Marcel Werner Postado Julho 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2014 Olá, Turma! Entrando no mundo dos bassboats, adquiri meu primeiro brinquedo. ::bassboat:: Mas tenho dúvidas sobre o funcionamento de algumas coisas, que diferem bastante do meu barquinho de alumínio com um 15 Super atrás. Uma dúvida mais contundente é sobre o uso da chave geral. No meu, há uma Perko instalada desta forma: OFF - Desligado 2 - Bateria estacionária FREEDOM 115 amp ALL - Ambas as baterias 1 - Bateria de partida MOURA 70 amp (comprei nova, pois a que tinha no barco não prestava - também de 70 amp) É super chato e falta de costume ter que ficar mudando essa chave. Não entendo porque não se faz a instalação de cada uma separado e pronto... Alguém me explica? O fato é que, ao desligar o motor de popa, eu devo mudar a chave do 1 para o 2, a fim de gastar a carga da bateria estacionária durante a pescaria. Eu ainda esqueço e fico pescando no 1. Ao tentar dar partida no motor, não consigo, porque enfraqueci a bateria de partida. Aí, coloco no ALL e espero uns 2 minutos, dou a partida normalmente. Volto pro 1 para carregar durante a navegação. Se eu não esquecer de mudar a chave, a bateria de partida dá conta de ligar o motor. Essa bateria de 70 é adequada para ligar o Optimax 90? A instalação está adequada? Estou errando em algum procedimento? Desde já, agradeço a todos a atenção costumeira! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Ferencz Postado Julho 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2014 Na verdade há duas formas de fazer a ligação das baterias na chave: De uma forma se você deixar no ALL e estiver usando o motor elétrico ele vai consumindo até acabar as duas, e você corre o risco de ficar sem bateria para o motor de popa. O ponto positivo desta forma é que se acabar a bateria do motor de popa você consegue usar a do elétrico para ligá-lo. Outra forma é se deixar na um você não consegue usar o elétrico e se deixar na 2 você não liga o motor de popa. Vantagem é que você pode deixar no ALL o dia inteiro e não vai acabar a bateria errada. Não sei se entendeu, mas há essas duas possibilidades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Julho 20, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2014 Fala, Renato! Entendi, sim. Pelo jeito, a instalação está correta. Como priorizo a segurança, acho que o mais correto é pescar sempre na bateia estacionária e deixar a de partida exclusivamente para ligar o motor de popa. É pouco provável que esgote a estacionária durante um dia de pesca, mas se acontecer, posso pilotar até as imediações do rancho e pescar por ali com a bateria do motor de popa, carregando as duas à noite. Muito obrigado e grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 22, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Julho 22, 2014 Werner....entendo a sua preocupação. Existem várias formas de se ligar os equipamentos nesta chave....Eu, particularmente, não gosto dela, tanto que no meu barco tenho apenas uma chave q só tem a posição OFF e a 1. A turma deu a dica. 1 - ligar a bateria do motor de popa. 2 - ligar os acessórios. Ocorre q vc tem duas baterias com amperagens diferentes....ou seja, a bateria pequena sempre irá roubar carga da grande até "estabilizar" a amperagem entre as duas. Normalmente isso acaba diminuindo a vida útil da bateria menor. Eu, no seu caso, evitaria ligar essas baterias na posição ALL. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Julho 22, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 22, 2014 Fabrício, Isso explica muita coisa! Eu também tive a sensação de que devo evitar utilizar no ALL. Vou usar cada uma para a finalidade para a qual foi instalada. Quanto a roubar carga, se eu colocar uma de partida de 115 amp, deve resolver o problema. Então, numa necessidade (vai que esgoto a de partida sem querer), eu usaria no ALL para conseguir dar a partida - coloco no ALL e espero 5 minutos para estabilizar (tipo uma chupeta), então dou a partida. Vou ver se algum colega tem interesse na minha de 70, comprei há uma semana. Daí compro uma de 115. Muito obrigado e grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassio F Nunes Postado Julho 22, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Julho 22, 2014 Caro amigo no meu, esta ligado na chave somente o bateria do barco, a do eletrico fica fora, ela e ligado direto nele sem passar pela chave Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Julho 23, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 23, 2014 Cassio, Obrigado pela