Ivan Postado Julho 24, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2008 Galera Esses dias fiquei sabendo que num rio chamado Longá, a incidência de tucunares estava exagerada, fiquei curioso com o fato e resolvemos fazer uma pequena aventura pela região, o local é muito lindo, lembra muito os afluentes do Rio Xingú, o rio tem leito de pedras e possui boa quantidade de peixes, fora o astro principal o "Tucunaré Amarelo" que atinge até os 3 kilos na região, tem-se ainda a possibilidade de pescar Corvinas das graudas (na faixa dos 5 Kg), Filhotes de Piraiba, Surubins, Apapas, Jurupesens, Fidalgos, trairas e por ai vai... Chegamos lá e nosso piloteiro (Por aqui chamado de popeiro) já estava nos esperando com os tradicionais remos nas mãos hehehe, descemos alguns metros até o rio e logo avistamos nossas pequenas embarcações, depois de avaliar a situação, vimos que seria necessário uma adaptação rápida para que pudessemos pescar nas diminutas embarcações, que apesar de pequenas são relativamente seguras... Seguimos remando até o ponto de pesca, que se resumia numa ilha de pedras que se localizava bem no centro do rio, mas nossa esperança de peixes logo foi substituida pelo desânimo, pois assim que chegamos, avistamos alguns pescadores tarrafeando o lajeiro e mais alguns fazendo uso de redes, pensamos em desistir, mas já que estávamos lá, resolvemos ver no que dava. Assim que descemos do barco, nosso piloteiro falou com seus amigos tarrafeiros e lhes pediu gentilmente para que eles se afastassem do local, por incrível que pareça, os sujeitos acatarm o pedido e foram tarrafear rio acima, então começamos os trabalhos, eu e meu amigo Holandes que passa sua férias no Brasil. Todas as iscas foram usadas, desde iscas de superfície até jigs e shads, e nada de tucunare. Desanimado com a situação, peguei uma isca artesanal que um amigo vitor me cedeu a alguns dias que me foi dada com a seguinte recomendação... " Ivanzão, essa isca não é pra ser usada se o peixe estiver pegando, use-a apenas se você não estiver pegando nada, porque ai você vai ver que ela pega e muito..." Claro, que não dei ouvidos pro meu amigo, mas diante de tal situação, resolvi usar a tal isca milagrosa hehehe. No primeiro, segundo e terceiro arremesso, nadaaaa, já comecei a achar que tudo não passava de ilusão, até que no quarto arremesso, uma trancada, uma corrida e um salto, uhuuuu, tucuna na linha e a primeira foto pra registrar o feito no local... Tucuna pequeno, as que nos encheu de esperança novamente, mais alguns arremessos e ta lá outro tucuna, outro arremesso e la esta mais outro, foram 5 tucunas fisgados em pouquissimo tempo e todos se espantaram com a eficiência da tal isquinha artesanal... Meu amigo Joost, já estava impaciente, pois arremesava no mesmo local e não conseguia fisgar, ficamos realmente boquiabertos com a tal isca matadeira. Pra confirmar o fato, encostei a isquinha por um tempo e passei a usar todas as minhas melhores iscas, arremessando sempre no mesmo local onde havia capturado os tucunas, nadaaaaa, depois de uns 40 minutos tentando fisgar um tucuna sem sucesso, espetei de novo a isquinha matadeira no snap, pronto, foram mais 4 tucunas na sequência e o pior de tudo, no mesmo local ( Caracaaaaaa). Olha o maiorzinho Infelizmente um bom tucuna resolveu acabar com a festa e levar a minha isquinha matadeira embora hehehe, mas já estou tentando providenciar outra para futuras pescarias... É bem certo que a isca é muito boa, mas como disse meu amigo vitão, ela só pode ser usada em momentos como esse, onde todos os recursos foram esgotados, pois a graça de se pescar tucunaré, esta justamente no seu ataque fantástico na superfície e também sabemos que pessoas mal intencionadas jamais poderão conhecer esta isca, pois já sabemos de ribeirinhos que já possuem essa "tecnologia" estão pegando mais de 80 peixes por pescarias e isso pode prejudicar terrivelmente o nosso frágil ecossistema. Qualquer dia desses volto nesse paraiso e quem sabe não engato um amarelão de 3 kilos por lá. Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Julho 24, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2008 Beleza o relato!!! (Pena que, como sempre, não consigo ver as fotos!!!) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Julho 24, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2008 Rapaz! belo rio hein! Pedreira e deve ser muito promissor... Esse fato de rede e tarrafa realmente acaba com uma pescaria, eu desanimo na hora também... Po ve se consegue mandar a fiscalização lá... Ibama sei lá... Depois que conseguir outra isquinha dessa matadeira posta a foto dela para nós ok? Fiquei curioso hehehehehe. Abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Julho 24, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2008 O local parece ser mto bonito .... parabens pelo relato !!! e qual foi a isca matadeira ? rss abraco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Julho 24, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2008 Rio lindão mesmo!! Parabéns Ivan! smile:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Postado Julho 24, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2008 Valeu Galera O lugar é lindo mesmo, me senti no igarapé do Triunfo, lá pras bandas se São Felix hehehe. Quanto a isquinha, sei que ela já esta na mão do pessoal de Brasilia, tem nego usando ela lá na serra da mesa, me parece que foi inventada por ai. Eu sei que ela nada mais é do que um triangulo, semelhante a uma colherzinha, que vem girando na água, quase como se fosse um spinner, quem vê aquilo dúvida que preste pra pegar peixe, eu mesmo só acreditei depois que ela salvou minha pescaria. Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flávio Martins Postado Julho 25, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2008 Boa pescaria... Gostei das cores dos tucunas e também to curioso sobre esta isca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adhemar Postado Julho 25, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2008 parabens garoto, lindo rio e otimo relato, mais coloca aqui uma foto da matadeira e fala de qual material ela e confexionada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Postado Julho 25, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2008 Adhemar Ela é feita de metal, de forma triangular e gira na água quando tracionada, lembra um spinner, mas a eficiência é muito superior. Não tenho a foto no momento, em breve, quando receber outra de meu amigo eu coloco aqui pra vocês verem, mas antes tenho que fazer uma nova pescaria pra ver se a eficiencia continua a mesma. Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Julho 25, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2008 Não sei bem o nome, mas essa isca que lembra a mistura de uma colher e um spinner é chamada de chatter bait(não sei se é assim que escreve)!!!(Tem uma reportagem na Pesca & Cia) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Julho 25, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2008 Estamos falando de alguma coisa assim ? Esses são conhecidos como "spinner baits", muito populares nos EUA ! Tem uma variedade de tipos, modelos e formatos impressionante, mas o procedimento básico é sempre o mesmo, atrair o peixe pelo brilho da(s) lâmina(s), que podem ser múltiplas ( já vi até com 5 delas, imitando um carduminho... ) Por aqui, são usados mais no Sul, e funcionam bem com as "dentuças"... wink Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Postado Julho 25, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2008 Grande Kid Não é um spinner bait e nem um spinner, imagine que ela tem apenas aquela colherzinha com um anzol, é feita artezanalmente. breve fotos hehee Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Agosto 3, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 3, 2008 Isca boa deve ser essa do gif do Ivan... tem até fila de tucunaré pra atacar a isca... rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.