Já pesco a mais de 10 anos na região sudeste (represa dos Rios Paraná e Paranapanema) já fui inclusive abordado pela policia ambiental em plena época da piracema e nunca tive problemas... Como o Tucunaré, a Corvina o Piavuçu são peixes que foram introduzidos nessas bacias hidrográfica a pesca é liberada... Logo vá pescar sem medo de ser feliz ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Beltrão Postado Outubro 27, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 27, 2013 Goias = este ano, nao vai deixar nem fazer pesque e solte na piracema .... (atencao: o tucunare é NATIVO no araguaia e serra da mesa !!) Cândido, essa informação procede? Na Instrução Normativa diz que o pesque e solte é permitido durante o defeso... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Outubro 28, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 28, 2013 Caro Marcos! Já pesco a mais de 10 anos na região sudeste (represa dos Rios Paraná e Paranapanema) já fui inclusive abordado pela policia ambiental em plena época da piracema e nunca tive problemas... Como o Tucunaré, a Corvina o Piavuçu são peixes que foram introduzidos nessas bacias hidrográfica a pesca é liberada... Logo vá pescar sem medo de ser feliz ::tudo:: João, Vc tá mal informado...o Piavuçu (ou piauçu) realmente não é nativo da bacia do Rio Paraná, mas já a vários anos que na piracema a sua pesca é proibida nos rios desta bacia. Inclusive nesta Piracema 2013/2014. Veja o trecho que fala sobre isso na instrução normativa: Art. 7º - Permitir a pesca em rios da bacia, somente na modalidade desembarcada e utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, com o uso de iscas naturais e artificiais: I - nas áreas não mencionadas no art.3º desta Instrução Normativa; II - para a captura e o transporte sem limite de cota para o pescador profissional, e cota de 10kg mais um exemplar para o pescador amador, no ato de fiscalização, somente das espécies não nativas (alóctones e exóticas) e híbridos tais como: apaiari (Astronotus ocelatus); bagre-africano (Clarias sp); black-bass (Micropterus sp.); carpa (todas as espécies); corvina ou pescada-do-Piauí (Plagioscion squamosissimus); peixe-rei (Odontesthis sp ); sardinha de-água-doce (Triportheus angulatus); piranha preta (Serrassalmus rombeus); tilápias (Oreochromis spp. e Tilapia spp.), tucunaré (Cichla spp.);zoiudo ( Geophagus surinamensis e Geophagus proximus) e híbridos. § 1º - excetua-se desta permissão o piauçu (Leporinus macrocephalus). Fonte: MPA = http://www.mpa.gov.br/index.php/33-amad ... o-piracema Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 29, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2013 Lembre-se se for pescar Curvinas ou Tucunaré com Lambari tem que ter a nota fiscal provando que é de cativeiro, pois pode e dá problema.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Homer Postado Dezembro 9, 2013 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 9, 2013 É permitido. Mas devemos sempre praticar a pesca esportiva! Segue abaixo a portaria em MG: http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/pesca/portaria_n_154_2.pdf "Art. 4º Permitir a pesca amadora, profissional, embarcada e desembarcada, somente para espécies exóticas, alóctones ou híbridas, constantes no art. 5º desta Portaria, nos rios dessa bacia hidrográfica e nos reservatórios das usinas hidrelétricas, observados os locais de restrição constantes nesta Portaria e nas demais legislações em vigor, mediante as seguintes condições:" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.