contribuição. Acho que o seu está parecido com o do Fabrício. Essa é a configuração mais racional. DEVE existir um motivo para terem criado a chave geral. Usando ou não, concordando ou não, eu queria pelo menos conhecer. Curiosidade mesmo... gatinho:: Coisa de pescador. Muito obrigado e grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Ferencz Postado Julho 23, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Julho 23, 2014 Eu acho interessante ter a chave geral para garantir que está tudo desligado no barco. Também penso na hora de carregar a bateria se não é melhor estar desligada a chave. No meu caso eu acho interessante ter as duas na chave separadamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Correa Postado Agosto 22, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2014 Werner ACREDITO QUE TENHA que trocar urgente a bateria de 70 ela não e' recomendada para seu 90hp, de uma lidinha no manual para confirmar, mas tinha um 90hp carburado e a bateria era obrigatório ser de 90am, então pra não ter problema coloquei uma de 100am. Abra'cos.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Agosto 22, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2014 Para a bateria do motor tem que olhar no manual quanto ele exige de cca (corrente de partida de fria), se vc usar uma bateria com o cca menor que o exigido pelo motor vc pode queimar a central e perder a garantia. Abrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 22, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2014 Amigos....vamos evoluir... Existem peças no mercado q protegem o motor de partida do motor, q garantem a vida útil das baterias e é "inteligente" na hora de carregar as baterias. Ah, e o melhor...é baratíssimo. http://www.bluesea.com/products/7610/SI-ACR_Automatic_Charging_Relay_-_12_24V_DC_120A Estarei testando em breve... ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Agosto 22, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2014 Bacana este relê de carga aí Fabrício. Este resolve o problema. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Agosto 24, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2014 Ivan, Você está certo! Na verdade, eu já troquei a bateria, pois a recomendação do manual é a partir de 105 Ah. Contudo, não resolveu. Continuo precisando carregar a bateria fora do barco, pois esgota e só volta se tiver uma de reserva, nesse caso até a de 70 serve como reserva. Com toda certeza, o sistema de carga não está adequado. Ou a instalação, ou alternador, ou alguma outra coisa não está funcionando devidamente. Já agendei consulta com o especialista, agora é ver qual o diagnóstico. Helson, Fabrício, Bacana o aparelho e a informação do CCA. Vou pesquisar sobre essas coisas, que ainda são bem novas para mim. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2014 Ivan, Você está certo! Na verdade, eu já troquei a bateria, pois a recomendação do manual é a partir de 105 Ah. Contudo, não resolveu. Continuo precisando carregar a bateria fora do barco, pois esgota e só volta se tiver uma de reserva, nesse caso até a de 70 serve como reserva. Com toda certeza, o sistema de carga não está adequado. Ou a instalação, ou alternador, ou alguma outra coisa não está funcionando devidamente. Já agendei consulta com o especialista, agora é ver qual o diagnóstico. Helson, Fabrício, Bacana o aparelho e a informação do CCA. Vou pesquisar sobre essas coisas, que ainda são bem novas para mim. Abraços! Werner....é certo q algo está roubando carga do seu sistema. Desfaça todas as ligações do motor (no q se refere ao positivo e negativo q vem do alternador, é claro).... Tire a sua chave de bateria e limpe todos os contatos. Acredito seja interessante vc até trocar a chave (caso detecte q ela está meia boca). Limpe todos os contatos, terminais e bornes. Lixe tudo. Refaça a ligação com atenção e inicialmente deixe a bateria de partida do motor totalmente isolada do resto do sistema (não ligue luzes, elétrico, nada nela). O alternador do motor de popa é mais q suficiente para gerar carga pra bateria dele. Ah, e sem um isolador de baterias e com baterias de diferentes amperagens, o seu sistema estará sempre em "colapso"....Arrume tudo, pois vc irá gastar muito mais dinheiro depois....ehhee... ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Agosto 25, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2014 Fabrício, Muito obrigado pelas instruções. Farei tudo isto e posto aqui os resultados! Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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