Haroldo Poliselli Postado Fevereiro 3, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2014 Ola amigos, tenho um big sabre da levefort com alguns eletronicos e preciso de ajuda! Tenho as segui tes bateria instaladas: 2 Moura Boat 100 ah 1 Optima Blue Top 1 Moura automotiva 75 ah Os carregadores sao: Alternador Minnkota 1 saída Carregador minnkota 220 com 2 saídas Acessorios do barco: 2 Lowrance hds 7 Bomba de porão Luzes de navegação Aerador de viveiro Motor elétrico de pedal Motor Guide wireless 24v 75 lb No momento esta montado assim: Motor elétrico ligado as 2 baterias moura boat que sao carregadas pelo carregador minnkota 220 Todo resto ligado a bateria OPTIMA BLUE TOP que é carregada pelo alternador, que puxa energia da bateria automotiva(de partida) Porem nao estou conseguindo um desempenho bom! A OPTIMA BLUE TOP nao aguenta todos estes acessorios e esta sempre sem carga!! Alguem pode me ajudar? Sera que estou montando errado? Sera que meus carregadores sao fracos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 4, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2014 Haroldo....blz pura?!?! Não vi onde vc está usando a Moura de 75Amp?!?! Eu faria assim: - As duas Moura 100Amp ligadas em série (24V) > ligadas no MK220 > ligadas no elétrico. - A Moura 75Amp > ligando todos os outros equipamentos eletrônicos > ligada no Alternador OnBoard. - A Optima > ligada apenas no motor do barco. Obs: Não sei se o alternador do motor do barco gera para baterias de Gel/AGM?!?!?! Vc já viu isso??? Sei q o MK220 carrega tranquilo a Optima. Se vc não for usar a Moura de 75Amp, eu ligaria todos equipamentos juntamente com o elétrico. Um elétrico de 12V moveria o seu barco tranquilamente, ou seja, vc está com sobra de carga pro elétrico. Neste esquema acima, vc teria q se atentar apenas com a voltagem dos aparelhos ligados, mas acredito q todos aceitem bem trabalhar em 24v. Na Optima eu ligaria apenas o alternador do motor de popa. Estaria, então, sobrando o Alternador de 1 saída. Se vc ligá-lo em apenas 1 das baterias do elétrico, acredito q ele carregue essa única bateria, mas a outra irá roubar a carga dela para "equilibrar as cargas"...sacou?!?! Eu faria assim... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Haroldo Poliselli Postado Fevereiro 4, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2014 Entao, estou usando a moura para partida do meu motor, que é um mercury pro xs 115!!! O alternador esta ligado nela como fonte e carregando a optima que esta ligada a todos os acessorios!!! Vc acha que se eu usar um alternador on board de 2 saídas seria melhor, assim carrego a OPTIMA e uma moura boat Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 4, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2014 Haroldo....entendi. Eu não sei se a Optima, por ser de AGM, é mais indicada para a partida do motor de popa. O ideal para dar partida no motor são baterias que geram muita carga pra partida (baterias automotivas). Talvez seja isso q esteja ocorrendo de errado, pois o seu motor, na hora da partida, não consegue essa alta "descarga" da bateria. Continue com a Moura na partida (ligada no alternador do motor de popa). E use a Optima para os acessórios (ligadas no alternador MinnKota de uma saída). Fato é q navegamos muito pouco tempo. Esses motores grandes ajudaram nossa vida por um lado, mas atrapalharam por outro....hehee....vez q não dá tempo de carregar nossas baterias. O alternador do motor de popa gera em média 70Amp por hora...enquanto esses Alternadores Minnkota/XPS/ e etc, geram em média 10Amp por hora...ou seja, é muita pouca carga gerada pra bateria. O ideal é q vc carregue as baterias do seu barco todo final do dia de pescaria. Seja usando carregadores onboard ou outboard...hehee... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Haroldo Poliselli Postado Fevereiro 4, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2014 ok Fabrício, obrigado pelas dicas, vou ver o que faço e posto aqui depois como ficou obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Haroldo Poliselli Postado Fevereiro 4, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2014 Será que eu posso ligar uma OPTIMA e uma MOURA BOAT EM SÉRIE? Porque assim ficaria com uma das mouras boat pra acessorios e a outra em série com a optima!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 4, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2014 Será que eu posso ligar uma OPTIMA e uma MOURA BOAT EM SÉRIE? Porque assim ficaria com uma das mouras boat pra acessorios e a outra em série com a optima!! Eu acho q não.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Haroldo Poliselli Postado Fevereiro 5, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2014 obrigado Fabrício!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.