Ir para conteúdo

Dublê de 60 UP em pescaria difícil em Três Marias


Posts Recomendados

Relato da pescaria em São José dos Buritis no lago de Três Marias - MG, pousada do Júnior.

 

 Acompanhávamos as notícias de Três Marias, lago baixo e peixes sumidos, mais a vontade de topar com um belo Tucunaré nos vez voltar a São José dos Buritis na pousada do Junior, ainda mais que nosso amigo Fred de BH nos emprestou seu conjunto completo de barco de pesca esportiva. Partimos aproveitando um feriado local, eu Mauro e o Marcelo meu irmão saímos de Cachoeiro e passamos em Muniz Freire, terra do parceiro e Amigo Cristian e muito animados encaramos 700 km de estrada até lá.

DSC07058_zpsa916eafd.jpg

Já na chegada o susto, cadê a água, tudo seco e da pousada até a margem dava uma caminhada de cansar. Mais sabe como é pescador, acha sempre que vai dar certo, afinal dezenas de iscas e material de todo tipo como pode este tal de Tucunaré não aparecer.

DSC07100_zps119dc488.jpg

DSC07098_zps9d8111ac.jpg

DSC07097_zps6efa887b.jpg

DSC07096_zps59608941.jpg

 

É mais a realidade é cruel e depois de um dia trabalhando em três com muita disposição, quase zero de ação, realmente peixe sumido. Os amigos nos indicaram procurar vegetação submersa e peixinhos, mais o lago mais parecia estéril, nada de nada. Ainda vimos que o peixe não estava na galhada que era predominante no cenário, e sim nos espraiados limpos.

No segundo dia seguindo a cartilha e com mapa na mão, Marcelo, nos guio por um tanto de km, pescaria difícil, identificamos que o peixe só aparecia na superfície e batemos de tudo quanto é isca com muito barulho, hélices, popper e zaras. Nesta manha com algumas ações perdi um belo peixe que atacou uma hélice e brigou até escapulir nos deixando a ver navios, Marcelo também perdeu um e Cristian recebeu alguns ataques falsos. Como iriamos passar o dia pescando precisávamos de alguns peixes para o almoço e resolvemos pescar de barranco caminhando na lama que beirava todo o lago, achei um cardume e tiramos alguns pequenos para o assado e Marcelo tirou outro bonzinho e Cristian também, beleza o peixe do almoço estava garantido.

DSC07088_zps4dae09bc.jpg

DSC07086_zps16223a9b.jpg

DSC07091_zps6816d7ca.jpg

 

Quase ao meio dia com o sol a pino a visualização da água estava ótima e percebi um pequeno cardume de peixinhos fritando no espraiado e tome de lançar iscas pra ver se aparecia algum maior. Depois de vários arremessos com popper , zara e stick, não é que um peixe bom veio fazendo onda e seguindo minha isca com falsos ataques até que pude visualiza-lo até  bem perto, parando a isca ele ficou em baixo até atacar forte, mais só pra espantar e voltou para o fundo. Marcelo viu tudo e eu tremi as pernas e não acreditei que não pegou.

 Aguardamos nova movimentação e insistimos trocando de iscas várias vezes, parecia ter sumido, mais depois de muita insistência percebemos que o azulão ainda estava lá. Coloquei uma stickinina amarela, e ele se interessou vindo de novo várias vezes até que catimbei na cara dele e aí não perdoou, sugou e saiu tomando linha com tudo. Perna tremendo de novo pensamento a mil, será que vai escapar (já tinha perdido um bom mais cedo como falei). Marcelo correu atrás da câmera que tinha ficado no barco enquanto eu brigava com o tucunão que se mostrou com um belo salto, toma de lá e de cá ele se rendeu e pude dominá-lo. Que felicidade até ali. Marcelo filmando e eu gritando, de repente Marcelo fala, Mauro fica parado que eu estou vendo outro ali frente. Fiquei com o peixe na água e começou tudo de novo desta vez com meu irmão, tome de isca e o azulão só refugando. De novo outra stickinina atraiu o peixão que com muita catimba fez o mesmo, sugou e saiu levando com tudo, nova correria, desta vez eu pra pegar a máquina na margem deixando meu peixe na água preso com o boga em um pau, e rapidamente já estava filmando.

 

 

Bela briga e Marcelo também venceu sua batalha fazendo a felicidade duplicar. Como podem ver nas fotos e filmagem os peixes são matrizes lindas com + de 60cm e 4 kilos, que com muito carinho foram soltas para a continuidade da espécie que tanto nos atrai a pescar. Não sou de relatar detalhes mais este dublê foi especial para eu e meu irmão que comprovou que vale a pena insistir sempre, aprendendo sempre com todos os colegas pescadores e parceiros. 

 

DSC07071_zps7a0aaa5c.jpg

 

DSC07070_zpsa0095b65.jpg

 

DSC07077_zpsdab9b8c0.jpg

DSC07073_zps42ee9c0c.jpg

DSC07076_zpsda1d750d.jpg

DSC07074_zps7de5bf25.jpg

 

É não foi fácil, pescaria muito difícil com poucos peixes, mais salva pelos troféus de azulão, ainda mais em dublê. Valeu muito pela companhia do amigo Cristian e meu irmão, e ainda pela recepção na pousada do Júnior que se mostrou bem consciente da necessidade de preservar os peixes para o sucesso do turismo de pesca. Torço que o lago de Três Marias sobreviva à falta de água e os peixes as centenas de redes que cercam tudo. Marcelo e Cristian podem completar o relato com suas impressões, abraço a todos pescadores e desculpe pela extensão das palavras.

DSC07093_zpscb452bf5.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi, Fui aí em março Ano Passado na MESMA pousada e JÁ estava Baixo, agora então Mostra A Nossa Verdadeira Realidade: Cadê a Água das Represas??? Será, Que hum dia nossas Represas voltarão AO do Nível normal? Difícil hein ...

 

Belos Peixes e atitude. Parabéns.

 

Boas pescarias!

 

ABC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabens amigos, showw de imagens, Deus nao conta os dias que passamos pescando

o peixe tem muito mais valor vivo do que morto...

 

que pena que ainda tem mais gente para matar do que para soltar

mais vamos sempre fazendo nossa parte e divulgado videos como esse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...