ThiagoRossi Postado Maio 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Boa tarde! Gostaria de aprender como calibrar o freio da carretilha. Forma como sempre fiz: nunca sequer mexi no freio magnético, apenas uso o freio mecânico, calibrando da seguinte forma: testo o peso do chumbo e/ou isca artificial dando leves toquinhos de ponta de vara de forma que a linha se desloque um pouco e logo em seguida pare e assim sucessivamente até que a linha saia pela carretilha ao leve toque de ponta de vara. Preciso fazer alguma coisa com o freio magnético? Em que posição deixo ele? Sempre usei linha mono, agora vou de multi pela primeira vez na pesca com isca artificial. A calibragem pra linha multi é diferente? Como proceder? A espessura da linha influencia? A idéia é calibrar os freios de forma a extrair o máximo de rendimento nos arremessos (distância x cabeleira). Também aprendi com vocês que quando for guardar a carretilha para a próxima pescaria, o ideal é aforuxar os freios, serve tanto para o mecânico quanto para o magnético? Antecipadamente agradeço pela atenção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Erique Postado Maio 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Eu particularmente, uso apenas o magnético, o mecânico, ajuste fino, abro totalmente, e fecho apenas o suficiente para o carretel não ficar com "jogo" de um lado para o outro... o magnético tenho carretilha que fica quase no máximo, e outra quase no mínimo, é relativo de carretilha pra carretilha.. vou aumentando até que a cabeleira pare de aparecer... No lugar do ajuste fino, prefiro controlar com o dedo no carretel. O ajuste fino, é recomendável soltar, pois na tampinha, tem um pequeno disco que pode ir marcando com o tempo, e cada vez mais, terá que apertar para obter o resultado desejado. Deixando solto depois da pescaria, vai conservá-lo por mais tempo.. o mesmo vale para o Drag, deixar apertado, vai estragar os discos do freio. O magnético não acho que tenha tanta necessidade, por se tratar de imãs, mas mesmo assim eu coloco no minimo... Esta é minha opinião, cada pescador ajusta de acordo com o que se sente confortável, meu irmão usa mais o Ajuste fino, e pouco no magnético, e obtém bons arremessos... Quanto a linha, teoricamente, quanto mais fina, menos atrito com o ar e maior será a distância de arremesso... mas o tamanho e ação da vara também influenciam... uma vara mais longa, vai arremessar mais... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moises Frez Postado Maio 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Eu particularmente, uso apenas o magnético (ou qualquer outro), o mecânico, ajuste fino, abro totalmente, e fecho apenas o suficiente para o carretel não ficar com "jogo" de um lado para o outro... Eu faço igual ao q o amigo ai relatou... Agora você tem q ver o q se encaixa melhor pra você... se prefere usar apenas o ajuste fino não a problema algum... o q é mais confortável pra você será o melhor. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aparecido Cossina Postado Maio 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Oi Thiago, Para começar a pescaria ajusto o freio magnético (ou centrifugo) sempre no meio. Exemplo: se a escala e de 1 a 10 deixo no 5 e depois vou ajustando conforme a necessidade. Em caso de vento, etc... E a sintonia fina e a fricção deixo sempre aliviada apos a pescaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Maio 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2014 joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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