Augusto Mestieri Postado Março 19, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Março 19, 2014 Os sonares mais modernos possuem recursos que facilitam a vida dos pescadores, até que ponto? Gostaria de saber se esta diferença realmente se traduz em produtividade? Além disso existem vários nomes e marcas registradas de diferentes fabricantes, e mesmo entre eles existem alguns que apresentam o recurso desde que se adquira um acessório. Outros tem o recurso nativo. É por estas e outras que este item para mim ainda é de difícil compreençâo. Peço ajuda aos colegar para me esclarecer um pouco mais sobre este item. As principais marcas que encontrei foram: Cuda Garmin Humminbird Furuno Lowrance Raymarine DuraSafe Marcum - Sonar com camera integrada - isto ajuda? Vexilar - aplicativo para Celular chamdo Sonar Phone. Sempre tive sonar nos barcos mas nunca me preocupava com a função deles, comecei usando aqueles que ainda imprimiam em papel térmico e que tinha uma resolução muito limitada. Hoje existem alguns que tem definição de foto, com detalhes incríveis. Mas com tudo isto me sinto perdido neste universo. Gostaria de informações concretas, e não achismos. E por fim mas não menos importante qual destes tops que tem resolução fotográfica tem o melhor custo/beneficio e qual destes tops é o mais barato? Para isto vamos nos ater a preços nos EUA, pois alguns deles nem tem representantes no Brasil. Atenciosamente, Augusto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Março 20, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Março 20, 2014 Augusto....dê uma olhada neste tópico aqui e veja se ajuda?!?! http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/20039-sonar-vale-a-pena-pela-%C3%B3tica-de-um-pescador/ ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Augusto Mestieri Postado Março 20, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 20, 2014 Muito obrigado, esclareceu muita coisa. Ótimo post, pesquisei mas não tinha visto. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Augusto Mestieri Postado Março 21, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 21, 2014 Qual dos dois vc acha melhor? LOWRANCE MARK-5x DSI ou Humminbird Fishfinder 561 DI Ambos estão na mesma faixa de preço e parece que tem a tecnologia de ver um fundo bem detalhado. Eu já tenho no barquinho um Garmin 421s. Você acha interessante instalar o sensor no motor elétrico ou na traseira? Atenciosamente, Augusto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Ehlers Postado Março 21, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Março 21, 2014 Acredito que o humminbird 346c DI seja o melhor custo beneficio hoje em dia,estou namorando um também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Augusto Mestieri Postado Março 22, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 22, 2014 Pra mim estes com tela de 3,5 Polegadas são muito pequenas. Ainda mais se tiver que ver detalhes. Ele vai ficar no chão da plataforma de proa a tela minima teria que ser de 5". Se fosse um com menos detalhes tudo bem. Alguma opinião. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Sá Postado Março 31, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2014 Olá turma FTB; Olá Táo importante quanto o tamanho da tela é o angulo de trabalho ou de medicao do sensor e ai é sempre bom lembrar das aulas de trigonometrica da tia Cotinha num é mesmo ? Tia Cotinha fez um cartaz identico ao do caminho abaixo e dizia que quem não soubesse trigometrica não seria niguém na vida e iria tomar pau no vestibular ( concordo apenas com a segunda – tivemos um presidente semi analfabeto ) http://averdadeinforma.blogspot.com.br/2011/08/matematica-dica-relacoes.html . imaginando que o sensor de seu barco está no vertice B , este agulo será a metade do que for informado pelo fabricante e desejamos calcula o valor do cateto ou lado posto certo ? Assim deduzindo a equacão do Seno da tia Cotinha, teremos que cateto oposto = (cateto ajacente) X ( Tg de 50% do angulo de trabalho informado pelo fabricante ). Para facilitar, a tangente de 60 graus é 1,732, a de 45 graus é 1 e a de 30 é 0,577. Assim, agora podemos imaginar valores de profundidade ( cateto adjecente ) e calcular o cateto oposto . O valor do cateto oposto calculado, será o raio da área lida pelo sensor. Assim, caso seu fisfinder opere com angulo de 120 graus e imaginando a profundidade de 5 metros teremos raio = 5 x 1,732 ( 60 graus ) ou seja : 8,66 metros . Caso seu barco tenha 5 metros e o sonar esteja na popa, a frente do barco estará lendo apenas mais 3,66 metros. Caso a profundidade seja 3 metros teremos raio de 5,19 metros ou seja, no sentido proa, apenas o que está debaixo do barco . Assim, acredito que esta seja umas das causas de muitas pessoas não entenderem nada do que esta mostrado na tela de seu sonar. Em nossos rios dificilmente encontramos profundidade acima de 5 metros e a maioria dos fisfinder não operam com 120 graus. Fisfinder funcionam muito bem na identificacão de cardumes quando imaginamos profundidades de 30, 80, 150 metos ........ no mar. Para pequenas profundidades ..... nos rios, nos ajuda a identificar a profundidade e o tipo de solo ou relevo do fundo sobre o barco. Os fabricantes não divulgam o castaz da tia Cotinha e alguns nem informam qual é o angulo. Qual é o angulo de medicao do LOWRANCE MARK-5x DSI . Procurei e não encontrei . Espero ter clareado um pouco com os conceitos matematicos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weberton Pascuoti Postado Julho 29, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2014 Augusto....dê uma olhada neste tópico aqui e veja se ajuda?!?! http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/20039-sonar-vale-a-pena-pela-%C3%B3tica-de-um-pescador/ ::tudo:: Qual dos dois vc acha melhor? LOWRANCE MARK-5x DSI ou Humminbird Fishfinder 561 DI Ambos estão na mesma faixa de preço e parece que tem a tecnologia de ver um fundo bem detalhado. Eu já tenho no barquinho um Garmin 421s. Você acha interessante instalar o sensor no motor elétrico ou na traseira? Atenciosamente, Augusto Olá turma FTB; Olá Táo importante quanto o tamanho da tela é o angulo de trabalho ou de medicao do sensor e ai é sempre bom lembrar das aulas de trigonometrica da tia Cotinha num é mesmo ? Tia Cotinha fez um cartaz identico ao do caminho abaixo e dizia que quem não soubesse trigometrica não seria niguém na vida e iria tomar pau no vestibular ( concordo apenas com a segunda – tivemos um presidente semi analfabeto ) http://averdadeinforma.blogspot.com.br/2011/08/matematica-dica-relacoes.html . imaginando que o sensor de seu barco está no vertice B , este agulo será a metade do que for informado pelo fabricante e desejamos calcula o valor do cateto ou lado posto certo ? Assim deduzindo a equacão do Seno da tia Cotinha, teremos que cateto oposto = (cateto ajacente) X ( Tg de 50% do angulo de trabalho informado pelo fabricante ). Para facilitar, a tangente de 60 graus é 1,732, a de 45 graus é 1 e a de 30 é 0,577. Assim, agora podemos imaginar valores de profundidade ( cateto adjecente ) e calcular o cateto oposto . O valor do cateto oposto calculado, será o raio da área lida pelo sensor. Assim, caso seu fisfinder opere com angulo de 120 graus e imaginando a profundidade de 5 metros teremos raio = 5 x 1,732 ( 60 graus ) ou seja : 8,66 metros . Caso seu barco tenha 5 metros e o sonar esteja na popa, a frente do barco estará lendo apenas mais 3,66 metros. Caso a profundidade seja 3 metros teremos raio de 5,19 metros ou seja, no sentido proa, apenas o que está debaixo do barco . Assim, acredito que esta seja umas das causas de muitas pessoas não entenderem nada do que esta mostrado na tela de seu sonar. Em nossos rios dificilmente encontramos profundidade acima de 5 metros e a maioria dos fisfinder não operam com 120 graus. Fisfinder funcionam muito bem na identificacão de cardumes quando imaginamos profundidades de 30, 80, 150 metos ........ no mar. Para pequenas profundidades ..... nos rios, nos ajuda a identificar a profundidade e o tipo de solo ou relevo do fundo sobre o barco. Os fabricantes não divulgam o castaz da tia Cotinha e alguns nem informam qual é o angulo. Qual é o angulo de medicao do LOWRANCE MARK-5x DSI . Procurei e não encontrei . Espero ter clareado um pouco com os conceitos matematicos. olha eu não consigo identificar estruturas como vc´s citam; já parei em represa encima de uma antiga mata com as pontas dos galhos aparecendo e nem assim o sonar mostra qualquer estrutura. não sei se estou fazendo/configurando errado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.